Limpeza nossa de cada dia

Está de saco cheio de limpar a casa diariamente? Eu também. Tenho algumas teorias sobre essa rotina massacrante que é cuidar de uma casa, sim essa é uma tarefa interminável. Não importa se a casa é grande ou pequena se está lindamente decorada ou não, casa é casa e sempre deu e dará trabalho e ponto final. Já falamos sobre esse tema aqui mesmo neste blog bem como sobre métodos e rotina de organização, já disse também que eu detesto ser repetitiva.
Por outro lado, por mais experiência que a gente acumule é se reinventando a cada estação da vida que vamos aprendendo a gerenciar melhor esse serviço que nunca terá fim.
Quase ninguém mais tem empregada fixa e faxineira/diarista não é organizadora residencial, nem cozinheira ou babá certo?
O dia a dia de uma casa básico mesmo é dar uma esticada nas camas, varrer e tirar o pó nos locais mais movimentados, cuidarem da roupa suja e da limpa também.
Pessoas??!! Ninguém vai organizar seus armários, seus papéis ou seus objetos. Isso é com você e quanto antes aprender a gerenciar sua rotina melhor. A menos que possa pagar por profissionais para dar essa mãozinha o que também é super válido. Você aprende sobre técnicas, métodos, produtos, fornecedores etc. e passa a perder menos tempo tentando encontrar as coisas.

Deixo aqui algumas dicas bem curtinhas que tenho colocado em prática nos últimos anos que ajudam facilitar o  dia a dia. Para mim tem dado certo.
- Faça uma lista super sincera de tudo que você precisa para a limpeza diária. Reúna todos os produtos num balde de modis que você possa carregá-lo de um cômodo para o outro. O rápido acesso a todos os produtos necessários evitará a perda de muito tempo.

- Antes de sair com seu baldinho para iniciar a limpeza passe pela casa e recolha lixo, lixinhos e lixões. Abra as janelas guarde ou dê destino para roupas e objetos espalhados. 
- Comece pelo mais difícil ou aquele que você detesta em vez de deixar por último. Tente completar o trabalho desagradável o mais rápido possível. Vai ver que sentirá maior disposição para a limpeza das áreas restantes da casa.
- Ouça música enquanto limpa, a música tira a gente do tédio nos deixa mais animada, afinal, com um espírito alegre tudo fica mais fácil.

Imagem
- Limpe apenas o que realmente necessitar ser limpo. Sério gente! Não desperdice seu tempo com coisas que ainda se encontre em boas condições. O tempo é uma coisa preciosa e deve ser utilizado da melhor forma possível.
- Utilize produtos de limpeza com moderação isso não é uma faxina quinzenal ou mensal, é sua rotina diária de limpeza e arrumação. Saiba que a aplicação excessiva de determinados produtos em certas superfícies costuma com o tempo exercer um efeito corrosivo nas mesmas, o que contribuirá para atrair sujidade extra.Quando tinha empregada fixa percebi depois de algum tempo o desgaste do lindo granito que instalei uma vez em uma das minhas casas. Ô dó.
-Tenha um aspirador potente. As realidades ($$$$) a mais que terá de investir num de qualidade superior serão retribuídos em tempo e esforço poupados na limpeza da casa.

Para completar acho que a melhor maneira de evitar casa suja e bagunçada forever é seguir o bom e velho lema: Sujou? Limpe na hora. Em vez de deixar acumular sujeirinhas pelos cantinhos por uma ou mais semanas para no final fazer uma limpeza exaustiva e se cansar mais que camelo no deserto.
Se você se habituar a limpar logo após o momento que sujar vai perceber que com essa regrinha básica irá reduzir drasticamente o tempo despendido com as tarefas da casa. 

Vai sobrar tempo para dispensar à tantas outras coisas que a gente ama. 
Simples assim!

26 comentários:

  1. Falou e disse! Dou o mor apoio a tudo! Abraço da Cecilia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Santinha!
    Vim convidar pro SORTEIO de 2 prendaas lindas que tá rolando no AndreaGuimBlog.
    Bora lá participar!!!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Adooooooooooooorei as dicas, apesar de não ser nenhuma iniciante "dona de casa" sempre tive minha secretária fiel, mas ontem ela me informou que só poderá ficar aqui em cas a2 vezes na semana e eu q nem um copo lavava me sentei aqui na net pra procurar dicas e como publico seu blog na lateral direita do meu, me deparei com essas ideias mara , obrigada miga vou anotar e começar amanha meu dia de folga e quero terminar o dia felizzzzzzzzz
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu blog. Fiquei fã.
    Aproveito para apresentar o meu http://trabalhosdamae.blogspot.pt
    Espero que goste também
    Bem haja

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog. Fiquei fã.
    Aproveito para apresentar o meu http://trabalhosdamae.blogspot.pt
    Espero que goste também
    Bem haja

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu blog. Fiquei fã.
    Aproveito para apresentar o meu http://trabalhosdamae.blogspot.pt
    Espero que goste também
    Bem haja

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Yvone, manter a casa em ordem e limpa é um mega desafio! Tenho aqui a D. Conceiçnao, minha fiel escudeira, que vem todos os dias, mas só no período da tarde. Adoro ela, é minha segunda mãe, mas com aquela pilha de roupas para passar e o período curto, dá um tapa na casa. A organização não tem jeito, corre por minha conta. E, para todos, sem exceção ( até o pequeno de 5 anos ), a regra é essa: zoneou, já ajeita. Faço mutirão duas vezes ao ano de doações e limpeza pesada, aquelas dignas de finalzão de ano. No final das contas, a gente vai e a casa fica, né? Beijos

    ResponderExcluir
  9. Santinha
    Hoje vi um programa sobre limpeza na Tv. Genial o seu post. ate mais!
    com amizade Monica

    ResponderExcluir
  10. Gostei das suas dicas. Ando na fase do desepero por uma organização mais prática.

    ResponderExcluir
  11. Gostei MUITO do teu blog, parabéns! Adoro essas fotos antigas, lembram a minha infância quando folheava muitas revistas da minha mãe... rs Voltarei outras vezes com certeza!

    ResponderExcluir
  12. Adorei você, seu blog e, principalmente, me apaixonei por esse post!!!
    A partir de agora você é minha ídola!!!!!
    Parabéns!! É isso aí, amiga!
    Beijo de Admiração!!!!

    ResponderExcluir
  13. Felizmente, tenho uma pessoa que vem 3 x por semana. Limpa, lava e passa. Por minha conta ficam duas tarefas: cozinhar e organizar. Adoro as duas! Na organização, adoto duas regrinhas simples: Regra1- não ter tranqueiras nem coisas em excesso. Dou ou jogo fora tudo o que não uso. Regra 2- a bagunça se instala rapidamente, é preciso combate-la todos os dias! Então todos os dias arrumo alguma coisa: uma gaveta, uma parte do armário da cozinha, umas pastas do escritório...

    ResponderExcluir
  14. Certíssima!!! Tbem precisei viver alguns anos para pegar o jeito de cuidar melhor da casa e não me descabelar, mas uma dica q deu como começar pelo que menos gosto, não experimentei ainda. Vou testar, bjs.

    ResponderExcluir
  15. Tou nesse dilema, Santinha. Casa grande, morando só e às vezes deixo tudo largado, só que me incomoda, diarista nem sempre dá pra toda semana e vou limpando um cômodo hoje, outro depois, só sei que esses serviço é muito chato, mas limpeza é essencial e tudo limpo e arrumado fica lindo.

    ResponderExcluir
  16. Yvone,
    já ouvi dizerem que minhas coisas são organizadas porque tenho tempo para isso; não é verdade: são organizadas porque não permito que elas se desorganizem. O máximo que admito é o final de semana: na segunda volto tudo para os devidos lugares. É o seu lema "Sujou? Limpe na hora" posto em ação.
    O que tenho tido dificuldade é com a questão de passar roupas. O calor está demais, fico adiando... Ainda assim, separo o que não precisa ser passado e por dono/local de cada peça. Sinto que agiliza.
    Linda semana,
    Jussara
    P.S.: Vontade de enviar seu post para umas tias minhas! ;)

    ResponderExcluir
  17. É verdade casa quanto mais vc limpa ,mais limpeza tem para fazer interminável,bom final de semana
    até mais

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Eu sou design de interiores e meu marido arquiteto. Entendemos tudo de organizar a casa dos outros, mas a nossa! UI! rsrsrs
    Tenho uma diarista que vem duas vezes por semana, mas não dá conta de arrumar a zona que a gente faz. E não é por descaso não, é falta de tempo mesmo! As vezes acho que o tempo passa rápido demais, queria trabalhar 1/2 período pra cuidar de casa...
    Eu seria bem mais feliz, e ainda sobraria tempo pras minhas artes, de criar coisas, reciclar...
    Adorei todas as dicas...!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Eu sou design de interiores e meu marido arquiteto. Entendemos tudo de organizar a casa dos outros, mas a nossa! UI! rsrsrs
    Tenho uma diarista que vem duas vezes por semana, mas não dá conta de arrumar a zona que a gente faz. E não é por descaso não, é falta de tempo mesmo! As vezes acho que o tempo passa rápido demais, queria trabalhar 1/2 período pra cuidar de casa...
    Eu seria bem mais feliz, e ainda sobraria tempo pras minhas artes, de criar coisas, reciclar...
    Adorei todas as dicas...!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  20. ADOREI esse post,vou tirar muitas cópias desse post...amei as dicas. Tenha uma excelente semana. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, uma verdadeira aula, heim! Gostei bastante!
    Sou muito preguiçosa, porém sei da necessidade de dar uma cuidada na casa pelo menos uma vez na semana. Não tenho grana pra faxineira, por isso o jeito é botar a mão na massa, mesmo. Para isso, sigo a risca a sua última dica, de limpar logo que sujar. Facilita e muito a vida!

    ResponderExcluir
  22. Excelentes dicas! Não sou muito "prática" nessa rotina de limpeza e organização, mas aos poucos chego lá!!!
    Bjos, Pri
    apaixonadosporcasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Dicas preciosa....adorei o blog!!!!!

    ResponderExcluir
  24. a minha diarista arruma até os meus armários e lava o meu tênis heheheh

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias