Invista na qualidade das suas relações

“Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me diz que somos feitos de histórias.” Eduardo Galeano
Doce Valentina

Não é sempre que nos deparamos com conteúdos de qualidade e que nos mostrem o lado bom das pessoas, que exibam um mundo mais humano e possível, que ampliem verdadeiramente nossos horizontes.
Por isso hoje passo por aqui para compartilhar com vocês o vídeo abaixo fruto de uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard estudo batizado de “O Estudo do Desenvolvimento Adulto”.
Palestras como essas nos dão suporte psicológico e espiritual. E espiritual, claro, não está necessariamente relacionado à religião. Tem a ver com força pessoal, equilíbrio psíquico, serenidade para aceitar a circularidade do tempo, coragem para construir um novo modelo mental.
Minha primeira informação veio de uma matéria de fevereiro ultimo na Revista Exame


No final do ano passado o Dr. Robert Waldinger, psiquiatra, psicanalista, professor na área clínica de psiquiatria na Universidade de Medicina de Harvard, diretor do centro de terapia psicodinâmica no Hospital Geral de Massachusetts e diretor do estudo em felicidade mais longo da história. Foi realizado pela Universidade de Harvard onde o Dr. Robert fez uma palestra no TED contando o que eles descobriram até o momento durante os 75 anos de pesquisa (isso mesmo que você leu, 75 anos de estudos, o que é um tempo bem longo e difícil de acontecer em pesquisas).
Durante a pesquisa eles acompanharam a vida de 724 homens de dois grupos de diferentes classes e interesses e a pergunta que ele responde nessa palestra é:
"O que realmente mantém as pessoas saudáveis e felizes?”
A pesquisa chegou à conclusão que o segredo para envelhecer bem não é sinônimo de alimentação correta; evitar álcool e cigarros ou fazer atividade física: É a qualidade das relações que você desenvolveu ao longo da vida.
Assista ao vídeo do TEDx com Robert Waldinger (75 anos resumido em 15 minutos), o quarto diretor do estudo, para entender melhor.

Essa é uma ideia que merece ser divulgada!

3 comentários:

  1. O que eu atem acho mais interessante é que quando você tem bons relacionamentos, você "vive", de outra forma apenas sobrevive
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também penso assim, viver bem é estar bem consigo e com os outros, mas tem que ser verdadeiro e intenso!
    Beijos 😘 🎄 Lembrando que Tem post novo no ar! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
  3. Muito bom estabelecer um elo de amor, amizade e confiança com alguém. É o que dá sentido à vida. Aproveite muito a sua Valentina. Ela está lindaaaaa <3

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Categorias