28
abr
2014

Cebolas e filosofia


Semana passada conversando com minha filha que mora em Londres pelo skype pensei (ela precisa urgentemente aprender a descascar e picar uma cebolas).Tem movimento mais repetido na cozinha do que o ato de cortar cebola? 
Durante algum tempo corri que nem o diabo da cruz na vã tentativa de me esquivar desta tarefa, mas hoje encaro a batalha de frente - Sim, ainda é uma batalha; o sucesso depende da eficiência da arma, porque faca ruim dificulta o serviço. E também da técnica e experiência já que há jeitos certos de executar a ação e a prática facilita muito.

Encontrei no Vímeo um vídeo curtinho e bem feito para ensinar a picar e fatiar cebolas, que encaminhei para ela e divido com vocês.
Enquanto ela tentava sem sucesso picar a cebola entre choros e risadas nos despedimos.

Como descascar e picar cebola from Paladar Estadão on Vimeo.

Mais tarde era a minha vez de picar a cebola, (não sei cozinhar nada sem cebola), lembrei da nossa conversa e também do poema de Neruda “Ode a Cebola”, em que ela fala dela como ‘rosa d´água com escamas de cristal’. Aliás, depois de ler o poema uma cebola nunca será a mesma coisa.

Você alguma vez já parou para admirar uma cebola? Já se deteve observando a maneira única como seus anéis transparentes se organizam? Círculos concêntricos fechando-se e abrindo-se uns sobre os outros.
Nossa existência com suas lembranças; amigos, amores, aventuras, desafetos, dores e alegrias também são organizados em nossos corações em fases. Ciclos que se expandem e se contraem de maneira semelhante às alianças das cebolas.A cebola tem força e tem alma. Tira-se uma casca após a outra e a cebola continua a existir, e mesmo quando se tira a ultima casca quem ousaria a dizer que a cebola acabou?

Estou na cozinha
Brinco com as palavras...
Onion...poema
Só- cebola
Estou só.
Choro.

E se você está pensando se eu já cortei cebola e aproveitei a desculpa para chorar de verdade, isso só aconteceu uma vez. Ok, duas.
Bj
yvone
22
abr
2014

Mãe Terra

Mais de um mês sem publicar no blog. Eu sei, seu sei… vergonhoso. E olha que nem foi por falta de tempo como quase sempre acontece. Foi por falta de inspiração mesmo, o que, em minha opinião é o pior motivo de todos. Em novembro último o blog Casas Possíveis completou 7 anos no ar. Confesso que depois...
Página: 1 de 7912345...79Próxima página


Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

DomSegTerQuaQuiSexSab
Veja Todos os Posts do Mês

Categorias