terça-feira, 21 de julho de 2009

Arroz Soltinho qual é o segredo?

Arroz. Aquele clássico acompanhamento que aparece em quase todas as refeições no nosso país e às vezes faz papel de prato principal. Eu nunca ouvi alguém dizer “eu não gosto de arroz” – como seria possível, afinal?
Mas existe uma dúvida que persegue todos os cozinheiros de primeira viagem e até mesmo aqueles mais experientes:

-como fazer um arroz branco de forma fácil sem que ele vire uma “papa”? Essa pergunta vive rondando minha caixa de e-mail e mais recentemente meu telefone.
Depois que meus filhos passaram a morar sozinhos e mais uma legião de amigos e amigas... Vivem me fazendo essa pergunta. Como uma boa virginiana que sou, fiz o passo a passo várias vezes até chegar nessa receita que é o mais simples possível.
Devo confessar que até bem pouco tempo atrás meu arroz não tinha padrão; um dia dava certo ficava soltinho e gostoso, em outros dias, empapado ou sem gosto... Mas finalmente aprendi e hoje faço até com os olhos fechados e nunca sai ruim.
Se existe uma técnica perfeita eu não sei, mas se existe é a minha. Ai vai.

O que você vai precisar é de óleo, arroz e água quente – além de uma panela com tampa e sal, claro. Não se preocupe com medidas!
(duas xícaras de arroz cru dá bem para 3 pessoas)
Para a água; pra cada xícara de arroz, 2 xícaras de água. Não precisa lavar.
Temperos; você pode usar a clássica cebola e alho e também aqueles temperos prontos que realmente dão mais sabor; “é o amooor sazon”, “knorr”, “arroz saboroso”, etc – Minha marca favorita do arroz é Prato Fino, aliás, desde que mudei para essa marca nunca mais o arroz empapou e dei um basta para os Tios. No No, não estou ganhando nada para falar as marcas ok?!.
- Primeiro coloque água para ferver em uma chaleira. Em uma panela coloque óleo (apenas para untar a panela ok?).
- Depois que o óleo estiver quente adicione a cebola e o alho frite uns minutinhos e assim que a cebola começar a ficar transparente junte o arroz e misture bem com a colher. Isso vai demorar uns 5 minutos.

- Em seguida adicione a água quente sobre o arroz até cobri-lo e acrescente o sal. Prestem atenção não jogue toda a água, apenas o suficiente para cobrir o arroz.
- Deixe a panela semi-tampada - Em mais ou menos 5 minutos a água do arroz já vai ter baixado um pouco, nesta etapa coloque mais água quente até cobri-lo novamente.
- Abaixe o fogo e pode tampar a panela. Cozinhe até o arroz estar cozido e ainda firme e toda a água evaporada.
Não dê as costas ao arroz enquanto o arroz estiver no fogo se não ele seca rápido ou queima.- Aumente o fogo por um minuto e desligue.
Não abra a panela por pelo menos 20 minutos, pois o calor vai terminar de cozinhar. Terminado este tempo, seu arroz está pronto.
Não se deixe enganar pelos tempos de preparo que vêm nas receitas.
Cada fogão é diferente um do outro: às vezes o que no meu fogão demora 20 minutos, no seu pode demorar mais ou menos que isso.
O mesmo vale para o forno. Só na prática é que a gente aprende o tempo certo para o preparo de cada prato.
Prontinho! Agora é só servir.

Se você quiser deixar o arroz branco mais saboroso pode adicionar temperos e vegetais durante o preparo; cenoura ralada, brócolis picado, tomate em cubinhos, cebolinha, salsinha... Mais precisamente na hora de esquentar o óleo.
Arroz fresquinho com um ovo fritinho é simplesmente para comer de joelho nénão??


Quem tiver mais dicas ou um jeitinho próprio de fazer, escreva nos comentários.

19 comentários:

Susi disse...

...
Yvone to aqui salivando com esse post,porque se tem uma coisa que nao deixo de comer nem sob tortura é um arroz soltinho.Penei muito quando vim pra Italia porque nao achava nosso arroz tao facil,por toda parte so encontrava o arboreo e assim comia risotto quase todos os dias,depois de tanta procura achei o "basmati" conhecido também como "riso profumato"porque tem perfume, é cultivado na India ao pé do Himalaya.Delicioso!!
As vezes sirvo assim: Quando termina de cozinhar ja coloco no prato poe um pouquinho de manteiga , queijo ralado por cima e vai como "primo piatto".

Simone Azevedo disse...

Yvone amada em casa é muito dificil ter comida porque eu e minha mãe tomamos herbalife, mas quando é feito comida nosso arroz graças a nossa senhora do arroz soltinho (kkk) ele fica uma beleza! Parabens pelo post o arroz esta muito apetitoso.

Bjosss

Lena disse...

Bom dia amiga, agora são 8:34hs e eu estou aqui babando nesse arroz com ovinho frito, pode? Já sabe qual vai ser o cardápio do meu almoço né? hummmmmmmmmm !!!!
bjs amiga!!
lena

Veronica disse...

Tudo muito bom, muito gostoso, muito maravilhoso, mas o que realmente preciso saber, é, por que voce nunca mostra aquela sua receita de estrogonofe aos quatro queijos? Sei que é um segredo seu e que jamais revelaria pra ninguem, mas acho que é muito egoismo da sua parte, e vou pedir aqui pra todos que acompanham seu blog fazerem um apelo, abaixo assinado, sei la, qualquer coisa pra voce finalmente desapegar e contar pra todos como se faz o melhor estrogonofe do mundo.Atencao galera, se liga o babado é muito forte.
Bjs

Mônica disse...

Hum! Eu estou com uma fome danada. Já são quase 11 horas .
Vou ver se o almoço está pronto.
com carinho Monica

Claudia disse...

Menina, adorei o post, mas eu já desisti e comprei a máquina de arroz, porque eu realmente não sei fazer arroz não.

Beijos

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Yvone!
Eu não sou um cozinheira com algum talento “nem aqui nem na China”, mas sei lá como, eu consigo fazer um arroz razoavelmente decente. :D

Basicamente, faço como você. Vez ou outra, dou um coloridinho com cenoura ralada. Fiquei com vontade de experimentá-lo com cebolinha, coisa que nunca fiz. Vou fazer por esses dias. ;)

Muito obrigada pelas dicas, viu?
Beijos, bonita!

Evelyn Oliveira disse...

My God,

meu arroz é um terror.
Como está indo sua semana?
Espero que bem.
Tô passando pra deixar um abraço.

Beijo e até +

Ana Carolina Peixoto disse...

Que delícia! Acabei de almoçar e tô aqui salivando... rs! Adorei os recadinhos no meu blog.

Bjs,

Edna Fadinha disse...

Eu tbm uso o Prato Fino e fica soltinho,agora se tiver que usar o tal do "Tio" o negocio não vai,mas não uso cebola.Agora essa dupla arroz e ovo é tudo de bom.
Bjs

Lili disse...

Huuuuummmmm... rozcovo é uma delícia mesmo!! Simplinho e mega saboroso! :D

Olhos Verdes disse...

Oi Santinha, que gostoso, faço o arroz da Lu bem desse jeitinho, porém, só uso o integral. Uso sempre mais água e as vezes coloco um tablete de caldo de galinha, ele fica bem amarelinho, as vezes eu gosto para variar um pouco.
Lu voltou a se alimentar bem pois quando esta gripada, fica sempre sem apetite. Agora graças a Deus tudo voltou ao normal. Ela ama legumes como a mãe dela. O preferido de ambas é couve-flor!
Um grande beijo e nem preciso dizer que amei sua ultima visita no blog da Luzinha!
Mil beijocas mulher nota 1000!!!

Meu Divã disse...

Muito Obrigado pela dica de como fazer um arroz decente, eu fiz tudo o que vc falou e deu certinho é muito dificil para um homem fazer coisas assim, mais com dicas como essa fica facil. OBRIGADA

freefun0616 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
kaah disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
kaah disse...

aprenda a fazer arroz http://www.youtube.com/watch?v=maNd29Z6SPE

só álbum... disse...

Obrigado!
Consegui passar a perna na minha mulher!
Deu certinho!

Marcos Hirata disse...

Yvone, vejo que vc tem amigas no mundo inteiro e como elas fazem questão de frisar onde estão eu informo que estou em Marte, realmente aqui é difícil achar um arroz soltinho, mas obrigado pelas dicas.

camila borges disse...

comprei o arroz PRATO FINO pela primeira vez paguei 16,oo reais no pacote muito mais caro do que os arroz que eu estou acostumada a comprar e fiz como de costume não deu certo virou uma papa só!Então fiz como estava escrito na embalagem mais uma vez ficou muito grudento e papa,então me arrependi de ter comprado esse arroz,pois sou acostumada comprar o arroz mais barato do mercado e fica super soltinho meu marido e meus três filhos adoram,por isso eu não recomendo pra ninguém não comprem amigas vcs vão se arrepender fica a dica ok.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails