Cebola


Há quem ame, há quem odeie. Ela é uma aliácea, da família do alho, da cebolinha e do alho-porró, e seu nome científico é Allium cepa L..
Segundo os médicos e nutricionistas a cebola é uma fonte modesta de nutrientes, mas é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C.
Sabe-se que a cebola tem propriedades terapêuticas comprovadas, protegendo contra algumas infecções do aparelho digestivo, diminuindo níveis de glicose no sangue e protegendo contra a arteriosclerose. A cebola já demonstrou até ser boa combatente de crises de herpes quando comida crua.
Como Escolher

A oferta de cebolas cresce bastante entre os meses de agosto e fevereiro. Com relação aos formatos, ela pode ser redonda, ovalada e até em formato de pêra. Seus bulbos também variam, e pode-se encontrá-la nas cores amarela branca e roxa. É importante escolher os bulbos com cuidado, sem apertá-los, preferindo sempre os firmes, com casca seca e “pescoço” seco. Escolha ainda as mais pesadas áreas amolecidas ou marcas de mofo, sem bulbos brotados ou feridas.
Como guardar
Dependuradas em algum lugar fresco, enxuto, escuro e ventilado, as cebolas podem resistir várias semanas ao armazenamento, sem desperdício de suas características alquímicas. Evitar, sempre, sacos de plástico ou outro material não poroso.
As cebolas de sabor mais suave, menos picantes, têm menor durabilidade do que as mais “fortes”, e as roxas, em geral, são as mais resistentes.
Quando descascada, picada ou ralada, ela deve ser mantida em geladeira, envolvida por filme plástico ou numa vasilha tampada – e vale por até três dias.
Mas uma boa maneira de conservar a cebola é triturá-la até virar um purê, adicionando sal e alho para aumentar a durabilidade. A mistura é válida por até 25 dias.
Na cozinha enfeitando a mesa
Como cortar
Basta talhar a cebola ao meio e então cortá-la finalmente, no sentido vertical, o miolo voltado para baixo, com uma faca bem delgada, superafiada, com movimentos firmes, que separem sem machucar.
O cheiro que perdurar nas mãos pode ser eliminado com sal e limão, ou sal e vinagre.
Como preparar
Quando a cozinha exala cheiro de comida boa no fogo, o colorido dos alimentos ilumina a rotina da casa.
Os seus múltiplos métodos de cozimento não exigem espertezas especiais de chef algum. De qualquer modo passo aqui alguns truques que considero importantes aprendidas na cozinha de um hotel.
Por exemplo, quando se despejam cebolas inteiras num caldo ou molho, não se esqueça de furá-las até o meio, com um garfo ou um espeto, cruzadamente, a fim de aliviar as pressões internas e impedir que o bulbo exploda.
Já durante uma fritura, use o fogo forte exclusivamente no princípio da operação e abaixe a chama pouco a pouco para que os óleos essenciais do produto se misturem à gordura em vez de se evaporar. Nunca permitir que as cebolas se queimem, pois isso as tornará acres e difíceis de digerir.
Esta bela imagem é do Glauco Flor de Cebola
Essas são minhas cebolinhas
Até agora não consegui plantar cebola, e bem sabemos a falta que faz uma horta sem ela carece de tempero.
A cebola é um dos legumes mais bonitos e com os seus revestimentos de cetim, pode-se se dizer que tem alma. Tira-se uma casca após a outra e a cebola continua a existir e mesmo quando se tira a ultima casca, quem ousaria a dizer que a cebola acabou, ainda que se chore pelo seu espírito desgarrado?
Para espantar o mau olhado
Alho e cebola, colocados sobre um leito de sal grosso e ervas aromáticas. Enfeita e perfuma a cozinha. Como vantagem adicional, dizem que é uma excelente simpatia contra o "mau-olhado".
Quiche de Cebola Pousada Terra Crua
Ingredientes da massa
100 Gr de manteiga
200 Gr de farinha de trigo
2 gemas
Sal
Preparo da massa
Misture todos os ingredientes, forre um refratário médio – retangular nº 28 ou redondo nº 20 – nas laterais e no fundo e reserve.
Ingredientes do recheio
1 kg de cebola
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite (pode ser de coco)
1 xícara de água quente com caldo de legumes, galinha ou carne dissolvido
3 colheres (sopa) de margarina
3 ovos inteiros
3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão (neste caso você pode colocar dois ou até quatro queijos de sua preferência)
Sal se for necessário
Preparo do recheio
Pique a cebola a cebola, (eu prefiro em anéis) cuidando para não juntar água, leve ao fogo com a margarina e quando estiver dourado, acrescente o caldo dissolvido e a farinha de trigo, não se preocupe porque fica como um grude mesmo. Só coloque sal se precisar.
Bata os ovos inteiros, acrescentando o leite e o queijo, mexa bem e junte a cebola (o “grude”), incorpore bem as duas misturas.
Coloque na forma onde está a massa e leve ao fogo baixo. O tempo vai depender do forno, mas estará pronta quando estiver dourada.

Dicas: à massa pode-se acrescentar alho amassado e ao recheio, espinafre, couve-flor, brócolis e, para os mais ousados, bacon
Lembram, ousem, ousem sempre, não tenham medo!
É isso, espero que aproveitem bem a receita, ousem, incrementem e bom apetite!

21 comentários:

  1. Oi querida, vc foi ver meus quadrinhos né, adoro qdo recebo visitas.
    Eu gosto de cebola, crua, refogadinha, picadinha, rodelinha...
    não pode faltar num bom tempero não é??
    Um lindo começo de semana p/ vc !!
    abraços,
    lena

    ResponderExcluir
  2. ola Ivone adorei saber um pouco mais sobre a cebola mas come-la crua ninguem merece! já a cebolinha e salsinha eu ja nao gosto a nao ser aquela desidratada comprada em supermercado que vem no saquinhosabe?
    Adorei as dicas...

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, nada como começar a semana com tudo bem temperadinho. Mas eu nesta dieta, afff....só cebola com alce mesmo...rsss.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Que rico post!

    Obrigada, Yvone, por tanta sabedoria partilhada.

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Adorei todas as dicas e amo cebolas! As roxas são incríveis e belas!Anotei a receita, estou numa fase cozinheira, vamos ver se consigo ;-) Beijos! Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Ola Yvone, tb adoro cebola e que maravilha esta sua receita ... fiquei com agua na boca ... bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Oi Yvone, hum, ótimas dicas. Eu adoro cebola. Gosto de tê-las na cozinha, em um cesto, sempre a mão. Enfeitam muito a cozinha. Não conhecia a flor da cebola, muito delicada! Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Adoro cebola,ela é uma aliada aqui em casa.Adorei as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Chega senti o cheiro da cebola... Muito instrutivo esse post.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Ivine, tem presentinho pra vc na minha área, passa lá, bjks

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, sou louca por cebola. Sempre que me meto na cozinha esse é o ingrediente que não pode faltar nunca. Já gravei a receitinha e pretendo experimentar em breve. Depois te falo se deu certo. Obrigada pelas dicas!!
    Beijo beijo

    ResponderExcluir
  12. Yvone queriida , tbm adoro cebola , sem ela os pratos perdem muuito valor ... A receita é fantástica , parece fácil , será que consigo ?!?
    Bjuss queriida*

    ResponderExcluir
  13. Yvone querida, eu to reformando a casa ainda e ainda naum apliquei o adesivo, ele tem um video exxplicativo e aparenta ser tranquilo ... quando aplica-lo te aviso

    ResponderExcluir
  14. Amiga,
    Você deu uma verdadeira aula sobre "cebolas". Aprendi muito. Aqui em casa eu utilizo diariamente e o meu marido gosta muito de bifes acebolados. É um têmpero "coringa" - combina com tudo.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Oiiiiii !!! Vim agradecer sua visitinha e seu carinho !!! Já que estou aqui vou bisbilhotar seu cantinho tá ?! rsrs
    Beijim
    (cebola à milanesa heim ?!)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Santinha!

    Adorei este post! Adoro cebola!!! Tempero tudo com ela, coloco na salada, refogo com verduras, faço quiches (gosto com queijo e presunto) e sopa no inverno. No churrasco, como não como carne, adoro cebola assada no pão com molho vinagrete!!! Cebola é tudo de bom!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Adoro cebola, alho... acho o gosto divino!! Aqui eles nao tem o costume de usar para preparar comida nao, mas era o que sentia mais falta na comida, hj em dia, compro no supermercado e faco um dia a minha moda e outro no deles! ehhehe
    bjus e bjks

    ResponderExcluir
  18. olá, adorei as dicas,vou experimentar ja ja
    bj

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!
    Estava a procura de uma receitinha de torta de cebola. Essa está parecendo ser deliciosa.
    Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Categorias