Quintal pra que te quero

Sem conseguir me livrar das nostálgicas lembranças do quintal da infância, aquele que parece diminuir conforme a gente cresce, resolvi que quero voltar a ter um quintal. Desejar, planejar, sonhar ainda é de graça e como estamos pesquisando terrenos na região, sempre fico pensando em como seria construir uma casa novamente e levar ao pé da letra ‘menos é mais’. 
Uma casa na medida exata que privilegia a luz natural, o uso de materiais ecológicos, pratica funcional e, sobretudo que tenha um quintal gostoso útil e aconchegante. Uma verdadeira área de lazer diário que não seja um espaço usado exclusivamente apenas quando há visitas.
Depois de visitar centenas de casas à venda na região, cheguei à conclusão de que tudo que esta em oferta no mercado, além de super valorizados não corresponde nenhum pouco com o meu estilo de bem viver e morar. 
Tenho visto casas de todos os tipos e tamanhos e um ponto em comum a todas é a ausência absoluta de um quintal.
As construções mais modernas propõem espaços de todos os tipos; jardim da fachada, jardim dos fundos (algumas tem piscinas outras não), ‘cozinha gourmet’, ‘varanda gourmet, ‘cozinha de apoio’, ‘área de churrasqueira independente’ fafavô! Quem vai limpar tudo isso? Eu não quero ter três cozinhas com coisas repetidas e espalhadas por todos os lados.

Para tentar focar este post na minha ideia de ter um quintal, só para constar o dicionário ensina que a palavra quintal quer dizer pequena quinta ou terreno, geralmente com jardim ou horta atrás da casa.
Eu definiria com um espaço escondidinho dos olhos curiosos, mas um limiar entre o dentro e o fora. Você está dentro mas também está fora de casa. 
Um espaço para fazer quase tudo. Ler, descansar, reunir a família para um simples café da manha num dia bonito, um espaço para colocar roupas para ventilar, com um cantinho para cuidar das plantas, do gramado. 
Imagina um quintal sem uma hortinha com pelo menos algumas ervas frescas à mão? Ou sem um cantinho escondidinho para se espichar à vontade ao sol, andar descalço na grama e comer fruta no pé, tal qual antigamente.
Mas a maior delícia do quintal mesmo é que ao mesmo tempo em que está escondido da rua, ele é um espaço a céu aberto, um ponto de contato com o exterior, com o sol, a chuva, o vento. Estou sempre de olho em cantinhos que são lindos aos meus olhos e perfeitos para voltar a me inspirar e tentar criar o quintal da minha imaginação. Pequeno e aconchegante.

A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.

23 comentários:

  1. Você não vai encontrar o quintal dos seus sonhos em uma casa pronta, porque esse é o seu sonho. Então, encare sim a construção da nova casa, não desista de ter o seu quintal, com a sua horta, a sua mesinha para lanches, a sua rede para leitura e tudo mais que a sua alma te pede. Simplesmente anote tudo, coloque no papel, faça virar projeto e faça.
    Boa sorte na sua procura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, cada caso é um caso e cada casa é cada casa, no seu caso e no meu, tem-se que ter um terreno virgem, onde os sonhos possam ser plantados a nossa moda. Meu blog: http://midorihouseheloisa.blogspot.com.br/ onde registro os sonhos que planto! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Yvone, sempre descrevendo tão bem os meus sonhos....
    Beijos,
    Livia

    ResponderExcluir
  4. Olá, lindo seu blog. já sou seguidora. Qualquer casa que tu construa sempre há coisas que queríamos fazer e esquecemos. Estou há dez anos e ainda estou mudando coisas que na época não pensei em fazer.
    Tenha uma ótima semana.
    Anajá
    http://livingonfarm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Na minha vida, um quintal faz toda diferença. Morei durante 10 anos numa casa bem pequena de vila, mas com 2 jardins enormes na frente, onde plantei bananeiras, amoreira e peguei muito tatu bola com meus filhos. Há um ano e meio me mudei pra casa atual, mesmo sendo um pouco "fora da rota", justamente para pode continuar tendo um quintal, onde aos domingos colho o majericão que usarei no molho. O cachorro corre à vontade, tenho uma pitangueira que está toda florida bem na porta na sala. Posso dizer que desfruto de um tremendo luxo, mesmo estando a alguns metros da muvuca do trânsito. Foi a maneira que encontramos de trazer um pouco da vida do campo pra vida cotidiana. Adoro! Beijos, Helka

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga que lindo texto, que linda visão e conceito sobre o quintal. Me fez recordar o quintal da minha mãe, que passava horas por lá, com minha amigas, brincando, ficando embaixo do pé de acerola... tudo tão mágico.
    Quando comprei minha casinha, o que senti falta foi do quintal! As casas que conhecia que tinha essa belezura super valorizada, decidi que deixaria esse meu sonho pra depois.
    Não sei se pode ser tarde, mas no momento minha maior meta é crescer, estudar, buscar conhecimento. Infelizmente estou com pouco tempo pra fica em casa e sei que futuramente só têm a diminuir. Estou buscando outras metas e quem sabe se Deus permiti... um dia construo uma casa assim, como você descreveu, simples, funcional e com o que realmente for necessário de se usar. Gosto de casas aconchegantes, tudo na medida... Detesto casas exageradamente, até porque a mão de obra é cara para mante-lá.
    Fiquei apaixonada por esse seu conceito de quintal. Sai daqui com a vontade de possuir um, quem sabe um dia.
    Beijos afetuoso!

    ResponderExcluir
  7. Querida Yvonne,
    aposte na construção da sua nova casa, tenho certeza que ficará linda como seus textos!!!
    E faça mesmo o quintal para que os filhos e netos tenham essa lembrança gostosa também!!!

    Beijos enorme!

    ResponderExcluir
  8. Santinha
    Um quintal é tudo de bom...
    Estou montando um quintal num terreno onde um dia construirei.
    Já comprei muitas árvores que atraem passarinhos e minha vontade é um quintal pra mim e para os pássaros livres.
    Vai ter horta,frutíferas,rede e um bom chuveiro com água da nascente.....
    Sonhe com seu quintal,quem não sonha não realiza.
    adoro teu blog

    ResponderExcluir
  9. Delicia, delicia fico lguns dias sem passar por aqui e quando volto fico encantada, passei pra deixar um bj grande e avisar que tem post novo lá no blog andei sumida mas estou voltando rsrsrs, bjs doces...

    ResponderExcluir
  10. Há alguns anos atrás tinha uma casa com um quintal ao lado que na verdade é outro terreno que marido e eu ficamos apaixonados, mas não conseguimos vender nossa casa a tempo de comprar essa. O preço era ótimo e até sonhamos com a festa de 15 anos de minha filha ali. Mesmo assim não desisti, ainda quero uma casa com ambientes clarinhos pela luz natural e com um quintal para área de lazer.
    Que sonhemos e conquistemos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Conheci há pouco seu blog, mas já adoro!
    Ter um quintal exatamente como você falou, era um item indispensável na nossa lista quando fomos mudar do apartamento para uma casa.
    Conseguimos. Com certeza, você também vai.
    Depois, veio o aprendizado de como cuidar do jardim, das plantas. Se quiser, dê uma olhada no blog. Eu gosto tanto que tiro um monte de fotos do jardim...
    bj

    ResponderExcluir
  12. Realmente um quintal na casa faz toda a diferença. Sempre morei em casa com quintal e hj tenho o meu quintal do meu jeito onde me perco em devaneios só de andar por ele. Lute por seu quintal. Seu blog é ótimo. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Aquele cantinho realmente é o meu sonho! Um bom fim de semana para você, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Yvonne, querida,
    quanto mais vivemos, mais vamos desejando recuperar o já vivido. Embora nunca mais se recupere o quintal da infância, podemos pelo menos nos aproximar dele. Estou orgulhosa da minha trepadeira de "amor-agarradinho", mas ainda quero um jasmineiro. Tenho várias palmeiras, mas quero mais flores... algumas orquídeas devem abrir esta semana e ontem mesmo plantei salsa, cebolinha verde e manjericão. Estão me enrolando com a mudinha de alecrim, que já encomendei... e assim vai.
    Meu quintal não é o dos meus sonhos, mas coloquei lá um banco de praça, que chamo de "banco da amizade", pois é onde brinco com a minha "cã", a Babalu; há uma mesa de cimento e banquinhos... o pedreiro sugeriu uma piscina, mas eu não quis: tomaria o espaço das minhas plantas e seria muito pouco utilizada - eu AMO banho: de chuveiro... rs.
    Já reparou que quando queremos muito uma coisa, caminhamos em direção a ela e ela em nossa direção? Com o seu quintal será assim, vai ver.
    Grande abraço e uma semana linda e abençoada!

    ResponderExcluir
  15. Você há de encontrar aquilo que procura. Quintal tem virado artigo de luxo, em Minas, os terrenos não passavam dos 250 m2 :-( já em Nova Viçosa, a história ainda é outra. O terreno da nossa casa tinha 450 m2, no início do ano, compramos o lote de trás com mais 505 m2, agora são quase 1000m2...ano que vem, devemos começar a trabalhar nele. Compramos exclusivamente para fazer o quinta e jardim. Beijocas.

    ResponderExcluir
  16. Ai que delícia ler esse post, fui viajando no tempo e lembrando dos quintais por onde brinquei na minha infância... eu penso como vc, pra que um monte de cozinha isso e aquilo pra todo canto??? fafavô, kkkkk. bjs.

    ResponderExcluir
  17. Minha querida, passando para desejar uma quarta-feira, repleta de coisas boas!
    Beijinho especial.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  18. santinha
    Lá em casa tem quintal e a mame idealiza e a gente faz. Ja plantamos de tudo.
    Em BH nao temos plantas e aqui estamos cuidando de vasos
    com amizade Monica

    ResponderExcluir
  19. Querida, vim mais uma vez.
    Agora, para dizer que deixei um selinho para você no meu blog.
    bj

    ResponderExcluir
  20. OI Santinha,
    Acho que cada época da vida da gente, demanda uma necessidade, um prazer. O que hoje para você é fundamental , se lembre que daqui a uns tempos não vai mais ser...as necessidades e desejos vão sendo substituídos conforme a idade passa...filhos..animais e tals e tals.
    Eu tenho um quintalzão..3000 metros meu terreno, mas só chego nele aos finais de semana, e mesmo assim só apra olhar mesmo..rsrsrs...quero mais é me esticar e descansar da semaninha.
    Adorei conhecer seu canto e cou estar por aqui sempre.

    Beijokas
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  21. Yvone....vc disse tudo sobre quintal....adoro um quintal...quando foi para me casar eu procurava um ap.com sacada eu dizia à uma amiga que tinha de ser com sacada, pois eu queria um quintal....claro que não é OH! quintal, mas melhor que nada.
    Que voce tenha o quintal dos seus sonhos!!

    ResponderExcluir
  22. Quintais incríveis, um sonho de consumo de qualquer pessoa e com certeza você que escreve tão lindamente terá o seu, meu quintal é bem pequeno, mas a pouco tempo consegui fazer um pequeno jardim isso já deu outro visual ao local, as flores começam o florir e tudo parece melhor quando olho para elas. Parabéns pelos textos que escreve, sempre passo por aqui, mas hoje resolvi deixar um comentário, pois você merece, Parabéns beijos.

    ResponderExcluir
  23. KKK!!! FAFAVÔ, mesmo!
    Precisamos apenas de um cantinho com sol, árvores,passarinhos e boa companhia humana!

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias