quarta-feira, 24 de março de 2010

Dicas sobre como replantar Antúrios


E maio do ano passado antes de começar minha pequena reforma, tirando as coisas do lugar, jogando coisas fora, abrindo espaço para outras, comecei a pensar em tudo que estava ali guardado no fundo das gavetas, no fundo dos armários, lugares onde guardamos as caixas com coisas que pensamos uma hora ou outra servir para alguma coisa, mas que, na verdade, nunca mais são olhadas e, quando são, é apenas uma lágrima minúscula... O que tinha lá? Por que estava lá?...

Rendeu o post VIVER COM MENOS É POSSIVEL (quem não leu convido para ler agora).
Na ocasião tinha na área de serviço uma muda de antúrio tamanho médio que nem sei como resistiu ao caos da obra. Não considerei fotografá-la.

De alguns meses para cá, depois da casa já mais organizada comecei a tratar da plantinha e fui tentar descobrir como replantar, cuidar e ter o vaso sempre florido.
Dando flores
O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo brasileiro, me lembro de quando era criança que em quase todas as casas tinha um vaso desses.
De portes diferentes e flores de coloração que vão do branco ao vermelho, incluindo o rosa, o salmão, o verde e o marrom.
No mercado, tanto podemos encontrar esse tipo de planta com 20 cm de altura, quanto outras que atingem 1,5 m.
Flor que não é exatamente flor
A flor do antúrio não é exatamente o que costumamos considerar. Na verdade, a flor desta planta é bem pequena, são apenas aquelas bolinhas ou pontos amarelados que nasce na espádice, espiga central.
Mas o antúrio não impressiona apenas pela beleza da inflorescência. Suas folhas em formato de coração que variam de tamanho dependendo da espécie são extremamente exóticas e parece conter significados.
Entretanto, a beleza e durabilidade da planta na composição de arranjos e decorações dependem de fatores importantes. Em locais onde a umidade do ar é baixa, a folhagem deve ser pulverizada com água, para manter seu frescor e brilho.
Sua inflorescência (a parte tida como flor) chega a durar até 60 dias num vaso com água, após ser retirada da planta.
REPLANTANDO MUDINHA
estufa
Passeando pela net encontrei um vídeo sobre plantio de Antúrio onde aparece a figura simpática da Dona Iracy me fazendo lembrar a casa da minha avó e seu amor pelas plantas.
A Dona Iracy em suas oitenta e poucas primaveras, super ativa, alto astral, e em paz com a vida, parece que sabe bem o que esta fazendo.
OBS: Nesse filme podemos ouvir pássaros, são freqüentadores do pomar de Dona Iracy. Além de sabiá, sanhaço, corruíra, sebinho, pardal, bem-te-vi, beija for, rolinha entre outros, todos os dias revoadas de periquitos de asa branca e periquito rico aparecem em busca desse oásis em São Paulo.

Não deixem de ver imperdível

17 comentários:

Dona Amélia disse...

Yvone, do céu, que pérola essa!! Eu adooooro antúrios, e esse vídeo veio bem a calhar.
Mto grata, linda! ;o)

xerinhos
Patrícia

Heloísa disse...

Yvone,
É incrível como até as plantas sofrem os efeitos da moda. Ou modismos?
Também lembro como era comum a presença de antúrios em quase todas as casas. Nós tínhamos uns lindos, plantados num vaso bem grande.
Eram e são lindos.
Beijos.

Talma disse...

Amiga, prá mim antúrio rima com Jorge Tadeu, lembra? rsssss
Pois é....

Elisângela Silva disse...

Olá Yvone!
Nossa eu amo paisagismo, acho lindo os anturios, são belíssimos!
Amei seu blog, já estou seguindo!
Qdo puder me faz uma visitinha...
Bjs

Lena disse...

Oi querida, adorei as dicas, D. Iracy sabe das coisas mesmo, muito fofa. Estou com um vaso horrivel em casa precisando de cuidados urgentes, vou usar td que aprendi aqui, com certeza.
bjs!!!
"aquela floreira carregada de antúrios é da sua casa?? MARAVILHOSA !!

bjão,
lena

Ana B disse...

Yvone, não li este post ainda, mas quero comentar o anterior, sobre as inspirações outonais.... cada imagem linda, dá uma vontade de ficar em casa, curtindo a preguiça, o aconchego e a família da gente, né? Beijão

Ana B disse...

Yvone, não li este post ainda, mas quero comentar o anterior, sobre as inspirações outonais.... cada imagem linda, dá uma vontade de ficar em casa, curtindo a preguiça, o aconchego e a família da gente, né? Beijão

Tania Forti disse...

Que post lindo e útil, Yvone. Tenho aqui em casa vasos com antúrios que multipliquei a partir de uma muda que ficou abandonada na casa em que o avô de meu marido morava. Era ele que cuidava e, quando ele faleceu, ninguém se importou com a planta, mas eu a resgatei e cuidei. Outro dia minha sogra viu e nem acreditou qdo disse que era "aquele" vaso.
bjo

Fabiani Pascoli disse...

Oi Yvone, muito legal esse post, vou passar as dicas para minha vizinha que ama Antúrios.
Bjinhos!!!!!!

Dricca Kastrup disse...

Querida, aqui em casa acontece uma coisa estranha com antúrios. Eu vivo plantando e eles vivem morrendo, ora porque um cachorro destrói, ora porque sei lá... Vou olhar o vídeo e tentar mais uma vez ! Quem sabe, né ?

***********************************

Você ficou com vontade de me mandar fotos das tuas paredes ? Eu adoraria... :))

bjobjo

Leticia disse...

Antúrios lembram a casa da minha avó... eta coisa boa. Não existem mais por lá, porque ela já não mora mais sozinha. Então, as plantas morreram... mas sempre vai ser a minha lembrança de infância.
Beijos
lelê

Fabiano Mayrink disse...

Bom dia Yvone! Eu vi rapidamente esta postagem sua a uns dois dias atras mais n vi o video e fiquei na cabeça durante estes dias, hoje lembrei de ver com calma e que senhorinha simpatica ^^ gostei do video, fui na casa de uma amiga minha mes passado que tinha um pe de anturio grande cheio de mudas, mais ele nao esta sendo bem cuidado nem flores tinha fique com dó... Peguei uma mudinha pequenina e a trousse pra casa, a plantei em um potinho pequeno e deixei la, mais choveu forte e ela caiu no chao e quebrou a unica folha q tinha, fiquei triste, mais ele n esta desistindo esta brotando outra folhinha miudinha, foi bom saber que precisa colocar em uma sacola, bjs!

lilly disse...

yvonne, em meus dias de crianças duas flores não alnatvam ans casas, rosas a anturios
anturios de todas as cores,um mais lindo que o outro, e agora quase não vemos mais.
o que aconteceu?
a especie está acabando ou tambem caiu de moda?
pois teve a epoca das avencas e samanbaias
depois, bromelias
EU NÃO SEI O QUE TÁ NA MODA EM MATERIA DE PLANTAS!!!!!!!
nunca prestei atenção
só no lance das samanbaias e anturios
bj
lilly

Susi disse...

Yvone,voce nem imagina o tanto que ja aprendi com vc aqui,mais um post legal.

Susi disse...

Yvone, tenho os risco do pano de prato se vc quiser me diga que te envio via e-mail.

dinha artesanatos disse...

Oi querida,
Meu anturio ta me deixando triste!sempre q sai uma nova folha morre outra nunca passa de 4 folhas,alem disso nos ultimos dias tem aparecido umas manchas de rececamento nelas inclusive nas novas o que fazer?já troquei a terra,o vaso de cimento para plastico,o ambiente esta fora coloquei dentro de casa foi pior e hj voltei com ela pra fora ela esta numa area bem ventilada com bastante luz mas não deixo bater sol pq me disseram q esse tipo de planta nao gosta de sol.ficarei feliz se puder me ajudar não quero perder minha menina.,desde já fico mt agradecida.Um abraço.Sandra

Rosangela E. disse...

O seu post está bem informativo. Você costuma plantar antúrios de sementes? Quando eu sei que a semente está completamente madura? É preciso deixar secar antes ou deve-se plantar imediatamente? Obrigada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails