Natal Feliz e sem estresse

Fim de ano! Que vontade de convocar a família e os amigos para celebrar a vida. Sem regras rígidas ou cerimônia as reuniões hoje acontecem de maneira mais calorosa e simples. Com um pouquinho de antecedência e planejamento dá para levar numa boa sem se estressar.
Sabendo exatamente quantas pessoas virão, é possível calcular a quantidade certa de comida e providenciar lugar para todos.
Informar o cardápio que tem em mente é uma boa maneira de saber se suas escolhas estão agradando ou se alguém tem restrições ao que será servido. Na dúvida é melhor apostar no cardápio tradicional.
Decidido o cardápio, comece a separar os utensílios e providencie a limpeza e os reparos necessários.
DICAS- Verifique a louça, os talheres, as toalhas e guardanapos etc... Comadre, a menos que você seja a Wilma Flintstone e viva na idade da pedra lascada, colocar um prato/copo/travessa lascado, trincado e/ou rachado na mesa é no mínimo muito deselegante.
Uma boa checagem na louça antes de ir à mesa sempre cai bem. Separado tudo já pode lavar para adiantar o serviço.
- Opte pelo serviço totalmente americano tanto a comida quanto as louças e talheres são colocados em mesas, aparador ou bufê, cada um se serve e come apoiando o prato no colo. É mais descontraído e comportam mais pessoas e você pode misturar com critério as louças mais informais. Em um serviço americano as facas não entram para facilitar a vida de todos. Nada impede que se sirva uma carne, desde que ela venha fatiada.
Porém em nome do conforto alguns convidados e especialmente para os mais velhos, você pode montar ao menos uma mesa com copos e pratos – Os demais se servem no aparador.

Quantidades esse é sempre um dilema.
Vamos lá – Números (abaixo por pessoa):
- Carnes, peixes e aves: 200 g
- Massas 200 g se forem único prato e 130 g se houver complementos
- Tortas salgadas ou doces: uma forma de 22 cm de diâmetro serve até 10 pessoas
- Refrigerantes e água: 500 ml
- Cerveja: 2 latas por pessoa
- Vinhos e champanhe: uma garrafa para cada 2 pessoas (vinhos brancos e espumantes podem ser colocados no balde com gelo ½ hora antes de servir)
- Uísque: uma garrafa para nove pessoas
- Gelo: um saco de 10 kg para cada dez pessoas
Dica: como geralmente esta data está quente, aumente a quantidade de bebidas geladas.
Conselho:- Lembre-se de que o consumo de bebida tem a ver com a quantidade de pratos servidos. Quanto maior a variedade, maior a quantidade consumida.
- Faça a lista do que vai precisar e compre bebida e comida (a não serem frutas, verduras e pães).
- Prepare os pratos (inclusive algumas sobremesas) que serão servidos e congele.
- Deixe toda a louça lavada alguns dias antes.
- Não se preocupe se as louças e os talheres não são iguais – misture tudo fica bonito mesmo não sendo do mesmo jogo
2 dias antes- Guarde gelo no freezer já em cubinhos, dentro de sacos plásticos. Acabe de preparar os pratos e leve-os para a geladeira. A faxina da casa também deve ser feita nesse dia.
- Arrume as mesas auxiliares com louças, guardanapos e toda a decoração. Para decorar a mesa, busque um ponto de inspiração. Pode ser a toalha, o arranjo de flores e frutas ou algum prato da ceia. Se você não sabe ou não tem tempo para arrumar a mesa ou as flores, peça ajuda aos amigos e familiares.
- Não é preciso que a mesa principal concentre os petiscos, copos e garrafas. Os copos poderão ficar agrupados sobre um aparador próximo ao local onde os convidados serão recebidos.
- Faça pilhas não muito alta de pratos e ao lado delas distribua guardanapos dobrados e os talheres...
Cheque o lavabo: sabonete líquido, papel higiênico e várias toalhinhas de mão.
Um pequeno arranjo, lavanda suave, lenços de papel e bowls com um pout-pourri também são adequados (analgésicos, comprimidos para cólicas, dor de cabeça) deixe um vaporizador de ambientes, numa altura fora do alcance das crianças.
Se não tiver lavabo ou um segundo banheiro – capriche na arrumação do seu banheiro (nada de calcinhas penduradas, toalhas de banho à mostra e um monte de tralhas encima da pia).

Crianças - Separe um cômodo da casa para as crianças: vídeos, caderninhos com lápis de cor, brinquedinhos para manter os pequenos entretidos.
- Arranje um espaço para que os convidados acomodem bolsas e casacos.
Finalmente encare qualquer contratempo com humor - Você dá o tom.
Ao abrir sua casa abra também seu coração. Relaxe e desfrute do prazer da companhia da família e dos amigos – com carinho, senso de humor e originalidade tudo vai dar certo. Ainda mais quando estamos entre pessoas que queremos bem!

ah Amigas deixei umas sugestões bem simples de decoração para mesas e cantinhos lá no meu flickr

7 comentários:

  1. Nossa... quanta dica legal!
    Abrir a nossa casa para as pessoas que amamos é a melhor coisa que podemos fazer para elevar a energia do nosso lar!

    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. OI Yvone, ótimas dicas!! Eu sempre gostei de receber as pessoas na minha casa, sempre gostei de reunir os amigos e parentes. Mas hoje minha família está pequena e um cada um distante no seu canto, perdemos pessoas queridas (este ano meu pai) então a vontade de reunir e comemorar só vai diluindo com os anos... mas sonho um dia receber as pessoas na minha casa para uma bonita ceia de Natal. Beijos e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá, me dá frio na barriga só de pensar que as festas estão chegando.... , mas suas dicas são muito boas mesmo!!! vou tentar segui-las, assim o corre-corre será menor e sobra tempo pra resolver os imprevistos!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. amiga adorei as dicas , mais vou acrescentar uma , eixe no lavabo uma ccestinha com fio dental , e assim tira-se da mesa aqueles palitos de dente nojentos e que alguém sempre usa na sua frente . eu tenho feito isso aqui em casa qdo recebo amigos e já me rendeu ate algus elogios
    bj
    bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Qt coisa Yvone.Ainda bem que natal é sempre na minha tia.E é muito divertido.
    Minha fez minha cortina de pia ta linda.
    Um Bom FDS!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das dicas, vou lá ver as fotos, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Categorias