Renove seu sofá com criatividade e pouco dinheiro

Confesso que não sou muito fã de capas, mas a em alguns casos não há como escapar.
Para quem que tem filhos pequenos ou animais de estimação em casa, a capa funciona muito bem.
Se o sofá ou poltrona ainda estiverem em bom estado com uma capa bem feita confeccionada por um profissional competente, você pode adiar por um bom tempo a reforma e a troca do tecido dos seus estafados. Além de práticas ela é capaz de renovar a decoração.
O modelo abaixo encontrei em uma revista antiga - Simples e para quem sabe costurar em linha reta dá para fazer sem problemas.
Vi essa ideia aqui
Neste outro reparem que há uma sobreposição de capas no sofá
Abaixo outra sobreposição com dois tecidos, idéia da IKEA
Um sofá detonado na sala acaba com a casa inteira. Mas se a grana estiver curta e não puder comprar um novo ou reformar muitas vezes, uma boa limpeza resolve. E se não der para providenciar uma capa sob medida (fuja das capas prontas a qualquer custo) não se acanhe, use uma bonita colcha ou um tecido sobre seu sofá.


Mantas, tecidos, panôs, peças artesanais feitas com patchwork, crochê e tricô também são idéias para renovar o sofá antigo.

Nas fotos abaixo usei como base uma manta indiana de casal que deu para cobrir inteiramente o sofá. Neste caso, tomei bastante cuidado para respeitar a geometria do desenho do tecido. Com paciência, fui alisando, ajeitando até ficar como eu queria. Ficou tão bom que quase não dá para notar que não foi costurado. E o melhor é que mesmo quando sentamos a manta não escorrega e nem sai do lugar.
Experimentei sobrepor uma manta menor e percebi que assim também é possível criar diversas  variações para mudar o visual da sala; Com a manta, sem a manta, cobrir todo o sofá, ou apenas o assento já que as almofadas são soltas...Gostei do resultado e das possibilidades.

Lembram da poltroninha que achei no lixo?
Aqui apenas com uma colcha neutra

Então gostaram? Podem aproveitar as dicas para mudar a decoração da casa sem gastar muito. E quem quiser me enviar as fotos do antes e depois da redecoração com capas eu vou amar publicar. 

25 comentários:

  1. Oi, Santinha, é uma ótima saída. Ninguém precisa viver na feiura. Já usei muita capa lá em casa, afinal tenho filho pequeno e um cachorro enorme e, quando ficava horrorosa, simplesmente trocava, e podia ter cada hora o sofá de uma cor! Beijos, Helka

    ResponderExcluir
  2. Realmente a capa ou manta é uma solução, além de proteger, renova a decoração!
    Boa dica e ótimas idéias!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Acho que capa é uma boa solução, o melhor é ter duas, para poder trocar qdo necessário. Aqui em a minha dúvida é reformo ou não o sofá, pois o coitado está pedindo socorro, mas uma capa nova ele com certeza terá!
    Adorei as dicas
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Aqui uso mais quando está frioooo!
    *)

    ResponderExcluir
  5. Yvone,
    NAda como a criatividade.
    Suas ideias sempre são ótimas.
    Parabéns.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu nunca tinha visto a capa de sofá neste ângulo! hehehe... pensando assim, viva a criatividade ... adorei

    ResponderExcluir
  7. Olá, Yvone, nunca usei capas, nem sei se usaria, mas achei super bacanas as suas experiências com a manta indiana.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Não vivo sem uma mantinha fofa... afinal tenho dois gatos!!! Acho uma charme... em patchwork ou um crochezinho eu amo!!!
    Sua manta indiana ficou bem bacana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Meu sofá está precisando de uma reforma. Acho que vou forrá-lo novamente para o aniversário da Mari, uso um lençol bege clarinho. É uma boa, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Santinha, excelente post. Preciso mesmo de uma capa urgente. Bjus

    ResponderExcluir
  11. Yvone, confesso que nunca fui fã das capas. Nas revistas elas ficavam lindas mas em casa, quando colocava a ideia em pratica não dava certo. As minhas sempre tiveram um ar de gambiarra. Hj vejo com outros olhos, podemos encontrar mais opções e modos de usá-las. Gostei das sugestões.
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Esse primeiro é lindo! Adorei as cores, a idéia! Lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Querida, bateu em uma tecla importante na minha casa! Meu Sofá tá na emergência, mas estamos apertando os orçamentos, então não só muito a favor, também de capa, mas nada pior que um sofá feio, ma cuidado na casa né?!
    Esses dias mandei dá um repaginada nele, fiz uma "belle" capa, estilo essa ultima... minha casa vai agradecer ganhando mais cor e alegria. Risos.

    Beijos,
    Uma linda e calorosa quinta-feira.
    Aqui tá friozinho.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  14. Santinha
    Eu nao gosto de capa nao. Me dá aflição, ams vou rever pois estas que nos mostrou são lindas
    com amizade e carinho de Monica

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro capinha! Uma capa linda realmente dá um up na decoração. Eu aprovo! Além de ajudar a manter o sofá limpo, dá pra variar.. uns dias com capa, uns dias sem.. hehehe!

    Um beijo e ótimo fds!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Amei tudo que vi, adorei conhecer seu blog, muitas imagens inspiradoras e ideias bacanas como a desse post. bjs
    Bom Findi !!!

    ResponderExcluir
  17. OI Santinha,
    Estas capas estão bem bonitas.
    Já usei capas em meus sofá, pois tinha duas sheepdogs que elegeram os sofás como cams e daí não tinha jeito.
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  18. Lindas imagens,adorei a dica!
    Bjs e bom fds.

    www.atelierartedecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi adorei o seu blog e também este post sobre sofás o meu tá meio batido então essas dicas ajudam muito gostei de tudo por aqui já me tornei seguidora beijos....

    ResponderExcluir
  20. Olá, adorei as idéias e o que vc fez com a manta indiana, muitas possibilidades bacanas. Concordo que até um tecido jogado sobre o sofá é melhor do que aquelas capas prontas horríveis. Ano retrasado fiz capa( fiz não, mandei fazer, rs) para os meus dois da sala e fiquei super satisfeita com o resultado. Como são branquinhas sempre que lavo tenho a sensação de sofá novinho:) bjs.

    ResponderExcluir
  21. Yvone, eu também não gostava muito de capas, mas estou revendo meus conceitos. Em casa, a gente usa um lençol velho, mas sempre o remove quando as visitas aparecem, rsrsrsr! Adorei a ideia dessa coletânea de fotos e algumas das soluções são bem legais! Vou me inspirar para tentar encontrar uma solução melhor para o sofá da sala! Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Yvone, já tem um bom tempo que aderi aotecido sob o meu sofá velho de guerra preso por alfinetes de bebê. Deu super certo, até o dia que sobrar uma graninha pra eu comprar o sofá que tanto desejo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá, boa noite. Poderia me informar como eu encontro as medidas para fazer a 3a.capa de sofá (2 e 3 lugares bege?
    Grata e abçs

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias