Cheirinho de bebê

O aroma que muitos definem como "cheirinho de bebê" está presente em nossos subconscientes desde quando a Johnson & Johnson lançou seu icônico talco.
Na época, antes do advento das fraldas descartáveis, o talco Johnson's era a única maneira de manter os bebês secos e confortáveis.
As minhas memórias de talco perfumado que se vendia em latas de metal ou de papelão decoradas com lindos desenhos como as que aparecem nas fotos por aqui hoje, são longínquas e está associada a lembranças da minha infância, e do meu gosto por quase tudo que remete ao vintage.
Após o banho da tarde, aquele de dormir, a mamãe tomava um banho de talco e o quarto dela virava uma nuvem sufocante de pó! Um cheirinho bom acompanhado de muito, muito espirro.
O papai colecionava a "Revista Seleções" e eu não me cansava de ficar olhando as propaganda de produtos para senhoras, aliás, herdei a coleção das revistas tenho desde a primeira edição.
Usar pó de arroz ou talco por todo o corpo era um hábito bastante antigo, e para ninguém pensar que sou tão antiga assim, posso dizer que sou do tempo do pó de talco da Vinólia, tá acho que sou antiga mesmo - Eles ainda vinham em latas.
Já as lembranças que tenho do pó de arroz é que vinha dentro de umas caixinhas "bem bonitinhas" e coloridas.

Lembro principalmente de ter visto potinhos parecidos com esses na penteadeira da minha avó.


Todos esses talcos e pó de arroz com cheiros da minha infância me fazem lembrar também do nascimento do meu primeiro filho. Eu adorava dar banho de talco nele principalmente na hora de trocar a fralda. Sacudia o frasco do talquinho pra cá e pra lá e a nuvem de pó de novo tomava conta do quarto. Eu usava Pom-Pom ou Johnson.

Hoje em dia os pediatras não mais aconselham usar talco nos bebes, porque dizem que as partículas do pó são tão finas que podem entrar nos pulmões da criança e causar problemas respiratórios graves e até matar. Eu acho um exagero sem tamanho.
Uma amiga da mamãe ensinou-me a usar maisena para curar rapidinhas assaduras. E quer saber, funcionava mesmo.
O estranho era pensar que o produto que fazia o mingau do bebe servia também para polvilhar os bumbuns dos mesmos... Não era o máximo!
Anos mais tarde, já com três pequenos para cuidar usava talco também para espantar o chulé dos tênis das crianças. Ah, tomava banho de pó de talco também quando levava os moleques para assistir São Paulo e Coríntias no Morumbi....Que saudades!...

Esse amigo aí continua imbátivel no quesito chulé

Se você tem cabelos claros, aqui vai um truque que eu aprendi há muitos anos com um cabeleireiro aqui em São Paulo.
Quando o seu cabelo estiver com aspecto de sujo, com a raiz oleosa e você tiver um compromisso que não dá tempo de lavar, pegue um pouco de talco e jogue nos fios perto da raiz.
Depois espalhe com os dedos. O resultado é impressionante. Fica muito bom!
E também ajuda a disfarçar a raiz escura, quando não deu tempo de retocar a coloração, porque os fios ficam mais claros.
Eu particularmente uso o Talco de bebê da Johnson’s, que de quebra deixa um cheirinho


Quando ganhei meu primeiro porta-jóias, uma tia do sul me ensinou a colocar um pouco de talco embaixo da caixinha para conservar as bijuterias. Ele absorve a umidade e evita que as peças escureçam ou fiquem embaçadas.

Talco é bom também para retirar manchas de gordura ou óleo. Cubra a mancha com uma pequena quantidade de talco se possível, assim que o tecido for manchado e deixe agir por uns 15 minutos. Assim que o talco absorver a gordura, lave e escove bem o local. Testado e aprovado por donas de casa do mundo inteiro.
Infelizmente a nostalgia das caixinhas do pó de arroz, bem como o charme das antigas latas de metal, se perdeu no tempo.
Mas como adoro tudo que é vintage me deliciei na procura das fotos e meu coração se encheu de saudades e lembranças gostosas da minha infância e da infância dos meus filhos.

Desejo a todas as mamães e também as futuras mães que sejam muito felizes com cheirinho de talco que possuem a capacidade de despertar sentimentos de familiaridade, reconforto e a singeleza dos primeiros carinhos.


Um xerô!

39 comentários:

  1. Nooooooossa! Que post lindo, fantástico. Li todinho e me deliciei com as memórias que me vieram a mente e ao coração. Até já decidi, vou procurar uns talcos pra comprar. Também sou desse tempo das latinhas. O pó de arroz já era da minha vó, mas adorava fuçar nele escondida.
    Parabéns e Feliz Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  2. Yvonne, sempre adorei talco, mas aqui em Goiânia e Brasilia, é muito seco e o talco tende a ressecar mais, mas sempre usei talquinho no Pandinha, acho uma delicia!! Adorei as imagens antigas de embalagens e claro a das mães e babies!! Feliz dia das Mães para todos aí na sua casa, beijocas

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!!Yvone,vc me fez viajar agora,lembrei-me de minha avó e de minha mãe com esses talcos, realmente há muito tempo que não os vejo.Tb me lembrei das crianças!!!Foi uma boa viagem,Feliz Dias das Mães para vc!!!Bjos

    ResponderExcluir
  4. Yvone,
    Que post delicioso.
    Foi um mergulho gostoso no passado.
    As caixas de pó de arroz e de talco eram um encanto, com esponjas ultra-delicadas.
    Todas as fotos são maravilhosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai, adoro talco Johnson's, o perfume é imbatível.

    Desculpe a ausência, ando numa correria terrível, mas tinha que passar pra desejar um lindo Dia das Mâes a você.

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro do talco que coloava nos nenens, mas me lembro mais ainda do talco que minhas tias Arminda e Clarice usavam.
    Eu adorava o cheirinho destas minhas tias velhinhas, mas que nos amavam acima de tudo.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  7. Oi Santinha

    Que post lindo! Parabéns!
    Viajei no tempo agora. Quando bebe minha mãe usava o talco da J&J. Hoje previro o Timeless da Avon, que uso quando estou de saia ou vestido.

    Feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso!!adorei esta postagem.
    Passei muito talco Johnson nos meus filhos,usei muito talco Vinólia, minha mãe está com 87 anos e adora até hoje o Caschere bouquet,vem em caixas com a esponja, ela é muito cheirosinha, meu pai tambem colecionava Seleções, e tambem tenho desde a numero 1,até a década de 60 elas estão encadernadas em capas marrons e capas verdes da Seleções mesmo.
    Cresci folheando Seleções, meus filhos e sobrinhos também.
    Adoro tudo que é vintage, por isso adorei este post.
    Parabéns...e obrigada por estes momentos tão gostosos de lembranças
    Feliz dia das Mães
    Tina (sonhar e realizar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio que ainda vendem? Nossa que lembrança gostosa de infância. Onde consigo encontrar?

      Excluir
  9. Amei a máquina do tempo, parabéns pela pesquisa, cheguei a sentir os cheirinhos... Adoro cheiro de bebê!!!
    Um maravilhoso dia das mães par vc!!!

    ResponderExcluir
  10. Yvone, amei tudo aqui, pra variar. Adoro o modo como você escreve e as imagens que coloca, dá pra ver que vem do coração!!!
    Adoreiiiiiiiii as dicas do talco, pricipalmente a dos cabelos!!!rsrsrsrs
    Amiga, muito obrigada pelo carinho lá no blog!!!
    Desejo a você um FELIZ DIA DAS MÃES, repleto de amor e carinho!
    Beijosssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  11. Santinha, agora você me fez viajar muuuuito longe na memória. Delícia de post, obrigada!
    Feliz dia das mães!
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Yvone!!!
    Nossa que post gostoso!!!
    Realmente foi uma viagem na memória, fui lendo e sentindo todos aqueles cheirinhos deliciosos,o cheirinho da minha avó, de Cashmere Bouquet.
    Que saudade!!!
    Um "Feliz dia das Mâes"
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto, primeira vez que comento, já acompanho o blog há um tempo. Não há como não voltar no tempo e lembrar dessas embalagens e cheiros, o texto fez isso.

    ResponderExcluir
  14. Cheiro de baby é muito gostoso... ai que coisa boa... e essas fotos de babys estão maravilhosas.. vontade de apertar e mais e mais!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu blog, agora faço parte dos bons!
    Te convido a conhecer meu mundinho:
    http://santamelinha.blogspot.com/
    Poderiamos fazer uma liga das santas! Que tal?? Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. VC sempre nos faz recordar , esse post me fez lembrar de todos esses talcos que eu adorava, o pó de arroz da mamy e da vó que eu ousava pegar de vez em quando hehehhe, maravilha. obrigada por esse momento. Um beijo grande e feliz dia das mães a vc e a sua mãe tb. Leila

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post Yvone!!!!
    Sabe que me lembrou muita coisa de infância. A minha avó usava um pó de arroz que vinha do japão. Era um pote em forma de cereja imensoooo! Com aquela esponja de pelinhos imenso... tinha um cheiro bem leve...
    Teve uma vez q numa brincadeira, derrubei e quebrei! Aiaiaiaiai! Eu adoroo! Até hoje tem guardado a cereja (pote) na casa dela. Mas ela não usa mais pó de arroz, nem maquiagem! rsss.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  18. Ola, Santinha!!

    Um xerô sempre pra vc, pra nós e pra este mundão!!

    Queridona, feliz dia da Mães, hoje e sempre!!
    Imagino que ser mãe é contemplar com a divindade e fazer parte por completo do Cosmo.

    Felicidades Mil!!

    Bjos perfumados pra ti!

    Paty

    ResponderExcluir
  19. Yvone, so agora me dei conta de que faz muito tempo que nao vejo talco,e olha que sempre gostei, me lembro que no meu aniversario de 15 anos ganhei tantas caixas de talco dquela bem lindas, isso nao existe mais acho., adorei as dicas, a do cabelo nao sabia mas vou colocar em pratica rapidinho.
    Adorei o post.
    bj

    ResponderExcluir
  20. Muito fofo o post! Amei!
    Brigadinha pela visita lá no Pinguim. Pode passar sempre que quiser. Afinal, a estante tb é sua...
    Bjo!

    http://pinguim-na-estante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Que post gostoso de e cheiroso de se ler!! Eu quando era criança tinha uma latinha destas redondas de talco e até hoje passo maisena na minha filha para cuidar das assaduras. E olha que eu nem sou tão antiga hein...rs!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Viajei com esse post, pude sentir o cheirinho da minha mãe que usava o pó de arroz Promessa e nunca deixou de usar um talquinho, que delícia, que saudade.
    Amiga, espero que o dia das Mães tenha sido cheio de paz e muito amor.
    Bjs,
    lena

    ResponderExcluir
  23. Yvone, adoro seu jeito de escrever, dando ótimas dicas, sem parecer pretenciosa. E que post mais cheiroso, esse! Deu saudade de trocar fraldas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. O post é tão revigorador, me fez lembrar um passado não muito distante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Qué bonita colección de envases! Es increíble cómo los aromas nos transportan a momentos de nuestra infancia, y nos recuerdan apenas breves, pero muy marcados instantes en nuestra memoria que nos hacen añorar los tiempos pasados.

    ResponderExcluir
  26. Estou aqui extasiada com tanta coisa legallllllllllllllllll q li em quase todos seus post, digo quase todos pq nao deu tempo de ler tudo e ja sao 23:27h hihihih...
    Mas qria lhe dizer q AMEI seu blog, e irei segui-la. Vc deve ouvir isso toda hora mas...Parabens!

    Se qizer assim, numa horinha dessa sem ter nada p fazer visitar minha casinha nham... eu ia amar...ihuuuu....

    bjos carinhosos!

    ResponderExcluir
  27. Yvone, delícia lembrar dos talcos, de seu perfume, de escorregar de meia numa nuvem... Era uma traquinagem que não dispensávamos. Adorei a postagem. Grande seleção de fotos e lembranças.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Olá Yvone, tudo bem
    Revivi meu tempo de infância, vendo os talcos, pós de arroz de minha mãe e principalmente de minha avó, que vivia cheirosa, limpíssima!
    Bjs e parabéns, muito lindo.

    Faça uma visita ao meu blog
    maisequilibrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Ai amiga, que post com cheiro de saudade!!
    Eu tinha quase todos esses talquinhos aí, no tempo em que se ganhava talco e sabonetes de aniversário.
    Lembro com carinho, daquele talco Promessa. Eu tinha 7 anos e me sentia uma diva, batendo aquela almofadinha (que não era de esponja, não!) com pluminhas, no colo, em frente a minha penteadeira. Ahhhhhhhhhhh....
    Ainda ontem, estava me lembrando dos meus perfumes preferidos. Eu tinha um, em formato de gato, da Cristian Gray ( alguém lembra? concorrente da Avon) e outro, cuja tampa era um pêssego perfeito!
    Os talquinhos de bebês de hoje, nem de longe lembram os perfumes que eles tinham antigamente - o que é uma pena.
    Até o meu bom e maravilhoso sabonete Dove, mudou o peso ( prá menos, é claro) e o perfume, que não é tão bom quanto o antigo.
    Por que será que os fabricantes mexem em time que está ganhando, não é?
    Não gosto....não mesmo.
    Mas os produtos da Granado, amiga....que perfume!!! Que qualidade!!!
    Espero que esses não mudem!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  30. Yvonne, adorei seu jeito de escrever!!!!! Menina, que estilo gostoso, eu vou lendo e nem sinto o tempo passar... que nostalgia essas embalagens de talco! Você lembrou da revista SELEÇÕES e eu lembrei do LIVRO DA JUVENTUDE de 1967 e 1968, que hoje em dia estão comigo, mas eram da minha mãe e eu adorava ler os textos (retirados do Reader´s Digest)e ver as lindas ilustrações dos anos 60, fofas demais!!!! Parabéns pelo ótimo blog!!!!!! Será que eu poderia linká-lo no meu? Você acha que se encaixa na categoria DECORAÇÃO E DESIGN? Também possuo a categoria GENTE BOA, quando o blog trata de assuntos mais abrangentes. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  31. eu lembro, nao tantas assim mais umas poucas acho que da granado que minha vó paterna usava, e minha vó materna ate hoje so fala pó de arroz,

    eu tenho uma leve impresao que a maioria dos pós compactos de hoje sao mais grosos, o pó de arroz era mais aveludado acho,

    tem um perfume que minha mãe gostava de usar, e eu tambem gosto dele, tem um cheirinho delicioso de talco, o Toque de Amor, da Avon, comprei um frasco estes dias daqueles em forma de cristal, muito bonito, lembrei de vc!

    ResponderExcluir
  32. Menina sabe que agora me lembrei de uma coisa incrível, uma vez encapei uma latinha destas de talco cashmere bouquet pra dar no dia das mães para minha mãe, foi um trabalho de escola , faz uns dias hehe rsrs acho que uns 30 anos kkk

    ResponderExcluir
  33. Olá, visito sempre seu blog mas é primeira vez que comento. Essas latinhas de talco me fizeram lebrar da minha avó querida, referência em minha vida. Ela usava muito. Bjs

    ResponderExcluir
  34. Que lindo!!!!! Nostalgia pura lembrando do meu primeiro amor da minha vida, minha avó. Estou grávida e seu post me emocionou de mais!!!! Lindo, lindo seu blog! beijos, Candy

    ResponderExcluir
  35. Oi.. ainda vende esse talco promessa ou o talco cashmere bouquet? Agradeço a informação. Abçs ;)

    ResponderExcluir
  36. Ainda existe alguma caixa de talco com esponja?

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias