Reutilizando Garrafas


Este é o simbolo universal usado para reciclagem de vidros.

Garrafas velhas ou novas, peças avulsas e perdidas... São tantos nomes batizando objetos que, para um olhar desatento, estão a meio caminho do lixo.
Se você gosta de ter objetos e peças decorando a sua casa com personalidade e sem gastar muito, pare e observe com atenção à sua volta.

Garrafas de vidro, por exemplo, muitas vezes praticamente condenadas podem muito bem ser reutilizadas. Não dá para salvar todas bem sei disso, mas se prestarmos bem atenção vamos perceber que a quantidade delas que passam em nossas mãos durante apenas um ano, é assustadoramente gigantesca.
Numa rápida pesquisa pude verificar que a reciclagem de vidro é bastante complicada porque implica em gasto de energia e também a sua coleta é complicada, por isso a REUTILIZAÇÃO de vidros é preferível à sua reciclagem, portanto, resolvi apenas me concentrar em descobrir novos usos para as garrafas e frascos de vidro que vão para o nosso lixo.

Quem sabe você também descubra uma forma bonita de reutilizá-las, uma cor atraente, uma textura curiosa, uma utilidade, uma recordação. Ou até todas essas coisas juntas em um único elemento.
Então, olhe atentamente e invista em criatividade, elas podem se transformar num enfeite original e único ou ainda ganhar nova função.
Aqui com apenas pequenos "toques"






Embalagens de vidro que rolam em nossas casas; vidros de azeitonas, molhos, palmitos, etc...


Essa é uma das idéias da minha amiga do Flickr Morgania para iluminar seu pomar à noite, aliás, diga-se de passagem, uma “arteira de primeira linha”, confira!

Idéias iluminadas encontradas no Flickr



Lá em Visconde de Mauá onde hoje tenho minha pequena pousadinha, vivia pensando de que forma poderia aproveitar as garrafas que se acumulavam. Através de uma amiga que morava no local há mais de 20 anos, aprendi a usar as garrafas não apenas com o objetivo de enfeitar, mas como um recurso barato para resolver problemas. As duas primeiras fotos abaixo foram idéias de reutilização das garrafas - Um caminho feito com garrafas enterradas e a outra para conter um canteiro.



Um sonho antigo que tenho é bolar uma solução para expor a minha coleção de vidros de perfume - Há embalagens que certamente deverão custar mais caro do que o liquido precioso. São tão belas que não consigo jogar fora de jeito nenhum.

No final do ano passado a Sil do blog Peguei na Rede publicou um belo post com o titulo de Garrafas Vão Rolar. Vale a pena dar uma olhada novamente e ver as belas idéias de reciclagem para garrafas e o passo a passo pra fazer a sua.
O importante é olhá-las de maneira diferente. E reciclar sempre, sempre e sempre.

18 comentários:

  1. Que lindas fotos, ideias maravilhosas, em casa eu fiz um vaso com algumas garrafas, coloquei no centro de mesa, aprece com a foto 4, ficou lindo mesmo!!! super original.
    Tem um selinho pra vc no meu cantinho.
    bjokas
    Val

    ResponderExcluir
  2. Qta coisa podemos fazer com garrafas e vidros hein!? Adoro essas possibilidades, alem de ajudar o ambiente e bonito ne?!

    Bom fds para ti Santinha!

    bjks

    ResponderExcluir
  3. UaU, quantas idéias geniais, vou copiar algumas. Adorei tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee!!!
    Gostei demais de algumas idéias e menos de outras, mas aqueles castiçais de garrafas de vinho e ferro ficaram um show!!! Ah! e o chão de fundo de garrafas... Fui uma vez numa casa de praia que o caminho de entrada era feito assim e o "limpa-pés" de chapinhas! A casa era toda de materias reciclados; linda!

    ResponderExcluir
  5. Nossa mais uma foto, ai garota que lindo , você acabou me dando uma novas idéias,aquele abajur, nossa que coisa mais perfeita, vou tentar fazer, obrigada,bjs!

    ResponderExcluir
  6. Santinha sempre irradiando boas práticas e idéias possiveis!

    Parabéns já soa muito repetitivo pra quem tem talento transbordando.

    Bjos minha querida - saudades!

    ResponderExcluir
  7. Yvone tem algumas garrafas que nem precisam ser alteradas.Outras só precisam de um pequeno toque.
    Adoro usar garrafas para decorar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adoro a idéia de não jogar fora as coisas que usamos no dia a dia, é só pensar um pouco que aparece uma idéia brilhante p/ reutilizar-las, adorei tudo que vi por aki, dei um jeitinho numa garrafa tbém, passa no mewu blog e dê uma olhada.
    bjs,
    lena
    http://wwwartepura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Menina, que coisas lindas, mostrei pra Mamys e por conta ganhei presentinho dela, dá uma olhada no meu port de hoje, bjks

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem?
    Eu reciclo garrafas e vidros e adoro garimpar novas idéias. Gostei do oratório entre outras. Reciclagem atualmente é a palavra do momento e todos deveriam aderir e fazer algo com algum material reutilizável.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Ótimas idéias Yvone , aliás como sempre ... Tem algumas que temos que olhar bem pra ver que é garrafa , adorei !!! Tenha paixão por vidros e garrafas ...
    Bjão queriida*

    ResponderExcluir
  12. Santinha, amei as fotos e as idéias concretizadas. Já tive muita vontade de fazer alguns exemplos que vc mostrou, principalmente o caminho com as enterradas, vou anotar essa também. Consegui fazer o meme, finalmente, quero agradecer mais uma vez por tudo! Quando vier a Jundiaí e puder tomar um café, adoraria conhecer você e a Patrícia de uma vez só, rsrsrsrs vamos tentar, o que acha? Mil beijos!

    ResponderExcluir
  13. Cheguei aqui pelo meme da Pri no Olhos Verdes a amei o que vi até agora.
    :-)
    Parabéns, vou continuar visitando sua casa.

    Beijos,

    Elena sem H

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Que post lindo...affff...
    Adorei os porta velas.Tão delicados!
    Bjs
    Regiane

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    estou a fazer um trabalho para faculdade sobre vidro em geral e adorei a forma como reutiliza as garrafas de vidro, com especial adoração pelo candeeiro feito de garrafa de vodka.
    Fantastico, parabens.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente um espetáculo, todas as idéias são incríveis. Qdo tiver um tempinho passa lá pra ver minhas invencionices. bjs, Anita.
    http://casadaanita.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias