Aparador de cara nova

Hoje quero compartilhar uma idéia que surgiu quando por ocasião da mudança pela milésima vez revisitei os armários.
Quando a gente muda é inevitável olhar para tudo que se tem e tentar dar um destino para coisas que estão ali guardadas e que a gente não usa mais.

Esses dois porta talheres de renda do Ceará foram comprados há cem anos quando fui a primeira vez para Fortaleza. Ficaram encima desse aparador por um bom tempo enquanto eu pensava o que fazer com eles.
Apoiada no chão do lado do aparador estava uma prateleira de vidro temperado que usei em dezenas de lugares da casa; foi comprada pela primeira vez para ser prateleira no quarto dos meninos para livros e badulaques... Depois serviu de base para os pés da máquina de costura antiga, depois serviu de prateleiras encima da mesa do escritório...
Por fim quando comecei a pensar o que iria fazer para esconder a mancha do tampo do aparador (não sai mais, a não ser se pintar), tive a idéia de usar o par de porta talheres e mais algumas toalhinhas sem par e até meio furadinhas para esconder as manchas, coloquei o vidro encima e voilá, não gastei nenhum centavo e gostei muito do resultado.
Mancha


Vislumbrei imediatamente que dessa forma é possível usar como fundo para tampos e mesas manchados um caminho de mesa inteiro ou várias toalhinhas de crochê, um bordado, pedaços de rendas,tecidinhos e uma infinidade de outros materiais, até mesmo papel ou fotos.
Abaixo o aparador de MDF ganha ares de sofisticação com a découpage (guardanapos de papel) floral em preto-e-branco pap aqui
Com retalhos aqui
Garimpar restos de rendas em lojas e armarinhos, peças antigas como vestidos de renda, anáguas, saias de baile, bolsinhas de mão feita de palha e acessórios saídos do baú da vovó fazem sucesso. Sem dúvida, os brechós são os melhores lugares para quem busca originalidade.
Coisas exclusivas ou de época tanto faz, mas todas com significados, cheias de histórias que certamente parecerão mágicas e encantadas.
Invente a sua!

O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...

Mário Quintana

Um cantinho, um violão

Um cantinho, um violão
Este amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama
Muita calma pra pensar
E ter tempo pra sonhar
Nesses primeiros dias do ano comecei a arrumação da casa nova e espero em breve conseguir colocar tudo no lugar. Minha frustração é não ter tempo suficiente pra colocar em prática em casa todas as idéias que gostaria de fazer.

Felizmente tenho a capacidade de gostar de muitas casas. A casa perfeita para mim sempre foi uma casa mutante; - Gosto de tijolinhos aparentes, admiro a beleza do concreto do cimento queimado no piso e nas paredes, e também adoro pé direito alto e casa com jeito de avó, aquele ar vintage que algumas peças traz a decoração.
Mauá
casinha rosa
 Mauá
 A antiga máquina de costura foi para a sala
Sempre concordei com quem acha que a casa tem que ter história, por essa razão há muitos anos não compro mais móveis. Reformo, tiro alguma peça de circulação por uns tempos... Coloco-as de volta...
Em casa não há quadros pendurados, só encostados, já que vivo mudando tudo de lugar. Não posso ter nada pregado.
Cantinho de lembranças da família
Vista do cantinho inteiro
Espero que gostem das minhas invencionices - É a história da minha vida. São coisas herdadas que tenho desde que nasci ou compradas ao longo da vida.
Nesta nova casa para qual mudei recentemente tento encontrar uma nova mistura de estilos e uma boa forma de viver e morar.

"Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doce. Recomeça".
Cora Coralina

Geladeira saudável

imagem flickr
Já que comecei o ano com muita mudança de hábitos, hoje quero compartilhar a minha receita particular de “limpeza geral no organismo”. Não sou especialista no assunto e aprendi a seguir a minha intuição. O corpo fala é só escutar.
Antes de começar essa semana será de grande ajuda seguir alguns passos para conseguir a limpeza e a mudança.
Limpe a geladeira:  Não compre produtos que não sejam realmente saudáveis. Livre-se das tentações. Abasteça a geladeira com os itens de quem realmente deseja ter um organismo saudável. Envolva a família e peça ajuda.
Vasinhos com ervas sempre fresquinhas à mão!
Atividade para as férias
Pra promover essa limpeza geral nada melhor do uma dieta de desintoxicação (por uma semana) que ajuda o corpo a eliminar substâncias nocivas consumidas em demasia nas festas. Estou conseguindo manter essa mudança já há algum tempo e tem dado certo.
A melhor maneira de ir fundo nessa desintoxicação é evitar produtos industrializados e consumir alimentos naturais como frutas e verduras: couve-flor, brócolis, folhas verdes, chás, beber muita água, limpam de verdade.
Nesta semana não consuma nada, absolutamente nada de álcool, café, margarinas, chocolate, frituras, salgados, produtos industrializados, alimentos em conserva, carne vermelha e farinha branca, qualquer tipo de açúcar que não seja proveniente das frutas, refrigerantes (nem diet nem light), ou doces e maneire no sal. É para limpar!!!
Encontrei essa idéia aqui. Já pensou servir uma sopinha como entradinha dentro de uma abobrinha?!!
Já contei no sobre a minha relação com as sopas, assim para dar inicio à minha semana de limpeza do organismo (semana passada) quero deixar a receita de um caldo milagroso.
clique na imagem para aumentar e ver o passo a passo do caldo
Caldo base e básico para a sopa
- Numa panela de pressão, coloque:
- 1 peito de frango bem lavado inteiro com osso,
- 1 cebola grande descascada,
- 4 dentes de alhos inteiros e descascado,
- 2 cenouras descascadas e cortadas grosseiramente (a cenoura ajuda a dar a cor),
- um amarrado de cebolinha, salsinha, 1 folha de louro e se quiser 2 ou 3 folhinhas de hortelã.
Complete a panela com água até cobrir tudo, coloque o sal e uma colher de vinagre - Tampe a panela e leve ao fogo médio.
Depois que a panela começar a chiar conte de 15 a 20 minutos e abra a panela (devidamente).
Enquanto o caldo cozinha
Lave e pique em cubos couve-flor, chuchu, abobrinha, e rasgue folhas de couve manteiga. Esses foram os vegetais que escolhi para a minha sopa, mas você pode escolher outros da sua preferência.
Retire o peito do frango e reserve.
Em seguida retirem da panela com uma escumadeira todos os temperos (que estarão esmigalhados junto com as cenouras e bata com um pouco do caldo tudo no liquidificador. Não precisa coar.Volte o caldo à panela e acrescente os cubinhos de legumes, acrescente água fervida aos poucos se necessário. Por último jogue a couve rasgada, regue bastante azeite extra-virgem e corrija o sal. Apague o fogo e acrescente um punhado de salsinha picadinha por cima.
Reconfortante no Inverno, fresca e saciante no Verão,  a sopa é consenso entre nutricionistas: ‘Indispensável em qualquer dieta equilibrada’.
Dica: Com o caldo base que sobra dá para você inventar várias receitinhas durante a semana.
No dia seguinte variei os vegetais com o mesmo caldo,  usei também para cozinhar o arroz integral que preparei no final de semana e ficou uma delicia.

“A sopa está para o jantar como o portal para um palácio”. Alexandre Grimod de la Reyniëre

Mudança de hábitos

Este primeiro post tem que ser de agradecimento. Não posso começar de outra forma.
2010 começou numa incógnita, não sabia muito que esperar, mas terminou de forma tão positiva que só posso ter um coração agradecido.
Agradeço a Deus, ao cosmos, a natureza e a toda e qualquer tipo de forma ou energia que move este universo em primeiro lugar por ter me dado saúde, inteligência para fazer o que foi preciso.

Segundo, também agradeço pelos amigos que encontrei no decorrer de 2010 e pelas amizades que se consolidaram.
Amigos com quem compartilhei sonhos e lutas, sim, pois os melhores amigos conhecemos nos instantes de dificuldades, quando a gente esta de baixo astral e de repente vem aquela mensagem que você estava precisando.
Obrigado aos 885 seguidores, que fazem esse modesto blog terma média diária perto de 1.000 de Page viwes.
Não citarei nomes de todos os amigos, pois esquecerei alguns, com certeza, mas sintam-se todos abraçados e encorajados a fazer de 2011 um ano produtivo e feliz.
Hoje além dos mais sinceros agradecimentos quero começar a compartilhar a mudança de alguns hábitos que já inseri em minha vida desde minha recente mudança de casa e cidade a partir de meados de 2010.
Com o inicio do ano quero aproveitar esses primeiros dias dessa pausa no trabalho, nos afazeres domésticos na rotina diária para introduzir mais algumas mudanças. 
 Este ano começo pela limpeza do corpo e da mente


A mente precisa ser varrida para eliminar sujeira, mágoas, inveja, orgulho, tristezas, rancor, amarguras. Pensamentos positivos, claros, alem de nos trazer coisas boas nos levam à iluminação.
É preciso tomar posse da nossa mente assim como do nosso corpo e da nossa casa.
A comparação é a seguinte; do mesmo modo que escolhemos os produtos que vamos comer os de limpeza e as pessoas que trabalham em nossas casas, temos que escolher o melhor caminho; a meditação, a concentração, o silêncio, e os profissionais que nos guiarão neste caminho.
Somos como uma casa: cada parte de nosso corpo pertence a uma dependência dela. E como tal precisa ser limpa! Os intestinos, o estômago, fígado, limpar o corpo das toxinas. Bem sabemos como foram esses últimos dias do ano né? E quando o corpo peca, o espírito sofre.
 
Claro, pra que isso ocorra de verdade, nada melhor do que manter o corpo e a mente sãos, livres do aborrecimento, do estresse e da comilança.
Por isso, antes de sair arrumando sua casa, seus armários e gavetas, encaixotando coisas, mudando tudo de lugar, você precisa estar bem pra manter a boa energia nesse ano que começa.

Hoje quero sugerir o banho de ervas para acalmar e ajudar a eliminar toxinas.
As Ervas tem um poder mágico vindo da natureza e auxilia em muitas curas e conquistas. Vendidas em feiras, casas de ervas ou plantas, o melhor banho de erva é aquele feito com ervas frescas, pois essas ainda mantêm vivos seus nutrientes.
Para o meu banho escolhi alecrim e coloquei 6 gotas de essência da Bio Essencia
Para fazer uma infusão com plantas, faça um chá: ferva água (cerca de 1 litro), coloque a erva escolhida (cerca de 40g) e deixe tampada a mistura por cerca de 15 minutos.
Depois é só coar e colocar na banheira ou jogar diretamente no corpo pouco antes de desligar o chuveiro.
Para usar no chuveiro você encontra à venda nas lojas ou pode fazer um pacotinho com as ervas para acoplar no chuveiro.
Foto Abril-Lola
Para fazer em casa, basta cortar um pedaço de tecido poroso, como algodão com tramas mais abertas (um pano de prato pode ser uma boa alternativa), com cerca de 30 cm de largura, e colocar dois punhados de ervas de sua escolha, pétalas e gotinhas de essência depois é só amarrar no chuveiro.
Assim, quando você for tomar banho, as ervas são coadas e suas essências, despejadas sobre todo o seu corpo.
Escalda pés hummm
A temperatura do chuveiro deve ser sempre na temperatura ambiente – assim dias de calor, água mais fria; inverno água mais quente.

Segundo os especialistas, a temperatura da água certa já funciona como uma terapia.

E já que estou falando em mudanças...
A vida se tornaria insuportável, se não nos proporcionasse mudanças."
( Joseph Murphy )
Feliz 2011 para todos nós!


Visualizações

Categorias