Panelas e paneleiros

Desde criança tenho certa paixão por panelas de todos os tipos... De alumínio adoro o brilho... De ferro por lembrar minha avozinha portuguesa que só cozinhava nelas... De ágata sou vidrada nas canequinhas, tenho uma porção delas, e quando viajo para Minas trago uma porção para presentear meus amigos. De pedra sabão aprendi a usá-las, depois que morei um bom tempo no mato tenho de todos os tamanhos.



Panela de ferro - O uso regular destas panelas foi relacionado com a prevenção e ao tratamento da anemia.
Dica: Panela pedra sabão só lave a panela de pedra-sabão com água e sabão. Nada de produtos abrasivos nem esponja de aço. Nos primeiros dias de uso
evite choque térmico forte. Não aqueça a peça a seco para depois despejar líquidos frios. Isso pode danificar definitivamente a panela. Por último nas primeiras vezes que for usar a panela não faça frituras.

LE CREUSET um sonho de consumo R$ 280,00 caçarola
De cobre - São preferidas pelas doceiras principalmente para derreter açúcar. Não há nenhum outro tipo de panela tão apropriada para caldas como as de cobre.
Os paneleiros são a outra paixão, onde encontro um, fotografo-o.

Panelas, novas, velhas, amassadas e lá está também a canequinha de ágata a enfeitar o paneleiro da minha boa amiga mineira.
Palmira é uma figura simpática sorridente vive "areando" suas panelas para brilhar como a luz do sol, todo paneleiro tem a sua história e todos nós também sempre temos uma história para contar.


Vejam alguns modelos de paneleiros para se inspirar




33 comentários:

  1. Ahhhh eu tenho uma torre daquelas, onde coloco minhas panelas de ferro!!
    Mas adorei aquele escorredor de pratos com as galinhas da angola!
    Panela é coisa muito sentimental, não é?
    Eu adoro as de ferro, tenho um tacho de cobre para doces( mas queimo tudo e não uso...rss) mas uso mesmo as de teflon porque não tenho paciência para ficar ariando panela....kkkkk.

    Um dia eu chego naquela panelinha frnacesa de 280 dinheiros...ai,ai.
    Beijocas amiga!!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho esta paixão pelas panelas.
    Já ouvi todo tipo de método para a cura das de ferroe das de barro.
    Qual a sua sugestão? Tenho uma de cada tipo e ainda não me aventurei a curá-las.
    Beijim
    Odete

    ResponderExcluir
  3. Esses paneleiros com três pés me remonta a minha infância, pois minha mãe tinha desse. :)

    E você falando em caneca de ágata, fiquei pensando que estou namorando umas que vejo na Tok&Stok. De repente essas coisas de antigamente ficaram tão charmosas, não é? Não vou mentir, me rendi ao modismo e qualquer dia desses trago a minha para casa. :D

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo esses paneleiros de ferro Yvonne, as panelas que mais gosto para meu uso, são as de aço, mas de beleza, as de ágata e as de ferro são imbatíveis e claro as francesas de barro chique, opa, cerâmica!! rss, beijocas

    ResponderExcluir
  5. Amada... vim visitar, ne? to em falta! eu adoro panelas, adoro reaproveitar material e minha mamys fez o favor de jogar um bule furado no lixo... chorei! Bjo querida.

    ResponderExcluir
  6. Vim te visitar e já me indifiquei com seu blog..panelas de ferro e de pedra aqui em minas usamos muito.Penedo,visconde de MAUÁ,estive lá a poucos meses,amei!!!aquelas vistas são lindas,até fiquei com saudades,que legal,adorei tudo!!bjos

    ResponderExcluir
  7. NOSSA,é primeira vez que vejo alguém falar que gosta de panelas...sabe que achei muito legal,como sou de minas vejo muito est

    ResponderExcluir
  8. Adoro panelas...ai, vou confessar!! Tenho vontade de comprar todas!
    Essas canequinhas de ágate estão muito fofas, com florzinhas...amei. Tenho um paneleiro aqui em casa e dois desses de pé na casa do interior. Será que eu sou panelomaníaca??
    Achei que já estava seguindo seu blog...agora não vou me enganar: já estou seguindo!! Um beijo!!

    ResponderExcluir
  9. Ai,me conta de aonde saiu a foto escorredor com as galinhas de angola!
    Adoro!
    Eu quero muito!
    Quanto a gostar de panelas,te conto, ando viajando com a minha woki há tempos!Posso deixar tudo para trás, mas minha panelinha, nunca!
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Lindas as canecas! Me lembra infancia... Aquele ferro de passar, minha mãe, até há bem pouco tempo, usava um destes. Até hoje na casa dela lá no interior de Minas, a comida é feita em fogão de lenha e as brasas serviam pra abastecer o ferro.
    Adorei todas as fotos...
    Beijos,
    Janete

    ResponderExcluir
  11. Repito-me um mantra:
    "Le Creseut, um dia serás minha! Le Creseut, um dia serás minha!..."

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post ! Me fez lembrar da minha vó, porque tenho panelas que eram dela. Vê bem quanto tempo tem isso... São de alumínio, mas não desse fininho de que são feitas as panelas hoje. Também tenho de aço, de barro pro peixe, uma de cobre, que não sabia que era boa pra doce, e mil canequinhas de ágata. Adoro ! De pedra sabão, tenho uma placa de grelhar, delícia !

    bjobjo, lindona !

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post...Sempre usei panelas de ferro, aprendi no RGS, e meus filhos cresceram saudáveis, depois minhas netas...Mudando pra Goiás, alternei com as de pedra sabão, que lá tem demais...e a comida...hummmm, tem outro gosto, né?
    Bjks
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  14. Santinha,
    Parabéns pelo post!Fantástico!!! Diria até que é de utilidade pública, já que a maioria de nós utiliza panela para preparar uma alimentação. Nada melhor do que conhecimento para produzir mais e melhor...
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Ai que "diliça" de post!
    Adoro cozinhar e cozinhar em panelas boas, lindas e charmosas deixa a comida mais gostosa ainda.
    Quanto a Le Creuset... acho que é um sonho de consumo de todas as meninas chegadas na cozinha, e essa rosa tá puro luxo!!! Deseeeeeeeeejo!
    E um super beeeeeiiijo! ;)

    ResponderExcluir
  16. tbm adoro paneleiros... certeza que na minha próxima casa terá um desses!!!!!



    beijok e obrigada pela visita!!!!

    ResponderExcluir
  17. Yvone, voce sabe que tenho mania de panelas,to sempre precisando de alguma, tenho varias espalhadas por onde ando ja trato logo de compra-las.

    ResponderExcluir
  18. Adorei o seu site, vou passar mais vezes... E agora , como curiosidade, aqui em Portugal paneleiro é homosexual ( eu acho que no Brasil chamam veado)...rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  19. Menina sou completamente apaixonada por panela hoje meu marido chegou com uma panela linda presente de grego???? que nada eu adoreiiii ele me conhece como ninguem beijos.

    ResponderExcluir
  20. Que interessante... nunca ouvi falar de ninguém que fosse louca por panelas... Eu gosto eh do q está dentro delas! hehe
    Minha mãe tem um paneleiro maravilhoso, porém, ela colocou bolsas... mto legal. Um dia tiro uma foto e te mando...
    Adorei seu blog.
    Bjos!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Eita que quando eu era criança, minha avó tinha um paneleiro vertical desses da foto! Meu Deus! NUnca mais vi ninguém usar isso. Nem sabia que ainda se usava...

    Adoro seus posts completíssimos!

    Yvone, a enciclopédia doméstica.

    BJks pra vc!

    ResponderExcluir
  22. Cada imagem linda, da vontade de jogar fora todas as minhas coisas de cozinha, pra comprar tudo novo rsrsrs!!!Fizemos um post sobre a venda dos cabides de bigode, se vc se interessar, dá uma passada la no bubble...
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Tb adoro panelas...o post está muito interessante.
    Tenho uma perguntinha, acabei de comprar 2 panelas pequenas de pedra sabão(ainda não usei, nem desembalei), se eu me adaptar comprarei 2 grandes. A moça que me vendeu falou para lavar com bombril, vc disse que não. Como vc sugere lavar? E se o alimento grudar, o que faço?
    bjusss.....Su

    ResponderExcluir
  24. Minha mãe também é assim. Aqu em casa tem de todos os tamanhos e feitios.
    Mas onde colocar?
    E na cozinha da horta. E não nestas maravilhas que mostrou.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  25. Respondendo:
    Oi Sutana
    Sobre a higienização das panelas pedra sabão:
    Como a pedra-sabão é porosa, as panelas precisam de cura antes de usar. Muito fácil. Basta passar óleo de cozinha por fora e por dentro, encher de água e colocar no forno baixo durante uma hora e meia. A tampa também é untada. Repetir o processo no dia seguinte e pronto.
    As panelas de pedra sabão não devem ser lavadas com produtos abrasivos, lave apenas com esponja macia + detergente neutro.

    Cuidado: Não podem ir do fogão para o mármore porque racham.
    Economizam gás, já que continuam cozinhando depois que se desliga o fogo, portanto o fogo deve ser apagado um pouco antes do tempo normal.

    ResponderExcluir
  26. Tem umas panelas e paneleiros que são mesmo um charme! Adoro essas coisas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Querida Yvone,
    Acho que todas aqui viajaram no tempo, lembrando da casa da mãe ou da vó.
    Tenho um paneleiro que faz lembrar este preto com duas correntes que você postou.
    Como mudei muito a decoração da minha casa, no momento estou sem lugar pra ele, mas já estou bolando uma pintura nova e vou colocá-lo na cozinha.
    Um super beijo.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  28. Nooooossa, quanta informação sobre panelas? Amei! Aliás, seu blog é uma fofura só! Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Menina,
    também adoro panelas... mas posso te contar um segredo? Na minha nova casa tenho pouquissimassss panelas. Ainda não comprei muita coisa, só o necessário mesmo! ai, ai...
    Às vezes vou cozinhar e encontro dificuldades... um caos total. Fora que mudar de cozinha é complicado. Passar das panelas da mãe para as suas é uma dificuldade.
    Mas adorei o post!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  30. ah tenho que confessar que não sou fã n.o. 1 de panela não... mas aquela rosa de coração que coisa linda! e cara ahahah! beijos..lindas imgs!!!

    ResponderExcluir
  31. Panelas bem arrumadinhas sao mesmo muito bonitas, minha vó falava que quando ela morava na roça ela adorava arrumar a cazinha as prateleiras e deixar a mostra suas panelas todas bem ariadas!! Eu acho um charme estes paneleiros de ferro que ficam pendurados do teto, aquele de madeira para colocar copois ja vi tambem tipico de roça, sabe Yvone tem uma panela que acho que voce nao comentou a tipica panela de barro de fazer muqueca!

    ResponderExcluir
  32. Yvone, gostei muito de sua mensagem! Legal demais!
    Às vezes, também gosto de fugir para o mato, para a serra... mas, como fazia tempo que eu não passava o Carnaval no Rio, este ano quero ficar por aqui e ir a alguns blocos.
    Antigamente, o Bola Preta era ótimo, mas nos últimos anos tem estado muito cheio, então procurarei uns mais tranquilos.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias