Bem vindo outono

Depois que intensifiquei as caminhadas, descobri nas andanças mais materiais perfeitos para decorar e renovar cantinhos do jardim e da varanda e da casa.
Com a chegada do outono é hora de recolher algumas plantinhas que se ressentem mais com os ventos e a mudança de temperatura e trazer a natureza para dentro de casa.
Flores secas (já falei um pouco sobre elas aqui) e ervas são o material perfeito decorativos para fazer arranjos bacanas.
Além das flores, caules, folhas, sementes, grãos, gramas quando secas produzem um efeito interessante e dá para criar vários arranjos a custo praticamente zero. Claro, que não vão conservar seu estado eternamente, mas o legal desse tipo de arranjo  que você pode ir renovando-o o ano inteiro se quiser.
As flores ou folhas que perderem a cor podem ser coloridas facilmente com tintas spray para essa finalidade. Com cuidado, o ar natural é preservado.
O material é fácil de encontrar; em florestas, campos, estradas de terra, parques e até mesmo pelas ruas e avenidas da cidade. 
As plantas podem ser secas ao ar, suspendendo-as em um ambiente fresco, não úmido, com boa circulação de ar.
Dica
As flores e outros materiais florais que sejam para secar devem ser escolhidos no seu melhor estado. As flores que irão ser secas no ar continuam, muitas vezes, a desabrochar, logo você tem que apanhá-las antes que fiquem inteiramente abertas.
Escolha flores quando estão livres de orvalho ou chuva. Coloque na água sem as folhas para impedir que enruguem.
Há várias técnicas e truques para torná-las desidratada, mas com o tempo através de experiências pessoais você acaba descobrindo a melhor forma.
Para as folhas depois de secas, por exemplo, é só passar duas demãos de cola branca diluído em água de cada lado (respeitando o tempo para secagem).

Pronto, suas folhas podem ser guardadas até que você decida qual projeto quer realizar. Além de fazer as cores ressurgirem e ficarem vivas, a cola recupera também a textura natural da folha, dando mais opções de usos.

Os dias já não são tão longos, anoitece cedo, o sol já não aquece tanto, o vento frio já não sabe bem, a água do banho já tem de ser mais quente, os pés já ficam frios de noite, o casaco assim como o cobertor de noite... Enfim... Estamos no Outono.

13 comentários:

  1. As pinhas recolhidas na terra fazem parte da decoração outono-inverno aqui em casa. Agora estou esperando um friozinho para me deixar mais feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de hoje!! E as imagens estão divinas...
    Tenha um dia repleto de amor e paz!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  3. Pois é, essa ficha me caiu no fim de semana, quando fui regar as plantas e me deparei com várias folhas no chão. As flores secas são ótimas mesmo, tenho algumas pela casa que, além de enfeitar, com um pouco de aromatizador deixam um cheirinho bem gostoso. Beijo e boa semana, Helka

    ResponderExcluir
  4. O meu outono de Nova York está na minha sala como um quadro que minha tia Yara fez pra mim e numa caixa.
    Aqui em Minas ainda nao tem cara de outono.
    Mas tenhoc certeza que breve verei um outono assobiando nos ventos de Santo Antônio do Amparo.
    com carinho e amizade de Monica

    ResponderExcluir
  5. Yvone querida, aqui na minha região, digo que temos duas estações, ou é verão ou chuva! Pois a maioria predomina o sol radiante... agora estamos na época de chuvas, um friozinho bom. Adorei as ideias, fico encantada com as ideias que estou vendo!
    Um semana repleta de paz e harmonia!
    Um beijo enorme.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Até q enfim os calorões passaram e refrescou um pouco. Aqui está deliciosamente frio, bom pra vestir pijama de malha comprido... hummm! Amo as estações entre o inverno e o verão!

    Beijinhos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica de passar cola nas folhas. É por isso que amo essa blogosfera, a cada visita...um truque a mais pra embelezar nossas casinhas, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Querida Yvone, passando pra te desejar uma linda quinta-feira.
    Beijinho pesado de carinho.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Yvone, aqui no sul o outono se manifesta de forma intensa, principalmente na região serrana. É muito agradável trafegar nas estradas e ruas ou dar longos passeios sentindo na pele o frio do inverno que se paroxima.
    Um abraço, Paulo Bettanin

    ResponderExcluir
  10. Yvone, que saudades do seu cantinho charmoso!!!! Eu adoro o outono!!!! A temperatura, a cor das folhas, o clima ameno que me dá vontade de abrir uma garrafa de vinho acompanhada de queijos e pastinhas...é minha estação preferida! Esse post está cheio de ideias e inspirações! Um beijão!

    ResponderExcluir
  11. Teu blog é LINDO!!!!!!! Cheio de idéias e dicas pra deixar a casa ainda mais bonita e agradável.

    Nossa casa - o melhor lugar do mundo, né, amiga (nova)?!

    beijo pra ti, querida e tenha uma linda noite.
    :)
    Vou te linkar no Artes pra naum te perder de vista.

    ResponderExcluir
  12. Yvone minha querida, quero desejar que o espírito de renovação acorde com você em todas as manhãs. Que a cada novo dia, você sinta vontade de se renovar, reciclar, encher sua vida de bons sentimentos.
    Uma maravilhosa sexta-feira, com muitas coisas boas.
    Um enorme beijo!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  13. Ivone
    desejo lhe um outono repleto de alegria principalmente neste domingo de Páscoa
    com amizade e carinho Monica feliz Páscoa

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias