Como secar flores, folhas e ervas naturalmente

Essas repaginei semana passada tá indo enfeitar o lavabo.
Depois da minha temporada no mato aprendi observando e experimentando várias técnicas para secar flores, especialmente a Hortência que tenho em abundancia no meu jardim.
Como nessas bandas o inverno é rigoroso com geadas constantes, as flores (mesmo as que se adaptam bem ao frio) não sobrevivem, e como sempre gostei de ter a casa florida aproveitava o final do verão para colhê-las e secá-las.

De todos os métodos existentes de secagem de plantas, a técnica ao ar livre é a mais simples e natural. A vantagem deste método é preservar a forma e as cores de uma grande variedade de flores e plantas. Não é necessário nenhum tratamento especial das plantas antes da secagem ao ar livre, é só cortá-las quando florescerem e retirar a folhagem. No entanto, você pode cortar botões florais e secá-los se você preferi-los a flores já abertas.
folhas de ibiscos com clerodentro-vermelho
enquanto elas secam posso desfrutar da companhia por mais tempo
O melhor horário é no final do dia, isso garante que as flores estejam completamente aberta e livre de umidade.
Então, vamos lá
- Corte e coloque os ramos cortados num vaso fundo com água fresca. Os ramos devem estar submersos pelo menos até metade do caule.
- Coloque o vaso num local fresco e seco longe da luz direta do sol, dessa forma ainda dá para apreciar as flores durante todo processo. Nessas condições ela pode durar por vários dias, desde que colocada em água com adição de açúcar e sem sol direto.
Dica importante: Naquela época (quando morava em Mauá) não conhecia aerossol floral selador, aliás, nem sabia da sua existência. O causo foi que quando comecei a perceber que os arranjos com flores começavam a cair à toa, resolvi aplicar spray de cabelo extra forte. Gente foi uma descoberta salvadora! Além de deixar as flores perfumadíssimasss.
- Não adicione mais água ao ver que a do vaso está evaporando. A ideia é essa mesma: quando a água tiver evaporado totalmente suas flores devem estar lindamente secas.

Outra forma que também já experimentei e que dá super certo é secá-las pendurando os ramalhetes de cabeça para baixo, mantendo uma boa distância entre eles nas laterais. Use fios de ráfia ou barbantes para amarrá-los.
É importante que as plantas não fiquem amontoadas para que o ar possa circular bem entre as pétalas e folhas. Se houver acúmulo de umidade as plantas poderão apodrecer antes de mesmo de secarem completamente.

Penduradas amarradas em forma de ramalhetes e até deitadas, as flores preservadas pelo processo ao ar livre mantém uma boa parte de seu aspecto natural: suas formas, bem como suas cores são bem pouco alteradas. Além das flores, caules e folhas que podem ser secos há muitos outros materiais que podem ser selecionados e usados quase diretamente nos arranjos. Estes incluem sementes, pinhas, folhas, gramas, galhos, etc. 
Abaixo cesta com galhos e folhas secas
inspirações guardadas no baú das imagens
Dica: Pra quem não gosta do cheirinho de planta seca é só colocar um pouquinho de essência a base de óleo fica uma delicia.
Amarre o alecrim pelos cabinhos e deixe pendurado de ponta cabeça num varal. As ervas precisam secar naturalmente para não perderem suas propriedades e não mofarem. Isso demora uns 10 dias. Depois passa a mão pelos cabinhos para soltar as folhinhas Guarde em um vidro esterilizado e seco.
para você dar de presente
Faça das flores secas um permanente acessório na sua decoração. Você economiza e pode apreciá-las por muito mais tempo.
Encontrar o método que lhe agrade é o mais importante. Depois é só apreciar sua arte.

35 comentários:

  1. Ameeeei esse post, Yvone! Amo flores secas! beijo querida e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Santinha,adorei as dicas,adoro hortencias secas,beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Yvone, não estou encontrando louro aqui, gostaria de fazer uma guirlanda e colocar pra secar como você ensinou. Gosto mesmo de ervas, acho que as boas energia delas ficam muito tempo no ambiente.
    Oh! Amei seu último post, simplesmente mágico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Yvone, amei o post!
    Meus filhores têm mania de me dar flores, e a menor chora demais quando murcham e preciso jogar fora! Á partir de agora, vou guardar tudinho. rsrsrs.
    Sobre o curso de Design de Interiores, é numa Universidade da minha Cidade, Unig. Infelizmente, todos os outros locais que oferecem são muito longe, e não tenho como conciliar trabalho e estudo.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica! Vou usá-la com certeza! Muito legal seu blog! Parabéns!! Quero aproveitar e convidá-la para conhecer o meu: ArteConsciente.net!
    Bjokass e desde já agradeço sua visita!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas. E os arranjos ficam lindíssimos. Queria saber em que momento você utiliza o aerosol fixador. Imagino que será depois de secas as flores, não? Os arranjos estão lindos. Bjs
    www.sissy-atelier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Yvone,
    Eu fiquei de contratar a secagem do meu bouquet de noivas, mas na correria ficou, ficou, ficou... foi a sorte, porque quando cheguei no restaurante, dei de cara com o bouquet e não gostei dele!
    Entrei, casei e nem joguei... kkkk! Dei de presente... rs. Porque não curti mesmo... mas se fosse bonito, com certeza teria me arrependido de não ter secado e colocado no quadro!
    Beijos
    lelê
    http://blog.casadecatarina.com.br

    ResponderExcluir
  8. MInha querida, que saudades de ti!
    Pela correria em que ando, só tenho lido meus blogs favoritos pelo reader, págica que não é bloqueada onde permaneço mais de 8 horas do meu dia.
    Mas percebi que estranhamente eu não estava te seguindo...
    Acabo de corrigir meu erro estúpido e em breve lerei todos os posts que perdi.
    Parabéns pela casa nova!
    Cláudia.

    ResponderExcluir
  9. Yvone,
    Como sempre, dicas muito úteis.
    Ter sempre flores por perto, é muito importante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi! quero agradecer sua visita lá no ArteConsciente.net! Muito obrigada pelo elogio, sou autodidata no artesanato, corro atrás, pesquiso, compro livros. E esse reconhecimento só me dá forças para continuar!! Bjokass e tudo de bom pra você SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  11. Que dicas maravilhosas!! Amei... bjobjobjo
    www.palavrastraduzidas-pin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ameeeeeiiiiii...

    Beijinhos com carinho

    Vane Aguiar
    www.cabiveiseincabiveis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gente do céu...ameiiii esse post ! Já subi e desci várias vezes. Uma hora aprecio fotos, na outra texto...na outro babo, literalmente.Ai que demais !!!

    E oh, qdo eu for a Mauá vou te avisar prá gente se encontrar ...tenho certeza que temos muito em comum.Pelos posts a gente vai se entregando, né. hehehe

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  14. Oi yvone,
    adorei as dicas. Nunca tentei fazer, vamos ver se tomo coragem.
    Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Esse post não é 10 nãoooo!!!!
    É 1000 simmm
    Show,parabens pelas dicas
    Blog meumundooartesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Flores em casa é sempre uma delícia, sejam elas frescas ou secas né, frô! ;oD

    Adorei as dicas e vou cuidar de fazer com meu alecrim!! ;oD

    Xerinhos!
    Paty

    ResponderExcluir
  17. oi Yvone- adoro flores secas tb - mas nunca consegui, seca e cai tudo- agora com esta dia da agua até evaporar e do spray para caelos - dicas valiosas - adorei-
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  18. esta ideia eu vou copiar pois adoro flor seca
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  19. Olá Yvone!

    Achei seu blog navegando por ai, e logo de cara vejo essa dica bacana.. vou tentar hein?! Adoro decoracao com flores e folhas secas.. Dá um ar rustico!

    Ja te sigo viu? Bjos =0)

    http://lighttrigger.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Amei o cesto com hortências, lindo demais.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  21. Yvone, adorei o poema! Super obrigada pela aula!! Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oie, adorei seu blog, adorei o jardim, muito inspirador. Sou artista plastica e tbm tenho um blog, estudiofabipinho.blogspot.com, eu adoraria que vc desse uma olhadinha e desse sua opinião.
    Bjss Fabi

    ResponderExcluir
  23. Que delícia ver tantas flores e poder deixá-las mais tmpo enfeitando os ambientes da casa. Desidratar é uma maneira de preservar...
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  24. Oi,Yvone!
    Amo flores ,seu blog é lindo...
    belas fotos!!!
    Amor e Paz,bjsss

    ResponderExcluir
  25. Olá, Santinha
    Muito bem explicadinho tudo por aqui...
    Bonito o post!!!
    Bjs depaz

    ResponderExcluir
  26. Que Lindo.
    Que dicas maravilhosas!

    Estou com Post Novo
    Passa lá..

    Beijos Cor de Rosa...!

    hppt://marcellyrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Que máximo essas dicas, adorei e vou aplicar, até hoje a únia coisa que deixei secando e ficou legal foram folhas de eucalipto, que amo tanto verdes qto desidratadas, mas as dicas que vc deu são excelentes, super obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  28. Nem dá pra fazer se não morar numa casa, né? ;( 1bj Paula

    ResponderExcluir
  29. Não sabia que era assi que fazia flores secas. Vou anotar para futuramente usar caso ganhe flores, assim poderei manter a lembrança pormais tempo!

    ResponderExcluir
  30. Oi Ivone

    Estou produzindo umas molduras para o pessoal que desidrata bouquets de flores e arranjos florais.Caso tenha interesse de ver fotos de alguns modelos peça pelo e-mail abaixo.
    Obrigado
    Gaetano
    www.virapintura@gmail.com

    virapintura@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Yvone, que lindo post!
    Adoro folhas secas e você ensina direitinho a fazer, como nossas avós faziam, amei. Também estou levando seu link lá para o Casa,
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  32. Que dica legal, obrigada! Procurei por vida na fazenda e olha que site interessante encontrei: www.cemara.com.br/quero-minha-casa-no-campo/ acesse.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia estou com meu buquê a 3 dias quero fazer um quadro mais é muito caro p manda fazer ao pendure meu buquê de cabeça pra baixo tdo junto e estou aguardando preciso fazer mais algum preparo ou separar as flores?o splay de laca eu vou polvirizando na secagem ou com as flores ja seca?

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias