Férias possíveis - Crianças em casa


Já tive crianças pequenas em férias e sei bem que quando a delas começa as nossas terminam evice versa. Criança em casa sem aula dá um trabalho danado. Sem falar na comilança, na bagunça e no barulho principalmente quando a grana esta curta e não podemos viajar. Mãss...nem tudo está perdido minhas amigas. É possível sim fazer que esse período dos pequenos e de adultos seja só motivo de alegria e momentos inesquecíveis – Lembrem-se: Amanhã elas vão embora e o que guardaremos de mais importante em nossas vidas serão os momentos passados em família.


Embora organizar seja preciso, a primeira regra é relaxar com os horários e permitir que a preguiça se aconchegue. Tudo pode e deve ficar diferente ser uma pausa na rotina dentro de casa, mas com imaginação. A ordem é que sejam dias que fujam do normal. Afinal, são férias e não importa onde aconteçam, elas existem para que as crianças se divirtam. Em casa ou não, que as férias do seu filho sejam uma folguinha gostosa e bem diferente.
Ficam aqui algumas sugestões para fazer com muito pouco.
- Verifique sites, revistas e encartes especiais nos jornais, nestes períodos é comum incluírem diversão para a garotada (muitas vezes gratuita)
- Dê um passeio turístico na sua cidade como se estivesse de férias nela. Visite os principais pontos e aproveite para ensinar um pouco de História para as crianças. Será um incentivo a você mesmo (o) para aprender mais sobre o local onde vive ou quem sabe voltar à infância.

Museu do Ipiranga São Paulo
- Pôr-do-sol: Se você mora numa cidade à beira-mar, no campo ou numa região montanhosa, no fim de semana não perca a oportunidade de levar seus filhos para curtir o entardecer. Tive a oportunidade de viver por bons anos no Rio de Janeiro e convidava meus filhos para assistirmos ao pôr-do-sol. Nessa hora conversávamos sobre temas que não são discutidos no dia-a-dia. Imaginem uma conversa sobre de onde viemos ou para onde vamos?


Zona Sul, margens do Guaíba, Porto Alegre, RS
- Se você fizer a dobradinha cinema = pipoca e refrigerante +lanchonete, gastará muito dinheiro. Que tal variar e levar as crianças para um piquenique? Escolha um local bonito e bem freqüentado, prepare uma bela cesta com tudo o que os pequenos gostam de comer e beber e lembre-se dos pratos, copos, talheres, guardanapos (tudo descartável of course!).

- Que tal cultivar uma pequena horta em casa? Independentemente do fato de morar em uma casa com um grande quintal ou em um pequeno apartamento, utilize o espaço que puder. Uma ótima ideia é fazer em casa mesmo uma horta ou um jardinzinho. Os pequenos ficarão surpresos ao perceber que de dentro de uma pequenina semente brota vida, beleza e alimento.

- Caravana Cultural: Para os filhos pequenos filmes e teatros. Para os jovens, escolham em conjunto um espetáculo que agrade a todos; pode ser um show, um musical, uma comédia. Seja qual for a escolha faça companhia a eles. Conversar sobre o que vão assistir é uma ótima forma de estimular a curiosidade e aumentar o conhecimento dos filhos.
Cena da peça Fantoches da meia noite
- Se estiver chovendo monte a sua própria programação em casa! Pense na possibilidade de ensinar algum tipo de artesanato, pintura, levar as crianças para a cozinha para preparar um bolo simples, brigadeiro para comer de colherada (no qual elas podem ajud ar).


- Teatro em casa: Individualmente ou em grupo, crie uma peça e ensaie para apresentar à família.

- Hora da saudade: Aproveite os filhos reunidos para rever filmes de viagens que vocês fizeram juntos; revejam álbuns antigos fotografias, registrem os momentos importantes da vida familiar. Que tal promover uma exposição na sala de casa após o almoço?
- Leitura: No fim da tarde depois do almoço leia histórias para seus filhos, se eles já forem grandes conte uma passagem da sua própria história.
- Dia do contrário: Ideal para crianças até 10 anos. Nesse dia pais e filhos invertem seus papeis; escolher o que vestir, restaurante aonde ir e o que irão comer é tarefa dos filhos, os pais apenas obedecem às ordens. É uma maneira de ver como os filhos vêem a relação.
- Sessão de Vídeo: Crianças adoram assistir repetidamente a seus filmes e desenhos preferidos. Veja junto faça perguntas sobre o cenário e os personagens. Lá em casa “assisti anos a fio “Curtindo a vida adoidado, Um dia a casa caí e Um príncipe em Nova York”. Conhecíamos o enredo, todas as falas, cantávamos as músicas de cor e salteado, até hoje quando nos reunimos lembramos desses momentos!
- Internet que Integra: Se a família toda se reunir em volta do computador num sábado a tarde, por exemplo, é possível encontrar assuntos que interessem a todos. Ouça as sugestões de dialogo dos filhos e aproveite para conhecer a maneira como cada um deles se comunica e faz novas amizades. Aprendi tudo o que sei sobre a internet com os meus filhos.
- Karaokê: É sem dúvida uma ótima opção para aproximar pais e filhos. O único problema será combinar as preferências musicais. Solução: faça um sorteio ou um rodízio de gêneros,
 neste dia convidem alguns coleguinhas.
Insista em atividades diferentes e em rituais que vocês possam fazer juntos, mesmo que pareçam difícil conciliar os desejos de todos. Com certeza o final da história vai ser feliz.
Hoje agradeço aos meus três filhos Fabio, Rafael e Ana Maria que tornaram possível mais este grande aprendizado que só os filhos nos ensinam.

PS: Assim que terminei de publicar as dicas das férias escolares deparei-me com um belíssimo texto das Mothers não resisti e voltei aqui para convidá-las a ler - Manual de Sobrevivência Mothern V - Férias Escolares. Segundo a Lei Mothern nº87456 artigo VI você tem direito a férias das férias das crianças. Uma mudernidade muito bem vinda!
Boas Férias!

8 comentários:

  1. Olha Yvone,não tenho crianças em casa mas vou seguir algumas das suas dicas.
    Um bom FDS!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Yvone, adorei as dicas e gostaria de adotar muitas delas.
    Sabe, estamos vivendo férias de verdade, mesmo que não tenhamos viajado, porque a nova casa está sendo deveras relaxante e prazerosa, como se estivéssemos de férias de fato.
    As caixas? Vou deixar para arrumar o que falta ( e falta muito pouco) depois que começarem as aulas, afinal, terei o ano todo para isso. Agora é período de férias e a ordem é relaxar, porque o ano que passou, na casa anterior, não foi fácil.
    Beijocas amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Yvone!!!
    Já tava com saudade!!
    Fico um tempo sem espiar sua casa, e qdo chego tem um monte de novidade incrível!!!! ;)
    Epero q seu natal tenha sido otimo, e q o ano novo seja ainda melhor que este!!! ;)

    Felicidades!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Yvone suas dicas foram otimas e isso nem e so para crianca mas para os grandoes mesmo! Eu pelo menos adoro, e uma boa forma de sair do comum!
    Bom fim de semana e bjim bjim

    ResponderExcluir
  5. Oi Yvone, amei as idéias, quero tirar meus filhos adolescentes de frente do pc nesta férias o máximo possível...acabei de postar o desafio que vc me passou, desculpe a demora, foi falta de tempo mesmo.
    beijos e boa semana.
    Feliz 2009!!

    ResponderExcluir
  6. Entreter crianças nas férias é difícil ainda mais para quem mora em apartamentos pequenos. Eu moro em casa que tem um bom espaço, mesmo assim não é o suficiente elas também querem passear. Aqui em B. Horizonte está chovendo muito, mas assim que estiar pretendo inventar "coisinhas" para distrair minha filha. Sugestões são sempre bem vindas.
    Boa semana.
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Santinha, amei tudinho, super inspirador, estou nesta fase. Quase enlouquecida pois tenho que trabalhar, escrever, atualizar a vida pós festas e ainda agradar a minha pequena. Durante este mês irei postar as nossas aventuras... Um grande beijo, feliz 2009 e muitas idéias e projetos para você!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Santinha!!!
    Quanto tempo sem passar por aqui, tava com saudade...
    Que 2009 seja um ano cheio de conquistas maravilhosas!!!
    beijo grande

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias