Semana do saco cheio

Não eu não sou desse tempo, mas meus filhos (os três) tiveram direito há essa semana. É bem provável que atualmente estejam tramando para que a semana do saco cheio seja regulamentada em diversos setores da sociedade; a semana do saco cheio do trabalho, semana do saco cheio de ser mãe ou pai, de ser filho e seja lá mais o que deixa tanto as pessoas de saco cheio.
Essa tradição começou por volta de 1982 em São Paulo e arrisco a dizer que a invenção partiu dos estudantes universitários do Anglo Vestibulares famoso em São Paulo como curso preparatório pra o vestibular que já estavam cansados nessa época do semestre.
Daí não demorou muito para que a maioria das escolas em quase todo o Brasil também adotasse a ideia do recesso escolar normalmente em outubro na semana entre o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro).
A popularizada semana do saco cheio divide opiniões de mães, pais e responsáveis pelos alunos. Há os que defendem o recesso e até o aproveitam para programar um lazer em família para recarregar as baterias.
E há os que além de não concordarem, não têm com quem deixar os filhos para trabalhar. Passei pelas duas situações. Quando eram muito pequenos precisava trabalhar e não tinha dinheiro mal para dar um presentinho no dia das crianças, e naquela semana minha vida virava de pernas pro ar e essa sim era a verdadeira semana do meu saco cheio - O meu.

Com o tempo passando, as crianças crescendo e crescendo fui aprendendo a conviver melhor com a novidade e a semana se instalou e virou obrigatória.
 Em tempos de vacas magras passava a adotar algumas regras que foram se adaptando ao longo dos anos. 
Minhas dicas: acho que as crianças vão odiar.

- Para quem era aplicado e que estava com a matéria em dia a regra era bem simples: distraia-sePodia aproveitar a semana para fazer tudo aquilo estivesse com vontade e vinha protelando por causa dos estudos; dormir até mais tarde, alugar filmes, ir ao cinema, namorar, viajar, andar de bicicleta, encontrar os amigos, visitar primos, etc.

- Para quem estava indo mais ou menos mas ainda com muita matéria atrasada, tinha que aproveitar esses dias para dar uma guinada. Ver o que ainda faltava estudar e se concentrar nisso. A semana do saco cheio tinha que servir para recuperar aquilo que não deu tempo de estudar. Já que não tem aulas na escola e não há conteúdo novo.O mínimo era se dedicar ao que estava atrasado. Claro que podia dormir até mais tarde, brincar um pouco...

As crianças precisam aprender a lidar com responsabilidades e compromissos. No futuro eles vão ter que aprender a lidar com o ritmo puxado do mercado de trabalho, que não permite moleza.

- E para quem ainda não tivesse caído na real e ia fraco nos estudos, nada melhor do que uma semana sem aula para colocar a cabeça no lugar e começar a se dedicar. Ao invés de dinheiro para passeios e comilanças era certo que na programação havia aulinhas de reforço para se preparar para as provas de final de ano e tentar recuperar o tempo perdido - Meu dinheiro não é e nunca foi capim!

Enfim, acabei descobrindo que no final a semana de saco cheio é útil para todos. Independente da situação em que você se encontra dá para aproveitá-la de uma boa forma.
Uma dica que serve para todos é ler um bom livro, pois ler é uma atividade relaxante e combina com essa semana. Nada melhor do que unir o útil ao agradável. Portanto, está chegando a semana do saco cheio. Aproveite para colocar a casa, o trabalho e a vida como um todo em ordem e aproveite também para curtir, afinal estamos todos de Saco Cheio!

20 comentários:

  1. Amiga querida a cho que as crianças nao vao gostar nada dessas ideias mas se estao mal tem mais é que recuperar rsss. Eu nao sou criança e nem meu feriadao será tao longo assim,mas vou aproveitar pra descansar e enquanto faço isso dou uma geral na casa , costuro rsss. Um lindo feriado e proveitoso pra vc , bjs Leila

    ResponderExcluir
  2. acho que bem que eu merecia uma semana do saco cheio...era tão bom...agora, acho que sequer poderei emendar o feriado...snif...bjs!

    ResponderExcluir
  3. Quando eu estava trabalhando eu queria uma semana do saco cheio rsrs. A minha filha terá essa semana e onde estou fazendo estágio também, então vou aproveitar pra adiantar um trabalho da faculdade que aliás, continua normal.
    Yvone, esses três são os seus filhos? Lindos, hein?!

    Oh! Não participei do seu post da música porque não tenho uma música em mente. Sabe, muitas das músicas marcantes eu deletei da memória e acho que isso foi tão sério, que não estou me lembrando mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bacana essa matéria, semana do saco cheio, nunca havia ouvido essa expressão...
    Mas na minha opinião diminuta, essa é a semana do bolso furado, pois é dinheiro para isso, para aquilo e aquilo outro, os colégios não conhecem eventos free? Anyway...Rsrsr.
    Boa semana do saco cheio!

    ResponderExcluir
  5. vone, obrigada pela visitinha e pelo incentivo quanto ao vermelho.
    Adorei o texto, tmb não conhecia a expressão "semana do saco cheio", quisera ter conhecido um tempo atras rsrs.
    Linda sua família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho que isso não é costume por aqui, mas meu menino do meio decretou sua própria semana do "saco cheio", 2 semanas antes: queria largar tudo, pra "pensar na vida" o resto do ano. Como sempre foi excelente aluno, claro que no dia seguinte já não estava tão certo de que perder o ano fosse a opção mais razoável mas, enfim, ele tem apenas 16 anos!
    Acho que a cobrança deve ser proporcional ao empenho deles: se, já dão conta do recado sozinhos, estimulo a que relaxem um pouco.
    Semana que vem, então, será a minha do "saco cheio". Não vou poder jogar todos os compromissos para o alto, mas espero ao menos, conseguir ficar mais um tempo em casa.
    A própósito: seus "meninos" são lindos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Santinha,

    você acabou com a semana do saco cheio, rs, desse jeito as crianças vão querer ter aula, kkk.
    Mas está certo, limites e responsabilidades são fundamentais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia como semana do "saco cheio". Devia ser adotada em todo o país.
    Aqui no RJ, nosso querido governador anda querendo acabar com o feriado do dia dos professores. Diz que é muito feriado junto. "_" Ele não sabe que é uma folga, um refresco!? :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Acredito que todos devam ter um tempo para relaxar e aproveitar, porém aqui no Brasil periga para virar festa...sempre se tem o pretexto para um feriado prolongado, para arrumar uma folguinha..meus filhos já sabem, na semana do saco cheio abro exceções de horários, deveres, desde que estejam em dia com eles, porém se percebo uma certa "rebeldia" ou até uma birra, esse previlégios são cortados e ponto. Acho que crianas precisam de limites, e as minhas sabem até onde podem ir.

    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Oi Yvone, lindo mesmo o altar, fui lá conferir!! Deve ser uma sensação muito revigorante rezar naquele altar em meio à mata! Lindo demais!

    Tenha um bom feriado!! Que Nossa Senhora Aparecida traga muita paz e saúde para o seu lar! Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Sabe, eu quero uma semana do saco cheio pra chamar de minha rsrsrs
    Tô muittooo cansada!
    Mas parar? Só em janeiro...
    Beijos e obrigada por acompanhar o meu blog.

    ResponderExcluir
  12. Nas escolas publicas estão aderindo a esta semana, mas meu s sobrinhos de escola particular só terão até terça feira de feriado.
    Vão dar um passeio por SA e estudar também.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga, desculpe a liberdade e no primeiro contato já te chamar de amiga (rs)... Obrigada pelo seu "reforço" ...amei.Eu sou sua seguidora nº 700. Parabéns pra nós. E valeu a dica da semana de saco cheio. Tô achando uma semana pouco, dá pra ser um mês??? kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Ebaa!!! A seguidora número 700 do meu blog se chama Avessórios da Felicidade!!!!
    Amei demais, é muito mais do que um acessório da felicidade é a felicidade em pessoa me acompanhando.
    Bjus amiga!

    Obrigada a todas por continuarem a achar que posso contribuir com alguma coisa nesse imenso mundo internético!

    Meu saco agora ficou cheio de felicidade!

    ResponderExcluir
  15. Eu tb queria que fosse 1 mês rs.
    Mas nessa época do ano realmente estamos cansados!

    Bjss

    www.amandaapaulaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ei Yvone, eu sou a Bela do Anjinhas de Gloss, estou seguindo você, você pode me seguir também?
    Adoro seu blog. Bjks, Bela.
    www.anjinhasdegloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ei Yvone! Obrigada por fazer meu blog um sucesso, Bjks, Bela.

    ResponderExcluir
  18. Oi linda

    Ameiiiiii sua casinha,tô nem ai que estava cheia de panfletos,amei...toda rosa.Agora seus filhos são a coisa mais linda do mundo....você deve ser linda,pois seus filhos tinham que puxar alguém.Eu niunca me esqueci do que ^você me falou a respeito da alimentação de crianças..lembra?,eu lembro,sigo a risca....Maitê entrou no esquema e esta bem mais gordinha e saudavel.
    Um bj minha linda...estou com minha mãe e sogra aqui em casa no feriado....meu marido esta viajando e Maitê subindo pelas paredes de tanta traquinagem.....minha mãe esta aqui.....só isso,pra mim e tudo.
    bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  19. Adorei o seu blog! Vou voltar mais vezes! =)

    ResponderExcluir
  20. Mas hj qdo levantei passei por aqui e começei a escrever um comentário, o fone tocou,fui atender,passou o dia,agora, quase na hora de ir dormir,passo novamente aqui e vejo que o recado que começei a escrever hj de manha estava em aberto,olha só como anda a cebeça Yvone. Resumindo tudo, quero dizer que seus filhos sao lindos.
    bjs

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias