Inspirado no cerrado brasileiro, Marcelo Rosenbaum imprime em cada estampa algum elemento natural ou da cultura existente no bioma, explorando mais do que nunca o conceito de brasilidade. Abaixo o modelo de estampa cestaria em tom ocre da Coleção Caetê (acima) garante tom rústico ao ambiente.
Tenho visto por ai muito trabalho feito em casa ou não, bem cuidado e elaborado, com uma cara mais moderna, diferente pronta para atender sob medida aqueles que desejam consumir conscientemente e que sabe fazer conta de custo beneficio – Isso é bom demais! Somos muito diferentes, então por que parecer iguais?
Somos um país de cores, formas, contrastes, texturas, diversidade. Um povo alegre, multicultural, criativo.Misturando todas essas característica chega-se à Brasilidade (ou brasileirismo, como queira) que nada mais é do que a bossa com jeitinho inconfundível.
Quer alguma coisa mais brasileira do que as fitinhas do Bonfim? Pois é, este é o nome da cadeira do designer Alfio Lisi
Gente, reparem nesta belíssima colcha - São 56 blocos de chita, com recheio de manta UltraSoft e forro de algodão cru acabado, quiltados e unidos com entremeios de renda de algodão. O projeto da colcha é da Jane, com execução de Vera Bergamo. Vi no blog Xo Depressão. Sem palavras.
Olê muié rendeira, oie Mulé rendá…
Tem uma dessas por ai? Pendura!
Uma velha colcha pode virar uma saia para sua cama
Amei a coleção da Havaianas - Sandália Slim com malhas de buriti e logo metálico nas tiras
Adoro os brasileiríssimos tapetinhos de tear
clutch de tear, é só costurar dos lados e colocar um botão.
Aqui virou almofada
Impossível citar ou mostrar todas as idéias e pessoas geniais espalhadas pelo nosso Brasil, ONGS, Artesãos, Estilistas e Designers...Mas, compartilhar idéias, compartilhar amor, compartilhar emoções. É o que nos faz mais vivos e felizes! Eu me sinto assim.
Linda semana a todos.
Temos mesmo um artesanato fantástico e riquíssimo! Meu pai costumava viajar muito para o Norte e Nordeste e trazia artigos bem reginais. A cor é predominante em todos eles e são fartos em detalhes, cheios de história. Alguns já "roubei" pra encher minha casa de alegria.Linda postagem! Beijos
ResponderExcluirEu tenho os tapetes vendidos por ambulantes. Acho interessante.
ResponderExcluirBeijos
Yvone,
ResponderExcluirVocê nos trouxe uma amostra incrível do belo artesanato brasileiro.
De norte a sul encontramos trabalhos lindos dos nossos artistas.
Adorei a colcha ( e tudo mais).
Beijos.
Oi Yvonne!
ResponderExcluirLindíssimo.
Tenho um tapete artesanal na minha cozinha, e adoro!
A ideia de cortina de renda pro banheiro também é maravilhosa de linda. Só não sei se funciona na prática! A menos que ser costure um plástico transparente por dentro...
Hum... caso a se pensar, hein?
Apaixonei na estampa ocre! Ótimas referências! Parabéns!
Beijinhos
Linda postagem, Ivone, o Brasil é rico em artesanato, pena que poucas pessoas valorizem e prefiram importados..rs
ResponderExcluirBeijos e um lindo dia.
Adorei!!! Lindo, lindo como sempre!
ResponderExcluirMinha amiga eu sendo uma cearense, cabra da peste... digo que todos esses elementos é bem vivo aqui na minha região.
ResponderExcluirA cada diversidade, a cada cultura que ia observando, me encantava o fato de da minha região ter de tudo um pouco.
Começando pelas fitinhas, que me recorda as férias em Juazeiro-CE e as visitas em Canidé-CE. Descendo mais, vejo essas cochas de cama tão presente nas fazendas e sítios do meu interior. Feita e costurada de retalhos, com muito afeto.
Quando cheguei a ver as Redes, delirei. Aqui na minha cidade, o costume é dormi de rede, ou passar uma tarde proseando nessas gostosuras. Nos levam á balanços mágicos. Quando vamos ao sítio de algum amigo, as redes são nossas aliadas. Se encaixando bem nos alpendres.
E os tapetes, mantas, conjunto pra prato, tecido em algodão cru. Amo, mas amo tanto que na minha casinha, tem várias dessas peças.
E a renda? Literalmente você rende-se a esse encanto.
Seu post hoje foi todos os elementos que adoro. Tudo bem brasileiro, bem cearense.
Beijinhos de muito afeto.
Lorena Viana
Yvone, minha querida, que post TUUUUDOOO. Amei, amei, amei de paixão tudo, especialmente a clutch de tear, a colcha de chita e a cortina de renda no banheiro. Quase fiquei sem palavras, mas isso é difícil para mim... rs.
ResponderExcluirSua frase "somos muito diferentes, então por que parecer iguais?" também foi TUDO.
Parabéns! E obrigada por esta beleza de postagem!
Beijo&Carinho,
Jussara
que post bárbaro, Yvone!!!
ResponderExcluirtudo isso é muito lindo, cores, estampas, rendas, crochê... nosso país é muito vibrante!
amei tudo!!
beijo
Juju
Que lindos trabalhos, adorei a idéia com o tapete. Já vi uma capa de note com tapete, fica show!
ResponderExcluirbjs
Paty
Yvone que post incrível.
ResponderExcluirConcordo com tudo o que a Lorena falou.
Esse post tem a cara do meu Ceará.
Podemos encontrar tudo isso com facilidade aqui.
Lindas imagens.
Parabéns.
Bjks.
Yvone, fiquei muito feliz em ver que você usou a minha colcha de chita neste post maravilhoso! Fiquei sabendo pelo Facebook e quando entrei aqui, quase tive um treco, rs...
ResponderExcluirEssa colcha foi uma inspiração para valorizar a chita e ficou exatamente tudo o que eu esperava. O carinho e a dedicação da Vera Bergamo completaram o projeto.
Amei! Se você quiser e puder divulgar, tenho uma loja virtual comecei a vender chita depois dessa colcha, tamanho o sucesso que ela fez -- e hoje temos exemplares dela por vários países deste mundão! :)
Minha loja entrega em todo o Brasil e países de todos os continentes, é a Arte Têxtil: www.artetextil.com.br.
Agradeço demais seu post. Fiquei muito feliz.
Bjks
Adorei a cadeira com as fitinhas do Senhor do Bonfim! Tb gosto muito dos tapetinhos de tear! Ficam lindos na cozinha, né?
ResponderExcluirBeijos,
Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com
santinha
ResponderExcluirEu sumi voe tambem. Hoje me deu vontade de ir em 2011 e te achei.
com amizade Monica
Santinha
ResponderExcluirVoltei pra rever a beleza destes trabalhos
com amizade Monica
Santinha minha querida, seu blog me inspira muito, então tem um selinho no meu blog para ti, bjus (Apenas eu... em um Rascunho http://apenaseuemumrascunho.blogspot.com.br/)
ResponderExcluirAcabamos de chegar de uma viagem ao Sul da Bahia, ficamos encantados com as casas e pousadas em Trancoso. Tudo muito lindo e brasileiríssimo. Os tapetinhos de tear uso bastante, aqui e lá na casinha da Bahia. Gosto desse charme natural, com cara de simples, mas que na verdade acaba ficando sofisticado. Beijocas e boa semana.
ResponderExcluirOla conhecendo seu blog, amei cheio de ideias legais beijão, deya
ResponderExcluir