Metamorfose

Como na musica de Raul Seixas podemos preferir ser uma metamorfose ambulante a ter aquela velha opinião formada sobre tudo. A sociedade cria padrões e sempre espera nossa coerência de atitudes. Até que um dia...
Por aqui, desde que iniciei este blog já contei em prosa e verso praticamente todos os altos e baixos sobre as minhas experiências domésticas.
Por tanto, continuar este blog tem sido difícil depois que resolvi verdadeiramente viver simples.
Hoje, alem de ter resumido ao máximo as tarefas diárias, só faço o que me dá prazer imediato – mudei radicalmente a forma de encarar minha casa e minha vida.
Não compro quase mais nada para a casa, a menos que ame de paixão ou que seja realmente útil. A compra, manutenção, seguro, armazenamento e, eventualmente, a eliminação de nossas coisas suga nossa energia preciosa vida.
Desde que eu decidi ter menos coisas, eu tenho… mais tempo pra minha família (curtir a Valentina), menos coisas sobre as quais me preocupar, mais dinheiro guardado...

Para você que ainda não chegou lá, hoje gostaria de deixar este pequeno raciocino que um dia chegou para mim, de autor desconhecido:

Não deixe suas panelas brilharem mais do que você!!!!
Não leve a faxina ou o trabalho tão a sério 

- A VIDA É CURTA… APROVEITE-A!!!
Tire o pó... Se precisar... - Mas não seria melhor pintar um quadro ou escrever uma carta, dar um passeio ou visitar um amigo, assar um bolo e lamber a colher suja de massa, plantar e regar umas sementinhas? Pese muito bem a diferença entre QUERER e PRECISAR!
Tire o pó… se precisar… Mas você não terá muito tempo livre…
Para beber champanhe, nadar na praia (ou na piscina), escalar montanhas, brincar com os cachorros, ouvir música e ler livros, cultivar os amigos e aproveitar a vida!!!
Tire o pó… se precisar… Mas a vida continua lá fora, o sol iluminando os olhos, o vento agitando os cabelos, um floco de neve, as gotas da chuva caindo mansamente…. - Pense bem, este dia não voltará jamais!!!
Tire o pó… se precisar… mas não se esqueça que você vai envelhecer e muita coisa não será mais tão fácil de fazer como agora…
E quando você partir, como todos nós partiremos um dia, também vai virar pó!!!
Ninguém vai se lembrar de quantas contas você pagou, nem de sua casa tão limpinha, mas vão se lembrar de sua amizade, de sua alegria e do que você ensinou.
AFINAL: “Não é o que você juntou, e sim o que você espalhou que reflete como você viveu a sua vida.”


Bom, estou apenas começando minha nova jornada. Aos poucos vou me livrar de tudo o que me estressa, me distrai e é desconfortável e vou manter tudo o que me traz alegria e uma sensação de bem estar. 
Vou eliminar todos os excessos e descobrir quem eu realmente sou.
Um abraço carinhoso pra você.
Yvone pereira

8 comentários:

  1. Adorei! Mt bom msm!!
    Acho q tb to precisando me livrar do meu blog. Ele ta lá abandonado pq não to dando conta...

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo que eu estava precisando ler e praticar. Tenho comprado tanta coisa para a casa e até agora não tive tempo para arrumar. o q adianta essas coisas se não tenho tempo para apreciar? Hoje mesmo ouvi do meu ginecologista: a senhora sumiu daqui,o q houve? Aí q me dei conta q havia esquecido de me cuidar. Vou tentar me lembrar sempre desse seu texto antes de sair por aí comprando,obrigada!!!!! Abraços,Élvia.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Yvone, aos poucos tenho mudado minhas prioridades. Viajo mais, dou muito mais risadas, me permito mais tempo sem fazer absolutamente nada. Permitir, esse era um verbo que estava guardado em minha vida, e finalmente o reencontrei. A Valentina é lindona, parabéns a todos vc's. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Também estou passando pela mesma experiência, a simplicidade. Estou eliminando excessos, comprando menos, como a gente se sente mais leve! Nesta semana passei por uma experiência, vou ao trabalho de bike, mas vi uma outra linda R$ 750,00...quase compro porque no momento eu QUERIA..mas pensei, será que eu preciso? Não preciso, já tenho uma bike ótima, e depois que passou a vontade, fiquei tão feliz e leve de não ter comprado sem necessidade! Aconselho quem tem interesse a pesquisar o site simplicidade voluntária! bjs

    ResponderExcluir
  5. Yvone que texto lindo... conheci um pouco mais de ti e tudo que você disse é verdadeiro. Vida simples... preciso adotar mais simplicidade na minha vida. Obrigada. Um grande beijo da fanzoca Rê.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Yvone!
    Não preciso dizer que adorei o seu texto! Eu consegui chegar no ponto do que escreveu e acho que já lhe citei uma frase da minha mãe. Ela dizia: "A gente vai embora e a casa fica" - Se referindo a mania de limpeza de algumas pessoas, que beiram ao TOC.
    Lembro da mãe de uma amiga que tinha mania de limpeza. Raramente a via descansando. Certa vez ouvi uma conversa dela com outra pessoa, em que dizia que aquilo podia ser uma fuga, pois ela odiava ficar sem ter o que fazer e ter que ficar do lado do marido quando ele estava em casa.
    Mania de limpeza pode ser fuga ou mesmo falta de autoestima - a pessoa sente consciência pesada de ficar à toa, como se ela não merecesse ou que as pessoas da sua convivência não lhes desse valor. Ser uma boa dona de casa, não é mais prioridade das mulheres. Ainda bem! (rs*)
    Vamos tirar o pó quando precisar, mas é preciso respirar todos os dias! Não se vive duas vezes!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Oi Yvone !
    Tenho tantas coisas pra te dizer, mas vou simplificar... É renovador demais vir aqui e ler sobre a tua evolução.
    Tenho tentado simplificar tudo, mas é um processo, né.
    Eu chego lá. Me inspirei em ti varias veze para me desfazer de muitas coisas e praticar o desapego.
    Sabes que toda vez que passo aqui, acabo unindo a tua experiência, com as minhas experiencias, e escrevo um texto.
    Continue postando, faz a diferença.
    Um grande abraço !
    Caue

    ResponderExcluir
  8. Oi Yvone!
    Obrigada por compartilhar este momento de sua vida. Meu lema é esse: simplicidade! Achei seu blog muito simpático, criativo e super prático. Desejo que viva esta fase intensamente. Sua netinha é linda! Parabéns! Deus abençoe vocês. Abraços

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias