Limpeza nossa de cada dia

Está de saco cheio de limpar a casa diariamente? Eu também. Tenho algumas teorias sobre essa rotina massacrante que é cuidar de uma casa, sim essa é uma tarefa interminável. Não importa se a casa é grande ou pequena se está lindamente decorada ou não, casa é casa e sempre deu e dará trabalho e ponto final. Já falamos sobre esse tema aqui mesmo neste blog bem como sobre métodos e rotina de organização, já disse também que eu detesto ser repetitiva.
Por outro lado, por mais experiência que a gente acumule é se reinventando a cada estação da vida que vamos aprendendo a gerenciar melhor esse serviço que nunca terá fim.
Quase ninguém mais tem empregada fixa e faxineira/diarista não é organizadora residencial, nem cozinheira ou babá certo?
O dia a dia de uma casa básico mesmo é dar uma esticada nas camas, varrer e tirar o pó nos locais mais movimentados, cuidarem da roupa suja e da limpa também.
Pessoas??!! Ninguém vai organizar seus armários, seus papéis ou seus objetos. Isso é com você e quanto antes aprender a gerenciar sua rotina melhor. A menos que possa pagar por profissionais para dar essa mãozinha o que também é super válido. Você aprende sobre técnicas, métodos, produtos, fornecedores etc. e passa a perder menos tempo tentando encontrar as coisas.

Deixo aqui algumas dicas bem curtinhas que tenho colocado em prática nos últimos anos que ajudam facilitar o  dia a dia. Para mim tem dado certo.
- Faça uma lista super sincera de tudo que você precisa para a limpeza diária. Reúna todos os produtos num balde de modis que você possa carregá-lo de um cômodo para o outro. O rápido acesso a todos os produtos necessários evitará a perda de muito tempo.

- Antes de sair com seu baldinho para iniciar a limpeza passe pela casa e recolha lixo, lixinhos e lixões. Abra as janelas guarde ou dê destino para roupas e objetos espalhados. 
- Comece pelo mais difícil ou aquele que você detesta em vez de deixar por último. Tente completar o trabalho desagradável o mais rápido possível. Vai ver que sentirá maior disposição para a limpeza das áreas restantes da casa.
- Ouça música enquanto limpa, a música tira a gente do tédio nos deixa mais animada, afinal, com um espírito alegre tudo fica mais fácil.

Imagem
- Limpe apenas o que realmente necessitar ser limpo. Sério gente! Não desperdice seu tempo com coisas que ainda se encontre em boas condições. O tempo é uma coisa preciosa e deve ser utilizado da melhor forma possível.
- Utilize produtos de limpeza com moderação isso não é uma faxina quinzenal ou mensal, é sua rotina diária de limpeza e arrumação. Saiba que a aplicação excessiva de determinados produtos em certas superfícies costuma com o tempo exercer um efeito corrosivo nas mesmas, o que contribuirá para atrair sujidade extra.Quando tinha empregada fixa percebi depois de algum tempo o desgaste do lindo granito que instalei uma vez em uma das minhas casas. Ô dó.
-Tenha um aspirador potente. As realidades ($$$$) a mais que terá de investir num de qualidade superior serão retribuídos em tempo e esforço poupados na limpeza da casa.

Para completar acho que a melhor maneira de evitar casa suja e bagunçada forever é seguir o bom e velho lema: Sujou? Limpe na hora. Em vez de deixar acumular sujeirinhas pelos cantinhos por uma ou mais semanas para no final fazer uma limpeza exaustiva e se cansar mais que camelo no deserto.
Se você se habituar a limpar logo após o momento que sujar vai perceber que com essa regrinha básica irá reduzir drasticamente o tempo despendido com as tarefas da casa. 

Vai sobrar tempo para dispensar à tantas outras coisas que a gente ama. 
Simples assim!

De volta pra casa

Alguém já disse, com toda razão, que viajar é ótimo, mas voltar é melhor ainda.
Estive fora por uma semana e de repente me dei conta de como é bom estar em casa. Cuidar das plantinhas que estavam com a língua de fora, acarinhar longamente minha amiguinha peluda, abrir as janelas para ventilar e renovar as energias.
Lembrança viva, que cresce e floresce. 
Os vasinhos acima são do Além da Rua Ateliê, uma ótima sugestão de presente para os mais chegados no final do ano. Estava programada para uma visita nesta ultima ida a São Paulo, mas, não consegui.

Abrir as janelas é outra coisa que gosto de fazer assim que entro em casa.
Quando morava em São Paulo abrir as janelas era um dilema e a gente tinha que escolher; ou pó da poluição e um pouco de ar peloamor (seja ele qual for), ou nada.
Aqui não. Quem mora fora dos grandes centros logo aprende que luz não é apenas um detalhe, ela é a vida por completo.

Se houver uma cortina deve ser leve para balançar ao vento como o vestido de uma criança correndo pelo corredor, depois de um banho fresco no meio de uma tarde de verão. Acho que já tinha mostrado essa janela com um saiote de renda, daqueles antigões que deu certo para a medida da janela.

Comida. Basta apenas uma semana de refeições na rua, para dar saudades da comida de casa.
No caminho de volta resolvi comprar camarões e por aqui eles são raridade, muito mais por falta de hábito do que pelo preço, já que nem são mais tão caros assim.
Não sabia muito como ia prepará-los, até encontrar uma receita simples e rápida que não exige muito trabalho, mas que no final é digna de uma refeição super sofisticada.
Camarão com leite de coco e ervas, acompanhado de arroz de gengibre e cachaça.

A dica que trago hoje inclui todas essas características. A receita na íntegra você pode conferir no Blog DIGA MARIA que, aliás, esta repleto de receitas com histórias bacanas e vale muito conhecê-lo.

Assista o passo a passo em vídeo super curtinho e uma delícia de assistir postado no Vimeo



Alguém já disse, com toda razão, que viajar é ótimo, mas voltar é melhor ainda.
Boa Semana a todos.

Crianças de bem com a vida

O dia das crianças está aí e há possibilidades para todos os gostos e bolsos. Vamos presentear as crianças, mas de uma maneira consciente e sem exageros. Se você que é pai ou mãe perceber que está distante de seu filho, nada de enchê-lo de coisas materiais.Tenho certeza de que fugir do consumismo e comprar apenas uma lembrança marcante deve ser um desafio muito grande para os pais hoje em dia; Dia das Crianças, Natal e outras datas. Não é nenhuma novidade que o mundo mudou que estamos cada vez mais consumistas.
Além de termos milhares de opções irresistíveis de compras, há uma confusão de valores: a pessoa vale pelo que tem e não pelo que é. Basta observarmos as propagandas de determinados produtos. Elas prometem que ao adquirir o produto, o consumidor se torne num passe de mágica mais inteligente, bonito e por ai vai. 
Nada contra as propagandas até acho importante que elas explorem e anunciem a existência dos produtos, mas devemos tomar cuidado com as ilusões, ninguém vai ser mais feliz se possuir este ou aquele objeto.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu me lembro que quando eu era criança não havia tanta preocupação dos pais em presentear as crianças neste dia, nem muito menos entreter os filhos o tempo todo, arrumar o que fazer a cada minuto. Então, relaxe um pouco, não se preocupe em programar cada minutinho do dia ocioso dos seus filhos, abra mão do controle e deixe que se divirtam sozinho também, sem a sua tutela.Tenho certeza que você vai se surpreender com suas criatividades e imaginação incansáveis!
Lembra quando éramos crianças e adorávamos brincar de cabaninha? Pois é, Fazíamos a cabana com lençóis e cadeiras e deixava nossas mãezinhas loucas da vida, sujando os lençóis dela...
Encontrei esta da foto no blog da Rafaela “Casa Montada” com explicação e tudo. Não esta super linda?
Menu divertido e gostoso

Faça um Dia das Crianças com o que elas mais gostam: brincadeiras! 
Infância roubada não volta mais. 
Passe o dia brincando com elas levem-nas ao zoológico, arme uma cabaninha de lençol ou faça um sanduíche juntos - Com certeza a sua companhia será o melhor presente.

Bateu uma saudades!
Feliz Dia das Crianças para você também.

Primavera em casa

Cachepô de crochê by Zélia - ganhei de presente no meu último aniversário da mamãe, não é demais?!
Com a chegada da primavera tudo se renova. É tempo de nos abrirmos, de acreditarmos em novas possibilidades, de encantarmos com a beleza dos pequenos detalhes que passaram batidos nos dias cinza.
Em casa, basta abrir as janelas, os armários e deixar arejar. Lembre que para renovar temos que deixar ir o que já não serve. No mais, é se permitir a sentir a brisa, deixar o perfume das flores entrarem em nossas vidas e encantar a nossa alma.
Pular amarelinha pode ser mais fácil do que parece
É primavera uai!
Primavera na cozinha - Idéia bem criativa essa! Duas toalhas plásticas de mesa, diferentes, e com capricho e bom gosto virou essa toalha bem descolada. Encontrei o tutorial AQUI

Semana passada comecei a renovar plantas do jardim e remanejar alguns vasos, há espécies que não aguentam muito e de tempos em tempos planto novas mudas. Agora, já consegui improvisar um cantinho onde posso guardar vasinhos, e todo o material para ajudar com o jardim. É muito chato não ter um cantinho à mão para organizar plantas e vasos.
Ainda não terminei a arrumação, mas vou vir aqui mostrar os novos arranjos.

No inicio da primavera aproveitei também para organizar e remanejar os armários, lavando e guardando roupas de inverno... Percebi que não tinha mais nenhum biquíni decente e que o look de praia esta horrendo.
Dando uma olhada nas revistas e sites de moda mundo afora, percebi que é tendência forte os biquínis com as partes de baixo maiores e laterais mais largas. Uau! Prefeito para quem esta mais cheinha e que já passou dos 30 (só de praia) como eu.
Os novos biquínis têm nome tá, são conhecidos como Hot Pants - Marcaram presença nas passarelas de todo o mundo, apesar de a moda nunca ter pegado muito entre as brasileiras, encontrei na Salinas, na Cia Marítima e Poko pano modelos mais comportados e sofisticados em suas coleções. Vou atrás com certeza.

Outra novidade que me chamou a atenção foi a Melissa ter lançado a sacola de plástico que lembra a sacola que minha mãe e tias usavam para irem à feira.
Achei bem legal desenterrar a peça, mas não vejo nada de inovador nela. Usaria para ir à praia, acho super pratico já que dá para colocar bolsinhas menores dentro dela para proteger objetos pequenos. Só acho o preço extorsivo para um material tão barato – R$ 89,90 e têm 6 cores disponíveis, preta, amarela, laranja, rosa, branca e lilás.
R$ 9,70 na Plasutil
R$ 21,20 na Plasutil - Desculpe Melissa mas não resisti.

Para celebrar a estação mais florida do ano, fica a dica para quem não assistiu do GNT, o Superbonita mostrando alguns tratamentos à base de flores, para renovar a pele danificada pelo frio do inverno e prepará-la para o verão e mulheres que sabem tirar proveito dessas graças da natureza em favor da sua beleza.
Clique aqui para assistir ao vídeo, são apenas dois minutinhos de puro relax.


Agradeço sua visita, amizade, carinho, e a todos os comentários deixados aqui, que na medida do possível sempre tento retribuir.
Feliz Primavera para todos!


Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias