Já li opiniões em blogs, livros, revistas e conheço bem o manual de higienização na cozinha, sobre os malefícios do uso da colher de pau. É fato que os utensílios de madeira juntam fungos por serem porosos, e blá, blá, blá.
Mas cumadi, se tem um utensílio na cozinha que não arredo o pé de jeito nenhum, é da pobre mal falada colher de pau presente na cozinha de todos na minha familia muito antes de eu nascer. E põe tempo ai!
Cheguei a tentar a usar colheres de plásticos, silicone dentre outras tipos mais politicamente corretas. Mas confesso não consegui aderir - Sem minhas colheres de pau não sou ninguém na cozinha.
Minha avó usava, minha mãe usava para prepara vários alimentos deliciosos: molhos, doces caseiros, arroz, polenta, etc. Não tem coisa melhor na cozinha.
As de plásticos são muito leves, entortam porque são moles e difíceis de manusear, as de metal riscam as panelas, e estragam a proteção das antiaderentes tipos (teflon).
A experiência e anos de estrada no balé das colheres, me ensinaram que obedecendo algumas regrinhas elementares você pode usar sua colher de pau sem medo de ser feliz.
- Não guarde colheres de pau nas gavetas – a madeira absorve umidade (é fato);
- Deixe-as expostas, pois além de ajuda na decoração e dá um ar mais acolhedor na cozinha, elas respiram;
Essa galinha caipira é da Arte em Cabaças Sandra Viana de Slavador
- Não use a mesma colher para preparar doces ou salgados - O aroma de outro alimento fica impregnado na madeira mesmo sendo bem lavada;
- Para resolver isto, separe as colheres: tenha uma colher de pau para as receitas doces e outra para as salgadas;
- Você pode marcar o cabo da colher com esmalte, caneta permanente, tinta, etc, ou comprar uma de cada cor ou modelo para não confundir uma com a outra.
Hoje existe no mercado lojas que vendem as de bambú - considerado o material “ecologicamente correto” porque cresce de maneira fácil, rápida e sem precisar de muitos recursos.
Essas são da Feirinha da Liberdade aqui em Sampa, ainda não usei.
Olha que belezura essa idéia para convite de Chá de Cozinha - Achei na Balacondê
Ah, e você qual é a sua colher preferida?
Boa Semana para todos!
Amei seu blog e acredita curto muito colher de pau tb rs.
ResponderExcluirbjs
Yvone, que bom compartilhar do mesmo sentimento! Eu tb adoro colheres de pau... mas as deixei de lado por causa da complicação de mantê-las longe de umidade.
ResponderExcluirRealmente não é nada divertido fazer uma panelada de canjica, ou um caldeirão de feijoada com uma colher de silicone!
Amei suas dicas de como conservá-las e já me deu uma vontade de comprar novos modelos para exibi-los, pois as minhas estão bem velhinhas e feias... até mesmo para se esconderem na gaveta.
Bjs
oi miga! gostei das dicas! eu adoro colher de pau! fiquei um tempo sem usar porque teve várias reportagens metendo pau(literalmente) porque elas faziam mal, daí fui para aas de plástico-ninguém merece! agora voltei para as de pau - bambu nunca comprei mas valeu a dica! eu tb deixo ao ar - expostas numa lata, eu acho lindas, realmente há mim lembra roça!
ResponderExcluirbjs
lú
EEEEEEEEEEEEEEEEE!!! Viva a colher de pau, tadinha!!!! :D
ResponderExcluirTenho vaááááárias, em diversos tamanhos, formas e cores... até tenho as benditas espátulas de silicone, mas nada como uma boa e velha colher de pau nessa vida culinária! Só ela tem envergadura moral pra preparar qualquer tipo de alimento, em qualquer tipo de recipiente. Insubstituível!!
Bjks! ;)
n sei cozinhar sem uma colher de pau
ResponderExcluirbjosss...
Amiga eu também não abro mão da colher de pau! Eu também deixo as minhas expostas na cozinha.
ResponderExcluirBjokas flor.
Concordo total/ com vc! Aliás, nem a tabua de carne eu aboli, só separei uma pra carnes e outra pra legumes. E de tempos em tempos deixo os utensilios de madeira na candida. Bjs e obrigada pela visita, qdo fizer a reforma das suas banquetas mostra pra gente ver como ficou.
ResponderExcluirMi
Ola´!vixe, achava que era só eu q num largava da minha,adoro e faço como vc disse deixo exposta pra não ficar com um cheirinho,ela é mesmo insubstituivel!!
ResponderExcluirbjus!!
Eu gosto de colher de pau, mas tenho usado as de plástico também.
ResponderExcluir;)
Eu tbm adoro colheres de pau. Já estou até pintando um suporte para colocá-las a mostra aqui em casa.
ResponderExcluirBeijos!
Eu tb adoro colher de pau e tenho várias. Nunca pensei em usá-las para enfeitar e vc me deu uma ótima idéia. Vou pensar um maneira!!!Adorei as dicas
ResponderExcluirYvone,
ResponderExcluirtenho uma história linda que este post me lebrou: da época que as colheres de pau eram passadas de mães para filhas.
Quando a filha casou-se a madrasta deu para ela a colher de pau que era da avó e depois da mãe da moça. A moça emocionou-se demais, porque a mãe tinha morrido no parto dela e quem a criou tinha sido a madrasta.
Bonito, não?
Não largo minhas colheres de pau por nada...
Beijo
Como vou fazer o meu arroz soltinho sem a colher de pau, gente?
ResponderExcluirO importante nisso tudo é a sua higienização, como em tudo, né?
As grandes quando gastas, são ótimas para misturar tintas, o cabo longo não suja as mãos.
É verdade, colher de pau arejando e decorando nossas cozinhas e sempre á mão.
Silicone pra mim só a famosa (pão duro) essa é ótima!
Beijos.
Oi Santinhaa! Eu tb não abro mão da colher de pau, e tb já postei sobre essas queridinhas da cozinha. Dá uma olhada neste link:
ResponderExcluirhttp://casacorpoecia.blogspot.com/2009/06/colher-de-pau.html
BjOs e até mais!
Seus últimos posts estão ótimos!!!
ResponderExcluirQuanto as colheres de pau uso, gosto e tomo cuidado ao higienizar, mas confesso que estou me adaptando com as de silicone. Como sou chegada em utensílios de cozinha uso todas, exceto de metal que estragam as panelas e liberam metais pesados que não fazem bem para saúde.
Abçs,
Ana
oi Santinha
ResponderExcluirEu também uso e adoro!!!
Só que guardo na gaveta. Adorei a ideia de deixá-las a mostra!!!
bjus
ana maria
Yvone,
ResponderExcluirEu também gosto demais das colheres de pau, e adorei suas dicas para poder diferenciar as de uso de doces e salgados.
Beijos.
Lá em casa também tem coleção. Mamae adora as colheres de pau. mas não usamos muito. ela tem um ciume delas. Fica mais guardada do que tudo.
ResponderExcluircom carinho Monica
Minha eu também não abro a mão de um pau, colhe de pau para mim é tudo.rsrs...
ResponderExcluirAs minhas ficam em cima da pia e sempre marco a que é de fazer doce, mas sabe o que namorido faz para estelizá-las, deixa por um minuto no microondas em potencia alta.Não sei onde ele viu que isso ajudava e sempre faz com as colheres e se você lava e enxuga elas não ficam com o cheiro forte.
Amei a postagem.
Um dia abençoadao, beijos.
Adoro uma colher de pau, aliás tenho várias e uso todas,na fazenda tem um rapaz que faz do modelo e tamanho que eu quizer, ja viu né se não aproveito a boa vontade do coitado.
ResponderExcluirUm bj gde,
lena
1(ouvi dizer que esfregar tábua de carne e colher de pau com sal grosso, dá uma boa higienizada, será?)
2(não sou muito fã de silicone, talvez nos peitos, rsrsrs)
Eu até uso colheres de pau, mas prefiro as de silicone. Mas que são mais bonitas e charmosa, isso as de madeira são.
ResponderExcluirBeijos
Olá Yvone!! Eu também adoro usar colher de pau, aprendi com minha mamys...ela também usa até hoje. Acho que com alguns cuidados dá mesmo pra usa-las e ser muito feliz!! Beijinhos!!
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário tão formidável.
ResponderExcluirMas o seu blog é cheio de criatividade e eu o adoro!
Voce deveria ser a proxima entrevistada.
Eu faço até campanha.
Com carinho Monica
Obrigada de verdade!
Se esse post tivesse sido alguns dias atrás eu teria descoberto que não se guarda colher de pau em gaveta, porque pega fundo, beleza, eu te perdoo por não publicar isso antes, hahahaha. To brincando, mas e o que se faz depois que ela embolora? tem alguma dica? beijos e obrigada.
ResponderExcluirconfesso que tb nao me acostumei! :)
ResponderExcluirbjos e parabens pelo blog. :)
Yvone,
ResponderExcluirCozinha mineira tem que ter Colher de PAU, claro!
Na MINHA FAMILIA,TENHO 4 GERAÇOES
Coloco todas dentro de gamelas.
O sentimento familiar nos provocam,deixando as receitas fluirem
Abraços, amiga e alegrias
Suelly
Concordo em gênero, número e colher de pau.
ResponderExcluirElas são perfeitas mesmo. Mamãe usa, vovó também e sigo as mesmas dicas que vc, não guardo -as na gaveta.
No chá de cozinha da minha prima procuramos colher de pau mini para dar de lembranças, mas não achamos, usamos de metal mesmo, mas até hoje as minis ficaram na lembrança...
Acabo de adquirir aquelas espátulas para geléias, requeijão, etc, de bambu. São ótimas e mais resistentes, além disso por ter um brilho a mais, resistem por mais tempo.
Adorei o texto. Adoro su blog, sempre vinha por aqui, mas não comentava, agora perdi a vergonha e até linkei lá no meu.
Um abraço
olá, Santinha!
ResponderExcluiradorei essa postagem, é ótima.
também sou adepta das colheres de pau e, é como você diz: "minha avó usava, minha mãe usava" e, crescemos todos muito saudáveis... quando sairam as reportagens incentivando o não uso dessas colheres, sem comentários...
até tenho uma ótima, que adoro de silicone, mas o cabo é de pau - kakaka
fica com DEUS!
bjkinhas
Oi Yvone....adorei o post...também uso as colheres de pau...nunca tive problemas....hehehehehe...beijos
ResponderExcluirYvone eu tbm tenho a minha aqui.Uso as outras mas não consigo me desfazer da minha de pau.Tô precisando de uma nova rsrs.
ResponderExcluirBjs
Oi denovo!
ResponderExcluireu tambem nao dispenso minha colher de pau, adoro cozinhar com elas!
Oi, Yvone! Adorei seu blog e tb acho colher de pau tudo de melhor. Queria uma ajuda sua: vc sabe onde eu posso encontrar mini colher de pau em SP? Estou louca atrás delas para fazer umas artes. Obrigada!!!! Bjs Monica
ResponderExcluir