Picadinho da transição

Tem dia que tudo o que se quer é comida reconfortante, daquelas sem frescura e que não dá trabalho nenhum. Nada de comida complicada com misturas inusitadas.
Picadinho é assim. Comida cômoda, fácil de entender, fácil de gostar, tanto é que ele foi se espalhando sem preconceitos; Toda casa de mãe tem, o bar da esquina tem, e o restaurante estrelado também. Sabe aquela coisa de a mãe já deixar a carne cortadinha no prato? As pessoas devem ter isso no subconsciente. Picadinho remete à infância.
De tão picadinha a carne vai direto à boca... O garfo tem só de furar a gema mole do ovo. E aí é esperar ela escorrer para cima do arroz e se misturar com o caldo da carne e a farofa.
Picadinho bom é aquele feito com molhinho que leva tomate e cebola, que fica suculento e você pode misturar com farofa e arroz..hummm.
Todas as receitas que conheço têm em comum três acompanhamentos: arroz, farofa e ovo.Tai um prato que dá conforto, não precisa ficar cortando, mastigando a exaustão e não pede mais nada.
Picadinho da transição
Leva carne para bife (macia) picada na porta da faca,
Azeite
Alho e cebola picada
Tomates maduros sem pele sem semente em forma de purê.
Tablete de caldo de carne ou caldo de carne caseiro.
Pimenta do reino e sal

Como faz
Tempere a carne com sal e pimenta do reino.
Em uma frigideira grande com fogo alto fritar no azeite a carne picada. Retirar e reservar.
Na mesma panela adicionar a cebola, o alho se necessário mais um pouco de azeite, em seguida adicionar os tomates, após um minuto o fundo da panela deverá estar ficando escuro e os temperos pegando no fundo.
Volte com a carne mexendo para que alguns pedaços cheguem ao fundo da panela.
Coloque metade de um copo com água fervendo, dissolva os tabletes de caldo de carne e acrescente este caldo na panela.
Quando você perceber que a carne já está macia e o tomate incorporou no molho, tampe a panela e aguarde alguns minutos para que fiquem tenras.Está pronto o seu picadinho de carne. Uma delícia.
Acompanhamentos gostosos

- Ovo molinho, ovo duro ou ovo poché... 
- Ou com de purê de batatas...
- Banana grelhada ou farofinha de banana...
- Couve picadinha ou salada de agrião...
Os acompanhamentos são da sua preferência o que importa é o capricho para ficar com aquele gostinho de sabor da infância

26 comentários:

  1. Yvone,
    Que post mais apetitoso.
    Acabei de almoçar, mas mesmo assim fiquei com vontade de provar essas delícias.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Santinha
    Estou lendo seus antigos posts , já que te descobri há poucos dias...estou simplesmente amando suas receitinhas, ontem fiz aquele bolo de milho com o milho de lata, ficou maravilhoso, a única coisa que mudei foi guardar um pouco do leite de coco para jogar por cima do bolo junto com açúcar. Hoje, já separei uns pedaços de frango pra fazer uma canja que vc tão bem explicou nuns posts lá atrás. Outro dia faço esse picadinho que está realmente uma beleza!
    Vc tem pousada em Visc de Mauá , não é? Mas que maravilha...eu vou muito a Penedo, gosto demais daquela região.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Hum que delícia de picadinho...deu até fome.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Yvone, eu nao devia ter passado aqui agora.
    Que post mais delicioso, cheguei a chamar o marido pra ler e ver essas gostosuras.
    Pra mim nao tem nada mais especial do que esses picadinhos, mexidos,ovinho mole..,oh meu Deus!!
    bjks
    Susi

    ResponderExcluir
  5. Olá, Santinha!
    adoro picadinho, já sabes, os cozidos são meus preferidos.
    esse post está lindo e, concordo que picadinho lembra infância e mãe.
    bjkinhas,

    ResponderExcluir
  6. Hum... me deu água na boca!
    Adoro picadinho, mas pra mim a combinação perfeita seria só com purê de batatas... amooo!
    Adorei as artes.
    BjOs e até mais!

    Re.

    ResponderExcluir
  7. O picadinho é perfeito e delicioso com o acompanhamento que vier. Mas Ivone o que é aquela segunda e terceira foto, não entendi e quero saber, pois é lindo, bjss.

    ResponderExcluir
  8. O picadinho é perfeito e delicioso com o acompanhamento que vier. Mas Ivone o que é aquela segunda e terceira foto, não entendi e quero saber, pois é lindo, bjss.

    ResponderExcluir
  9. Amiga querida, também tenho meus dias de picadinho e a criançada AMA-DE-PAIXÃO, o que é extremamente gratificante, porque se alimentam. Mas confesso que sinto saudades do picadinho da minha mãe. Ai...vontade de voltar ao passado....rsss.
    Adorei o post.
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  10. E não é verdade, Yvone! Picadinha remete sim à infância, e aqui em casa, vire e mexe ele se apresenta nas refeições, mesmo eu não gostando de carne vermelha, já o adaptei com frango. :) Beijão, Fabi.

    ResponderExcluir
  11. Hmmmmmmmmmmm que delícia !!!

    Outras comidas reconfortantes, pra mim, são: purê de batatas com carne moída, mingau, ovo mexido... aiai... Gosto de colo de vó !

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eita!
    Fiquei só imaginando o cheirinho da carne que fica espalhando pela casa na hora do almoço...

    ...hummm... :)

    ResponderExcluir
  13. Ainda bem que eu já jantei e que o açougue já fechou, se não, minha dieta tinha ido pro espaço!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Amiga hj teve picadinho basico aqui em casa.. delicia! boa semana... tem selinho pra vc la no coisas. bjo

    ResponderExcluir
  15. Q delicia Yvone!
    E fácil!!!! Acho que até eu consigo... mesmo sendo cozinheira aprendiz! rssss.
    Ai, que vontade.
    Eu tenho uma sorte danada nesta vida, almoço em casa todos os dias, porque trabalho pertinho da mamis... é tudo! Melhor do que qualquer comida.... rs.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  16. Que vontade de ficar admirando aqueles trabalhos lindos. E o picadinho? Aqui em casa fazemos sempre. muito gostoso.
    Um dia quando for em Santo Antonio do Amparo vou mostrar a quantidade armario que mamae tem. A casa é de pé alto? Sabe como ? Imensa. Em cada quarto um armario embutido daquele tamanhão. E dentro dele ainda existe roupas de tudo quanto é época. Andei dando algumas sem ela saber. E o que tem de quinqualias. Acho que iria rir até.
    Com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  17. Rasena a foto com os tecidinhos sao descansos para travessas ou panelas. São feitos com tampinhas de garrafas e fuxicos. Obras da mamãe. Não sao lindos? Ela aceita encomendas tá. E os descansos tem mais outros formatos tb. dá uma olhada nas fotos - estão todas no flickr...basta clicar ai encima no nome dela ZÉLIA.
    Brigado pela visita carinhosa.

    ResponderExcluir
  18. Amigas e amigos
    Fico feliz da vida ao saber que todos continuam a apreciar as comidinhas com sabor de infância.
    Cozinho bem sim, mas 90% das comidas que gosto de fazer são como essas; arroz com feijão, picadinho, macarrão de todo tipo; outros cozidinhos, sopinhas, saladas...São pratos caseiros desses que não só fazendo em casa é que ficam saborosos.
    beijinhos e alegria, alegria.

    ResponderExcluir
  19. Ah que vontade de comer seu picadinho , rsssss. E olha são 13:34, acabei de almoçar !!!!
    A peposa mandou agradecer as lambidinhas , rssss. Tá toda prosa com sua caminha nova. Outro dia vi uma cachorrinha igual a Pe na tv, eu jurava que estava vendo a propria, rsss, acho que no fundo eles são todos carinhosos assim, só depende dos donos incentivarem a faceirice !! Lá em casa tudo é determinado em função da Peposa, e como ela não fica sozinha, nós acabamos não saindo de casa , pq não queremos deixar um de fora dos passeios. Eu não sei e não entendo pq ela não pode ir em todos os lugares conosco , rsssss.
    Bjs e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  20. Que post mais inspirador. É isso mesmo - comidas com sabor da casa da gente! Não tem nada melhor... Por isso que gosto de passear por aqui, encontro sempre "coisinhas" que gosto. No meu blog de culinária estou postando receitinhas ótimas e fáceis. Passe lá para conferir.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  21. Verdade picadinho é super pratico, quer inclementar coloca creme de leite que vira strogonoff :) chique rs, vc tem toda razao!

    ResponderExcluir
  22. Ainda ontem falei sobre isso com o Daniel do Feito na hora! Como é bom comida de "verdade"! Bjo!

    ResponderExcluir
  23. Santinha,
    seu post está apetitoso e sabe aquele história de deixar a carne "cortadinha no prato" é verdade,faço isso até hoje.
    Batatinha palha também é um ótimo acompanhamento.
    Adorei tudo!
    Beijos grande!
    Jac
    www.flormosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ai, meu Deus! Saudade da comida da minha mãe... Agora, casada, eu é que faço... rs
    Beijinhos, florzinha
    E uma linda semana para você.
    Com carinho

    ResponderExcluir
  25. Yvone
    Abriu meu apetite. Que maldade porque eu estou de dieta e acabei de tomar uma sopinha de legumes bem pequenininha... rsrsrs
    Bom domingo pra você

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias