Feng Shui por Intuição


Vou tentar expressar aqui a minha relação com o Feng Shui e a organização. Nossa amiga Cris Ventura do Blog Canto do Feng Shui é especialista no assunto, lá tem sempre dicas incríveis sobre a decoração e a harmonização dos ambientes, aprendo muito com ela também. 
Através da técnica oriental aprendemos que a eliminação da desordem é um dos principais aspectos poderosos e transformadores do Feng Shui.
Segundo li em recentes pesquisas a palavra "desordem" em inglês (clutter) deriva do inglês medieval clotter cujo significado é "coagular". Pessoas que bagunçam e não acham tempo para se livrar dela normalmente têm o corpo congestionado, excessos de peso, aparência embotada, constipação e fazem poucos exercícios físicos (ou são totalmente sedentários) e falta vitalidade em seus olhos. (Trecho da entrevista com uma especialista, infelizmente perdi o link (junto com pc roubado).

Percebi que a primeira pergunta a se fazer é sobre nossa verdadeira disposição para mudar isto. Muitas vezes nos sentimos estagnados em nossas vidas sem saber o que pode estar atrapalhando nosso sucesso e nossos resultados. 
E eu sou dessas pessoas que acreditam piamente nessa teoria. Quando se está pondo em ordem nosso mundo exterior mudanças correspondentes acontecem em nosso mundo interior alterando as possibilidades de nossa vida, abrindo espaço e preparando o terreno para que novas e maravilhosas oportunidades cheguem até nós. 
Já experimentei essas sensações em diferentes fases da minha vida. Quando o problema é desordem não consigo deixar de pensar no porquê daquela bagunça e tenho que concordar com os especialistas quando afirmam que “há mais coisas entre quartinhos revirados e destinos encruados do que imagina nossa vã e nociva civilização”.
Em suma, bagunça e sujeira em casa diminui a sorte dos moradores e afetam a energia vital e eu também acredito muito nisso. Descobri que coloquei em prática muitas das técnicas orientais muito mais por intuição do que crença na filosofia chinesa. Encaro a arrumação como um exercício de auto-purificação e abertura para o novo.
Gosto de pensar que um cenário perfeito para acontecimentos felizes é um ambiente limpo e organizado. Sempre tive por hábito,aprendi vendo a minha mãe. Outra coisa que fazia sem saber (aprendi com a mamãe) é que a cada vez que colocasse uma peça nova no armário teria que retirar outra qualquer.
Com toda a certeza mamãe não conhecia os princípios do Feng Shui era pura intuição. Tirando o velho sobra espaço para o novo.
Ainda bem garota curtia arrumar minhas coisas, muda-las de lugar, o dia da faxina... E depois aquele cheirinho de casa limpinha! Hummm!!


Não consigo imaginar uma casa ou qualquer ambiente por mais bem decorado que esteja ser atraente e gostoso de estar sem arrumar a bagunça, é como fazer maquiagem e arrumar o cabelo sem tomar banho!

Fácil também é constatar que nem sempre a bagunça é visível; a sala parece em ordem, a cozinha também, mas bastam abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades e de caixas e mais caixas todas desorganizadas.
E a garagem ou o quarto de despejo aonde todo mundo vai jogando tudo o que não serve mais? Energia parada ou não?
Isso é o feng shui por intuição a gente sente.
Idéias:

Caixas numeradas e catalogadas, com lista de conteúdo no computador. Soluções para armazenar coisas- Idéia da Talma
Na busca por mais organização vale reciclar peças velhas que ficaram esquecidas no quarto de despejo, vale guardar coisas importantes que possuam significado especial, mas é preciso que tudo esteja organizado, pois não há bem-estar na desordem – seja qual for seu sentido de ordem.

Temos muitas desculpas para a bagunça, para a desorganização, e a principal é a falta de tempo. TEMPO e ESPAÇO.

-Não adie a arrumação, limpeza e organização transferindo a angústia para o futuro. A bagunça e a desorganização ocupam espaço em nossa cabeça e nos fazem perder tempo e satisfação.
- Livre-se conscientemente do que não precisa mais; doe descarte, recicle, mas encontre a sua boa forma.
- Organize devagar. Comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.
Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e imagine que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais justo e mais belo.
Para mim isso traduz o que é o bom FENG SHUI!
Bom feriado e ordem para todos!

28 comentários:

  1. Meu barraco ta como voce disse, por fora parece tudo em ordem mas quando abre as portas dos armarios e gavetas, nossa que medo.Vou ver se agora no proximo feriado me encho de coragcregromiem para organizar pelo menos algumas gavetas e que feng shui me ajude.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. olá, Santinha!
    sentí, agora, um puxão de orelha igual de mãe. de algum tempo prá cá. virei isso - baguncólatra (gostei do termo criativo, apesar do significado negativo). o pior, é que, espiritualisticamente falando, sei dos males que isso nos traz.
    acho que precisarei ler essa tua matéria, pelo menos uma vez por semana.
    bjks com carinhos - já, estou indo...arrumar a bagunça.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc lindona. Acho que a desordem quando se instala atrasa a nossa vida mesmo. Tenho muita vontade de fazer um curso de feng shui para aprender mais e praticar. ADOREI esse post e as preciosas diquinhas.
    Super beijo,
    Isa

    ResponderExcluir
  4. Etâ canto das boas e possíveis dicas!!

    Menina, é verdade, esse tempos parei para desfazer-me de roupas e outras cositas mais e o prazer, a leveza, o fluir é ambientalizado.

    Me sinto, muitissimo bem com essas faxinas.

    É muito bom!!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, Obrigado vc pela visita, amei!Seja sempre muito bem Vinda!

    Bom Realmente o mudança da cor do meu cabelo vai ter que ser aos poucos, espero que logo eu chegue na cor que eu quero, valeu pelas dicas...

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho horror à bagunça. Pra mim, casa bagunçada é sinônimo de vida bagunçada sim. E acho que é sempre possível mudar isso. Pode até levar tempo, mas com um pouqinho de boa vontade, devagar a pessoa vai colocando a casa e a vida em ordem.

    beijos e bom feriado

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc flor. Acho que a desordem quando chega atrasa a nossa vida mesmo. Adorei as dicas de feng shui. ADOREI esse post e as preciosas diquinhas.

    Bj,bj,bj
    Simone Azevedo

    ResponderExcluir
  8. ola querida,
    sábias palavras!!! as vezes me sinto que virei uma "baguncólatra" tb ... depois que fiz o curso de feng shui, vi como é importante esta questao da bagunça, de emperrar a circulação da energia vital ... obrigada querida pela dica e puxao de orelha kkkk bjs

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por lembrar! Vou começar a arrumar agora mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Quanta gente bagunceira sô!!!
    Cruz Credo visse!
    Arrumar tudo já!!
    bom feriadão pra todas!
    beijos nos corações

    ResponderExcluir
  11. Yvone - só publiquei pq compartilho com vc essa ideia.... obrigada vc por cuidar de um pedaço do paraiso - qq hora eu vou aparecer mesmo.... e se nao aparecer mando cliente....

    ResponderExcluir
  12. Yvone,
    Juro que gostaria ser tão organizada quanto você.
    Acho ultra-importante, e me esforço para isso.
    Seu post foi muito elucidativo. Obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,

    este post é fantástico!!!
    parabens pela iniciativa!!!


    bjinhu

    ResponderExcluir
  14. Ai que belo puxão de orelha de mamy. Ah minha vida tá bagunçada depois que machuquei o joelho e em seguida o pé acabei deixando tudo de lado e não me sinto com coragem de organizar mais nada, eu que sempre fui tão caprichosa, mas assim que estiver mais disposta vou lembrar de vc. Ah tb a casa tá bagunçada por conta das reformas que vivemos fazendo , e pela falta de grana em fazer certas coisas , vai ficando tudo no provisorio, fazer o que, isso me deixa tão triste, to rindo e to chorando por dentro com esse seu post. Adoraria ter tudo arrumadinho. Bom feriado pra vc tb bjs

    ResponderExcluir
  15. Ola Santinha!

    que legal teu espaço

    Vim conhecer, e retribuir a visita tão agradável...

    Não fissurada no assunto Feng Shui, ja fui mais até...rs quando me casei pintei a cada comodo da casa de acordo com a cor que era ideal segundo o que li sobre o assunto, com o tempo , como sou geminiana mudei tudo...rs
    Mas adoro tudo limpo e bem arrumado, na verdade sempre aplico aqui em casa uma tecnica também oriental, conhecida como 5's...rs
    E meu marido e filha ja incorporaram a idéia...
    Julia quando vai tomar banho já fala ...vamos mãe hoje é dia de assepssia...kkkk
    E o marido hoje mesmo me falou...mais tarde vou fazer um 5s nas minhas gavetas...rs
    Acho organização fundamental...facilita a vida e dá uma ótima sensação de bem estar.
    Fique com Deus e bom feriadão...bjs

    ResponderExcluir
  16. Yvone... to encantada com tua pousada!! é linda demais... e as fotos da região tbem são deslumbrantes...
    estou procurando uma viagem para 09 de julho... se marido naum achar q eh mto longe, faço questão de conhecer, quem sabe não te encontro por lá?

    beijao
    bom findi semana!

    ResponderExcluir
  17. Yvone, tenho pensado muito em deixar os lugares que vivo o mais acolhedores e limpos no sentido lato da palavra, nao sei porque temos qe aderir a tanto consumismo, comprar entupir a casa de COISAS...
    estou na fazer Decluter, estou dispensando o que auntei e quem hoje é entulho para mim,
    posso viver bem com o menos e deixar as coisas fluirem é a razao que tenho para viver , na geladeira ,nos armarios na casa ,nas areas de serviço, só o necessario.
    QUANDO FALO SOBRE ESTA MINHA VIDA, PENSAM - FICOU LOOUCA,
    MAS ESTOU MELHOR E MELHOR, E ENSINO TAMBEM .
    QUEM QUISER QUE FAÇA ISTO E VEJA OS RESULTADOS...

    ResponderExcluir
  18. Eliminação da desordem.
    Tudo o que mostrou me lebra tranquilidade e bem estar.
    Adorei as dicas.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  19. falei da sua sopa de cebola no post de hoje...beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Yvone!
    Só ia passar para deixar um "oi" e então comecei a ler e não parei mais!
    São meia noite!Já é tarde, mas antes preciso dizer que suas palavras vieram em boa hora!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Yvone!Seu post está ótimo! Muito organizado e intuitivo ;-) Sabe que a limpeza e organização são as bases do Feng Shui! Sempre recomendo que as pessoas eliminem o "velho" para dar lugar ao "novo"... Adorei seu post! E muito grata pela citação! Boa semana! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. OI Yvone, eu sei o que é sofrer por ver tudo bagunçado, ainda mais quando o gerado da bagunça somos nós mesmos. Até já fiz um post sobre este assunto; Eu adoro casa arrumada e organizada, adoro arrumar. Mas tenho a maior dificuldade em manter tudo arrumado por muito tempo. Eu já melhorei muito, mas ainda falta muito para me tornar uma mulher organizada, impecável. Estou sentindo falta de uma visitinha sua... vc ainda não viu minha " cozinha possível", he he. beijos

    ResponderExcluir
  23. SAntinha, olá, eu passei pra te dizer que a Peposa está de niver hoje e fiz um post ´so pra ela, se quiser e puder dá uma olhadinha, ela tá linda ehhehehhe. bjs

    ResponderExcluir
  24. Só estou lendo de novo para assimilar bem
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  25. Olá. Seu texto está fantástico! Muito útil e esclarecedor.
    Manter as coisas em ordem e se livrar das que já não servem é deixar que as energias circulem.
    Confesso que às vezes tenho um "caos criativo" em minha mesa de estudo, com um monte de livros... mas procuro mantê-la limpa e pelo menos uma vez por semana arrumo os livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Mamma mia!!! Que aula, adorei saber td isso.

    ResponderExcluir
  27. Olá Santinha!
    Todos me chamam de bruxa, mas tem outra galera que me chama de "Santa",muita coisa temos em comum.
    Amei o seu cantinho, está cheio de idéias incríveis,de dicas, coisas que eu adoro. Adorei as latinhas, muito original...Quanto a bagunça, eu adoro uma arrumação, transar a casa, mudar, não posso ver coisa fora do lugar...mania de bruxa.
    Quero agradecer a visita lá no Canto da Bruxa,fiquei muito feliz. Será sempre bem vinda. E por aí vamos costurando a nossa colcha de retalhos...
    Beijocas e até

    ResponderExcluir
  28. Agradeço essa postagem. Concordo com tudo e já fui bem mais organizada, ando bem "relapsa" e depois de ler esa postagem começo a ver solução para os meus prblemas

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias