28
jun
2009

Ser Verde é Possível

Luminárias feitas com diversos materiais, como carretéis de linha, com com papel reciclado e até utilização de luz de velas em alguns ambientes - tanto no tocante ao material quanto à economia de energia, dois grandes acertos.

Tirando a reciclagem que podemos e devemos fazer em casa, tente construir uma casa verde, adquirir um móvel com madeira certificada? O preço de tudo é muito exorbitante! Não? Escolher entre ser verde ou não esta em nossas mãos, pois já são fato que diante da crise ambiental do planeta, das alterações climáticas, da poluição, da extinção das espécies, do desmatamento...faz muita diferença as escolhas que fazemos.
Elas são importantes e servem de exemplo para que outros ao nosso redor sigam as mesmas atitudes e, logo, começaremos a ver a diferença.

Mesmo que seja para acompanhar as tendências usar uma sacola sustentável, comer uma alimentação mais saudável, escolher objetos, roupas e móveis de baixo impacto ambiental, atenção para o que fazemos com nosso lixo de cada dia, são atitudes cada vez mais freqüentes, seja por consciência ecológica, seja por modismo, não importa desde que o ambiente seja poupado.
Adoro produtos ambientalmente corretos e empresas que contribuem de maneira séria para proteger a natureza gerando oportunidades de trabalho em regiões carentes e ajudando na construção de um futuro melhor para todos nós.
Mas, os gastos com produtos alternativos e ecologicamente corretos ainda são em geral 30% mais caros que os tradicionais.

Por outro lado também é fato que se mais pessoas passem a comprar produtos ecologicamente correto mais investimentos poderiam ser feitos a fim de que se obtenham mais produtos de qualidade disponíveis no mercado e mais baratos.
É óbvio que tem de haver um compromisso se quisermos viver uma vida realmente de baixo impacto ambiental. O ideal seria se consumíssemos menos e consumíssemos melhor - Acompanhar esta mudança de mentalidade faria com que as pessoas pensassem antes de comprar - É uma mudança lenta e difícil.
Precisaríamos antes de tudo, abrir mão daquilo que desejamos ter e resistir à tentação de adquirir aquele novo modelo de equipamento e descartar o nosso usado, embora funcionando perfeitamente.
Trocar nosso estilo de vida para uma versão mais verde requer muito mais que comportamento, exige conscientização real.

Lona de caminhão Reciclada, a Lona BR 100 já cruzou as estradas do país com os caminhoneiros e cada peça traz marcas exclusivas: remendos, carimbos e desgastes. Para ganhar vida nova, ela passa por processos de reciclagem, lavagem em altas temperaturas e tingimento. O tecido pode ser aplicado em paredes, estofados, cabeceiras, redes, tendas e tapetes. Em padrões lisos, bordados, estampados e pintados à mão.




Aqui usei uma lona gasta para forrar o piso

Pneu reaproveitado.
Vem de Belo Horizonte, MG, a idéia de reaproveitar pneus usados para dar forma à peça, que leva acabamento artesanal de fibra de taboa. A sustentação do assento fica por conta de tiras trançadas de pneus, recolhidos em borracharias locais. O trabalho das artesãs e irmãs Lúcia Rosalina de Paula e Luciana Rosalina Barbosa, da CWT Design, evita o acúmulo de pneus em aterros sanitários, dando vida nova ao material.
Abaixo do Blog Bem Simples - Passo a Passo

Passo a passo no meu flickr (essa peça foi desenvolvida pela Anette Teixeira)

Somente quando todos perceberem que o verde é a opção mais viável, e começarem a se envolver em campanhas contra sacolas plásticas, contra combustíveis fósseis, contra depredação dos recursos naturais, terá uma sociedade cada vez mais envolvida na questão ambiental e poderemos, então, ver uma enorme mudança de comportamento.
25
jun
2009

Bolo de Milho Imperdível

Como todos sabem receita quando dá certo entra para a história de qualquer família e na minha também é assim. Não é raro acontecer de associarmos algum prato a alguém da família. Guardo lembranças de vários pratos inesquecíveis, e o bolo de milho nunca faltava na casa da mineirada fosse para...
23
jun
2009

Quando o convidado é você

Foi convidado para jantar na casa de outra pessoa? Para um drink? Um aniversário?Leve alguma coisa. Pode ser um vinho, uma caixa de bombom, um vasinho de flores, um mimo qualquer para a anfitriã. Mãos vazias jamais! Alguém passou bastante tempo na cozinha preparando com muito carinho algo para você....
20
jun
2009

Nada se perde, tudo se transforma

Já contei que adoro festas juninas. Minha avó Dilina tinha um lado festeiro de fazer inveja a qualquer produtor de eventos desses que hoje ganham a vida profissionalmente com isso. Aliás, todos da família da mamãe são assim. As festas juninas não passavam em branco de jeito nenhum ninguém ia...
17
jun
2009

A Sustentabilidade é fashion

Muitas vezes parece difícil lidar com a sobra daquilo que consumimos, mas basta observar um pouco mais atentamente, refletir antes de descartar e perceber se realmente é necessário jogar certos materiais fora. Para um olhar desatento, muita coisa boa que poderia ser dado um novo uso, acaba indo para...
Página: 1 de 7912345...79Próxima página


Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

DomSegTerQuaQuiSexSab
Veja Todos os Posts do Mês

Categorias