21
out
2014

Tempo livre - será esse o tal ócio criativo?

Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. “Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo” (Domenico de Masi, O Ócio Criativo).

O relógio interno que controla o tempo cobra: o que fiz hoje? É preciso uma grande lista para não ser classificado como inútil, preguiçosa, indolente.
O que você vai fazer no final de semana? Dormir. É época de feriado. Você vai fazer o que? Não sei, vou ver… Passou o feriado - Fez o que? “Eu? Ahn… Ou então meu final de semana será repleto de tantas e tantas atividades de lazer que iniciarei a semana com alto grau de estresse, cruzes que mundo é esse??!!
Às vezes fico um pouco envergonhada de dizer que finalmente conquistei tempo livre. Acho que isso é minha maior contradição neste tal mundo globalizado. Como alguém num mundo com tanto acesso à informação, com novas formas de comunicação e vivendo numa cidade global pode se queixar de tempo livre?
Lembrei da música dos Fazer “Titãs:
“Devia ter complicado menos,
trabalhado menos, ter visto o sol se pôr”…”.
Parafraseando Drummond: “Êta vida besta, meu Deus!”
Eu me queixo, mas em silêncio. Ninguém tem tempo livre, todos correm contra o tempo enquanto eu passeio pelo tempo, matando tempo.
Tempo livre é um tabu com o qual tenho lutado. 

Primeiro para reconhecer que isso não seja um problema, depois para que as pessoas não me vejam como uma esnobe e principalmente para aprender a desfrutá-lo.
Tomo café da manha demorado, leio jornais e blogs, leio livros que outros indicam, escrevo cartas, emails e poemas, telefono e penso na vida. Muitas vezes tudo isso gera uma vontade de mundo e aí nem sempre os outros estão com tempo para gastarmos um tempo junto. Então escrevo posts, outras cartas e tomo mais um café.
A falta de tempo é um problema artificial mesmo. Vivemos quase o dobro de nossos bisavôs. Além disso, inventamos um monte de máquinas e engenhocas para economizar tempo não?!
É preciso paciência e serenidade para lidar com o tempo, mas acho que este tabu está sendo quebrado.

yvone
14
out
2014

Clareza

É nestes momentos que percebo minhas fragilidades,que percebo os limites daquilo que sou,  as linhas que projetoos lugares de onde venho e aqueles para onde quero ir. Sim, quero estar aqui, quero você, e a plenitude que atingem duas almas que se completam, se consolam, se encontram.São estes...
08
out
2014

Crianças grandes

A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Li essa máxima no texto que reproduzo abaixo, e ela sempre me soava estranha.  Agora com filhos adultos a frase me parece mais coerente do que nunca. Começava assim: Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de...
02
out
2014

Aconchegos

Há dias em que só devia haver aconchego. Não devia haver palavras. Não devia haver imagens. Não devia haver nada, nem ninguém. Só um pijama quentinho e lençóis quentinhos....
Página: 1 de 7912345...79Próxima página


Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

DomSegTerQuaQuiSexSab
Veja Todos os Posts do Mês

Categorias