Natal - Restodontê


Dia seguinte a ceia natalina, dia 25 de dezembro, é sempre outro desafio.
O que fazer com as sobras? Como aproveitar os restos do peru, do chester, do pernil e outras delicias, agora todas desmilinguidas?... O negócio e “reinventar” o cardápio da ceia, aproveitar as sobras e esbanjar criatividade.

-Restos de aves como frangos e perus, podem virar ingredientes para uma salada ou até mesmo recheio para uma torta ou arroz de forno. Para isso basta desfiá-los bem e, claro, mantê-los na geladeira. Se não forem consumidos no almoço do dia seguinte, o mais prudente é congelar;
-Outra idéia é desfiá-los (separadamente of course) tudo em uma panela, junto com batata palha, palmito, salsinha e azeitonas sem caroço.
Misture bem, regue com azeite e cubra com queijo mussarela ou provolone. Leve ao forno por 30 minutos.
- Com o bacalhau que sobrou uma receita portuguesa bastante tradicional é transformá-lo em um omeletão - Fritada.
Basta desfiar mais o bacalhau, a sobra de algum temperos, misturar cebolinha e salsinha, bater os ovos e incrementar com mais alguns ingredientes que sejam do gosto da família.
Dica:
-Bata as claras em neve e, acrescente as gemas. Tempere com noz moscada. Junte ao bacalhau. Acerte o sal e a pimenta.

-Para o arroz você pode triturar nozes, as castanhas, as amêndoas e/ou as castanhas do Pará no liquidificador, misture com o arroz e leve ao forno. Fica bom demais!
Dica: Para o arroz parecer outro, basta acrescentar uma pitada de açafrão à mistura que dá outra cor e sabor. O mesmo vale para outras misturas com aves.
-Para o arroz ficar bacanérrimo, unte uma forma com um buraco no meio, amasse bem e vire num prato grande. Para enfeitar a volta, pode usar batatas palha, tomate cereja, ou o que sua imaginação quiser.


- Saladas como salpicão e maionese devem ser conservadas na geladeira e, o mais prudente é consumi-las até o almoço do dia seguinte.Dica: Se a salada estiver muito revirada, transfira para outro prato e enfeite ao redor com folhas frescas.
-Já aquele pedaço de tender ou pernil, que parece não ser suficiente para um novo almoço, sugiro que as peças sejam cortadas em fatias ou lascas para ser usada como recheio para lanche. É uma alternativa ideal para não perder a carne.
-Frutas rendem saladas de frutas com sorvete, sucos naturais, vale até cortar tudo o que sobrou distribuir em pequenas travessas com gelo embaixo para ficar beliscando.
Se você no dia seguinte vai sair ou viajar esqueça a idéia de comer sobras que vão rolar. Ou você congela tudo, ou distribua para quem precisa ou mesmo jogue fora os restos que não foram reaproveitados.

Nesse dia tudo pode ser mais informal, e um pouco mais tarde né?
Se a família esta toda reunida novamente, basta arrumar uma mesa com todos os pratos quentes, em outra deixar as frutas e sobras de outras sobremesas; Neste caso, deixe para colocá-las depois que todos já tiverem terminado a refeição.
Relaxe que no Ano Novo tem mais!

Boas Festas! Bom Natal! Tudo de bombom!

E você qual é a sua dica de reaproveitmento?

10 comentários:

  1. Uau, este restô tá tão apetitoso quanto a ceia.... deu fome, água na boca, gula... A fritada com saladinha, então, que foto deliciosa... um abraço

    ResponderExcluir
  2. Nesta minha nova vida de cozinheira amei as ideias...
    e nao sei a ceia, mas as sobras estao com caras deliciosas...
    um grande beijo e um otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Yvone, ótimo post! Muito boas e propícias as dicas para reaproveitar o que sobra do Natal. E sobra muiiiita coisa, não é? Uma pena não aproveitar tudo! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga.Adorei as suas tões.Sempre sobra certas coisas demais.
    Feliz Natal para voce e sua família.bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais das dicas, até porque sempre sobra muita comida, né?
    Beijos e feliz natal!

    ResponderExcluir
  6. Hum...adorei as dicas, maravilhosas.
    Querida, muito obrigada pelo desafio, vou viajar amanhã e tava na maior correria para entregar algumas encomendas, encaixotando algumas coisas para a mudança ano que vem , enfim uma loucura, sem tempo para quase nada...por isso não postei ainda mas quando voltar respondo seu desafio e repasso para as amigas que ainda não receberam.
    Vim também para lhe desejar um natal muito feliz e um ano novo maravilhoso, cheio de paz e realizações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Uauuu...amanhã quando estiver na lida venho aqui, colar algumas dicas.... rs

    Aproveito para desejar-te Um Feliz Natal cheio de boas energias. São meus sinceros votos. Que esta fase venha recheada de realizações e mais sonhos....

    Dany
    Verde Novo!

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei teu blog, se tiveres interesse em trocar links, me manda um email ou deixe uma mensagem no meu blog http://agulhaetricot.blogspot.com/,visite-me,atenciosamente

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Categorias