Inspiração de São João

Trabalho em exposição Casa da Cultura Recife. Antiga cadeia.
É não fui a nenhuma festa junina esse ano. Pra ser bem sincera, ultimamente raros tem sido os anos em que vou a alguma… não por falta de vontade, mas de empolgação, mesmo. 
Na minha cabeça as festas juninas faz mais sentido para quem vive fora dos grandes centros no interior mesmo (falo por experiência própria). Sem contar que até recentemente estava morando no mato e, por lá o mês inteiro de junho é cheio de festas juninas.Visconde de Mauá também faz divisa com o estado de Minas e somos separados apenas uma simpática ponte de pedestres. Imaginem como são as típicas festas juninas do fundão das Minas Gerais?
Aqui nesse mundo de concreto tudo parece meio deslocado. As festas têm aspecto de mega eventos embalados ao som de musica eletrônica. Mas isso pode ser apenas uma impressão minha a que não me impede de ficar imaginando as coisas legais que estariam acontecendo lá.
Fico aqui, imaginando as guloseimas da festa, especialmente o bolo-de-milho que eu adoro. Quentão, vinho quente, pinhão outra paixão, pipocas de todos os sabores, milho verde assado... A Dança é divertida, mas gostava mais quando eu dançava, no tempo da escola.

A verdade é que as coisas mudaram, pelo menos aqui por essas bandas, e na minha cabeça tenho a imagens das festas juninas da minha infância, que tinha quermesse mesmo. E esperavamos anciosos por ela.
Havia jogos divertidos para ganhar prendas, correio elegante, barraquinhas de guloseimas, quadrilha e fogueira de verdade. Pagavamos um valor super simbólico para aproveitar a festa, que na verdade era organizada e preparada com ajuda de todos.

De qualquer forma, fica registrada aqui minha singela homenagem a essa festa que eu sempre tanto amei com algumas imagens inspiradoras para alegrar o Dia de São João.
Gente não sou lá muito entendida de moda, mas esse vestido eu usaria até para ir numa festa chique não é o máximo? Eu amo chita! Idéia da Boneca de Chita.
Alfredo Volpi S/titulo (bandeiras e Mastros), s/data Tempera s/tela
Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897 foi um pintor italo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios. Sempre amei.
Esses mastros enfeitam quase todas as cidades brasileiras que preservam a tradição da festa de São João
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

Feliz Dia de São João a todos!

24 comentários:

  1. Oieeee, Yvine, eu tb não vejo mais festas juninas como as do interior , aqui só nas escolas e bem fajutas kkkkkk. Aquelas de quando éramos crianças acho que não tem mais não.
    Deu agua na boca só de imaginar o bolo de milho hehe, outro dia eu fiz de novo, ficou uma delicia.
    Tenho visitas neste fim de semana quem sabe faço de novo esta receita .
    Bjs Leila

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho ido todos os anos a festa junina, na escola dos meninos...só esta salva.
    No entanto penso como vc, acho que as festas juninas fora do sertão e do interior não são a mesma coisa. Hoje mesmo vendo as chamadas no telejornais, comentei com meu marido, que lá em Minas, qdo eu era criança, nós fazíamos visita às fogueiras que todos os vizinhos faziam na noite de S. joão...e comíamos muita coisa boa. ô saudade!!!E olha...lá onde nasci é bem interiorzão de Minas, como vc disse.
    Bjks e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Yvone,
    Suas ilustrações estão maravilhosas.
    Realmente as festas antigas eram tudo, e as mega-festas não combinam com o espírito simples do arraial junino.
    Ainda quem mora em casa, mesmo nos centros grandes, consegue fazer uma boa festinha.
    Mas o importante é tentar preservar a tradição, nem que seja fazendo uma reuniãozinha com bolo de milho, cangica, pinhão e quentão.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que saudade das musiquinhas!!!
    São Jõao, São Jõao, Acende a fogueira do meu coração...
    eeeeeeeeta tempo bom genteee!!!!!
    Pena que já se foi!!
    beijin
    Tina(Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  5. Yvonne, sou como vc, tô achando a coisa mais sem graça da vida essas festas juninas de cidade grande, onde tudo é caro e não tem cara de S. João!! Mas gosto das cores, tradições e comidas da época...adoro Volpi e suas bandeirinhas, e adoro mais ainda agora que vc contou que ele nasceu em Lucca, lugar onde fiquei estudando italiano (dãaaa), e que acho um dos lugares mais fofos do mundo!! Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Santinha
    Tem selinho pra voce no meu blog, na coluna lateral bem lá encima.
    beijin
    Tina(Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  7. Santinha
    Tem selinho pra voce no meu blog, na coluna lateral bem lá encima.
    beijin
    Tina(Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  8. Olá Yvone!
    Obrigada pela gentileza de seu comentário no meu cantinho! Por aqui sempre nos identificamos com as alegrias e tristezas do nosso cotidiano querida! Você certamente irá se reorganizar e voltar tudo aos seus devidos lugares! Como dizia meu avô: "vão-se os anéis, mas ficam os dedos" e a gente segue vivendo porque a vida é bela!!!
    Bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Se trabalho está lindo!
    E sobre as festas... concordo contigo... Boas lembranças só na infância, agora acho chato, comercial... Me perdoe quem curti, não é minha intenção ofender... Só que acho que falta alma, entende...!?! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Yvone, também acho que aqui no Rio as festas são mega eventos com música eletrônica, fica tudo muito cheio, tumultuado, confuso... Ano passado fiz uma festinha pra umas 20 pessoas na casa dos meus pais e foi bem divertido!!! Mas esse ano também não me animei de ir à festa nenhuma... Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Yvone querida fico muito feliz em ver seus recadinhos carinhosos no meu blog, fica com Deus!Beijos 1000

    ResponderExcluir
  12. Nãos ou muito fã do estilo , mas é sempre bom ver coisas legais né ? ^^

    ResponderExcluir
  13. Yvone, nem me lembro da ultima vez que participei de uma festa junina,mas sempre gostei muito e saudades das quermesses, barraquinhas, quadrilhas oh tempo bom. Estudava num colégio de padre e era uma delicia a época das festas,movia a cidade toda.
    Bons tempos!
    bj

    ResponderExcluir
  14. Fiz varias vezes na escola. Era uma delicia dançar com as crianças.
    Com carinho MOnica
    mamae está internada

    ResponderExcluir
  15. Oi Yvonne...adorei seu post e festas de São João não são mais como antigamente mesmo!!!
    E confesso á vc que faz tempo que não participo de uma,também!!
    Um beijo no coração,
    Mery Valle!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Yvonne...adorei seu post e festas de São João não são mais como antigamente mesmo!!!
    E confesso á vc que faz tempo que não participo de uma,também!!
    Um beijo no coração,
    Mery Valle!!!

    ResponderExcluir
  17. Oiii!
    Delícia de postagem, adorei tudo!
    E o vestido é lindooo!
    Beijossss
    Liz

    ResponderExcluir
  18. Yvone, amei ! é bem isso mesmo que acontece hoje. eu moro atualmente no interior da Bahia, e as festas ainda são assim. Mas aqui o povo tem um costume bem bacana. No dia de São João nos reunimos com vizinhos , com amigos e fazemos o São João em casa, com foqueiras, com quentão, com pé-de-moleque, pipoca... é muito bacana. Mas realmente, bom mesmo eram aquelas festas de quando eramos crianças, mas acho que até mesmo pela magia da fogueira, por nos deliciarmos com as guloseimas, colocar os vestidos caipiras... bom demais da conta sô...

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. OIe!
    Adorei seu blog...
    Entra e siga o meu tb!
    www.caroladuarte.com
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Quanto tempo eu não vinha aqui!!!
    Vim avisar que estou de volta e com o blog cheio de novidades!
    Te espero!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  21. Yvone,moro no interior de SC e aqui tem muita festa junina!!Adoro!!Seu blog é muito legal,virei seguidora!Me visita,ficarei feliz!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. bem cheguei aqui por acaso o procurar uma gavetas. parabéns pelo blogue gostei de tudo o que vi e li. voltarei aqui. kis :)
    aliás vou (per)seguir-te sempre de perto.

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua postagem!
    Em Barra do Piraí tem mesmo é a Exposição Agropecuária com diversas atrações. Mas fomos também a uma festa bem típica de são João, em Queluz.
    Espero que as coisas estejam se ajeitando por aí.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Ah Yvone, sinto saudades das festas juninas do interior de Minas. Eram boas demais. Quanto menor a cidade parece que a festa era melhor.
    Obrigada por essa postagem, viajei por ela.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias