Acerte na Cortina

Essenciais numa casa as cortinas têm tripla função: protegem os móveis do sol, garantem aconchego e ainda “levantam” o ambiente.
Em uma conversa recente com uma grande amiga profissional no ramo de cortinas e estofado há mais de 25 anos, cheguei a esse post – É pura informação e sem jabá.
Como comprar o tecido:
- Na hora de sair a campo a primeira providência é recolher muitas amostras. - Leve-as para casa e verifique as que combinam o estilo do ambiente e claro, com o seu estilo.
- Se você ainda não tem segurança total do que pretende quanto mais neutro o tecido melhor. Definidas as amostras informe-se sobre as suas características: o tecido pode ser lavado? Encolhe? Qual a sua durabilidade? Desbota ao sol? O ideal é que ele seja resistente e possa ser lavado em casa. Assim você foge de uma conta exagerada na lavanderia.
Natural x sintético
Os tecidos 100% naturais têm o melhor caimento, além de uma variação razoável de texturas, espessuras e transparências. Mas tendem a encolher especialmente o algodão e os linhos. Sempre que possível fique com os pré-encolhidos. Ao lado das sedas o algodão e o linho são os preferidos para as cortinas.

Mas não descarte os sintéticos – tecidos de poliéster e de viscose, os acrílicos e os tecidos mistos, ganharam qualidade com as novas tecnologias como não encolhem podem ser lavados em casa.
Preço Há no mercado inúmeras opções que atendem a diversos gostos e bolsos quando o objetivo é economizar, a cortina mais indicada é aquela presa por alças do próprio tecido. Prefira também tecidos com 3 metros de largura, pois essa medida é usada na altura.
Como calcular
Cortinas são calculadas por altura que corresponde à medida do pé-direito e mais 50 cm (para a barra e o cabeçote).
Para cada metro de janela (largura) são necessárias duas alturas.
Um exemplo: para uma janela de 2 metros de largura num ambiente com o pé-direito de 2,5 são necessários 12 metros de tecido. 2 alturas(6m) x largura(2m) = 12
Para tecidos mais encorpados como o linho multiplique o numero total por dois. Já no caso dos tecidos finos como o voal multiplique por três - assim, a peça fica com mais volume isso se a intenção for essa porque hoje as cortinas são bem mais “sequinhas”.
Fique atenta
Antes de sair para a compra do tecido também é importante que a função da mesma esteja definida - Se o objetivo é ter luminosidade os tecidos mais indicados são os claros ou transparentes, como gase, linho, organdi, voal e chiffon. 
Quando se deseja ausência de luz ela recomenda os tecidos grossos – linho puro, seda rústica, brim e lona ou Black-out como forro.

Forro? Sim ou Não
-Ele deixou de ser um quesito obrigatório.
Considere a sua necessidade: o forro amplia a vida útil da cortina protegendo-a do sol, da sujeira e da poluição. Em algumas situações seu uso é imprescindível. Cortinas coloridas, por exemplo, tendem a desbotar quando expostas ao sol. As de seda também pedem uma proteção extra para não se desgastar em pouco tempo.
Tecidos como tergal verão, algodão, microfibra e o gabardine são ótimos e resistentes – Economize no pano: o forro não precisa ser farto pode ficar discretinho. Forros é um bom recurso para dar volume e bom caimento a um tecido nobre como a seda.
Cuidados indispensáveis:
Livres do pó
Fazer durar suas cortinas demanda providências simples porém periódicas.
Muita gente esquece mas a primeira delas é usar o aspirador de pó.
Proceda a essa limpeza a cada quinze dias utilizando o bocal escova para não danificar o tecido com a sucção.
Já a lavagem deve acontecer a cada seis meses para o forro, e uma vez por ano para a cortina. Se o tecido permitir lave-o em casa com sabão neutro. Ponha-o de molho de um dia para outro trocando a água três vezes: a primeira, com apenas vinte minutos de molho para que o pó não tinja o tecido. No dia seguinte acione o programa para tecidos delicados. Deixe secar naturalmente. Se a cortina tiver rodízios envolva-os em um pano para não os estragar.
Já para os tecidos naturais como seda, linho e algodão pedem cuidados especiais eles estão sujeitos a encolhimento e desbotamento. Por essa razão ela aconselha a lavagem em locais especializados.
Clique nas imagens para ver melhor o trabalho da Rita Para quem desejar ter uma cortina bem feita que levante qualquer ambiente a preços honestos e com qualidade...
Eu indico e assino embaixo: rita.cortinas@hotmail.com

13 comentários:

  1. Muito bom o seu post, pois estou precisando fazer minhas cortinas e não decidi ainda se quero cortina ou persiana.Agora tenho boas informações sobre cortinas e posso escolher melhor.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sugestão , vou colocar no meu site , "dicas e artigos" sobre cortinas , na segunda já estará nele .... Parabéns .....
    http://www.arquitetourbanista.com.br/
    No blog já tem novidades ...Bjos

    ResponderExcluir
  3. Santinha querida, ótimas dicas de um ótimo blog, já anotei algumas...
    Eu tenho preferência pelas cortinas transparentes, mas no meu quarto tive que colocar blackout, aí não tem jeito né? Bjos.

    ResponderExcluir
  4. adorei!
    bvc adivinhou do que minha sala precisa! só acho as cortinas um pouco caras! ainda não consegui aquela BBB! boa, bonita e barata!

    bejim

    ResponderExcluir
  5. Oi. Tem selo pra ti no meu blog. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Por aqui acho que nao ha uma casa que nao tenha, realmente a cortina alem de deixar o lugar mais confortavel tem mil e uma utilidades! Aqui as janelas sempre teem uma cortinha branca! =]
    As levinhas ( e praticas de lavar) entao eu acho um charme!

    bju bju

    ResponderExcluir
  7. Liiiindas querida,mas estou mesmo precisando de uma cortininha bem leve p/ meu lavabo, se vc tiver alguma idéia vou adorar.
    Tem selinho p/ vc no http://lena-presentinhos.blogspot.com
    passa lá
    bjs
    lena

    ResponderExcluir
  8. Ola amiga , ja coloquei no nosso site a materaia sobre cortinas...
    esta entre "dicas e artigos" . beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse post, amei as cortinas

    ResponderExcluir
  10. super esclarecedor. o cálculo das medidas, os cuidados e manutençaõ... excelente post!

    ResponderExcluir
  11. OLÁ PESSOAL, PRECISO DE AJUDA NÃO CONSIGO FAZER O CALCULO PARA CORTINA. SERÁ QUE EXISTE UM OUTRO MODO DE EXEMPLO???????

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Categorias