Geladeira saudável

imagem flickr
Já que comecei o ano com muita mudança de hábitos, hoje quero compartilhar a minha receita particular de “limpeza geral no organismo”. Não sou especialista no assunto e aprendi a seguir a minha intuição. O corpo fala é só escutar.
Antes de começar essa semana será de grande ajuda seguir alguns passos para conseguir a limpeza e a mudança.
Limpe a geladeira:  Não compre produtos que não sejam realmente saudáveis. Livre-se das tentações. Abasteça a geladeira com os itens de quem realmente deseja ter um organismo saudável. Envolva a família e peça ajuda.
Vasinhos com ervas sempre fresquinhas à mão!
Atividade para as férias
Pra promover essa limpeza geral nada melhor do uma dieta de desintoxicação (por uma semana) que ajuda o corpo a eliminar substâncias nocivas consumidas em demasia nas festas. Estou conseguindo manter essa mudança já há algum tempo e tem dado certo.
A melhor maneira de ir fundo nessa desintoxicação é evitar produtos industrializados e consumir alimentos naturais como frutas e verduras: couve-flor, brócolis, folhas verdes, chás, beber muita água, limpam de verdade.
Nesta semana não consuma nada, absolutamente nada de álcool, café, margarinas, chocolate, frituras, salgados, produtos industrializados, alimentos em conserva, carne vermelha e farinha branca, qualquer tipo de açúcar que não seja proveniente das frutas, refrigerantes (nem diet nem light), ou doces e maneire no sal. É para limpar!!!
Encontrei essa idéia aqui. Já pensou servir uma sopinha como entradinha dentro de uma abobrinha?!!
Já contei no sobre a minha relação com as sopas, assim para dar inicio à minha semana de limpeza do organismo (semana passada) quero deixar a receita de um caldo milagroso.
clique na imagem para aumentar e ver o passo a passo do caldo
Caldo base e básico para a sopa
- Numa panela de pressão, coloque:
- 1 peito de frango bem lavado inteiro com osso,
- 1 cebola grande descascada,
- 4 dentes de alhos inteiros e descascado,
- 2 cenouras descascadas e cortadas grosseiramente (a cenoura ajuda a dar a cor),
- um amarrado de cebolinha, salsinha, 1 folha de louro e se quiser 2 ou 3 folhinhas de hortelã.
Complete a panela com água até cobrir tudo, coloque o sal e uma colher de vinagre - Tampe a panela e leve ao fogo médio.
Depois que a panela começar a chiar conte de 15 a 20 minutos e abra a panela (devidamente).
Enquanto o caldo cozinha
Lave e pique em cubos couve-flor, chuchu, abobrinha, e rasgue folhas de couve manteiga. Esses foram os vegetais que escolhi para a minha sopa, mas você pode escolher outros da sua preferência.
Retire o peito do frango e reserve.
Em seguida retirem da panela com uma escumadeira todos os temperos (que estarão esmigalhados junto com as cenouras e bata com um pouco do caldo tudo no liquidificador. Não precisa coar.Volte o caldo à panela e acrescente os cubinhos de legumes, acrescente água fervida aos poucos se necessário. Por último jogue a couve rasgada, regue bastante azeite extra-virgem e corrija o sal. Apague o fogo e acrescente um punhado de salsinha picadinha por cima.
Reconfortante no Inverno, fresca e saciante no Verão,  a sopa é consenso entre nutricionistas: ‘Indispensável em qualquer dieta equilibrada’.
Dica: Com o caldo base que sobra dá para você inventar várias receitinhas durante a semana.
No dia seguinte variei os vegetais com o mesmo caldo,  usei também para cozinhar o arroz integral que preparei no final de semana e ficou uma delicia.

“A sopa está para o jantar como o portal para um palácio”. Alexandre Grimod de la Reyniëre

19 comentários:

  1. Oii, Santinha !!!

    Ah que legal essa preocupação com saúde....acho essencial.

    Procuro sempre me alimentar bem, com variedade e com muito pouco, sal, óleo e tem dado certo. :)


    Linda e abençoada semana

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  2. OI !!!!! TD BEM ? NOSSA ESSA LIMPEZA NO ORGANISMO QUE EU ESTOU ENROLANDO PRA COMEÇAR ! PRECISO FAZER ISSO TB ! VC ME ENTUSIASMOU E VOU COMEÇAR AMANHÃ APROVEITANDO QUE TEM FEIRA BEM NA FRENTE DO MEU PORTÃO !
    PARABÉNS !
    SEGUE MEU BLOG TB , ESTOU COMEÇANDO AGORA ESSE PROJETO, AINDA SOU NOVA NESSE MUNDO DOS BLOGS, MAS COM PESSOAS LEGAIS VOU CONSEGUIR NÉ?!
    www.casavaidosa.blogspot.com
    BJINHOS,
    ANA LUÍSA !

    ResponderExcluir
  3. Amei sua geladeira, já deixando tudo picado é mais fácil para não cair em tentação....adorei a receita da sopa, tb adoro sopa.
    Tenha uma ótima semana
    Abraços
    http://euseivoucontar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, também uso desse recurso de ja´ter a mão tudo em potinhos, cortados desinfetados e tal.Amei essa receita, vou fazer, estou bem acima do peso e preciso urgente emagrecer.Isso sempre nos inspira, na verdade em minha luta diária seu blog me deu a idéia de fazer uma maratona de peso.Que tal?´Lógico que não é novidade,mas poderemos assim aquelas ou aqueles que desejam perder uns quilinho ,com reeducação alimentar e sem se sentir só neste desafio.Topa?BJs.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de post frô!!
    Tudo de bom e a ver coma nossa Dieta coletiva! rs

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Estimulante seu post, tento sempre me desintoxicar e quero muito emagrecer. Planejamento e perseverança, então encontrar um post desse é animador.

    ResponderExcluir
  7. dificil mas não impossivel né Yvonne, ai, será que me comprometo a tentar??? vou tentar sim, qdo voltar prá casa, pois na casa de mamis é bem dificil mudar os hábitos!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Falta-me foco, mas eu chego lá. Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Amiga adorei as dicas , embora algumas eu nao consiga seguir pq estou smepre fora d ecasa nas refeiçoes hehhee,mas na medida do possivel estou fazendo direitinho rssss.

    Obrigada pelos elogios viu, adorei.
    Bjs
    Leila

    ResponderExcluir
  10. Primeiro: Um Feliz 2011 pra você e toda a sua família., Amei as mudanças no blog, ficaram lindas e fico feliz que essa mudança não se restringe ao mundo virtual.

    Achei super importante os posts nos quais você fala de mudanças de hábitos.

    Eu, por conta de uma cirurgia óssea, fui obrigada a emagrecer. Sem poder fazer exercicios físicos e pequenas caminhadas, o jeito foi apelar para a coincietização. Mudei varios habitos e consegui eliminar 12 kilos em quatro meses de maneira saudavel e somente mudando algumas coisinhas. Sei que ainda preciso perder mais, mas paciencia terá que ser o grande trunfo disso.

    Adorei ter te conhecido em 2010. Que 2011 firme ainda mais os laços que começamos.

    Beijos amada!

    ResponderExcluir
  11. Mudança sempre é bom e dentro de nós melhor ainda, amo sopa e essa deu uma fominha...

    ResponderExcluir
  12. Belissima a sua Geladeira. Certamente ela servirá para MIM, que estou meio Redondo. Rsrsrsr.
    Mas, parabens pelo blogue e pelas postagens todas
    Passei aqui lendo o que tem pra ler. E observando o que tem para observar. E Exaltando o que tem de ser Exaltado. Estou lhe desejando um Tempo de Harmonia e de muita Inspiração. Entendo ter um blogue Agradavel, muito bom e Interessante. Eu, também tenho um. Muito Simplório por sinal. E estou lhe Convidando a Visitá-lo e, mais. Se possivel Seguirmos juntos por eles. Estarei Muito Grato esperando por Você lá.
    Abraços de verdade e, fique com DEUS

    ResponderExcluir
  13. ai... será que consigo??!!
    aqui em casa amamos legumes, verduras, frutas e essas coisinhas... vou fazer uma desintoxicação na família antes das aulas começarem!!!

    beijinhos e obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  14. Achei a postagem interessante. Limpar o organismo. Estou fazendo isso tem alguns meses, cortei frituras, refris e "comidas sem nenhum valor nutricional" estilo bobagens... A família aos poucos vai se acostumando, mas como tenho criança em casa tenho que fazer bolos e "coisinhas" gostosas para ela, mas sempre tentando ir para o lado mais saudável...
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Oi Santa!!!! Ops, vizinha!!!! Que bom receber sua visita virtual e convite para conhecer sua nova casa, é claro que quero marcar, poderia ser aqui em casa tbem, eu chamo a Paty e aí a gente coloca os assuntos em dia! Fiquei renovada e super inspirada para começar o ano com muita energia vital, pois tenho promovido em minha vida grandes mudanças alimentares também! Quero que em 2011 tenha muito mais tempo de dedicar a leitura do seu blog e de tantos outros amigos virtuais que me fazem tão bem! Por favor, me sinalize por e-mail quando pode agendar, se possível, ainda este mês, ok?
    Mil beijos e força total em seus planos e metas!
    Pri

    ResponderExcluir
  16. adorei a dica ( saber a gente sabe, mas fazer...) curti a dedicação ao post, passo a passo fotos e o incentivo! obrigada

    Feliz Ano todo pra vc.

    ResponderExcluir
  17. Temos realmente que cuidar de nossa saúde e ingerir alimentos saudáveis!
    Aprecio muito as frutas, as verduras e os legumes! E adoro tomar sopa!
    Mas não resisto a um chocolatinho... Sem exageros, claro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Santinha do céu, que geladeira chic, hem... rsrsr.
    Passei para desejar-lhe um ótimo 2011!! Bjs
    Uska Hope

    ResponderExcluir
  19. Yvone querida, ajudar é um ato de nobreza e de amor.
    Devemos enfocar nossas forças e energias no bem e fazer o que estiver a nosso alcance.
    Que bonito o trabalho dessa ONG!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias