Tábua de Passar Roupas


Semana passada no blog Lá em Casa a Simone publicou uma dica da Pixu, que encontrou capas de tecidos diferentes para a velha e boa tábua de passar roupas.

É impressionante como todos os tecidos que vem nas tais tábuas são sempre tão horrorosos.
O fato que é que cansada de ver a minha tábua de passar, que é praticamente um enfeite, resolvi inventar uma solução para que essa peça (ainda) útil, também ganhasse algum charme.



Comprei uma de madeira de reflorestamento no Carrefour que paguei uma pechincha, tinta para artesanato, um pedaço de chita...
Mas, vou avisando já; eu odeio passar roupa.
O fato é que esse negócio de passar roupas era coisa do tempo de nossas mães e avós. Os tempos eram outros e, diga-se de passagem, que ninguém falava em ecologia e o termo sustentabilidade sequer havia sido criado. É bem verdade também que, naquela época, não se consumia tanto, até porque a quantidade de eletrodomésticos e eletrônicos em geral era bem menor do que hoje.


Mas como alguns (bons e maus) hábitos passam de geração para geração, muita gente nem chega a questionar a real necessidade por sua continuidade.

Passar roupas, por exemplo, não faço isso há quase sete anos, não há nada de mais. Em 99% das peças que lavo em casa, dou apenas uma alisadinha rápida e mesmo assim, quase na hora de usar.
Porém, quando eu conto isso para os outros, a reação costuma ser de total espanto. Como assim você não passa as suas roupas?!?!

Eis o que fui aprendendo com o tempo

- Quando tiro da máquina de lavar, dou uma chacoalhada nas peças, antes de estendê-las no varal. Camisas são imediatamente colocadas em cabides de plástico, assim, as fibras se soltam e a roupa seca mais esticada e, portanto, menos amassada. Se você mora em apartamento, para que pendurar as peça com um monte de pregadores? Eles marcam.
- Tente recolhê-las assim que estiverem secas, pois quando fica muito tempo penduradas, ficam difíceis para passar, além de danificá-las. O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso sequem-nas penduradas à sombra, as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras;

- Depois procure dobrá-las com muito cuidado, para que fiquem já bem esticadas, não é bom dobrar muito, assim evita que amassem mais, isso vale para todos os tipos de peças, menos para camisas sociais, essas devem ir diretamente para o cabide, com certeza te darão menos trabalho na hora de passar;

- Os sprays ou as águas de passar prolongam nas roupas o cheirinho de recém-lavadas. Além disso, quando borrifados, deixam o tecido úmido. Isso ajuda o ferro a deslizar. Eu indico: Há ainda uma receita caseira que aprendi com a nossa passadeira Maria José: Junte um copo americano de amaciante, outro de álcool e complete o aplicador com água e agite bem. A receita foi testada e aprovada.
De olho no planeta e no seu bolso

O ferro de passar roupas é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia elétrica (cerca de 8% a 12%). Em tempos de combate ao aquecimento global, quem diria que andar por aí ligeiramente amarrotado poupa o planeta, o seu dinheiro e o seu tempo.

- Não passem a ferro, os tecidos dos lingeries que hoje são de boa qualidade dispensam o ferro.

- Cá entre nós, para quê passar toalhas, lençóis, fronhas e meias? No inverno, então, uma camisa um pouco amassada por baixo da blusa de lã não faz mal a ninguém. Nem você vai se lembrar desse pequeno detalhe.

Prendadas (os), não percam seu precioso tempo com tarefas que podem ser dispensadas e ainda trazer inúmeras vantagens.
Os tecidos de hoje possuem tecnologia. Alguns, inclusive, são fabricados para dispensar o ferro de “engomar” e, na hora de vender, essa vantagem vira até diferencial de mercado.

Então, aproveite! Esqueça o ferro de passar!

24 comentários:

  1. Santa Santinha!!! por isso que eu gosto de você menina. Assim pouparemos dois tipos de energia não é? Bjokas querida.

    ResponderExcluir
  2. Super concordo e amei suas dicas! Eu nao gosto de passar roupa tbm nao, e quem gosta?? Ontem mesmo passei roupa, mas tem muitas que nao passo, se vejo que da para usar legal. So passo aquelas que precisam mesmo!!
    E geralmente na agua do ferro ponho um pouquinho de amaciante, fica mesmo otimo!

    bju bju

    ResponderExcluir
  3. Ola Santinha!!!!!Eu pensei que era a unica que fazia isso!!!Deste que me casei nunca tive ferro de passar roupa, uso essa tecnica há mais de 30 anos, não falha nunca!Bom final de semana, bjos

    ResponderExcluir
  4. Menina, e que tal aquele "vaporizador de roupas" ?
    O que acha dele ?

    ResponderExcluir
  5. eu tenho esse mesmo tecido em almofadas que eu fiz pro meu quarto! ficou divino! aproveitei ele tb pra encapar umas pulseiras pro carnaval! uhauhauha me pediram pra fazer pra vender. rs. o que não é a criatividade! adorei sua ideia! ;)

    ResponderExcluir
  6. Santinha minha amiga,
    Eu sempre procuro comprar roupas que não necessitem ser passadas e quando lavo tomo esses cuidados para poder guardá-las assim que secam. Faço isso com camisetas de algodão, langeries, roupas de dormir e meias. Na realidade só passo algumas calças jeans e sarja e os lençóis, pois os meus são 100% algodão e para isso tenho um ferro de caldeira, economiza energia pois funciona com vapor e passa mais rápido.
    No mais, concordo com o você diz.
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Santinha, adorei sua visita e vim auqi retribuir e eis que encontro um post interesantissimo, muitas das dicas que vc deu , eu já adoto, como cuidados ao estender a roupa e depois ao tirar do varal p passar , vivo ensinando isso as minhas filhas ,mas ainda tenho que passar muitas . Essas das camisas em cabides vou testar, nunca fiz, ontem outra amiga blogueira tb já fez post sobre isso , a Sutana.
    E copiei a receitinha do amaciante alcool e agua . Não mancha o alcool não ?
    Depois volto pra te contar se aprovei hehhehhe.
    Mas concordo que passar é muito chato, odeio ! bjs Leila

    ResponderExcluir
  8. Êta postagem inteligente, hein, guria! Tô contigo e não abro! :)
    Aproveito para parabenizar pelo blog, já que é a primeira vez que deixo um comentário.
    Bjim!

    ResponderExcluir
  9. Ficou linda sua tábua. Adorei! Também odeio passar roupa! Vou testar a dica do borrifador, pois odeio a marca q o pregador deixa nas roupas. Thanks!

    ResponderExcluir
  10. Parece que estou lendo um texto meu. Eu mesma lavo nossas roupas e faço questão de tirá-las do varal. Como tenho um bom quintal, as roupas secam ao vento e rápido. Tiro logo as que vão secando, porque realmente, roupa que demora ao sol fica assim meio "sêca". E raramente uso o ferro de passar. Minha tábua é que precisa ser restaurada. Foi ótimo esse post.
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  11. olá , voltei pra pedir que vc vote em mim no blog da Renata , passa no meu blog e veja a promoção, por favor , me ajuda ?? Obrigada leila

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas preciosas dicas.Tbm odeio passar roupa rsrsrsrs.
    Tenha um ótimo FDS!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá santinha
    Gostaria muito que vc tbm participasse do sorteio passa lá
    Já computei seu voto pra Bruxinha
    Te espero
    bjoss
    ahhh adorei a tábua muito original

    ResponderExcluir
  14. Assino em baixo...
    fora ferro de passar!!
    beijocas
    boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Noossa, Santinha! até que enfim, encontrei alguém como eu, conheço as dicas na prática - simplesmente excelente essa postagem.
    bjks

    ResponderExcluir
  16. Também detesto passar roupa!
    Mas adoro lavar... (meu lado Amélia gritando!)
    Sua tabua ficou um luxo! Tô pensando em copiar...
    Bjs
    Faby

    ResponderExcluir
  17. Oi Yvone, concordo com vc em gênero, número, grau e o que mais houver. Passar roupa é o pior serviço doméstico!Vc tem que ficar em pé, no verão é sufocante! Lá em casa também não passo roupa. só passo a roupinha da minha filha por enquanto, acho que é resquício do tempo que ela era bebê. Só procuro comprar roupas fáceis de lavar e guardar, que dispensam o ferro. Roupa de cama nem vê ferro de passar!Coloco o lençol na cama e vou esticando com a mão, logo ele fica lisinho. Outra boa maneira de guardar camisetas ou qualquer outra peça de malha é fazer rolinhos com ela. Vc evita marca de dobras e ocupa menos espaço. E quando precisa passar alguma coisa, cada um se vira, lá em casa marido passa a própria roupa! Outra dica que vi em algum lugar, é colocar a roupa pendura no box, na hora de tomar banho. Dizem que o vapor ajuda a desamassar! Beijos e vou aproveitar muito bem estas dicas.

    ResponderExcluir
  18. hahaha... Bem como eu penso mesmo..
    Detesto passar roupa!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  19. Ah, passa lá no meu blog, estou fazendo uma brincadeira lá..
    bjoss

    ResponderExcluir
  20. Querida amei tudo, a tabua, o blog, as dicas (pois num nasci pra dona de casa) e preciso ensinar a empregada, ne? Ja vai pro meus favoritos!!!! bjos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Yvone!

    E há quem passe toalhas, lençóis, fronhas e meias? :o
    Então tá, né? Euzinha é que não...

    Mas também confesso que não aboli por completo o ferro de passar...:(
    Mas passo bem menos peças que minha mãe, por exemplo. Quem sabe não chego lá, como você?! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ai, ai, ai... Santinha, Santinha, Santinha, minha queridinha do meu caração como vou fazer se eu encontrar um BOFE ESCÂNDALO no meu caminho e rolar um rala e rôla? vou tirar minha ROUPICCIA e toda amassadinha... ele vai sair correndo... Ai que horror!!!!!!!
    prefiro que vcs continuem economizando para eu poder ficar passadinha. Ô Ô Ô.

    ResponderExcluir
  23. TÔ LOKAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!! QUERO BOFES MIL...

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias