Tarefas domésticas

Meus tempos de revolta com as tarefas domésticas acabaram. Não vou dizer que tenho orgasmos fazendo, mas posso PENSAR enquanto faço e isso basta. De vez em quando o pensamento sai em verso paro vou anotar esqueço aquela tarefa e acabo indo fazer outra coisa, rio sozinha quando reencontro a tarefa inacabada.

A casa nunca pára. Se parar tem alguma coisa errada no ar. A mamãe sempre dizia que serviço de casa não acaba NUNCA, afinal uma casa está em constante movimentação; Sempre há uma tomada para consertar, uma lâmpada para trocar, uma torneira que pinga e precisa parar de pingar, descarga que emperra vasos para rechear. E também a comida que precisa ser feita e o supermercado, claro. Mais uma olhadela em volta pelos cômodos logo percebe que gostaria de uma cortina nova ali, trocar a capa do sofá... Repara que o enxoval que começa a ficar velho e desgastado... as toalhas já não são mais tão fofas, os travesseiros já não estão macios... E essas coisinhas são aquelas que deixam nosso dia-a-dia mais gostoso, não podemos descuidar.
Muitas vezes a gente começa a sentir-se desconfortável e a ficar incomodada quando percebe que há coisas a fazer não vão acontecer naquela hora, que temos de esperar.
Por isso a lista do lar é milagrosamente salvadora. 
Em vez de ficar apreensiva ou nervosa com o movimento que às vezes parece fugir ao controle, faça uma lista. Anote num caderno bem bacana as urgências e também as delícias.
Faça listas separadas por assunto: Compras, serviços, organizações, decorações... 
Sobrou um tempinho no meio da semana? Chame o faz-tudo mais próximo para ajudá-la.Acordou bem-humorada no sábado ou no domingo? Que tal escolher nesse dia o objeto ou arrumação que vai deixar sua casa do jeito que você gosta? 
Assim fica mais fácil administrar o tempo dentro de casa e também usá-lo a seu favor. E não queira resolver tudo num dia só. Além de humanamente impossível perde a graça. Uma coisa por vez e sempre é a melhor pedida.
Nas últimas semanas comecei a cuidar do meu jardim. Sim cuidar de plantas dá trabalho. Mas o bom é que até esse trabalho dá prazer por mais árduo que seja.
Minha experiência anterior me ensinou que a melhor época é agora.Quanto mais perto da primavera melhor, assim quando chegar o inverno a planta terá crescido o suficiente para se defender do frio e da seca. Em breve volto aqui para mostrar o comecinho desses cantinhos.
Então vamos começar?

24 comentários:

  1. Santinha teu post salvou meu dia! Minha cabeça fica um turbilhão com as coisas q preciso/ quero fazer na casa. Sendo recém-casada então...já queria ter a sala toda mobiliada do jeitinho q eu queria... queria ter vários jogos de cama pra não enjoar do meu quarto... um tipo de louça diferente pra cada jantar q fosse dar aos amigos, mas td requer tempo, paciência, dinheiro e etc... Ver o q vc escreveu de certa forma conforta e me ajuda a ter uma organização melhor. Obrigada.
    Beijos,

    http://asnoividades.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Yvone, não gosto de jeito nenhum dos afazeres domésticos, eu era feliz quando tinha faxineira uma vez na semana e não sabia que um dia poderia perdê-la, não porque ela não existe mais, mas porque o financeiro não está ajudando muito. Ainda bem que tenho passadeira, passar roupa para mim é o fim. Quando acordo de bom humor e arrumo casa, deixo-a limpa e organizada, fico bem alegre e prometo a mim mesma passar um paninho todos os dias para ficar fácil, só que no outro dia me esqueço da promessa kkk.
    Apesar de tudo, adoro ficar em casa e curtir meus cantinhos. Não tem coisa melhor do que ter nossa casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, parabéns pelo sorteio no Marina Mott.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Yvone, gosto tanto dos seus posts, suas dicas e da forma equilibrada com a qual você se coloca, queme deu até mais ânimo cuidar das tarefas domésticas seguindo sua direç]ão. Também amei a casinha do gatinho n aárvore, kkkk. Agora vc pode até puxar minha orelha, mas eu publiquei seu comentário que estava perfeito e cheio de dicas pertinentes. Só tive a ganhar com tudo que li, te agradeço muito mesmo, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Yvone,
    é muito bom ler vc!
    aqui também estamos cuidando do jardim por esses dias, é tão bom esse trabalho, meu marido curte também, no fim de semana passamos horas nessa tarefa.
    cuidar da casa nunca tem fim, como diz minha sogra, a gene precisa comer, dormir, trocar de roupa, tudo isso faz sujeira e bagunça!...rs
    não tenho empregada, fico feliz de não ter ninguém em casa, só a faxineira que vem uma vez por semana para o serviço mais pesado (detesto lavar banheiro!), mas cuidamos de tudo por aqui, marido e eu, brincamos de casinha o tempo todo!!!
    estou curiosa para ver seu jardim!
    e essa casinha fofa do gatinho na árvore??? que ideia!
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Fiquei encantada com o seu blog!! Quantas dicas lindas e interessantes!
    Parabéns!! Estarei sempre por aqui!!

    Visite o meu blog (ele ainda é neném) rrs

    depapocomdeus.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oh! Sim assino em baixo.
    Acho que vou guardar seu post num qualquer cantinho para ler nas horas de aperto....

    Tudo de bom
    Adorei a casinha da árvore.

    ResponderExcluir
  8. Seu texto salvou minha semana. Valeu mesmo. Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Yvone!
    Amiga nem me fale em tarefas da casa,como disse la no blog,ODEIO LAVAR LOUÇAAAA,tbm odeio outras coisinha mas fazer o que né temos que fazer,mas as vezes peço a Deus que arrume tudinho pra mim,mas Deus te da as armas e vc tem que lutar é duro mais é verdade,credo casa da muito trabalho,beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adoro essa dinâmica da casa, em dezembro devo mudar as meninas de MG para o ES e lá vamos nós para uma nova mudança. Começar tudo de novo. Acabei de lembrar que tenho que trocar a lâmpada do abajour...rsrsrsrs. Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Yvone!!!
    Vim te perguntar se você já tá participando do
    SORTEIO de uma ALMOFADA DA ALUADA lá no BlogArte??
    Se não tá, bora lá participar!!!!

    Obs: Adorei o gato na casa de passarinho!!!!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  12. Eu já posso dizer que curto os trabalhos domésticos.
    Mas realmente nunca tem fim. Tem sempre alguma coisa por fazer, SEMPRE!
    Bom início de primavera!

    http://compartilhandosentidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Menina bem isso! Uma coisa por vez e sempre!
    Estou querendo dar um "UP" aqui nas minhas floreiras, acho que vou aproveitar o início da primavera, mas não pega sol em nenhum lugar do meu apê.....qual flor será melhor plantar em locais assim?
    bjos, adorei seu post!
    minhasinvencionices.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Yvone!
    Uma delícia ler esse post, principalmente porque me enxerguei um pouquinho nele. Como você, o momento de cuidar das coisas da casa é quando tenho ideias também. Em geral, para não perdê-las, também corro e anoto. E por falar em anotar, também sou chegada numa listinha. O que me deixa contente é saber que essas semelhanças me indicam que estou no caminho certo para me tornar uma diva do lar das boas...assim como imagino que você seja. :)

    Beijos,
    Lidi

    ResponderExcluir
  15. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Casas Possíveis -

    Você continua fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  16. Amigas Blogueiras acessem este site que gera tráfego real aos Blogs, bem legal e o melhor é que, é GRÁTIS!!!
    http://www.1milhaodevisitas.com/?aff=13589

    Beijos,
    LV

    ResponderExcluir
  17. santinha
    Vou te contar um segredo.
    Não sou dona de casa.
    Eu sempre morei na casa de mamae. E ela é que mandava. Eu sempre fiz minha parte mas sem responsabilidade com compras nem nada.
    Agora em BH a coisa é diferente e mamae já não manda mais. Mas Ainda bem que tem minha irmã que é a dona da casa.Eu sou a ajudante.
    Um abraço carinhoso
    da amiga Monica

    ResponderExcluir
  18. Oi flor! Todos os dias venho aqui te visitar, ver se tem novas postagens (tá virando vício), enfim, amo vir aqui pra ouvir você. E vou te contar, tbm não sou muito fã de tarefas domésticas, mas temos que prezar pelo zelo.

    Me segue também!

    Um bjinho, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  19. Oi Monica da Rosa prazer enorme recebê-la aqui.
    Há plantas que ficam bem sem sol, mas o local no mínimo precisa ter uma boa luminosidade. Se for esse o caso, experimente mini antúrios, mini lírio da paz, e pode usar sem susto a Maria sem vergonha que sempre esta floridinha.
    Se tiver espaço para uma floreira plante Amor-agarradinho numa jardineira encostada na parede e instale uma treliça para servir de suporte, pois a planta é uma trepadeira. Essas plantas que sugeri já plantei e percebi que elas se adaptaram bem recebendo apenas boa luminosidade.
    Obrigada pelo carinho bj yvone

    Lidy
    Ô Lidy assim vou ficar com meu ego lá nas alturas viu! “Diva do Lar”, uau! Acho que é assim mesmo que me sinto.
    Aprendi a fazer absolutamente tudo! A máquina de costura Singer da minha avó: “Caseia, chuleia, prega botão, faz bainha e aplicação”. E nós sabemos que ainda é preciso muito mais
    Apesar da trabalheira toda, chega uma hora que a gente percebe que já que não podemos nos livrar pelo menos então que seja rápido e indolor.
    E pelo seu trabalho no blog vai tirar de letra.
    Bj Yvone

    Dário Dutra
    Puxa vida! Se isso realmente é verdade fico com a minha bola inchada de tanta de tanto orgulho do meu bloguinho – Imagina! Estar entre os melhores blogs do país? Meu bloguinho sobre amenidades eleita em meio a tantas feras que eu admiro e aprendo todos os dias??? Ah, isso seria bom de mais sô!
    Quero aproveitar este momento para esclarecer de público que eu nunca cadastrei meu blog em site de NADA - VejaBlog, Topblog dentre outros. E nem imagino como isso acontece.
    De qualquer modo quero agradecer a todos pelo carinho e dizer que eu estou muito feliz.
    Abraço apertado
    Yvone

    Um beijo grande a todas e obrigada pela visita e pelos coments que me envaidece demais da conta.
    Yvone

    ResponderExcluir
  20. Acho que grande parte da felicidade realmente está no olhar que o sujeito coloca sobre o objeto.Sempre me bato por isso, porque sua relação com os problemas é que definem exatamente o quanto e como eles vão (ou não) te afetar.
    Gostei muito do seu post.

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não gosto dos serviços da casa.. :-/ Ninguém merece rsrsrsrs
    Mas do meu jardim eu cuido e amo cuidar! Ele é cheio de petúnias coloridas!

    Agora o que mais amei foi esse gato LIIINDO na árvore! Que delícia!!



    Flor, gostaria de lhe fazer um convite.
    A Casa do Pé de Pitanga (meu bloguinho) está completando seu primeiro ano e eu vou sortear 3 coisas bacanas, entrá lá para concorrer!
    http://casadopedepitanga.blogspot.com/2011/10/aniversario-do-blog-e-o-1-sorteio-da.html

    Fica tranquila ao acessar o link, não é vírus não!

    Muito obrigada!
    Um excelente final de semana!

    Beijos da Lu!!

    ResponderExcluir
  22. É INCRIVEL MESMO QUE TRABALHO DE CASA NÃO ACABA NUNQUINHA, MEU MARIDO E EU PASSAMOS O DIA FORA E QUANDO CHEGAMOS TEM MUITA COISA PARA Q EU FAÇA...É TODO DIA A MESMA COISA... TEM DIAS QUE DÁ NOS NERVOS.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias