09 dezembro 2016

Invista na qualidade das suas relações

“Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me diz que somos feitos de histórias.” Eduardo Galeano
Doce Valentina


Não é sempre que nos deparamos com conteúdos de qualidade que nos mostrem o lado bom das pessoas, que exibam um mundo mais humano e possível e que ampliem verdadeiramente nossos horizontes.
Por isso hoje passo por aqui para compartilhar com vocês o vídeo produzido pela TED fruto de uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard estudo batizado de “O Estudo do Desenvolvimento Adulto”.


TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia e desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. As TED Talks já foram traduzidas em mais de 90 idiomas.

Palestras como essas nos dão suporte psicológico e espiritual. E espiritual claro, não está necessariamente relacionado à religião. Tem a ver com força pessoal, equilíbrio psíquico, serenidade para aceitar a circularidade do tempo, coragem para construir um novo modelo mental.
Minha primeira informação veio de uma matéria de fevereiro ultimo na Revista Exame


No final do ano passado o Dr. Robert Waldinger, psiquiatra, psicanalista, professor na área clínica de psiquiatria na Universidade de Medicina de Harvard, diretor do centro de terapia psicodinâmica no Hospital Geral de Massachusetts e diretor do estudo em felicidade mais longo da história. 
Foi realizado pela Universidade de Harvard onde o Dr. Robert fez uma palestra no TED contando o que eles descobriram até o momento durante os 75 anos de pesquisa (isso mesmo que você leu 75 anos de estudos o que é um tempo bem longo e difícil de acontecer em pesquisas).
Durante a pesquisa eles acompanharam a vida de 724 homens de dois grupos de diferentes classes e interesses e a pergunta que ele responde nessa palestra é:


"O que realmente mantém as pessoas saudáveis e felizes?”


A pesquisa chegou à conclusão que o segredo para envelhecer bem não é sinônimo de alimentação correta; evitar álcool e cigarros ou fazer atividade física: É a qualidade das relações que você desenvolveu ao longo da vida.

Assista ao vídeo do TEDx com Robert Waldinger (75 anos resumido em 15 minutos) o quarto diretor do estudo para entender melhor.



Essa é uma informação que merece ser divulgada!

3 comentários:

  1. O que eu atem acho mais interessante é que quando você tem bons relacionamentos, você "vive", de outra forma apenas sobrevive
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também penso assim, viver bem é estar bem consigo e com os outros, mas tem que ser verdadeiro e intenso!
    Beijos 😘 🎄 Lembrando que Tem post novo no ar! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
  3. Muito bom estabelecer um elo de amor, amizade e confiança com alguém. É o que dá sentido à vida. Aproveite muito a sua Valentina. Ela está lindaaaaa <3

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto