A versatilidade das pimentas

Entre temperos, especiarias e rosas em nosso mato não podiam faltar a pimentinha básica. Dona de um vermelho lustroso a pimenta esquenta, provoca e desperta paladares. Fã assumida de pimenta adoro usar o tempero. Gosto de mexer com os sentidos de quem esta comendo e a pimenta é muito boa para isto. Ela estimula a saliva.
Os bons cozinheiros sabem que para se preparar uma boa refeição os temperos são essenciais.
Como bom senso é o segredo para quase tudo nesta vida, na cozinha não é diferente, então cautela com a vermelhinha.
Ao contrário dos velhos mitos populares, a pimenta não faz mal ao organismo, ao contrário faz bem. Claro que como qualquer alimento tem que ser consumida moderadamente.
Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta tem qualidades farmacológicas importantes. Minha avó mineira morreu aos 96 anos e comia uma pequena pimenta malagueta todos os dias com feijão esmagado na hora do almoço...(risos).
O fato é que na minha casa sempre existiu algum tipo de pimenta ou molhos à base de pimenta e quando estou endiabrada no bom sentido,consumo pimentas in natura para soltar fogo pelas ventas. Nesses dias uso até em saladas cortadas frescas em rodelinhas, fica uma delicia principalmente se remover as sementes.



Lave-as com o caule e deixe secar sobre pano ou papel até ter certeza que estejam secas.
Se você remover o caule antes de lavar provavelmente vai entrar água dentro da pimenta e estragá-la. Uma pimenta estragada pode estragar o pote inteiro.
use apenas as pimentas em perfeito estado (ABAIXO veja a foto que fiz com o caule bem tiradinho) sem aberturas ou furos tá?!.
Disponha as pimentas em pé dentro do vidro até não caber mais.
Para conservá-las pode ser com óleo, azeite, vinagre branco ou cachaça.
Use luvas ou unte os dedos com azeite e tome bastante cuidado, pois sem querer você pode passar as mãos nos olhos.

Aromatizando azeite
Dentes de alho
Orégano
Pimentas dedo de moça
Folhas de louro
Galho de alecrim
1 Litro de azeite (dependendo do tamanho do vidro)
Num vidro próprio coloque os dentes de alho, o orégano, a pimenta dedo de moça lavada e seca, as folhas de louro, o galho de alecrim e complete o vidro com o azeite.
Tampe bem e guarde em local escuro e fresco.
Vale por 2 meses.


Aromatizando vinagre


pimentas
vinagre branco
1 dente de alho
sal a gosto (1/2colher de café) eu uso sal marinho
1 folha de louro ou alecrim (Se não tiver não há problema)
Lave as pimentas seque-as bem e coloque-as no vidro. Se tiver pode misturar algumas pimentas verdes para enfeitar.
Junte 1/2 colher (café) de sal, o alho e a folha de louro em pedacinhos.
Acabe de encher o vidro com o vinagre. Agite bem para misturar. Deixe o espaço em torno de 1 dedo ou um pouco mais entre o nível do vinagre e a tampa do vidro. Fechar bem.


Dicas importantes
- Os recipientes e os utensílios no processo de aromatização ou das conservas devem estar bem limpos. 

- Use recipientes de vidro porque permitem a visualização das ervas e especiarias tornando até objetos de decoração.
- Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias.
- O mesmo deve acontecer com as ervas aromáticas e especiarias (tudo bem lavado e seco). Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e comece a trabalhar.

- As ervas depois de lavadas e secas podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem as suas essências.
 Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade.

As dicas e as receitinhas que passo aqui foram elaboradas e testadas por mim, através das minhas próprias experiencias baseadas em dicas diversas tá?!

Desidratando Pimentas - Pimenta calabresa
Basta vc colocar as pimentas para secarem numa peneira e depois de bem secas triturá-las no liquidificador só pulsando, para que fiquem em flocos. Esse processo de secagem também pode ser feito no forno.
Em seguida guardá-las em potes ou vidros com tampas e usar à vontade em tudo o que quiser. Mas, lembrem-se elas ficam bem fortes.




Receita das Mocinhas Democráticas
O aperitivo é bem brasileiro e leva como ingrediente principal a pimenta Dedo de Moça. Desenvolvido por Márcio Minoru o prato traz ainda uma combinação de patê de linguiça. Isso deve ser o bicho. Receita aqui.

Xô mau olhado

Há quem utilize a pimenta como tempero do amor por acreditar que seja afrodisíaca e também os que juram que ela afasta o "mau-olhado".

Essa fiz esses dias
Se você colocar sal grosso num pote como enfeite em um ambiente o sal grosso deve ser trocado a cada 15 dias, pois também irá saturar.
O sal grosso retém a energia negativa mas, em determinado momento fica tão "pesado" que o próprio produto começa a emitir a energia negativa para o ambiente. Por este motivo devemos sempre trocá-lo. O sal grosso saturado deve ser jogado em água corrente.


Como sempre tenho pimenta em abundancia e muitas caem pelo chão, costumo fazer um colar de pimentas e penduro no sol e depois coloco na porta da cozinha.Uso uma agulha e linha de costura sem segredo.
Por último gostaria de indicar um filme que aluguei ontem pela centésima vez que eu adoro.

Juliette Binoche é Vianne uma forasteira que acompanhada da filha de seis anos chega a um conservador vilarejo no interior da França. Lá, tem a ousadia de abrir uma loja de chocolates ao lado da igreja em plena Quaresma.
Com um ar de feiticeira encanta alguns moradores com suas receitas, algumas bastante exóticas, como a que mistura chocolate e pimenta. O filme é belíssimo.

42 comentários:

  1. Que fotos mais lindas! Realmente, a pimenta, além das mil e uma utilidades, tem um visual pra lá de bonito.
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Adorei tudo, as imagens, as histórias, a guirlanda, as cores e principalmente as receitas.
    Vou usar aqui em casa.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida. Adorei o post, você me fez ficar animada a aproveitar melhor as pimentas que tenho aqui, até deixo perder no pé. Também fiquei com vontade de ver o filme, ainda mais que é com o Johnny Depp (sou fã).
    beijos apimentados

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses vidros de pimenta para decoração! Mas na comida só se for a bem fraquinha..rsss
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! As imagens, receitas e dicas...Tudo de bom!
    Beijosss
    Ainda não vi o filme, mas vou ver!
    Liz

    ResponderExcluir
  6. Pimenta é tudo de bom, adoei as receitinhas, tô pensando seiamente em colocar um arranjo desses de sal grosso e pimenta na recepção do meu asamento, será que fica grosseiro?

    ResponderExcluir
  7. Eita post apimentado!!Yvone sou louca por pimentas,tenho dedo de moça em casa,amei a dica das conservas e olha eu recebo uma dessa de presente,kkkk!brincadeira tá??
    amei as dicas do vinagre e quem é q num gosta de um tempero desses??
    bjokas

    ResponderExcluir
  8. Yvone, é um verdadeiro dossiê sobre a pimenta! Você não esqueceu nada!
    Fiquei apaixonada por aqueles vidros de azeite com chapéu! Lindos, parecem damas em Grande Prêmio no Joquei! Tudo lindo, aliás. Quando eu crescer quero ser prendada assim! hehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Santinha,
    pimenta é tudo de bom. Eu adoro pimenta, ela faz parte da minha refeição.
    Bjks
    Jussara

    ResponderExcluir
  10. uma pimentinha é bom demais mesmo.
    deu agua na boca


    bjosss...


    ______.-“*”-.,.-“*”-.________
    __(“)=l___O.,.O___l=(“)____
    ______”.___u___.”_________
    ________(“”).(“”)__________
    ________Te Adoro_________
    ________________________

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. As pimentas realmente são lindas apesar de eu quase nunca consumi-las. Papai come todos os dias pimenta combari...fomos para a praia e ele não se esqueceu de levar o vidrinho...hehehe. Gosto de pratos levemente quentes...normalmente uso curry. Parabéns pelos vidros de conserva. Ah, adoro o questionamento da filha da Vianne sobre o porque ela é a única mãe que usa sapatos vermelhos...hehehe. Quando vejo um belo sapato vermelho sempre me lembro do personagem. Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Adorei post!! Lindas imagens!! ADORO O COLORIDO DAS PIMENTAS !! O filme Chocolate é lindo (já vi umas 4 vezes pelo menos ) não por causa do cigano maravilhosom (quehomeméesse???) , o Johnny..Bj!!

    ResponderExcluir
  14. Yvone,
    Eu não curto pimenta na comida (não é um sabor que me agrada... gosto de tudo meio sem sabor, sabe? Sem sal, sem pimenta... acho que é o lado japa!). Mas adoro na decoração. Adoro pequenas pimenteiras em vasos. Fora que afasta o mal, rsssss. A minha de casa, secou... quem cuida é o noivo, mas não acho q tenha sido culpa dele...rs.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  15. Santinha, que delícia de post!!!! Eu adoro pimenta e azeite e também já fiz o mesmo que voc~e com algumas pimentas bem suculentas que encontrei em um sítio! Adorp azeite aromatizado com alho, pimenta calabreza e alecrim... uma perdição com um pão bem quentinho! Li seu perfil e me identifiquei muito com você: adoro casa, decoração, comidinhas, estilo vintage e sou super a favor da adoção de animais, criei até um selinho para divulgar essa minha posição! Sou sua mais nova fã e seguidora e, se tiver um tempinho, gostaria de te convidar pra conhecer meu cantinho, o www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

    Sou designer, ilustradora e amo blogar!!!! Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas das pimentas.

    Tb costumo fazer com azeite :)

    ResponderExcluir
  17. eu amei de paixao o post eu sou meia suspeita de falar sobre pimenta pq amo demais essa frutinha vermelha ate ja tatooei uma em no meu pulso....

    ResponderExcluir
  18. Bem eu amo pimenta de qualquer jeito, realmente acho as pimentas muito exóticas.
    Bjinhos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Vou mostrar este post para meu esposo, ele ama pimenta e vive fazendo conservas...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Yvone! dando uma olhada rapida no meu reader achei engraçada a sua imagem de hoje, da moça pimentinha :)

    o seu pé de pimenta esta lindo! as vezes deve da ate do de colher, as suas conservas tambem ficaram lindas, acho que quase todo mundo iria adorar ganhar um desses de presente, enfeita e da gosto a qualquer cosinha!! a guirlanda é linda!

    o filme nunca vi, me bateu curiosidade, vou ver se alugo depois, um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Meu cunhado Marcelo faz cada pimenta! Depois el presentea para os amigos!
    Ele vai gostar destas dicas.
    Com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  22. na minha casa pimenta é usada em todas as coisas possíveis, esses vidrinhos de decoração com elas no vinagre ou azeite vão me lembrar pra sempre a casa da minha mãe...

    e adorei seu comentário no meu blog, sobre o post do filme before sunrise e before sunset, são filmes lindos e tu tens que ver o segundo! é mto bonito e acho que até melhor que o primeiro!

    abraço! :)

    ResponderExcluir
  23. Também adoro esse filme e a invejo por ter essa árvore de pimentas no quintal! Eu adoro pimentas! Um dia tento ter em vasinho aqui no apartamento ;-)

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie Yvone!!
    Adorei a sua visita lá no meu blog.
    Sou apaixonada pelo seu flickr...As cadeiras customizadas são lindas demais!Até me inspirou pra fazer os banquinhos em tecido!
    Beijocas
    Regiane

    ResponderExcluir
  25. Acabei daassistir na TV umareportagem sobre pimentas ,agora vejo esta sua postagem...aprendi demaaais...Obrigada
    Parabens!!

    Tina ( Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  26. Olá, amiga Santinha!!
    Passei aqui pra dizer que adorei sua visitinha lá no Pinguim ;) Esteja à vontade pra passear por lá sempre que puder e pra me seguir tb.
    Eu sempre visito seu blog. Inclusive te sigo e tenho o Casas na lateral esquerda do meu blog, na lista dos meus blogs de decoração.

    Adorei o post sobre pimenta. Tem um drink bem lightzinho que eu adoro, que leva na borda do copo uma mistura de chocolate com pimenta. O nome é Shangrila e é uma delícia!!

    Ah! E sobre a jarrinha de abacaxi que vc viu lá no blog, eu descobri que está à venda na Globo Marcas. É só vc entrar no site da Grande Família que vc encontra e consegue comprar. Muito bom, né?

    Bjuuxx!!

    http://pinguim-na-estante.blosgpot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei a receita do azeito com pimenta! Vou fazer!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  28. Oi querida td bem? sou nova por aqui seu blog é muito legal, adorei este post das pimentas q aliás ficaram todas muito lindas. Aqui em casa fizemos uma conserva com cebolinhas e colocamos uma pimenta pra dar uma pitada diferente sabe, não ficou lindo como as suas mas ficou bem saborosa. beijos

    ResponderExcluir
  29. Yvone, esse post é o que chamamos de post de utilidade pública.
    Completíssimo! Fiquei morrendo de inveja da sua pimenteira. Vou plantar uma no quintal, porque simplesmente babei em suas conservas. Eu sou fanática por comida ardida. Depois que conheci a comida mexicana, pimenta para mim virou condimento básico.
    Adorei a ideia dos frascos com azeites aromáticos e fico pensando como nunca pensei em fazer isso em casa?
    È esse tipo de coisa que gosto de encontrar em blogs, informações leves, úteis e muito bem escritas.
    Vc sabe que sou sua fã número 1, não sabe?
    Estou numa correria danada mas não poderia deixar de vir aqui comentar o quanto seu post me deixou "carregada".
    Um cheiro enorme e um abração.

    ResponderExcluir
  30. Oi, de novo!! Fiz aulas no Ismael Guiser (morava lé no Sumaré), tinha as provas e tal, não é? Cheguei a fazer parte de um Grupo de Dança (Trupe)com o Breno Mascarenhas. Te confesso que eu adorava e também não segui adiante porque eu era dessas que precisava da aprovação do meu pai e ele achava que direio é que era profissão...Mas, também não me arrependo não! Quer outra coincidência? Casei com 18 anos também (fiquei casada 20 anos!).Desculpe-me a pressa!! Um beijo enorme e até breve!!

    ResponderExcluir
  31. Oi Santinha adorei seu comentário mas sabe to pensando em descrever algumas coisas pois afinal são 38 anos, acho que já construi alguma coisa né heheh

    ResponderExcluir
  32. Meu marido adora comer e fazer pimentas, mas não ficam lindas como as suas. Vou dar esta dica para ele. E vou ensiná-lo a fazer pimentas desitratadas. Ele vai adorar.

    ResponderExcluir
  33. Eu gostei tanto do que disse. E ri um bocado.
    Eu não contei tudo não.
    Eu não gaurdo um nome nem rosto. Esqueço tudo. Tenho poucas amizades porque confundo os nomes de todos, troco dou cada manota.
    Eu troquei um punhado de vezes os nomes de muitos do blog. Parei de colocar para não ver a manota.,
    Mas tenho um amor IGUAL por todos.
    E quando é um casal eu torço pelos dois. E quero muito bem a eles.
    Sou uma pateta! Faço tudo errado, quebro as coisas sem querer.
    Começo a contar um caso e esqueço os nomes dos personagens.
    Viro um caos.
    Ainda bem que meus irmãos me aturam.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  34. Eu gostei tanto do que disse. E ri um bocado.
    Eu não contei tudo não.
    Eu não gaurdo um nome nem rosto. Esqueço tudo. Tenho poucas amizades porque confundo os nomes de todos, troco dou cada manota.
    Eu troquei um punhado de vezes os nomes de muitos do blog. Parei de colocar para não ver a manota.,
    Mas tenho um amor IGUAL por todos.
    E quando é um casal eu torço pelos dois. E quero muito bem a eles.
    Sou uma pateta! Faço tudo errado, quebro as coisas sem querer.
    Começo a contar um caso e esqueço os nomes dos personagens.
    Viro um caos.
    Ainda bem que meus irmãos me aturam.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  35. lindo post!!!

    adoro pimentas, são lindas e saborosas, dão um toque especial, hummmm...

    parabéns, o blog cada vez melhor!!!

    beijo
    Juju

    ResponderExcluir
  36. Oi, Santinha, você não viu meu e-mail. Respondi ontem sobre o avental.
    bjos

    ResponderExcluir
  37. Achei a postagem ótima. Também já fiz muita conserva quando tive em casa pés de pimenta, agora marido rsolveu plantar árvores frutíferas, mas se sobrar espaço coloco meu pézinho de pimenta novamante... Também gostei muito das outras postagens. Li "tudinho".
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  38. Quantas coisas se pode fazer com as pimentas, que bacana!!! Amei a ideia de fazer o varal com elas e colocar na porta da cozinha, essa com certeza eu vou experimentar.
    Bjs e tenha um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  39. Beleza de post.
    Sobre pimentas conheçam o fórum PIMENTAS.ORG

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias