O Rio de Janeiro continua sendo

Algumas cidades são emblemáticas do País aonde se situam ou mesmo do Continente; - Paris, Londres, Shangai ou NEW YORK são algumas.
No Brasil nenhuma cidade simboliza mais o país do que o RIO DE JANEIRO, uma guerra no RIO é uma guerra que afeta todos os brasileiros.

Morei anos na cidade, meus filhos passaram toda a adolescência por lá, e afirmo com todas as letras desse teclado, que o Rio de Janeiro continua lindo e continua sendo exatamente como diz sendo a canção do nosso querido Gilberto Gil.

Nas últimas duas semanas o som tão conhecido do mar que inspira tanto os poetas se misturou com o barulho de metralhadoras e fuzis. Cariocas dividiram espaço com policiais e bandidos. Perplexos assistimos ao vivo pela televisão um filme real de perseguição policial torcendo para que tenha de fato um final feliz e de paz.
Essa guerra previsível tornou o Brasil ainda mais solidário, fazendo pulsar um único coração... O da Pátria.

Paulistas, mineiros, gaúchos, baianos, goianos e todos os brasileiros se vestiram de verde e amarelo pra rezar por essa cidade linda, mas doente.
Um Rio belo de cicatrizes mal curadas. Um Rio cuja população nunca abandona, porque tem orgulho de ser carioca!

O Cristo continua lá, de braços abertos, olhando do alto e abençoando cada pedacinho do paraíso sofrido, saudando todos e renovando a cada dia uma esperança, mesmo quando essa nos parece nula.
E eu desejo que essa paz, que surge timidamente como uma pequenina luz no fim do túnel, seja eterna e marque o início de uma nova história para os cariocas.
Deixo abaixo dois dos meus trabalhos produzidos e vendidos no Rio da época em que morava na cidade - A inspiração: Calçadão de Copacabana.
Mosaíco sobre tela Copacabana
Domingo último, depois de um pequeno churrasquinho em casa, ao descascar um abacaxi para ajudar na digestão, resolvi testar uma receitinha que tinha visto no blog mamão com açúcar, e que comi pela primeira vez na casa de amigos cariocas.
Misture bem o açúcar com a canela em pó. Numa vasilha passe a mistura em todo o abacaxi.
Coloque-o no espeto a uns 50 a 60 cm da brasa. Gire para dourar.
Conforme ele for amaciando e assando você vai se servindo dos pedaços, mas torne a passá-lo no açúcar e canela antes de retornar ao braseiro. Além de ser um ótimo digestivo fica uma delícia.
Gosto de aromatizar a água com as cacas...geladinha...hummm
Refresco de Abacaxi: ferva as cascas de 1 Abacaxi em 2 litros de água, por 2 minutos; tampe, deixe amornar e coe. Ponha para resfriar ou acrescente gelo e sirva no decorrer das 6 horas subseqüentes. Tem ação diurética e digestiva.
A coroa foi para o altar mutante - Paz para o Rio de Janeiro
Se a árvore não for bonita,
valeram os frutos;
Se não há frutos,
valeu a beleza das flores;
Se não há flores,
valeu a sombra das folhas;
Se não há folhas,
valeu a intenção da semente
Um desejo que pode parecer utópico, mas que nunca ficou tão próximo de uma realidade...
O Rio de Janeiro continua lindo, e assim será por muitos e muitos anos.

17 comentários:

  1. Oi Yvone, junto-me a você nessa prece, nesse pedido de paz.
    Ele é lindo eu quero conhecê-lo junto com minha família, mas quero ir em segurança, quero vê-lo por inteiro, sentir a alegria de sua gente, o orgulho de uma cidade bendita e linda, sob o olhar de Nosso Senhor.

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Yvone,
    A cidade do Rio de Janeiro é, de verdade, uma cidade maravilhosa. Todos torcemos para que sejam resolvidos seus problemas, e que ela se torne uma cidade segura e com muita paz.
    Seus trabalhos em mosaico estão muito bonitos, e as dicas com abacaxi são muito boas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Tamo junto na prece! e vem cá Yvone, o que são essas maravilhas com o abacaxi? Amei!! beijo querida

    ResponderExcluir
  4. Yvone, precisamos mesmo unir forças em oração para que tudo acabe bem no Rio de Janeiro e também em tantos outros lugares críticos. Estou com você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. sou carioca e tenho toda minha familia por lá, tenho um amor incondicional pelo Rio e me dói de verdade ver isso tudo, to com muitas esperanças de ver minha cidade se recuperar!! Quanto ao abacaxi, mais parece um bombril 1001 utilidades rss, adorei!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Yvone, tudo bem? Quanto tempo! Adorei o post, eu amo o RJ, acho que é a cidade mais bonita que eu conheço. Estava programando passar lá o reveillon, mas marido não quis, depois das últimas notícias, mas tenho fe que a coisa por lá vá melhorar pra poder andar no calçadão, tendo o Cristo sobre nós.
    I love RJ!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Yvone, tb estou na torcida pela paz no Rio, e não só no Rio, em todos os cantos deste Brasil...
    Que lindas as peças inspiradas no calçadão que vc produziu hein... amei, queria uma mandala dessa rs
    Nossa e esse abaxi hein parece que estava uma delícia mesmo... HUMMMM

    Bjs
    Bruna
    comprandomeuape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu que sou "manteiga derretida" já comecei o dia chorando ao ler seu post sobre o Rio. Sou carioca da gema,nasci no Méier, zona norte, carioca de corpo, alma e coração.
    E é verdade: carioca tem um orgulho danado de ser carioca. Adoro meu sotaque tão comentado por aí a fora, meu jeito peculiar de falar e me expressar, meus hábitos e gostos carioquíssimos.
    Seu post é brilhante. Impossível não se emocionar.
    Hoje moro em uma cidade do interior do estado, e acompanhei estarrecida pela tv aquilo que vc bem frisou: uma guerra previsível.
    Tenho certeza que isso vai passar, as dores diminuirão com o tempo, restarão cicatrizes que os cariocas saberão cuidar.
    Tenho acompanhado emocionada as manifestações de fé, carinho e esperança de todas as partes desse Brasil humano.Agradeço de coração.
    A vc meu muito obrigada por expressar tão bem aquilo que nós pensamos e desejamos.
    E sim, o Rio de Janeiro continua lindo.
    PS:Acompanho todas as suas dicas, são ótimas. Esses mosaicos são de babar.
    Beijos no seu coração. Cá (coisasdecarine)

    ResponderExcluir
  9. Oi Yvone,

    como carioca, nascida na Tijuca, criada no Rio e moradora apaixonada pela cidade agradeço seu post.

    Passamos por dias difíceis na última semana, ficamos assustados, um tanto perdidos, mas com muita esperança seguimos nossas vidas.

    E agora que as coisas estão aos poucos se encaminhando para uma normalidade, rezamos para que saiamos dessa mais fortes e mais conscientes de tudo que nossa cidade, nosso estado e nosso país precisam para ser cada vez mais maravilhoso!

    Beijinhos cariocas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Yvone, parabéns por todas essas palavras, de amor, conforto, e dedicação a todos do Rio.
    Estamos juntos na mesma torcida por um presente e futuro de PAZ, a todo esse povo.

    Querida, esse abacaxi deu água na boca!!!!! ah! os trabalhos em mosaico são maravilhosos! Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  11. Adorei tudo com o abacaxi!

    Posso falar? O Rio... bem, eu acho que o Rio é uma coisa estranha, de extremos. Eu tenho uma sensação sobre o Rio que nunca tive sobre cidade nenhuma.

    É uma cidade literalmente maravilhosa. Tem uma personalidade forte. Mas ao mesmo tempo que tem tudo, parece que não tem nada. É o lugar mais famoso do país, mas não é o lugar que tem tudo que você procura. É a cidade mais moderna do país e ainda assim tem um tempero provinciano. Acho uma cidade estranha, cheia de contrastes.

    Aqui em São Paulo você vai mudando de bairro. O bonito vai ficando feio. O rico vai ficando pobre. E tem muita coisa no meio do caminho. Os olhos e a mente vão se acostumando ao extremos que não vivemos.

    Mas no Rio você está olhando para uma mansão cinematográfica e sem sair do lugar pode enxergar favelas também cinematográficas. Às vezes na mesma cena, sem nem piscar os olhos!

    Eu só fui de visita. Sou louca para voltar. Ao mesmo tempo que é o lugar que eu mais quero ir, é o lugar que menos quero. Dá para entender?

    É lindo, é intenso e é cheio de lugares tradicionais. Mas também é quente, engarrafado e a gente sempre vê muitas armas e bandidos bem de perto - eu pelo menos vi todas as vezes que fui.

    Desejo tudo de melhor ao Rio e aos queridos cariocas.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de tudo e de todos, essa cidade é maravilhosa mesmo. Não há nada igual! Que Deus abençoe ainda mais esta cidade maravilhosa e que possamos viver em paz!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Adoro abacaxi, grata pelas receitas!!!
    Tb adorei a árvore de lata, inusitada, parabens!!!
    Bjss
    jud-artes

    ResponderExcluir
  14. Suco de abacaxi é uma delícia! Mas assim eu ainda não provei.
    Gostei dos altares!
    Temos mesmo que orar e mentalizar boas energias para o Rio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Imagine uma guerra entre os própios brasileiros,que triste história brasileira,Que Deus tenha compaixáo do povo.Esse abacaxi deve ficar muito gostoso,há,fiz aquele frango,ficou uma delícia,bjos.

    ResponderExcluir
  16. Não dá vontade de ir embora daqui do teu blog não...Amo de paixão o Rio de Janeiro,meu filho nasceu aqui, vivi aqui por 25 anos, sou Soteropolitana, mas Carioca de coração.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Yvone! Eu estava viajando quando tudo aconteceu, mas como carioca da gema, eu sinto na pele as mazelas da cidade... Há tempos meus pais só saem à noite de taxi, por considerarem menos perigoso e eu fico preocupada toda vez que eles vem me visitar porque não moramos muito perto e eles tem que atravessar meia cidade pra me ver. Esse medo e às vezes até mesmo paranoia constantes me incomodam muito. Desejo um dia poder andar pelas ruas do Rio com paz e tranquilidade!!!!! Beijão!

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias