Tempo de Renovar


Quando a vida muda a casa tem que se adaptar a essa nova realidade ou simplesmente porque você já não agüenta mais olhar para aquela parede todos os dias, é hora de mudar. Mas mudar o que? Por onde começar? Como reformar com pouco dinheiro? Escrevi recentemente Administrando Pequenas Reformas (leia aqui) baseadas na minha própria experiência. Entretanto, é preciso acrescentar que por mais que se planeje nem sempre a teoria se aplica na prática. Quem já fez obra em casa sabe do que estou falando.
Estou prestes a terminar a obra propriamente dita, com as dores e as delicias que uma reforma nos proporciona.
Em breve começo primeiro com a faxina que devera ser feita em duas etapas, depois é hora de organizar para tornar tudo mais bonito, funcional e a mudança realmente valer à pena.
É hora de adaptar alguns móveis que já tenho dando usos diferentes e preencher espaços com novos... Arrumar cada gaveta de um jeito mais bonito e prático, usar uma colcha da cama no sofá, pendurar os quadros em outro ambiente, enfileirar os vasos de plantas de outra maneira...


Alma Rosa
Cuidado sinteco fresco

Mudar é sempre bom. Melhor ainda é aprender a olhar atentamente em volta e transformar a casa da gente no melhor lugar para estar. As fotos acima são dos meus trabalhos, inspiração e transpiração... alguns dos melhores momentos do meu antigo apartamento e da casa no mato.

40 comentários:

  1. Oi Yvone, já estava sentindo sua falta num post assim, cheio de coisas bonitas.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Vc é pura inspiração... qd fala com tanto carinho (apesar do trabalhão que dá) da sua casa,das mudanças, do seu querido lar!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Santinha! Adorei e estou retribuindo sua visita. Seu blog é lindo. Me deu vontade de redecorar minha casa com muita coisa que vi por aqui.
    Virei aqui mais vezes para te visitar agora que descobri onde moras (virtualmente).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Yvone,que imagens lindas,agora to curiosa pra saber como ficou.
    Menina do céu,aquele pé de maquina antiga com a mala de tampo, que maravilha, a cabeceira de cama barbara.
    Suspirei!
    bj
    Susi

    ResponderExcluir
  5. Ok, ok... tudo lindo de babar! Mas o que são aquela cadeira revestida com renda, a geladeira pink e a cabeceira da cama???????????????????
    Oh my God!!!
    E esse piso de taquinhos lindos e perfeitos???
    Yvone, que maravilha estar cercada por essas belezas!
    Parabéns! :)
    Bjks! ;)

    ResponderExcluir
  6. belas ideias, vou até colocar algumas em prática
    beijokas

    ResponderExcluir
  7. OI Yvone, transformar, mudar, inovar é muito bom! Lindos e criativos os seus trabalhos. O seu post me tocou muito, pois também estou em fase de mudanças lá em casa, e com uma ansiedade gostosa, de terminar e ver tudo pronto e no lugar. Da maneira que eu planejei... algumas coisas talvez não, mas pelo menos tentei. Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Lili amiga. Aquelas cadeiras é a coisa mais fácil do mundo de fazer.
    Ambas são de madeira, eram muito usadas nos anos 40, 50, 60 e até 70em escritórios e repartiçoes públicas (não existiam essas de ferro e assento com espuma).

    A primeira fiz uma decoupagem (papel,recortar e colar)- o diferencial é que usei papéis de presente que garimpei durante muitos anos...Forrei o assento com um veludinho barato e pronto.

    A de renda é ainda mais fácil; neste caso a madeira da cadeira tem que estar em perfeito estado.
    O processo é o mesmo: renda, recortar e colar - o diferencial é que a renda também foi garimpada. Quando comprei não sabia o que ia fazer com elas (na 25 tem umas bancas que vendem sobras de rendas carésimas e maravilhosas por pedacinhos; 2,00, 4,00 reias - uma mais maravilhosa do que a outra.

    Depois de tudo colado dilui água na cascorex estra forte para que fique cremosa e em seguida inicia-se o precesso de selagem (impermeabilização). É preciso respeitar os intervalos de secagem para recomeçar - Costumo dar de tres a quadro demãos.

    A geladeira mandei pintar há 3 anos atras (eram da antiga "lujinha" Santinha do Pau Oco). Depois que fechamos a loja minha sócia que também é minha prima, colocou a geladeira na suite da filha adolescente e fez um cantinho para as meninas sentarem e conversar - Ficou um arraso a decoração. A geladeira nós ganhamos e a pintura foi 200 reias.
    Ah, como as bordas laterais são de metal e estavam meio desgastadas, também fiz decoupagem com um papel zebrado, mais perua impossível né!!

    E a cabeceira da cama usamos (eu e o meu marido) madeira (tábuas) que sobraram da obra. Como elas estavam bem aparelhadas, só lixei de leve e como uma solução bem diluida látex branco e água, passei a tinta com a trinha.
    Quando secou passei uma fixa fina de leve, para impermeabilizar (verniz para concreto aparente, uma demão está bom). Comecei a usar poliflor perfumado as tábuas ficam cada dia mais lindas. Pregamos 3ripas no tijolo e pregamos as tábuas com pregos.

    Tudo muito fácil, mas precisa querer, ter paciência e gostar de fazer.
    Obrigada pela visita.
    bjk

    ResponderExcluir
  9. Yvone querida, esse post ( como os outros, né, vamos combinar) é pura inspiração!!
    Vc nem imagina, mas acaba de me dar uma idéia que ...humm...vamos ver.
    Seu "apê" está ficando lindão e suas peças reformadas/reformuladas estão um arraso. Umas eu conhecia e outras não, nas todas são lindas.
    Beijocas amiga!!
    * em breve escreverei, contando novidades, xêro!

    ResponderExcluir
  10. Suzi e Paco

    A mala quase não fiz nada, era da minha sogra e usei por muitos anos para guardar roupinhas de bebe (algumas poucas peças que gosto de guardar).
    Apenas limpei bem e fiz decoupagem. Usei selos e tickts de viagens que fiz ao longo da vida. Como a mala é verde usei passanamarina verde nos cantos que estavam encardidos.
    O pé da máquina é lindo um dia vou fotografar bem de pertinho para voces verem os detalhes.
    A máquina era da minha avó paterna, só limpei e pronto.

    Tive a idéia de usar essa composição (o pé e a mala) para o canto da copa da casa em Itu (onde meu marido passa a semana por causa do trabalho).
    Aproveitei o espaço interno para guardar toalhas de mesa, jogos americanos, panos de pratos...
    Encima usamos como um pequeno apoio para refeições rápidas (deixamos açucareiro, cesta de pães, achocolatados e chás...) ela fica do lado da mesa da copa.

    Mas agora vou levar ela de volta pro ap que já tenho casa nova pra ela.
    Bj amiga brigada pela visita

    ResponderExcluir
  11. Yvone, tem uma bloqueiras simpáticas e doidinhas que vivem perguntando se eu existo mesmo.... muito delicadas! Mas elas não te conhecem.... menina, você existe??? Lindas coisas, lindas fotos, parabéns. bj

    ResponderExcluir
  12. Amiga! Que imagens maravilhosas! Só depois que li que todas são suas!!! Quase morri!
    E esse synteko? Está maravilhoso!
    Bjo florzita.

    ResponderExcluir
  13. OPi Santinha, adorei sua opinião sobre a cabeceira , e como vc tem bom gosto sempre é mais gartificante rsss. Adorei tb tudo que mostrou nest post, quanta coisa linda, amei tudo, me identifico com muitas coisas que adoraria ter.
    Quanto a cabeceira ainda , minha filha kew e dona do quarto é quem fez a sflores , eu costurei e ela montou , a familia toda ajudou na obra rsss. bjs e um lindo dia pra vc !

    ResponderExcluir
  14. Oi Santinha!
    Quantos cantinhos isnpeiradores e criativos! Achei tudo lindo e adorei o quadrinho com aquele galho seco... O post está umamaravilha, já que estou em fase de mudança e transforação no meu quarto também, e estava na dúvida quanto as cores vibrantes, e até falei sobre isso.
    Adorei as cores lindas que usou em toda decoração. Muito bom gosto.
    Realmente é preciso ter paciência e força de vontade pra fazer mudanças na decoração da nossa casa. Mas vale muito a pena mudar. Eu mudo sempre. Adoro!
    Ótima tarde.
    BjOs,

    Re.

    ResponderExcluir
  15. Yvone queriida , adoro sempre seus posts , isso vc já sabe ... Agora , essas imagens são uma delícia de ver !!! A casa no mato então , aff , hehehe ... Estou curiosa por ver a reforma , rsrs ...
    Bjuss *

    ResponderExcluir
  16. Tô muito feliz porque a minha intenção era exatamente essa; INSPIRAR, mostrar possibilidades...
    Obrigada pelo carinho de todos.
    Eu também me inspiro demais em todos os blogs que tenho visitado.
    Afinal, esse é o objetivo né! Compartilhar (ensinar e aprender).
    bejus

    ResponderExcluir
  17. Yvone,
    Já estava com saudades de visitar esse seu canto tão criativo e alegre.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Yvone,
    Você tem um bom gosto que deixa até os meus olhos brilhando!!! Tantas idéias criativas e lindas!!!
    Adorei...
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  19. santinha, que maravilha fiquei encantada com tudo. amiga muitas beijocas para ti ana lucia

    ResponderExcluir
  20. Oi vi umas cadeiras de plástico cobertas com chita no google, achei linda e procurando de blog em blog cheguei até vc, adorei tudo, adoro esse tipo de trabalho, será q vc poderia me mandar o passo a passo para eu cobrir minhas cadeiras.
    Meu e-mail é: amelia.mesquita@ig.com.br
    Parabéns pelo trabalho mais uma vez!
    Bjo, vou te acompanhar tá!

    ResponderExcluir
  21. Yvone
    As janelas-cabideiro, prateleira e espelho estão lindas!!!!
    Bjsss
    Bianca

    ResponderExcluir
  22. Olá!!!
    Yvone, qto cantinho gostoso!!!!!
    esses da casa do mato são lindos demais....
    e vc tem razão reforma é bom, mas é ruim, né? hehehehe.. acho q é pq tomamos muitos "trotes" das pessoas que prestam serviço na obra!
    ..mas ninguem está livre disto, verdade?se não, qual seria a emoção da reforma se soubessemos direitinho o prazo de entrega, etc? ahahahaha
    boa sorte por aí!!!!

    bom restinho de semana

    ResponderExcluir
  23. oi querida amiga! eu adoro esse blog e suas palavras e inspirações... amei a primeira foto (sensação de aconchego!.. delicia!)Aqui em casa tbm estamos em mudanças... uma coisa de cada vez, sem gastar muito e mudando tudo! Aff é dificil, mas uma delicia, venho aqui e me inspiro e aproveito para agradecer sua visita. Amei os espelhos tbm, lindos, adoro! Ah... respondendo sua pergunta anterior (trabalho na tok&stok) bjo grande querida!

    ResponderExcluir
  24. Yvone, que coisas linda! Casa no mato? Tudo de bom! Não sei se vc sabe, mas moro numa região de serra e de praia ao mesmo tempo. Consigo curtir, a´s vezes, num mesmo dia, praia de manhã e lareira à tarde. Tô louca para falar sobre a big obra que fizemos lá em casa. Foram 10 meses morando na obra... deu para imaginar? A casa ficou linda! Espero, em breve, poder dividir com vcs!

    Bjs,
    Carol

    ResponderExcluir
  25. oi Santinha

    Quanta ideia LINDAAAAAAA!!!
    Aquela cadeira com renda tenho arquivada ha ´bastante tempo, sem os creditos...não sabia que era sua...
    Tudo realmente especial!!!
    Estou curiosíssima pra ver seu trabalho no ape!!!

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  26. Oi Yvone aq quero te perguntar uma coisa, como funciona esse selo da casa.com.br

    o que se tem que fazer para conseguir, qual a gratificaçao o que é isso? desculpa tantas perguntas rs

    ps: agora que reparei direitinho, o moedor de cafe, eu tenho um aq que era da minha vo, otima ideia!

    ResponderExcluir
  27. Oi Yvone! Grata pela força ;-)
    Lindos os seus trabalhos decorativos! Que belo dom para renovar! E sim, a vida muda e a casa muda com a gente! Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Sabe o que fiquei pensando enquanto via as imagens, Yvone? Que minha casa conta ainda tão pouca história...

    Faz somente 4 anos que casei, 3 anos e alguns meses desse período foram num apartamento alugado. Vai ainda fazer 1 ano que estou na minha casa, que é maior, cabe mais coisas e posso virar e remexer. Falta um monte de coisas, e muita história ainda.

    Na viagem de férias eu vistei uma tia do marido, que mora no mesmo apartamento há anos. Fiquei prestando atenção. Tem tantos objetos antigos, bonitos, misturados com novos e mais modernos... ali tem história mesmo!

    A mim só resta viver mais, amadurecer mais, estreitar ao longo dos anos o relacionamento com minha casa, meu canto... e ficar assim, como você e a tia do marido, com uma casa cheia, cheinha de referências de uma vida inteira. Eu acho isso o MÁ-XI-MO!!!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi
    E muito bonito ter coisas que nos trazem lembranças.
    Como agora, com mudança de estado e casa, tenho que começar a fazer obra, fico muito desanimada, pois não sei conseguirei ter tanta paciência como tive a uns 18 anos na minha casa antiga.
    Pois obra sempre dá dor de cabeça.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Yvone, qnt criatividade! qnt inspiração! qnt simplicidade e glamour num´mesmo lugar!
    Parabens
    já to seguindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  31. amiga eu pensei qe fosse tivesse tirado de revista ou de sites! é tudinho teu? tu que fez? eu amei mais ainda agora, sabendo que foi tu quem fez! parabéns! e concordo contigo - mudar algumas coisas, quando não se pode mexer mito n $$$ só algmas mdanças, ma tinta nova,já dá um melhorada no lar e na gente tb!
    bjs

    ResponderExcluir
  32. SAntinha - Santinha!
    cheia de idéia muito lindas, com muita cor e fotos bem legais.
    bom domingo.
    bjkinhas,

    ResponderExcluir
  33. Trça feira chegará nossa sala nova. Nem vou acreditar. Estamos parecendo criança quando ganha um presente que não chega. Ansiosas!
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  34. Ivone,
    Li seu post sobre anterior (administrando reformas) e adorei as dicas que você colocou ali. Eu estou decidida a reformar meu apartamento em BH. Fiquei um tempo pensando em troca-lo por outro, mas desisti. Vou reformar o meu, que é meio antigo, mas bem amplo. Mas ainda estou na fase do planejamento, de decidir o que realmente vai dar pra fazer e buscando idéias. Foi muito legal visitar seu blog. Voltarei mais vezes.
    Bjos,

    ResponderExcluir
  35. Oi Yvone otima querta, isso mesmo é otimo viajar ainda mais pra um lugar maravilhoso como esse, eu fui hj a cachoerira, nao é parati rs mais adorei me renovei, obrigado pela resposta, e que entrei no site e vi vc la achei legal e queria saber como funcionava, mais tudo bem, e parabens!

    ResponderExcluir
  36. Santinha, "fala sério": aquela poltrona florida, as cadeiras personalizadas, a geladeira pink, a janela com ganchos e a mesa-maleta, são da sua casa?!
    Aceita mais uma inquilina?...
    ( O chão de taco ficou lindo!)
    Quanto ao post, outro caso de exagero é a Suzana Vieira. A mulher tá até bonitona, mas precisava ir à praia de fio dental, evidenciando a celulite, sem direito à photoshop?!...rsrs

    ResponderExcluir
  37. Se ja era tudo lindo e perfeito antes da reforma, nem consigo imaginar como esta ficando tudo.
    To curiosa pra ver o resultado. E faz favor, quando postar deixa uma msg no msn pra mim? porque eu ando totalmente relapsa no quesito "visitas"...
    cheia de trabalho e quando tenho tempo fico com preguiça (ou nem lembro).
    beijo grande....

    ResponderExcluir
  38. Olá, Yvone !

    Amei o post ! Muitas coisas lindas !

    Quero saber se você me autoriza a publicar a foto da lareira vermelha no meu bloguinho, com os devidos créditos, claro !

    Obrigada !

    ResponderExcluir
  39. É uma delicia passear pelo seu blog. Tudo é muito lindo, de bom gosto e inspirador. Parabéns!!!!
    Bjinhos,

    Chiquetosa

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias