Toalhas de plástico – Baratas, versáteis e kitsch

Concordo com as meninas do Casa.com. – “Nada mais brasileiro e popular do que as famosas toalhas de plástico coloridas com flanela na parte interna. Aquelas mesmo, que sempre vimos por aí, seja na casa da mãe, das avós, ou em algum churrascão na casa de amigos - Mais básico, barato e kitsch, impossível”.
Por ocasião da mudança e da organização dos armários, lembrei-me das toalhas porque gosto de forrar gavetas e prateleiras dos armários da cozinha e dos banheiros com elas – Acho mais fácil retirar os forros das prateleiras e gavetas para lavar, sem contar que evita riscos e manchas na fórmica que com o uso e tempo às vezes não saem mais.
Essa é que comprei chama-se flores do campo.
Aqui era o lugar do micro ondas, como essa prateleira esta bem ao lado do fogão, resolvi aproveitá-la para deixar os temperinhos sempre à mão.
Eles não escorregam, o material também conhecido como “plástico térmico é vendido por metro e geralmente possuem 1,40 m de largura, e uma infinidade de estampas para você escolher. Já usei adesivos, plásticos transparentes e não gostei do resultado com o passar dos anos.
Flores do Campo
Esses dias quando comecei a procurar o material na internet para saber as novidades, fiquei boquiaberta com variedade das novas estampas, que deu vontade de comprar todas de tão lindas. De clique em clique, cheguei ao site do designer/arquiteto Marcelo Rosenbaum, e conheci mais de perto as novas estampas criadas pelo arquiteto em parceria com a CIPATEX no ano passado.
A coleção recebeu o nome de Pindorama (veja onde encontrar na sua cidade) fazendo uma homenagem à mistura de riquezas do Brasil, desde o Império com as cores e sabores do dia a dia.
Gostei muito da nova linha inspirada nas rendas de bilro e na fauna e na flora tropicais. Aliás, se tem um designer/arquiteto que sabe entender e criar objetos com total cara de Brasil como ninguém, essa pessoa é o Marcelo Rosenbaum.
Essa coleção de bolsas e acessórios fez parte da mostra do trabalho desenvolvido pelo Grupo das Mães Amigas da Casa do Zezinho (GMACZ) em São Paulo. Idéia e projeto da IÇA em parceria com Marcelo Rosembaum e a Cipatex.
Para as comprinhas
 As peças foram produzidas e realizadas na oficina de costura da Casa do Zezinho, na Semana Mão na Massa — ação coletiva do projeto A Gente Transforma  em São Paulo área do Capão Redondo / Parque Santo Antônio.
A maioria das imagens mostradas aqui foi retirada dos sites e blogs mencionados acima.
É bem provável que muitos já tenham visto as novidades, mas de qualquer modo acho que sempre vale à pena lembrar e mostrar produtos que são realmente a cara do Brasil. É muito gostoso ver nossa cultura ser valorizada de forma tão especial e sofisticada.

53 comentários:

  1. Eu uso na minha casa, tenho 3 crianças, e antes era uma toalha para cada refeição, hj é só passar um pano e ta limpo...Acho pratico e com as novas estampas, vc pode variar bastante.

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Adoro ver os hábitos antigos de volta!
    E existem estampas tão bonitas que vale a pena comprar várias diferentes para ir mudando de vez em quando.

    beijinho, Santinha!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu tenho uma dessas, mostrei aqui: http://chavenadechacomigo.blogspot.com/2010/10/um-toque-vintage-na-minha-cozinha.html

    Amei a ideia de usá-las para forrar armários, etc.

    Bjinhos,
    Ale

    ResponderExcluir
  4. Ei anjinha Santinha!!!!Que idéia legal as das bolsas de plástico heim???Vou passar para minha tia, ela faz bolsas, adorei o post amiga, bjks, Bela.
    www.anjinhasdegloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Santinha, você sempre com estas dicas maravilhosas heim. Eu não tenho nenhuma em casa, mas eu querooo!
    Que lindas estas novas, babei.
    Bjs

    Eliane
    acasinhaencantada

    ResponderExcluir
  6. Pois é, estão de volta, é muito prático usar estas toalhas, adorei as bolsas!!
    Bjss,
    jud-artes

    ResponderExcluir
  7. Estas não vão sair de moda nunca... as nossa mães não vão deixar... Eu ainda não tenho a minha, mas não vou mais resistir por muito tempo!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. kkkkk outro dia fiz uns vidrinhos para as ervas e chás de minha mãe,com recortes dessas toalhas, e que ela havia forrado uns armários e prateleiras. legal.bjbj.o meu bloguito é heddy faz coisimhas.

    ResponderExcluir
  9. Estas toalhas são bem mais praticas,e vai combinar com o verão,estamos entrando na era das flores,tanto em tecido como na arte.

    Bjs. :D

    Arlete

    http://arleteatelie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a dica, pena não ter aqui no RS. Beijocas!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Além de lindas, super práticas!!!!

    Mônica

    minhasinvencionices.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu não tinha visto não e adorei!!!
    me deu uma baita saudade dos caseiros que a gente teve em Lindóia por mais de 30 anos: a D. Cida e o sei Zico. A D. Cida forrava o armário da cozinha com esses plásticos...Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Yvone, nem tenho muito o que dizer porque simplesmente adoro as coisas que você faz em sua casa e que inspira tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Menina, que demais esse post !!! São lindas e tem tantos padrões, dá vontade de ter todas. Bela idéia de forrar os armários com elas, já vou providenciar as minhas. :)

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  15. Oi !! tb. gosto dessas toalhas !
    Aonde vc. comprou a sua ?
    Att !
    marcialcintra@globo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi !! tb. gosto dessas toalhas !
    Aonde vc. comprou a sua ?
    Att !
    marcialcintra@globo.com

    ResponderExcluir
  17. aDOREI O POST. UMA VERDADEIRA AULA SOBRE TOALHAS PLÁSTICAS! EU AMO, TENHO EM CASA, E ME LEMBRA MUITO A CASA DA MINHA AVÓ. É PRÁTICO, BARATO E LIMPO, SÓ PASSAR UM PANINHO E TÁ NOVA DE NOVO. ESSAS ESTAMPAS ESTÃO LINDAS, DEU ATÉ VONTADE DE COMPRAR MAIS UMA!!! BJS

    ResponderExcluir
  18. Adorei essas novas estampas!!!
    Super lindas!!

    Vou querer na casinha novaa!!!!!!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Me lembra a minha infância... Nossa, só tinhamos toalhas de plástico. Quando a mãe colocava uma de renda era motivo de festa. Recordar é viver :)

    ResponderExcluir
  20. Frô, eu cresci com Mamys usando essas toalhas nas mesas de casa. Até hoje ela não as abandona, só depois de muito surradas é que troca por outra novinha em folha rs
    E eu fiquei apaixonada [ainda mais] pelas imitações de renda de bilro que o Rosem [ô delícia de intimidade!! ;oD] criou. Mas já estou querendo morrer, porque não há nenhum lugar em Minas em que eu posso achá-las... buáaaa... Eu querooo rs

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  21. Yvone, não podia deixar de comentar... Sabe que aqui em casa, sempre estamos beliscando alguma coisa, fazendo sucos, enfim.. e no começo não vencia limpar os guardanapos de tanto que usávamos p/ forrar o balcão, a mesa (de madeira)..

    Sei que passando em frente a uma loja outro dia vi dessas toalhas (incríveis) e peguei 3 cores diferentes.. além de ser facinho de limpar, usei também p/ forrar os armários, gavetas, ficou ótimo!

    Vc hein, sempre pensando em tudo, po!!

    ResponderExcluir
  22. O melhor de tudo é que fica lindo e é facinho de limpar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu uso flor!
    Bonito e fácil de limpar...tenhos duas crianças né? ;oD

    Bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  24. Adoooooooooooooooooooro toalhas de "PRASTICO", porque gosto muito de variar e como é mais em conta posso trocar e trocar.
    Beijoca NIlda
    http://meucantin5.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Santinha, andamos sumidas uma da outra, né!
    Adorei esse post, as novas estampas das toalhas dão vontade da gente usar também. Já usei muito dessas toalhas quando tinha crianças, facilita a vida!
    E essas bolsas e necessaires feitas com o mesmo plástico ficaram lindas! Que versatilidade!
    beijos e passa lá que tem novidade boa

    ResponderExcluir
  26. Adoro, são bonitinhas práticas pra conservar e limpar.. adorei as dicas, inclusive do uso na forração de prateleiras. Muito boa idéia, bjs.

    ResponderExcluir
  27. Ola Meninas (não passou nenhum menino até agora).
    O plástico térmico que eu comprei, é da Cipatex. Encontrei numa pequena loja de armarinhos aqui na cidade de ITU-SP, linha “Flores do Campo” e custou R$ 9,90 o metro. Mas percebi que os preços variam muito dependendo da estampa, da loja ou estado. Já vi até por R$ 18,00 o MT.

    Para quem esta em estados mais distantes do sudeste ou mesmo em pequenas cidades, sugiro que procurem em lojas de armarinhos, lojas de tecidos populares, lojas de 1,99 e vi também à venda na Leroy Merlin.
    Caso não encontrem vale a penas procurar através dos sites das grandes marcas; Cipatex (mencionado no post), Vulcan, Binnatex, Alko, dentre outras marcas.

    Estou feliz da vida com a unanimidade pelo gosto, uso e lembranças gostosas que as toalhas de plástico remetem a todos.

    Quem tiver alguma dúvida pode perguntar que eu tento responder.
    Beijim e obrigada pelos coments.
    Yvone

    ResponderExcluir
  28. Amiga,
    posso dividir um momento confissão com você? Tenho um certo preconceito com as toalhas de "prástico"... na casa da minha avó, vou lembrar eternamente do xadrez azul e branco... na minha mãe, das estampas estranhas sempre com cor azul (D Alice é fogo! Só usa azul). Vou ver se acho estampas bacanas no site que você apontou... também preciso forrar as gavetas da cozinha e do quartinho, não gosto de colocar panos de prato direto no armário. Algumas que vi, gostei... agora ver se perco o preconceito!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  29. Agradeço a visita, sempre que quiser apareça, bjz e sucesso.
    (mais ainda!)
    http://bloggerdeideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Menina quanta estampa linda! estou encantada. Fofíssima deixei uma lembrança pra ti, lá no http://casangels.blogspot.com/
    Espero que goste, um grande beijo

    ResponderExcluir
  31. Oieeee, adorei saber que tem na Leroy vendendo a metro. Estou pra ir lá por esses dias vou ver se encontro umas estampas diferentes.
    Adorei também sua visita lá blog, obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
  32. Olá,essa sem dúvida é uma ótima idéia,que belas estampase lindos trabalhos,bjus.

    ResponderExcluir
  33. Adorei esses florais!! Vc acha que daria pra encapar portas de armário da cozinha?? que tipo de material vc acha que dá pra usar?? bjos!! lacajadecandy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. 2polar4you
    Vi na revista Minha Casa, edição de novembro (página 100), uma sugestão super simpática num armario de cozinha desses com laminado tipo fórmica, que revestiram de contact (adesivo vinílico).
    Caso pretenda revestir as portas internas ou externas, o contact ainda é a melhor opção. A cozinha estava meio apagada e levantou o visual com as tiras colocadas.
    bj
    yvone

    ResponderExcluir
  35. Também sou adepta dessas toalhas, praticidade total.
    Mas... vc já viu alguma com estampa de natal?

    ResponderExcluir
  36. Também sou adepta dessas toalhas, praticidade total.
    Mas... vc já viu alguma com estampa de natal?

    ResponderExcluir
  37. eu tbm adoro as toalhas de plático... principalmente hoje em dia... são tantas estampas lindas!!! E com 4 crianças em casa, só assim!!!

    Moreco, tem selinho-prêmio no blog pra vc!! Passa lá!!

    beijinho
    DaniMoreno - Moça de família

    ResponderExcluir
  38. É verdade... Quando comecei a ler este post, vieram-me à mente algumas imagens de minha infância. Mas sabe que eu não tenho nenhuma aqui em casa para contar a história? Tenho que providenciar uma toalha de plástico!
    Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  39. As estampas estão mais atuais e facilitam muito o nosso dia a dia, pois são fáceis de limpar.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  40. Em casa sempre usamos estas toalhas, desde que me entendo por gente... hahaha! Adoro! Comprei uma nova faz uns 15 dias, com estampa de frutas, ficou linda na cozinha... hehe!
    A sua é linda... ai ai!!
    Adorei a ideia das bolsas aí, ficou show mesmo, quanta criatividade...!!
    Beijos, amei o blog... to seguindo!!

    ResponderExcluir
  41. Yvone, que saudade dessas toalhas, minha Avó so usava muito, sabe que eu tbem ja forrei armarios e gavetas. Acho linda as estampas, ficou muito bacana as suas prateleiras.
    bjks

    ResponderExcluir
  42. Adorei esse post, sabe eu aderi as toalhas de plastico após termos crianças na família, assim para aquela tradicional reunião familiar com crianças é a melhor coisa...sem bricas, por derramar suco ou comida...rsrs.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  43. Yvone,

    Eu uso dessas toalhas, tenho várias bem coloridas para variar, e esta semana vou comprar plásticos floridos e coloridos para as prateleiras da cozinha, estou deixando a minha 'casa baiana' mais baiana a cada dia!!

    beijinho
    Juju

    ResponderExcluir
  44. Hace mucho tiempo que no podía visitar mis blogs favoritos, pero ya ando por acá, poniéndome al día...

    A mí me encantan, porque me recuerdan la casa de mi abuela, además de que hay algunas muy hermosas, le dan un toque rústico, y lo mejor: son muy baratas!!

    Saludos!!

    ResponderExcluir
  45. Hace mucho tiempo que no podía visitar mis blogs favoritos, pero ya ando por acá, poniéndome al día...

    A mí me encantan, porque me recuerdan la casa de mi abuela, además de que hay algunas muy hermosas, le dan un toque rústico, y lo mejor: son muy baratas!!

    Saludos!!

    ResponderExcluir
  46. Adoro estas pitadas de kitsch.
    Adorei as ideias.
    Amiga tem presentinho para vc no meu blog.
    Bjos

    ResponderExcluir
  47. Nada como uma lembrança boa e util :) ps: sobre enfeites de natal veja as minhas "bolinhas" de natal deste ano no meu flickr :) :) :)

    http://www.flickr.com/photos/mayrink/

    abraços!

    ResponderExcluir
  48. Olá

    Hoje vim descobrir o seu blog, à qual não posso deixar de responder a este post. Gostei muito desta ideia. Nunca tinha imaginado que estas toalhas dão um efeito tão giro e de certeza que fica mais barato do que eu costumo gastar.
    Eu também sou fã das prateleiras e gavetas forradas, nas gavetas do quarto costumo usar papel de embrulho, nas gavetas e prateleiras da cozinha costumo forrar com um plástico transparente que costuma ser vendido nas casas dos chineses.
    Também não gosto de usar papel autocolante, mas porque me canso de ver sempre o mesmo papel e para mudar/limpar é mais fácil destes. Mas claro tantos rolos fica caro. Vou seguir a sua dica no próximo ano, porque este ano já forrei todos os meus armários.
    Uma boa semana
    Paula

    ResponderExcluir
  49. OLA, TRABALHO COM TOALHAS TERMICAS E FLANELADAS, CONTATO: RENATOSPC@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  50. Adoroooo plástico e estampas!!
    Já vi uma matéria em que se colava esses plasticos na parede para dar uma levantada no ambiente da cozinha com pouco dinheiro.
    Idéia massa.

    ResponderExcluir
  51. Adoroooo plástico e estampas!!
    Já vi uma matéria em que se colava esses plasticos na parede para dar uma levantada no ambiente da cozinha com pouco dinheiro.
    Idéia massa.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias