Novos usos para velhos objetos

4 Rs Reduzir, reutilizar, reciclar e reinventar

Antes queria dizer a todos que nessa semana de ausência senti saudades deste cantinho virtual, mas muito real, e feliz por todos os recadinhos deixados que muito me estimule a continuar por aqui.
Eu e o marido resolvemos viajar para Mauá no domingo dia das mães à noite depois do almoço com os filhos. Ficamos de domingo a domingo.

Cansamos de marcar essa “retirada” e quase nunca dá certo, desta vez resolvemos na hora e rumamos para nossa casa no mato. Que delicia poder sair um pouco da roda viva.
Por lá o máximo que temos é a TV parabólica, então aproveitamos para conversar, beber um bom vinho ao pé da lareira e apreciar o esplendor da natureza. Não pega celular e internet então e bom nem falar.

Além do silêncio, da exuberância da paisagem, do ar puríssimo dentre outras maravilhas, lá também temos tempo para refletir pensar, repensar e ver o mundo com as lentes da emoção. Já contei aqui um pouco sobre o lugar aqui.

Como sempre faço a cada ida, gosto de revisitar alguns guardados que deixei em cantinhos, caixinhas e gavetas. E junto com esse monte de coisas reflexões, lágrimas, risos, questionamentos, aproveito também para fazer a limpeza tanto em termos materiais como emocionais, procurando me desfazer de coisas que não acrescentam que não constroem, que não engrandecem,alimentam ou adoçam e merecem ser descartadas.
Confesso que ainda tenho dificuldades em me desapegar das coisas materiais – não de grandes coisas – mas daquelas porcarias que não valem nem no processo de reciclagem de lixo e que provocam risos e pensamentos irônicos em quem testemunha tantos guardados. Não vou contar quem são essas pessoas viu marido.
O fato é que precisamos dessa limpeza para liberar nossos espaços mentais físicos, mentais e abrir possibilidades novas.
E ai entra a coisa do contraditório – apesar de meu complexo de organização a minha alma ainda é uma casa de janelas abertas em dia de ventania. Por isso o esforço é maior na hora de arrumar tanta coisa e deixar tudo em ordem com o mínimo de sofrimento e de sentimento de perda.

Muita gente acredita que a única coisa que podemos fazer para ajudar o meio ambiente é fazer coleta seletiva do lixo de sua casa, mas nem todas as cidades ou bairros têm este tipo de serviço, as pessoas acabam não se sentindo motivadas a começar a ter atitudes ecológicas em seu dia-a-dia.
Não é fácil inserir este hábito em nossas vidas, mas é um exercício diário que nos faz ter, cada dia mais, o olhar apurado sobre as coisas que ainda nos podem nos ser úteis, principalmente com outra função.
vestidinho da barbie
vidro de azeitona,bróche e terço antigo
Sabe aquele papelzinho de bala amarradinho ao meio dentro e uma caixa de fósforos solitária? Que teve importância e significado em algum momento de alguma viagem da época de namoro.
Ou os brincos sem par, anéis quebrados e que nem é de ouro ou prata? E as bijuterias compradas sabe lá Deus quando que, encantadoramente estão fora de moda, em meio a tantas outras inesquecíveis.
Porta jóias com bijus coladas na tampa
Porta maquiagem aplicado frufrus diversos
virou espelho
caixa para o maridosouvenirs - lembranças de viagens (ainda não terminei)
quadro com colagem de bijus



Portanto, amigos “lembrancinhas” como essas aos poucos vão saindo de dentro de meus guardados e ganhando outras formas e usos, com certeza outras mais novas e mais significativas em termos de afetividades ocuparão seus espaços. Afinal, sabemos que “a Day” – aquele que todos teimam em não pensar, em nossa bagagem será levado apenas nossos méritos e conquistas realmente significativas e que não têm volume, peso e nem valor: - Lixo Zero!

Linda Semana a todos!

32 comentários:

  1. Estou explorando seu flickr e o site da pousada...estou encantada...Parabéns, beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Que aproveitamentos giros! Adorei! O relogio ficou muito porreiro!

    ResponderExcluir
  3. Querida Yvone, nota 10 para a consciência ecológica!
    Fico sempre muito agradada quando vejo posts assim.
    Além de lindo e cheio de significado, é uma influência muito positiva em quem lê.
    E eu estou a precisar de fazer o mesmo aqui em casa...!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Amei tudo o que li. As ideias, as reflexões, as imagens.
    Preciso aprender a dar novos usos às coisas que não me servem mais.
    Dos Rs o que tenho me esforçado mais em praticar é o reduzir. É difícil, mas me sinto muito bem quando consigo simplificar. Reciclo o que meu prédio recicla e nada mais. Mas o reutilizar ainda preciso desenvolver.
    Adorei o incentivo! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Yvone,
    Esses 4Rs são importantíssimos, e tenho pensado muito que preciso me empenhar no Reduzir.
    Esses guardados, que nunca mais serão usados (como bijuterias antigas) são bem difíceis de ser descartados. Fico sem saber o que fazer com eles, pois não pretendo reutilizá-los. Mas simplesmente jogar fora?
    O que fazer?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Yvone
    Acho sempre bacana como vc recicla as coisas na sua casa. Já vi vários exemplos por aqui... adoro! Te acho tão criativa, mas com um olhar delicado sobre todas as peças!
    Parabéns!
    Beijos
    lelê
    PS> que paisagem linda é essa!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei isso!Sabe, eu sou o avesso, guardo muito pouca coisa,o que as vezes me dá uma certa tristeza, pois ficam só na lembrança.Mas se eu começar a fazer alguma coisa com as coisas, de repente, posso passar a leva-las comigo!
    Idéia salvadora menina.Agora vou andar pelo mundo com uma woki, caixas e quadrinhos!
    Gênia!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. quanta ideia bacana, todas as imagens sao bem inspiradoras e criativas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Tudo muito lindo e...ficar uma semana , com a família nessa paz...tudo de bom!!! Fez muitíssimo bem!!

    ResponderExcluir
  10. oi Santinha

    Com certeza essasideias lindas vem da inspiração do teu cantinho, faz muito bem!!!

    bjocas

    ResponderExcluir
  11. conheci seu blog ontem, e estou encantada com as postagens, parabéns, já recomendei pra várias pessoas! todos adoraram!!!

    ResponderExcluir
  12. Com um cantinho destes, haja inspiração! Parabéns pelos trabalhos, pelas idéias e pelo texto. É muuito gostoso ler o que voce escreve.
    Besitos desde Espanha.

    ResponderExcluir
  13. Voce tem cada ideia. Eu joguei um monte de coisas que odia reciclar e dei outras tantas, mas coletei em um album as cartas de 100 naos que estava com minha tia que faleceu.
    Será que vão guardar depois de mim?
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  14. Me alegro mucho que ya estés de regreso, y qué bueno que te tomaste un merecido descanso en compañía de tu familia.

    Esas preciosas cajitas ya la había visto en tu Flickr y me encantaron, de hecho, ya estoy reuniendo algunas cosilla para decorar una.

    Bienvenida de regreso!

    ResponderExcluir
  15. Gente que delícia e que posada... vc é uma privilegiada. Glória a Deus por isso. Estou encantada com o lugar. Eeee Brasil grande, gigante! Reciclar com memória e lembranças é muito bom. Muito mais enriquecedor. Parabéns pelos seus projetos de vida,ou, na vida, são lindos!

    ResponderExcluir
  16. Yvone, que lindassssssssssss as coisas que vc. fez, estou aqui sem palavras admirando seu trabalho, a riqueza e estória de cada detalhezinho. Eu aqui tenho caixas de relíquias assim, fora todas as minhas agendas e diários!!!
    Lindo lindo lindo!!!
    Beijossssssssssssss e um lindo dia pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  17. Yvone!!! Você me fez chorar! Que coisa mais linda: O amor de Deus de carne e osso!
    Vim para te pedir para adicionar seu comentário lá no texto. Posso? Posso?
    Foi lindo demais...
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Santinha
    Tem selinho pra voce no meu blog
    vai lá buscar...
    beijim
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  19. Muito lindo o blog! Ótimas ideias, vou mudar em dezembro e com certeza vou tirar boas dicas daki, realmente vou indicar!! Entra no meu e veja se gosta tb...

    ResponderExcluir
  20. Olá Santinha!
    Lindo texto! Ao ler me peguei refletindo sobre meus guardados (materiais e mentais)e senti necessidade de iniciar uma limpeza geral..rs.
    Grata por compartilhar este momento!
    beijosssssss
    liz

    ResponderExcluir
  21. Quantas lembranças lindas flor!! Cada vez que venho aqui me encanto mais com as coisas que você escreve, cada vez aprendo mais com você!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. QUANTA COISA LINDA!!
    E QUE IDÉIAS MARAVILHOSAS! PRA ESTA GUARDADORA DE TUDO, E QUE RECEBE NÃO SÓ RISOS DO MARIDO , MAS MUITAS BRONCAS TAMBEM...
    BEIJIM
    TINA(SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  23. Yvone, que sonho esse seu refúgio! Amei! Amei! Amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Qual o melhor lugar para ficar? Barato porfavor! rsrs quero ir gostei.

    ResponderExcluir
  25. Menina, estou nessa fase de reciclagem também... ultimamente resolvi desobstruir armários, doar coisas que só estavam ocupando espaço no meu apartamento pequeno e me livrar de um certo "peso" emocional... Isso faz bem!!!!! E essa sua casa em Maúa, que lugar aconchegante! Engraçado é que, pela fachada de tijolinhos e janela de madeira e mais ainda pela foto da lareira, me lembrou demais o refúgio dos meus pais em Teresópolis! É na verdade meio afastado da cidade, tem plantas e árvores por toda a volta e o barulhinho do vento e dos passarinhos me faz relaxar tanto! é meu lugar preferido pra repôr as energias! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  26. Gosto de ver suas postagens com essas ideias geniais! a algum tempo vi uma postagem sua que vc usou bijus velhas para fazer um quadro, acho que é isso mesmo, e des de entao estou com isso na cabeça, tem umas bijus antigas aqui da minha mae, nao sao muitas mais acho que da pra fazer alguma coisa legal, concordo com vc, sao coisas simples mais quando passamos os olhos nos recordam coisas boas, ou nos trazem sentimentos, isso é importante,

    mesmo nao gostando de imagens, posso dizer minha amiga que essa no vidro ficou lindinha, sutil e delicada, gostei, o fru-fru ficou perfeitinho ;)

    ResponderExcluir
  27. Eu li sua descrição, no outro post, sobre o seu refúgio. Deve ser uma experiência incrível de desapego das coisas modernas e supérfluas, e de apego ao que realmente importa. :)

    E como você é sensível... seu post revela mesmo uma alma de artista. :)

    Quanto a este post, devo ficar feliz e satisfeita, soltando fogos, porque não me apego aos objetos. :) Tenho poucas coisas aqui em casa, e se precisar desapegar mais, para mim é fácil, fácil... :D

    ResponderExcluir
  28. ideias práticas e singelas... :)

    quanto ao refugio, bem.. é lá que eu tb. me refugio.

    ResponderExcluir
  29. Oi Santinha! Como vc me inspira! Gostaria de agir assim, já que pensar eu quase sempre penso, rsrs
    Suas postagens são como recomeços para mim, que as vezes não sei nem por onde começar a implantar minhas ideias... Você é que é uma pérola na vida as blogueiras e blogueiros que vagueiam pela net a procura de inspiração e iniciativa!
    Um dia vou te conhecer pessoalmente! Mil beijos e muitos votos de saúde e amor, sempre!

    ResponderExcluir
  30. Lindo trabalho!!! tb faço isso, mas não guardo nada do passado...doei tudo...desde roupas e sapatos de couro que não uso mais, até fotos de coisas do passado, já era!
    tem uma moça no Flikr que também faz coisas incríveis... http://www.flickr.com/photos/cemayes/

    já visitou ela? eu adoro ver trabalhos assim como os seus, a gente se inspira, tem muita coisa para fazer...
    abraços

    ResponderExcluir
  31. Ola,esta passeando pela blogosfera e achei o seu blog,q e muito fofo por sinal!estou começando com meu blog a pouco c vc pudesse me apoiar, me seguindo eu ficaria feliz...bjks
    decorehouse.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias