Casa mais fresca no verão

Pequenas mudanças na decoração ajudam para que a casa fique mais fresquinha nesses dias de calor intenso do verão. O verão é uma delícia não há dúvida. Porém, em muitas cidades o calor chega perto do insuportável, mas você e sua família não precisam "assar" dentro de casa! É possível sim deixar os ambientes mais fresquinhos sem apelar para reformas.
Um bom truque é esvaziar um pouco a casa; recolha as toalhinhas, guarde alguns tapetes, objetos escuros e espalhados, tecidos pesados e bichos de pelúcia.
Libere os ambientes
Cubra estofados com tecidos leves
Ajuste as cortinas
Se o forro da sua cortina é escuro retire-o. Se ele for claro mantenha-o fechado no período em que o sol estiver batendo na janela. Assim a luz será refletida e o calor não invadirá a parte interna dos cômodos com tanta intensidade.
Persianas de fibras naturais são perfeitas nesses casos.
Guarde cobertores e edredons
Só de olhar para eles já dá calor! Guarde em sacos de cores claras use de preferência de TNT (tecido não tecido) que impedem a peça de "assar".
Na maior parte do Brasil, é difícil não passar pela situação de ter cobertores e casacos sobrando durante 6 meses do ano ocupando um espaço enorme no guarda-roupa.

SPACE BAG DICA:
Os space bags também são ótimos, você a enche até o limite com casacos, travesseiros, roupas de cama e de banho e outros itens espaçosos, veda com um fecho no estilo “zip lock” e depois usa um aspirador de pó comum (e a válvula embutida na sacola) para remover o ar do seu interior efetivamente comprimindo os itens armazenados lá dentro
.
IMPORTANTE: Se você for manter os tecidos dentro da sacola por muito tempo é recomendável descomprimir a cada 6 meses,lavar, se possível com amaciante. Para que voltem à forma original para preservar as fibras.

Veja na Amazon.com na Ebay

Areje os ambientes

- Deixe portas e janelas abertas
É durante a noite que a casa se resfria. Mantenha as portas internas da casa bem abertas. Deixe abertos os basculantes do alto das janelas o importante é que se forme uma corrente de ar nos ambientes. Para quem mora em sobrados lembre-se de deixar abertas as janelas da parte de cima da casa, pois o ar quente sairá por elas.
- Mantenha os vidros sempre abertos
- Durante o dia quando a casa estiver vazia ou à noite feche apenas as venezianas nunca o vidro.
Regule o chuveiro
Idéia da Nana Coisas das Orlas
Não se esqueça de mudar a chave do chuveiro para a opção verão. Além de economizar energia você vai ter banhos frescos. Nos dias mais quentes tome uma ducha fria.
Apague as luzes
Lâmpadas incandescentes aquecem a casa. Mantenha-as apagadas.

Ligue o ventilador

Margarida Linda é da Bubbe Design

Mas lembre-se: se a temperatura do ar estiver acima de 36ºC ele não refrescará o ambiente - apenas espalhará o calor
.
Abra espaço para plantas dentro de casa
Essa é da Sala da Lá
Idéia da Mara
Suculentas é com a Bruxinha Leila vai lá ver

Usem o quintal, as varandas...
Plantas ajudam a deixar o ambiente mais fresco

Elas enfeitam e ajudam a arejar a casa. Procure manter a terra dos vasos sempre úmida.
Qual é a sua dica para deixar a casa mais fresquinha no verão?

25 comentários:

  1. Oi, Yvone, de fato, a gente tá procurando qquer jeito de se refrescar e as plantas ajudam muito.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, saudades de vc!

    Adorei esse post, a estantezinha da segunda foto me fez suspirar, e o chuveiro de flor, e os bancos de madeira envernizada com vasinhos em cima... ai, acho que gostei de tudo viu! rs

    Beijo beeeem grande e tenha uma linda semana =]

    ResponderExcluir
  3. So voce mesma pra reunir tanta dica legal em um unico post.
    Nesse calorzao daqui ja me senti um pouco mais refrescada so em ler tudo isso.
    beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Yvone,
    Bem o que estamos precisando... com este calor que está em São Paulo! Não tenho conseguido dormir, de calor... ai, durante o dia, resta o cansaço, não?
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  5. Post show de bola!!!!

    Super explicativo e ilustrado, adorei.


    http://casadefazdeconta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oi Santinha

    Amei a postagem, fiquei babando na primeira foto!!!
    este ano coloquei telinha na praia pra proteger dos insetos e deixar o ap mais fresquinho.
    aqui em casa passamos algumas noites jantando na mesa da piscina, coisa que nunca tínhamos feito antes, de tão quente que esteva. ..è bem agradável com o pouquinho de brisa.

    bjus amiga

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas.
    Tenho colocado todas em prática, mas o calor...este parece que veio pra ficar.
    Beijinhos.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  8. Yvone, querida

    Esse post além de inspirador é uma utilidade pública, ainda mas com esse calorão que tá em Sampa. Eu que sempre fui fã do verão, juro que tô sentindo falta do inverno.

    Quanto as dicas, muito bom saber que sinto algumas, realmente tapetes, cortinas e demais tecidos pesados devem ser abolidos, só de olhá-los fico com calor.

    Uma ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post!!! Ótimo para nós pelas dicas. É isso aí, vamos dar um jeito de refrescar...
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Adoro essa simplicidade,não tem nada mais aconchegante.
    Bjs amiga querida, apareça!!!!!!!!
    lena

    ResponderExcluir
  11. Oi Yvonne, nossa, que post lindo, cheio de imagens lindas, adorei tudo, as plantas, a poltrona verde quadriculada, tudo fofo!! Inspirador!! beijocas querida!!

    ResponderExcluir
  12. Oiee Santinha, Saudade aumentando tb! Apareça!

    Nessa epóca, verão, tenho maior sorte, minha casa é bem fresca, arejada e tem uma nascente em frente, garantindo umidade.

    Mas no inverno, sofroooo!!

    Beijo Grande, saudades mesmo! Desejo que estejas bem!

    Paty

    ResponderExcluir
  13. Adorei!!! Tenho um jardinzinho de suculentas em casa....

    ResponderExcluir
  14. Amiga, prá quem mora em cidades litorâneas, o segredo é ter uma casa com frente para o nascente. A brisa que vem do mar é "algo" de refrescante.
    Tenho um varandão em casa e de tarde bate sombra, refrescando a casa toda. Também deixo as portas abertas, para ventilar. E o pé-direito é alto, com furos lá em cima ( telado, claro) para que o calor saia.
    Na frente de casa tenho um gramado e três árvores e no fundo um coqueiro e mais uma mangueira enoooorme, que nos brinda com sombra fresca, nos horários de churrasco....rsss.
    Beijocas amiga!
    * e obrigada pelo carinho naquela data "cabeluda" tá?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Ai Yvone, nesse calor dá até preguiça de pensar muito rsrs, mas deixo as janelas da sala e do quarto da filhota abertas pra área o dia todo, mesmo que eu esteja fora de casa, de resto, só um banho frio e ventilador ligado rsrs.
    Minha casa está abandonada, trabalho a semana toda e nos finais de semana estou indo passar o dia no clube pra me refrescar na piscina. Essa semana começam as aulas da faculdade e pelo menos a casa terei que dar uma geralzona antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. São Google funcionou, hein?! Dicas super refrescantes, fáceis, práticas e energizadas! Parabéns pelo post! Bjs!

    ResponderExcluir
  17. oi santinha! que dicas ótimas, algumas já coloco em pratica. O calor por aqui está insuportável, um bafo só. Passa no blog tem promoção. Beijocas analú

    ResponderExcluir
  18. Yvone, quantas dicas uteis e imagens inspiradoras..,olha ja voltei nao sei quantas vezes pra rever o video do japinha cantando, o marido foi pro youtube e encontrou outros do japinha..,muito divertido..
    bjks

    ResponderExcluir
  19. Ótimo post! Adorei a idéia de encapar os estofados.

    ResponderExcluir
  20. Dicas acertadíssimas. Também acho que é hora de tirar tapetes pesados do chão e montar uma mesa com frutas, sucos e comidinhas frias e gostosas. né?
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  21. A minha dica é fechar a casa toda e ligar o ar condicionado de todos os ambientes e não sair de dentro de casa de maneira alguma. Calor de 42º na sombra, ninguem merece amiga. Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  22. Oi Yvone!!Lendo o teu perfil me vi que temos muitos gostos em comum...quer descobrir quais??Dá um pulinho no meu blog, tua visita será mega especial pra mim!!ADOREIIII o teu cantinho!!
    Bjs
    www.biodecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Menina, e não é que eu até salvei a imagem da capinha de poltrona, quando vi minha mesinha de canto da sala?! Legal.
    Aqui em Santa Teresa há um artesão que faz móveis, a partir de árvores caídas na mata. Tenho alguns banquinhos rústicos, comprados a um preço bem camarada, parecidos com os que mostrou.
    Olha, eu tenho que lhe agradecer a "força" que deu à minha auto-estima, pela descrição( um tanto exageradamente positiva) que fez de mim, lá no Bicha. rsrsr

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias