Salve Jorge

by Santinha
Salve o Sol, Salve a Lua e as Estrelas, e todas as formas de Luzes que permeiam o nosso Universo que é Deus, figura inabalável da Criatura ungida pela Paz, pelo Amor e pelo Respeito aos Homens de boa vontade.

Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu.

No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir". Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não agüentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador.
Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303.
Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitadoem Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.
Santo Guerreiro foi cassado pelo Vaticano em 1969

Curiosidade:
Ele está lá na Lua com seu cavalo branco combatendo o Dragão.
Em muitas casas e comércios, a imagem de São Jorge aparece em quadros ou estátuas. Tão adorado e respeitado, e mesmo assim está entre os 200 santos “cassados” pelo papa Paulo VI em 1969, no Concílio do Vaticano II. A decisão, polêmica, só considera “santos” aqueles cuja existência tenha comprovação ou que não seja acompanhado por lendas estranhas (no caso de São Jorge, o dragão).
Assim, por um ou outro motivo, entre os 200 “cassados” estão Santa Bárbara, São Cristóvão, São Lázaro e Santo Expedito.
Muita gente planta na entrada das casas ou escritórios “espada de São Jorge” ou“lança de São Jorge” para manteros locais seguros, livres de qualquer malefício.

8 comentários:

  1. Salve!...
    Ontem deixei teu blog aberto aqui e terminei nao comentando. adorei a poltrona e as ideias de recuperação e uso.
    SE tornou a verdadeira poltrona possivel.
    beijoooooo no coracao.

    ResponderExcluir
  2. Oi Yvone! E Salve Jorge! Adoro São Jorge, tenho recebido muita força dele! E adorei o que escreveu, muito bom! Também adorei a poltrona vestida de estilos diferentes, parabéns! Beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  3. Nas horas cruciais de nossas vidas pedimos ajuda justamente à eles.
    E VIVA A FÉ.

    ResponderExcluir
  4. Ah, amiga...Salve Jorge.
    Salve Pedro, João, Lucas, Antônio e Francisco.
    Salve esse nosso país enorme, cujo sincretismo nos permite abraçar ( e amar) várias figuras santas ( ou não) mas que nos aquecem o coração, torando nossa conversa com Deus mais...possível.
    Beijocas amiga!

    ResponderExcluir
  5. Salve Jorge.
    Para mim ele é muito especial, além da minha filha ter nascido no dia 23 de abril, sou corinthiana e devota de São Jorge.
    Tomei a liberdade de fazer uma referência ao seu post e ao seu blog no meu blog "verde", em um post sobre a planta espada de São Jorge. Valeu!
    Renata
    dicasgreen.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Categorias