Um canto só seu

Um belo dia descobri que podia pintar, desenhar, colar, enfim, criar um monte de coisas. Mas, para exercitar prazerosamente minha arte, era preciso ter em casa um cantinho só meu.
Pintura, bordado, música, marcenaria, jardinagem...

Não importa qual seja o seu passatempo preferido, o que vale mesmo é investir em seus dons e dedicar-se com paixão à sua expressão artística.
Muitas pessoas que me conheciam quando resolvi investir nisso, viam minhas criações e logo iam me dizendo que não sabiam fazer nada e algumas, vinham com a desculpa da falta de espaço, e eu respondia dizendo que falta de espaço é um problema muito pequeno para inibir sua criatividade.
Você se lembra de quando era criança? Em qualquer que fosse o lugar, bastavam papel, lápis e algumas tintas para soltar a imaginação e viajar nos seus desenhos. Mas o que isso tem a ver com o seu hobby? Definitivamente, tudo!
Assim como na infância, você não precisava de um espaço exclusivo, como um ateliê ou um estúdio, para "viajar" com seus talentos. Se você não tem um cômodo inteirinho para chamar de seu, escolha um cantinho adequado e cultive nele seu espírito criativo.
Você pode ter um ambiente em sintonia com seus dons sem precisar mudar os móveis ou fazer muitas transformações. Mas não se esqueça: nesse lugar, a criatividade deve ter passe livre e sem convite antecipado!
Como escolher:
Para definir o local ideal, o primeiro passo é observar bem cada cantinho da sua casa e atentar para aquele que mais evoca a sua veia artística. Geralmente, trata-se de um espaço aconchegante onde você se sente relaxado.
Escolhido o local, a próxima tarefa é integrá-lo ao que você desenvolve, valorizando o seu conforto.
Digamos que você gosta de plantas, uma floreira ou uma pequena horta é suficiente para desfrutar do prazer de fazer o que gosta.

Idéia encontrada no Blog Cheiro de Mato

Já no caso de quem é habilidoso com pincéis, a varanda é o cenário, que, dependendo da visão externa, pode servir de inspiração para os seus trabalhos. Uma pequena estante com nichos ou um móvel com rodízios são sugestões para guardar o material de pintura.


Vale improvisar usando os caixotes de frutas esse é idéia da Morgania

Em um dos apartamentos que morei quando comecei a "inventar", transformei o quarto de empregada em um simpático ateliê. Pintei uma das paredes num tom mais forte, melhorei a iluminação e improvisei com dois cavaletes uma prancheta que funcionava como bancada de trabalho. Ficou ótimo, e ganhei um lugar só para mim.
Naquela época nem pensava em ter um blog, e muito menos pensei em fotografá-lo.
Para ajudar a organizar





Integração:
Na hora de incluir seus materiais no cômodo escolhido, faça dele um canto personalizado e harmônico, pois o objetivo é a integração. Não precisa esconder seu material de trabalho assim que chegar uma visita. O importante é se sentir sintonizada com a sua arte, afinal de contas, não há satisfação maior do que ter um cantinho especial para se envolver naquilo que lhe dá prazer.

Idéia Tofu Studio



Se voce tem um pequeno escritório tome cuidado com fios aparecendo no meio do caminho. Risco grave? Não. Mas pode ocorrer do pé esbarrar e desligar a CPU justo enquanto salva um arquivo PSD de 40 megas. E aí? Ferrou.

A Leroy Merlin presente em algumas cidades e outros estados, está com uma hiper, mega, super promoção em seu festival de organizadores para casa. Vale a pena conferir as sugestões.
Ambiente projetado para a loja de Marcelo Rosenbau
(clique para ampliar a foto)
Qualquer espaço é ajustável -Tenho amigas que usam até a cozinha para desenvolver atividades artísticas. O que não pode, é ficar sem fazer o que nos dá prazer.

23 comentários:

  1. Bom dia!
    Eu bem ando aqui às voltas com o meu cantinho para torná-lo mais acolhedor... todas as ideias são bem-vindas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. olá querida ... eu depois de tempos morando em lugares apertados agora estou me mudando e terei meu "cantinho" para fazer minhas "artes" uhuuu .... bjs e uma boa semana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Santinha!!! (meu teclado pirou, entao ta tudo sem acento, sorry).
    Lendo seu post lembrei da minha infancia na casa de minha avo, eu pegava papel de pao, aqueles branquinhos, quase tranparentes, lembra? ficava horas desenhando na mesa da cozinha... Voce tem razao, nao podemos deixar que detalhes, como falta de espaco, apague nossa criatividade. Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  4. Santinha, eu amo arte, artesanato e tudo que se possa criar!!
    Tem selinho para vc la no blog!
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Ah eu tb quero um cantinho assim ...quanta ideia linda.
    Adoroooo tudo isto.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, vi que vc passou p/ me visitar, que bom!!!!
    Qtas idéias boas, minha varanda bem que esta´precisando de um cantinho legal, charmoso, mas ainda não sei o que quero, tenho que integrar os passarinhos que me visitam todos os dias nessa decoração.
    Querida, apareça mais vezes!! Um bj gde,
    lena

    ResponderExcluir
  7. Marido fica temeroso quando mevê a observar os cantos da casa. Principalmente depois daquela pergunta: Tu me ama? A resposta é rápida: Diz logo o que queres que eu faça! Pois é, estou neste estágio, olhando, medindo, pensando em cada cantinho( não são muitos) de minha casinha, tentando encontrar um canto para fazer minhas "artes" e deixar tudo arrumadinho. Vou anotar cada dica.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Oi, Yvone, quantas ótimas idéias de cantinhos, de espelhos de luz, de chita bacana.... menina, acho que só eu perdi a inspiração... ainda bem que vocês a devolvem em seus blogs.... vou continuar vindo aqui olhar, olhar... beijão.

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida, ando sonhando com um cantinho aconchegante para me entregar ao prazer da criação. Pesquisei na internet e encontrei muitos espaços inspiradores e agora com esse post a minha vontade só aumentou. Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Uma pena minha casa ser pequena, não posso ter um ateliê, mas vou me virando.
    Adoro seu blog e sempre acompanho. Passa no meu blog que tem um meme para as amigas, se quiser participar vou ficar muito feliz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post , um canto pra chamar de seu é tudo de bom !!! As imagens e as idéias estão geniais como sempre !!!
    Bjão*

    ResponderExcluir
  12. Oi Santinha!!

    Um cantinho traz tanta inspiração, as vezes ele so precisa ser despertado dentro para que fora possa existir.

    Mil beijos e saudades!
    Obrigada pelas visitas, loguinho o Ecos ecoará novidades.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  13. Yvone como sonho com um cantinho só pra mim.Um dia terei um e poderei organizar td.
    Vc viu na novela das 8h, no quarto da personagem da Isis valverde, tem uma estantezinha feita de caixas de fruta igual a sua.Uma graça !
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie!!!
    Tenho uma lembrancinha p vc no meu blog!!!
    bjokas

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Vim retribuir a visitinha e conhecer o seu canto!
    AMEI!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga! Ganhei um presentinho e gostaria de compartilhar com você. Afinal, você merece. Parabéns. Passa lá no meu blog pra pegar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Inspirada como sempre e cheia de idéias para compartilhar, você é danadinha hein? Amei tudinho, copiei o texto em meus arquivos para montar um dia meu espaço de trabalho. Mil beijos!

    ResponderExcluir
  18. Hehehehe... Aqui em casa tinha um quarto de hóspedes que na maior parte do ano ficava vazio. Peguei o sofá cama e adaptei o escritório para receber visitas. Resultado! Um quarto só p/ mim, ai que delícia. Suas dicas vieram a calhar nesse momento que organizo meu studio!
    Amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, querida, eu também sempre passo aqui para conferir as novidades e aprender um pouquinho. Adoooro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. e ser organizada minha mesa de costura eh um caos...rs
    adorei as ideias...bjos!
    eu tb nao gosto de jaca hahaahh

    ResponderExcluir
  21. Olá,navegando na net, observei que você postou uma foto minha do flickr, aquela com os caixotes,fiquei radiante, com minha foto aqui no texto 'um canto só seu'obrigada.
    Morgânia Almeida Lima
    Delabóbora

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,
    Adoro passear por aqui. Quantas idéias e novidades. Me sinto em um mega espaço de decoração perdida ente tantas "coisinhas" lindas.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias