Máquina de lavar roupas – Como comprar e usar

capas idéia
Depois de passar a última semana encaixotando e desencaixotando sem fim, faço uma pausa para contar sobre a aquisição da nova lavadora de roupas. 
Conforme previa a mudança esta acontecendo em etapas. Já estou dormindo na casa nova, mas com o feriado no meio da semana a coisa empacou um pouco. Espero terminar logo, reunir todas as “quinkas” e acabar com o vai e vem e volta, estou morta! 
Hoje o assunto é sobre as atuais máquinas de lavar roupas que estão no mercado. 
Felizmente sempre tive a sorte de poder contar com esse eletrodoméstico tão indispensável em qualquer casa. E pelas minhas mãos já passaram inúmeras lavadoras e alguns modelos mais antigos deixaram saudades, já que raramente quebravam ou causavam maiores problemas, exceto o barulho excessivo dos motores.
De tempos em tempos por motivos diversos, fui trocando de lavadoras de roupas até comprar a 'Brastemp' nova - com os tais painéis eletrônicos.
A primeira visita técnica da dita cuja recebi quando a máquina ainda estava na garantia e depois disso perdi a conta de quantas vezes ela enguiçou.
O pior de tudo foi constatar que o problema era sempre o mesmo; Troca do painel eletrônico. Pensei que fosse apenas com a minha lavadora que tinha dado azar, mas não, o problema é geral e mais comum do que imaginava.

Para encurtar a prosa, desta vez ao pesquisar sobre a quantas andam o mercado, preços, modelos, recebi o seguinte conselho que orientou a minha escolha para a compra da nova lavadora: - Compre outra marca, sem painel eletrônico e com capacidade de 10 kg independentemente de ter duas, três ou oito pessoas em casa.
Com esse sistema você pode programar a lavadora conforme suas necessidades
- Sem painel eletrônico por motivos óbvios. Basta uma pesquisa rápida e você vai constatar o que estou dizendo.
- 10 kg porque só acima dessa capacidade você pode lavar tranquilamente pequenos tapetes colchas e edredons de casal.
Basta fazer as contas custo x beneficio e somar o quanto você gasta com lavanderia anualmente.
Além disso, os preços das lavadoras não sofrem tanta alteração assim, depende da marca, do modelo, da oferta - Veja aqui e compare.
Quero esclarecer que não estou ganhado nem um tostão para fazer propaganda desta lavadora. Acabei de adquiri-la e peço que me deseje sorte.
Gostei do dispenser - Não vazou e é muito prático para abrir e fechar. 
Prefira sabão liquido de boa qualidade e dilua o amaciante em água em partes iguais. 

Lavar roupas não se resume em apenas colocá-las na máquina e apertar um botão. É um trabalho que começa desde a hora em que começamos a procurar por roupas sujas deixadas nos cômodos da casa até o momento que elas entram dobradinhas nas gavetas ou penduradas em cabides nos armários.
Dicas básicas de uso:
Separe por cor, tipo; roupas escuras, coloridas, claras e brancas. Roupas finas, panos de cozinha, roupas íntimas não devem se misturar.
O manual de instruções de uso que acompanha as lavadoras explica tudo direitinho.

Geralmente as roupas de lã, assim como acolchoados e roupas de moletom, por exemplo,são leves enquanto estão secas, mas ficam super pesadas depois de molhadas. É sempre bom verificar no manual o peso que sua máquina pode suportar.
Quem tem bebê em casa deve tomar cuidado com as micro meias, sapatinhos de lã, camisetinhas, touquinhas e outras roupinhas pequenas. Elas podem desaparecer se colocadas na máquina. É melhor que sejam lavadas à mão, logicamente tudo separado das roupas do resto da família.


Para prender pares de meias - nas melhores casas do ramo
Na hora de estender as roupas, procure usar os pregadores na parte mais firme da roupa. 
Observe também se a roupa irá ficar deformada quando presa aos pregadores. Se isso acontecer, coloque a roupa num cabide plástico e pendure o cabide no varal ou então seque a roupa estendida sobre uma toalha limpa.
Gosto de tirar as roupas de algodão um pouquinho antes da hora, quando estão ainda meio úmidas, pois é mais fácil de passar.
Manter a lavanderia ou área de serviço organizada ajuda muito com as roupas
Armário para lavanderia com tábua de passar acoplada. Esta é da Ditalia – Por volta de R$ 100,00
Varal de uma casa feliz: cheia de crianças!
Quer um item super funcional, prático e de baixo custo?

Pois é, cestos cumprem todas estas funções. Podemos encontrá-los numa diversidade muito grande de materiais. Comumente em vime, palha, sisal. Observe os acabamentos, isto é, a trama, se é bem acabada. 
Os preços também variam de acordo com a qualidade e material. Mas esta é uma peça, que quando você se cansa de usá-la em um cantinho, com uma simples renovada vai para outro. Eles são um coringa dentro de casa, e podem ser usados em todos os ambientes.
Vejam que suporte mais charmosos - Casa.Com

Quando finalmente a roupa é colocada nas gavetas e cabides... Bem, então está na hora de voltar para o início e começar a procurar roupa suja pela casa, porque com certeza haverá.
Gostaria de acrescentar neste final de post, que a marca Brastemp (que sempre usei) está na cabeça, na vida e no sonho dos brasileiros, mas acredito que a empresa não tem recebido os investimentos necessários para a comunicação e relação com o consumidor. As reclamações são muitas mesmo.
 
Bom meus queridos leitores, por hoje é só. Quero dizer mais uma vez que para mim é um prazer escrever aqui e dividir com todos as dores e as delicias de cuidar de uma casa e, principalmente, ler os comentários que vocês deixam. Espero tirar uma folguinha rápida neste final de semana e colocar as visitas em dia porque já estou morrendo de saudades de todos. 

Mulherão é aquela que pega dois ônibus para ir ao trabalho e mais dois para voltar e, quando chega em casa, encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.

Desejo um lindo final de semana para todos!

38 comentários:

  1. Olá,
    Adorei o post sobre máquinas de lavar roupa, tenho uma antiga, já tem 30 anos e não troco por nada!!!
    Bjsss
    jud-artes

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post...E eu ja sabia sobre as máquinas com paineis digitais, a minha é com painel simples, mas não troco por nada, pois lava por tombamento. Adorei o restante do conteúdo bem completo...
    Sorte na nova casa, que nela vc viva momentos felizes e agradáveis.

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, muito útil sua dica!
    Eu ainda (acredite) tenho um tanquinho ( que é muito bom) e comprei uma centrífuga para me ajudar logo que casei! Ela é muito baratinha, da marca Latina, uso bastante ela, umas tres x por semana e deixo ela ligada por umas 5 horas direto! Nunca deu trabalho! Já faz 3 anos que a tenho e paguei 150 reais...ás vezes tenho medo de trocar por uma máquina e começar a ter dor de cabeça e gastar muito dinheiro...Mas é claro que seria bem melhor pra mim ter uma máquina, pois iria agilizar muito esse processo! Agora, duro é fazer meu marido entender isso! Aff, pra ele sempre temos coisas mais importantes pra comprar do que a máquina! Mas assim que for comprar uma, irei seguir suas dicas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Yvone,
    Como você, também já passaram por mim diferentes marcas de máquinas de lavar roupa.
    Aquela primeira Brastemp, que era mesmo "uma Brastemp", já não existe no mercado, há alguns anos.
    Durante esse ano precisei mudar de máquina, e optei por uma lavadora-secadora, com painel eltrônico e tudo mais. Deu muito trabalho no início, embora não tenha dado problema no painel. É muito bonita, cheia de luzinhas, mas confesso que preferia as mais antiguinhas.
    Vamos ver como vai ser sua durabilidade.
    Beijos e bom fim de mudança.

    ResponderExcluir
  5. Olá Yvone! Passei para agradecer a sua visitinha carinhosa!!!Volte sempre!!!!!O nome do blog Charme Esfinge Jafet, era o nome do meu gato que foi morar com Deus há 3 anos,era lindo!!!!Era todo branco de olhos verdes.Hoje eu tenho 4 gatos e 2 cachorros, mas Charme Esfinge viverá eternamente em meu coração.
    Bom fim de semana.
    bjossss

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas... A maioria já sigo, mas confesso que as vezes tenho preguiça de lavar algumas roupas na mão e ponho tudo na maquina, rs.
    É, ser mulher não é fácil não!
    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Excelentes dicas. Tenho uma com painel eletrônico na praia, nunca deu problema (levei da Zâmbia) e outra sem, em Minas...ambas ainda não nos deixaram na mão...rsrsrs. Beijocas e bom final de mudança!

    ResponderExcluir
  8. Miga,
    Eu prefiro tanquinhos. Eles tem praticamente as mesmas vantagens de uma máquina de lavar e batem muito bem roupas pesadas. Embora pequenos são bons de trabalho, além de gastar pouca água, pois tem menos ciclos de lavagem e seu tamanho é menor. Só não torce as roupas, mas para mim não é necessário, pois tenho um quintal ensolarado, num instante a roupa bem molhada fica sequinha. Minha família é pequena, então o acúmulo de roupas é menor. Máquinas de lavar dão problemas sim, é fato. Também sou cuidadosa na hora de lavar roupas, peças delicadas, miúdas e que precisam de cuidados lavo nas mãos. Gostei da postagem muito útil!
    Bom sábado,
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Eu escolhi assim como vc. Não queria painel eletrônico por poder estragar e depois já era. Vai que não funciona por algum motivo. A minha tem 9kg e lavo tudo nela. Só não lavo um edredon grandão que temos!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Amiga, dá cá a mão, quer dizer que o painel eletrônico faz isso com todas? Salafrário!
    Também tenho uma Brastemp dessas "de painel", e realmente são uma casquinha de ovo. Eu nem uso mais amaciante, porque não tem filtro e forma uma crosta em volta do tambor, que gruda nas roupas e pra limpar tem que cutucar todos aqueles furinhos com Cif, misericórdia.
    Concordo que lavar roupa requer preparo, que não basta jogar na máquina. Agora mesmo acabei de esfregar umas roupichas antes de por na maquina e semana passada precisei que minha sogra desse um jeito em roupas que simplesmente encardiram nojentamente porque minha ex ajudante não esfregava.
    Isso se aplica principalmente aos colarinhos e embaixo dos braços das camisas. Tava tudo amarelo!

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Adorei as capas protetoras.beijos
    http://mulhersoefielamoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. A máquina da minha casa é o mesmo modelo da sua. minha mãe tem uma que deve ter uns 20 anos e com essa eu aprendi que nunca compre uma com painel eletronico. O rapaz que sempre troca o relé da lavadora da minha mae diz que é com essas máquinas modernas e de painel eletronico que ele ganha o pão que alimenta os filhos.
    Voltando a falar da nossa máquina: não tenho nada a reclamar e já a tenho há 2 anos. O único problema são uns cliques, uns estalos que ela faz quando está acomodando a bacia.

    Amei o blog e também estou preparando um para mim.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi amigaaaa!!
    Em primeiro lugar, obrigada pela boa notícia do retorno do cão ao lar. Fiquei muito feliz.
    Amiga, tenho entrado por aqui tão pouco...
    Bem, mas vamos à máquina: eu tenho 25 anos de casada e uma Wite-Westighouse ( nem existe mais) há uns 22 ou 23 anos. A pobre já fez inúmeras mudanças e apenas uma única vez me deixou na mão. Veio o técnico, trocou o filtro e desde então ela nunca me abandonou.
    As minhas amigas que tinham a Brastemp sempre ficavam na mão e acabavam por desistir e trocavam de marca.

    Mas....como tudo o que é bom não dura uma eternidade, a pobre começou a se desfazer, literalmente. Pedaços dela caíam dentro do tambor, quando eu centrifugava com ela. Aliás, esse era o único recurso que eu estava usando dela. Agora ela está parada.
    Minhas amigas "mudernas" dizem que eu deveria trocar, mas é quase como se me dissessesm "ah, troca de marido, esse já tá velhinho"....rssss. Mas amiga, cadê coragem de me desfazer da minha velha companheira? Fico sempre à espera do eletricista de mãos mágicas e sensibilidade o suficiente para ver que ela vale a pena, e então a arrume prá mim.
    Não me incomodo de lavar roupas, nem no mais frio dos invernos sulistas, mas meu grande desejo mesmo é ter uma boa secadora. Será uma das primeiras compras, quando eu voltar....rssss.
    Bjs amiga querida!!

    ResponderExcluir
  14. POis é, essa história de painel eletrônico que quebra é velha e uma vergonha... Eu comprei uma eletrolux também e apesar do barulhão nunca me deu problema (batendo na madeira). Mas somando às suas dicas procure um sabão em pó "líquido".kkk É isso mesmo. O sabão em pó deixa resíduo e com o tempo ela vai entupindo por dentro... Eu também faço um ciclo inteiro com um litro de água sanitária de dois em dois meses pra deixar ela limpinha por dentro. By the way...eu tb tenho uma pousada e tenho lá 3 máquinas de lavar...por isso a experiência... Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  15. Ja havia escutado falar que essas lavadoras com painéis eletrônicos davam muito defeito. A daqui de casa é uma Brastemp com este tipo de painel. Ainda não deu problema e espero que não dê...rs!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Santinha
    A gente teve sempre uma ajudante destas pra lavar as roupas.
    Mas tenho uma amiga que voce pode ir duas vezes na casa dela de amanha bem cedinho ou de tarde quase noite.
    O que ela está fazendo?
    lavando roupa na mão.
    Ela adora. E a sua terapia.

    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  17. Santinha, sabe que, quando casei minha mãe disse para eu comprar sem painel digital, mas eu, metidinha a moderninha já fui nas novidades. Por sorte ainda não tive problema (3 anos de uso), mas já vi muitas darem problemas.
    Outra coisa, lembra que eu disse que adorava mudança, pois é, ta´mbém vou enfrentar uma até o final do mês.
    Pelo lado bom, vou entrar na outra casa com tudo arrumado, o que usa fica, o que não doa, eu gosto de mudar rsrs.
    Bjs
    Ótimo domingo.

    Eliane
    acasinhaencantada

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post, bem explicadinho. Concordo sobre o painel eletrônico, estraga rápido e o conserto é caro demais. Minha máquina Eletrolux se parece com a tua, só um modelo mais antigo. Adoro. Silenciosa e boa.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  19. Uau que post ...super esclarecedor. Tenho uma dessa marca tão famosa há 26 anos e é ótima. P/ vc ter uma idéia só troquei a correia (2 x:) , muito boa mesmo. Mas confesso que a bichinha é barulhenta e ando pensando seriamente em trocar por uma mais moderna e as pessoas que conheço sempre reclamam das novas.Teu post resolveu minhas dúvidas.Vou fazer uma pesquisa dentro do que vc disse...valeu a dica.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  20. Ótimo post, amei as capas sabe daonde são? Espero que se organize e fotografe pra gente ver tá? Beijos...

    ResponderExcluir
  21. Oi Santinha,
    eu me mudei dia 11/10...e continuo acampada...´não é fácil..sem gurada-roupa...nem vou falar mto..!Estou acampada no quarto da minha filha...e hoje meu marido está começando a colocar o forro no nosso quarto...e isto eu já previ..vai demorar!!!Mais fazer o que...esperar e tentar se irritar o minímo possível!!Adorei o post da máquina!!
    Beijos carinhosos,
    Mery

    ResponderExcluir
  22. Yvoneeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee que saudades de ti!!! Mudança acaba com os neurônios loiros da gente, neah?
    Amiga, eu amei suas dicas, mas o que mais ameiiiiiiiiiiiiii foi ver o banner do atelier ali, ai, chorei de felicidade, obrigada, viu?
    Veja se aparece logo, saudades imensas de falar contigo!!!
    Te adoro demais!!!
    Boa sorte por aí, SEMPRE!!!
    E qquer. coisa gritaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Beijossssssssssss e boa semana
    Vero

    ResponderExcluir
  23. meninaa nem me fale em lavar roupa
    pode ter a melhor maquina do mundo que eu moro de preguiça de levar a roupa ate ela! hahahaha
    adorei as dicas e o ultimo paragrafo é pura verdade!

    beijoo

    ResponderExcluir
  24. Gostei das dicas!
    Seu blog está lindo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Yvone!!!! Menina, é o Marcelo que lava as roupas aqui em casa, rsrsrsrs!!!! Eu não sei nem ligar a máquina, acredita????? Adorei o post, principalmente aprimeira foto, com as capas elaboradas por minha "ídola" Valérie Nylin! Adoro essas capas, são meu sonho de consumo!!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o post.
    Principalmente quanto à capacidade da máquina. Economizei, não pensei, comprei uma de 6,5kg já que somos só dois...
    Mas não pensei no edredon... O dono da lavanderia agradece!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Que cesta linda e parece pratica
    Estamos com visitas. Mais um casamento desta vezde minha prima
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  28. Yvone,
    Adoro esses seus "tutoriais"! Eu aprendi a mexer na máquna nova, mas quem pilota mesmo é o marido... o bichinho lava uma roupa como ninguém, vc não acredita! rsss. Esfrega colarinho com uma mistura de Vanish (e outras coisas, não me pergunte!) que é uma beleza!!! rsss
    A minha nova máquina é toda eletrônica. Ainda não tenho coragem de deixar a minha ajudante mexer...
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  29. Amiga, eu tive um eletrolux e fui muito feliz com ela por 13 anos, precisei vender neste ano pois mudei para 220V e ela era 110V, e comprei uma Brastemp lava e seca (ou seja painel eletronico) faz 4 meses está tudo ok....mas agora lendo o post........Rzem por mim...rsrs.
    E concordo com vc lavar roupa exige, muito...e começa bem antes da área de serviço.
    Como mudei recentemente sei bem o que vc está passando... por isso muita força, e não esqueça...descance, a gente produz mais quando está descançada...rsrs.
    Sei que é dificil mas é muito necessário.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  30. Ola Meninas
    Estou muito feliz com os comentários de todas vocês.
    Percebi que o post esta sendo útil principalmente para quem esta penando em trocar de "ajudante".
    Só lamento não desta vez não estar conseguindo visitar a todas. Tenho vários posts prontos na cabeça, mas estou quebrada de tão cansada.
    Obrigada a todos, breve estou de volta.
    Bom fim de semana e vamos que vamos.
    yvne

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Yvone.
    Procure descansar e recarregar as energias!
    Quando puder, venha participar dos Caminhos Amigos de meu blog.
    Beijos e bom feriado para você.

    ResponderExcluir
  33. Em 13 anos de casada, graças
    às ajudantes do lar, estou na quarta máquina de lavar. Elas conseguiram quebrar até uma Bosch profissional! As por tombamento então,..., sem comentários e o pior, sem conserto. Uma cidadã, por conta própria, colocou todas as capas dos sofás da sala de tv, na por tombamento, que não aguentava mais que 6kg: quebrou o eixo do tambor! Resolvi o problema: algumas coisas, lava-se apenas à mão, outras são devidamente esfregadas e separadas em baldes que posteriormente eu coloco na máquina e ligo. Prefiro ter esse trabalho... A atual compramos há 4 anos, de uma moça que veio de mudança dos EUA para cá e trouxe a que ela usava e outra nova. Marido descobriu no Mercado livre, foi até Campinas e veio com a máquina, daquelas bem robustas, a secadora e uma lava-louças, todas da White-Westinghouse e na caixa!! Estão sobrevivendo... Bjs

    ResponderExcluir
  34. Adorei a praticidade, simplicidade e inteligencia de seu blogger, quando puder da uma passadinha pra conhecer o meu bj
    http://bloggerdeideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Concordo plenamente quem é o MULHERÃO de verdade. BJOS

    ResponderExcluir
  36. Bem lindo o post :) Uma dica que eu tenho para evitar o acúmulo de roupas sujas, é lavar semanalmente um cesto de roupa. Use o modo econômico para não desperdiçar muita agua.... É importante também conhecer sempre as vantagens e desvantagens dos diferentes modelos de lavadoras antes de escolher uma... ah, e pesquise sobre as liquidações de eletrodomésticos... sites como este: http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/linha_setor.asp?linha=ED&Setor=LAVA fazem liquidações anuais, é bem legal e conveniente meninas! :)

    ResponderExcluir
  37. Exatamente o que eu procurava sobre lavagem de sofá. Obrigada!

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias