Uma arte, duas dicas e uma mensagem para entrar o Ano Novo com o pé direito

A arte - Iemanjá
Depois de quase 4 anos sem direito à férias e um pouco de silêncio ganhei de presente de aniversário de um dos meus filhos uma viagem a Salvador. Isso foi em outubro passado. Depois de alguns dias já mais relaxada e recebendo as boas energias que o mar sempre nos proporciona, resolvi incluir na lista de coisas gostosas pra se fazer longas caminhadas diárias descalça a beira mar. O que imediatamente fez aflorar em mim a veia artística que muitas vezes adormece em meio à agitação da megalópoles em que vivo.
Tinha pela minha frente milhares de conchas de todos os tamanhos e formatos dos mais variados. Pela manha já saia de casa com a sacolinha para recolher minhas conchas diárias. Trouxe as conchas, as imagens e tudo que achava que poderia servir para montar as minhas Iemanjás de Ano Novo.
Sem falsa modéstia acho que ficaram especialmente encantadoras. Trabalhei as peças com retoques na pintura da peça, bordei e colei contas, brilhos paetês, pedras, pérolas, espelhos, perfumes, flores secas já aromatizadas e tudo o que segundo a lenda Iemanjá mais gostava.

Todos os arranjos abaixo foram vendidos muito rápidos acho que quem as comprou ficaram hipnotizados (risos). Intuito alcançado eheh! 
Compartilho com todas minhas doces Iemanjás carregadas de Boas Energias.

Conhecida como- Iemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja ou Yemoja, é um orixá africano. O dia de Iemanjá não é 31 de dezembro - ela é cultuada em diferentes datas dependendo da região do Brasil. Ainda assim, é ela a grande homenageada na noite de Ano-Novo, mesmo por pessoas que não são ligadas às religiões afro-brasileiras, como o candomblé. 
Diz pesquisadores que tem a ver com o significado da água e seu poder de dissolver o indesejado, o mal.
Historicamente, o dia de Iemanjá é 2 de fevereiro. Celebra-se em 8 de dezembro a devoção a Oxum, deusa dos rios da fertilidade, da prosperidade e da riqueza. Oxum é a correspondente na fé católica a Nossa Senhora da Conceição a santa do dia no calendário litúrgico.
Você sabia que antigamente preparavam as festas para Iemanjá em segredo?
Em 1924 os pescadores Alípio Capenga, Satu e Fulô uniram-se aos peixeiros Olavo e Clementino Tanajura para dar festa pública em Salvador.
Na alvorada de 2 de fevereiro foguetório anunciou a surpresa e toda a Bahia assumiu a festa.

A necessidade que temos de nos sentir purificados,especialmente nesta época do ano, com certeza está relacionada ao desejo de renovação, de nascer de novo. O que queremos deixar para trás nessa entrada em outra etapa da vida, certamente não é algo que afastemos com um banho de mar, pular sete ondinhas, ou jogar flores para Iemanjá. Porém, o fato de realizar esses atos com a disposição mental - a intenção - de nos prepararmos para uma nova fase é no mínimo, uma maneira de entrar no clima e criar a motivação interna para que as coisas possam acontecer.

Dica Um - Banhos para boas vibrações na virada do ano
Fundadora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa ela conhece a mistura dos ingredientes certos em cada uma das situações - Dê uma espiada na dica bacana publicada hoje no Yahoo.


Dica Dois - Faxina espiritual e purificação para o Lar Doce Lar

Tudo começa com o mais básico: uma faxina física,para se livrar das tralhas acumuladas. É nessa casa mais ordenada que entra a faxina purificadora.
Encerrada a limpeza, a segunda fase da faxina espiritual é abençoar a casa. Agora, ela está como uma tela em branco, todas as portas estão abertas para qualquer coisa entrar. Mas não queremos em nossa casa qualquer coisa e sim algo bem especial. As bênçãos visam atrair o que desejamos. As águas-de-cheiro são uma forma simples de trazer boas vibrações para a casa. Para prepará-las coloque pétalas de flores, ervas frescas como hortelã, alecrim dentre outras ou casca de frutas em um pote de vidro com 3/4 de água mineral e 1/4 de álcool de cereais. Tradicionalmente, o pote deve ficar três horas exposto ao sol e 28 dias guardado à sombra.
Uma versão mais rápida é deixar o preparado ao sol por quatro horas e acrescentar de cinco a dez gotas do óleo essencial da planta escolhida.
A água-de-cheiro preparada é colocada em um borrifador (se necessário, complete com mais água mineral) e espalhada da entrada para os fundos da casa. Ao borrifar os cômodos visualize o que você deseja.
Varredura com rosas, a flor é passada, delicadamente sobre a cama do casal ou dos filhos, a mesa de refeições e outros lugares onde as pessoas se encontram e convivem afetivamente. É pura poesia.

Presentes em todas as religiões os rituais de purificação transcendem a simples limpeza física eles preparam a alma e a casa para inaugurar em paz e com alegria uma nova etapa da vida.

Uma notícia BOA Meia Amazônia Não

Recebi no e-mail esta semana uma boa noticia do Greenpeace e repasso a todos.
Olá
O ano de 2008 chega ao fim com uma boa noticia: Conseguimos evitar que o Projeto de lei 6424 o “Floresta Zero” fosse aprovado na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados! Muito obrigada pela sua participação na campanha Meia Amazônia Não. Seu apoio foi fundamental para essa conquista, mas a luta para manter nossa floresta inteira ainda não terminou. No próximo ano continuaremos trabalhando para que o PL 6424 seja rejeitado de vez e deixe de assombrar nossas florestas. Para isso, vamos precisar de sua ajuda mais uma vez. Queremos ter você ao nosso lado em 2009 para juntos construirmos um futuro mais verde, pacífico e justo.
Obrigada mais uma vez
Joana Guinle
joanna.guinle@br.greenpeace.org
Colabore com o Greenpeace assine Amazônia por inteiro


Obrigada a todos e um mega, hiper super esperançoso e renovador ANO NOVO!
Que venha 2009!!!!!!
Yvone Pereira
 

4 comentários:

Fala que eu te escuto



Visualizações

Categorias