Pereirão – Marido de Aluguel

Foto: Divulgação – Rede Globo
Semana passada, respondendo ao um e-mail de uma leitora me perguntando sobre onde aprender como se tornar “Professional organizer”, até preparei um post Especial sobre a resposta, lembrei na hora da personagem da novela das 9, adoro a novela das 9!, “sobre o ganha pão da Pereirão”, interpretada com muita propriedade pela atriz Lilia Cabral.
Na trama é conhecida pelos vizinhos como marido de aluguel, exercendo funções pesadas, como as de eletricista e mecânico – Meu Deus; Por que eu não pensei nisso antes!! Teria aberto uma pequena empresa – Não dá para cuidar de tudo em uma casa e esse serviço não temos como dispensar.

Vou ter que pular tudo o que gostaria de dizer sobre a atriz Lilia Cabral da qual sou muito fã, aliás, depois da Mercedes em Divã, livro, peça, filme e a série me rendi incondicionalmente.

O fato é que numa rápida pesquisa pela internet a Griselda já é realidade para muitas mulheres e o mercado de trabalho é bom e cresce a cada dia.
Isso porque a mão de obra anda cada vez mais escassa e super valorizada. O tempo que temos (homens e mulheres) é curto para solucionar pequenos reparos que não têm hora para aparecer.
Tempos atrás conheci uma amiga de uma amiga que tinha se tornado zeladora de um edifício no litoral paulista que fazia de tudo um pouco. Era a alegria do condomínio; instalava varais, prateleiras, consertava chuveiro, torneiras pingando, pequenos entupimentos. Começou por acaso depois que o marido morreu e ganhava muito bem.

Recentemente, ao deixar meu carro por uns dias numa dessas grandes redes de estacionamento, percebi que tinha muitas mulheres no serviço como manobristas.
Dias depois ao chegar à porta de um restaurante desses bacanudos em São Paulo, fui recebida por uma “valet”, uau! Gostei viu!
Intrigada com as duas coincidências em apenas uma semana, resolvi fazer uma pesquisa rápida pela internet e soube que a idéia partiu de uma empresa no ramos de estacionamentos XX Park (não vou fazer propaganda) resolveu criar um serviço inovador no Brasil: mulheres-manobristas.
Os motivos? Lindas e sorridentes modelos, hábeis na direção, recepcionam e estacionam os carros dos clientes mais exigentes em eventos concorridos da cidade de São Paulo. Ah, segundo a empresa elas ganham três vezes mais que seus colegas homens. O serviço ganhou as páginas da Folha e da Veja e de algumas emissoras de TV.
Nos EUA, as mulheres atuam como manobristas há décadas. Eventos glamorosos como festas de Oscar e Grammy são sempre feitos com serviços de valet femininos.
No Brasil, o serviço tem provocado surpresas e tem ganhado fãs.

Fuçando um pouco mais pude notar que as recentes contratações por outros setores da economia antes só executados por homens, já é uma realidade concreta; são eletricistas, azulejistas, pedreiras, pintoras, motoristas de caminhão de empilhadeiras...
A inserção de mulheres nestas profissões ditas masculinas, antes uma meta da área de RH em muitas empresas - passou a ser a aposta para qualificar essas potenciais profissionais, que já se destacam durante determinados cursos e treinamentos.

As companhias elétricas de vários estados do Brasil, por exemplo, estão oferecendo treinamento e capacitação para eletricistas mulheres. Segundo elas, as mulheres são mais atenciosas no desenvolver das atividades e têm mais cautela para executar o serviço. Pelo que pude concluir o critério de seleção prioriza a competência e o talento, mas a habilidade feminina nos detalhes e na observação foram cruciais para a decisão dessas empresas.


Outro segmento é a construção civil, principalmente na área de acabamento.
Segundo o gerente de engenharia de uma construtora conhecida, a função de azulejistas já é preferência nas contratações – São mais cuidadosas, organizadas, limpas e servem de exemplo para os outros profissionais. De acordo com o mesmo gerente, o salário de uma azulejista fica em torno R$2 mil a R$ 3 mil mensais.
Pedreiras, carpinteiras, pintoras... Estão crescendo aos montes, devido à delicadeza, à visão de detalhes muito mais apurada que a masculina.

Se alguns ainda consideram o trabalho de uma organizadora profissional um luxo para poucos, e reclamam na hora de pagar a conta, ter na sua agenda o endereço de uma pessoa que sabe fazer de tudo um pouco para solucionar pequenos reparos da casa é essencial e caro!

Apesar do sucesso do Pereirão, as empresas prestadoras de serviços para o lar afirmam não conseguir encontrar uma mulher para trabalhar nesse ramo.

E você já pensou em ser um “Marido de Aluguel”?

14 comentários:

  1. Acho o máximo!
    A mulher a cada dia mostra o seu poder e força...legal a globo mostrar isso, e sua postagem muito
    pertinente. GOSTEI!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Ainda dependo do maridinho nesse caso! rsrsrrs
    bjs Ana Ligia
    blog LuxoSimples (visite!)

    ResponderExcluir
  3. Rsrsrsrs...no meu caso eu sou metida a marido de aluguel, mas sou muito destrambelhada e í o maridão entra em cena!!! rsrsrs

    Boa idéia esta de cursos, faria numa boa um curso de eletricista, mec^^anico...

    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Bem legal mesmo isso, sei que as mulheres lideram o cargo para martelinho de ouro.

    ResponderExcluir
  5. Não assisto novelas, mas acho essa atriz muito boa, ela sempre arrasa!!!

    Lembro quando vi as primeiras mulheres trabalhando em postos de gasolina, hoje são tantas. E taxista? Quando peguei o primeiro com uma mulher dirigindo tive até que comentar, hoje já peguei vários.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Bem bacana ver as mulheres entrando em vários ramos considerados masculinos... a mulher é caprichosa e organizada!!!!
    Fico bem orgulhosa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Essa novela vai dar mais uma oportunidade de ver a Lilia fazer personagens pobre e rica e convencer em cada papel!!! Gostaria de ver a Cristiane fazendo papel de pobre, lembro dela sempre rica e mimada..ahaha
    Não que ela não tenha talento,longe diso, é que alguns artistas já estão cansando no mesmo script.
    Chego a pensar que no futuro a coisa vai ficar bem ruim para os homens, a mulherada manda muito bem no que faz.
    Meu marido sempre faz algum trabalho de pedreiro em casa e sou uma ótima servente. Já eletrecidade tenho medo!!
    Acho eu a necessidade faz a profissão, exatamente como o caso da novela.
    Sobre a minha postagem das cozinhas, é uma busca de ideias pra um apartamento que estamos sonhando. Fui olhar , gostei muito do local, mas a cozinha aberta me deixou com a pulga atras da orelha.. Será que iria gostar? sou meio bagunceira!
    bem , vamos colocar a casa a venda no próximo ano. Se for pra ser nosso, ainda vai ter um imovel a venda naquele prédio..rs

    bjuuuu
    ana - jeitodecasa

    ResponderExcluir
  8. A mulher tem muito mais habiidades manuais que o homem, serviços que necessitam de mais precisão penso que as mulheres fazem melhor e no capricho. Sei que empresas de móveis contratam mulheres para dar acabamento nas peças.
    Mas que é um trabalho duro isso é, tem que ter talento mesmo e gostar da coisa para enfrentar, eu sou de outra área!...rs... aqui em casa todos esses consertos e arrumações ficam por conta do marido mesmo, eu só enfeito!!...rs
    ótimo o post, Yvone!
    beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  9. É bem interessante acompanhar essas mudanças da sociedade! Tenho visto cada vez mais motoristas de ônibus do sexo feminino, por exemplo. Concorso com a Jussara. As mulheres em geral são mais detalhistas. Eu não serviria pra ser "marido de aluguel" porque não sei nem trocar uma lâmpada, rsrsrsr! Sou uma total negação nesse quesito "pequenos consertos em casa". Mas a ideia é bem legal! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Yvone :)
    Depois de ver seu Blog..todinho, voltei ao inicio :)
    Eu estou desempregada há algum tempo, mas não tenho jeito nenhum para essas tarefas...eu precisava era de um "marido de aluguer" ehehe Tem aqui muita coisa a precisar de uns pregos, mas tenho medo de furar um cano ou um fio eléctrico :)
    Beijinhuxx
    ML

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog. Tem a minha cara. Quero que conheça meu lado de confeiteira. Acesse: www.artemcasaregina.blogspot.com

    Semana que vem nos conhecemos. Até!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Sou meio metida a Pereirão, mas as vezes me estrepo, kkkk. Adoraria entender de elétrica, mas nessa área sou um desastre e sempre tenho que pedir help ao maridon... bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá Yvone :)
    O Marley e Eu chamou a tenção pelo peludo de 4 patas :) Claro, como tu, adoro animais. Cães e gatos :)
    Ainda não li esse, nem fui ver o filme, mas está na minha lista...a ver e a ler :) (no filme gosto dos actores!)
    E lembro de ver a entrevista na "Oprah" aquando do lançamento do livro!!
    Volte sempre, será bem vinda, eu aceito o convite e vou voltar muitas vezes ao seu bloguinho :)
    Dia Feliz
    ML

    ResponderExcluir
  14. Legal ne?!
    Adoro quando encontro mulheres em profissões improváveis...
    e nesses pequenos reparos domesticos o emu marido faz uma bagunça ...Santo Deus ...
    http://patyveiga.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Categorias