Muita gente gostaria de colocar mais verde em casa, porém, a falta de tempo, de paciência ou de prática em lidar com as plantas acaba adiando esta decisão. Se este é o seu caso, hoje proponho cultivar ervas aromáticas que não exigem uma grande dedicação, perfuma os ambientes e você pode renovar com facilidade. Na maior parte dos casos, as plantas sem flores são relativamente fáceis de cuidar e já contribuem para mudar o astral do ambiente.
Depois de sucessivas tentativas frustradas de perfumar minha cozinha, me encontrei com as ervas aromáticas. Alecrim, sálvia, manjericão, cebolinha, erva-cidreira, hortelã, orégano...
Mais do que complementar um prato as ervas e os condimentos não são responsáveis apenas por realçar os sabores da comida, mas também por perfumar o local onde o alimento é preparado.
Água fervendo com muitas folhinhas de alecrim num recipiente de cerâmica fazem sumir qualquer cheiro da cozinha e deixa a casa inteira perfumada.
Se você não dispõe de espaço para ter uma pequena horta, que tal cultivá-la em vasinhos na sua janela, nos cantinhos que bastante luz, na varanda ou mesmo na sua área de serviço? Melhor ainda se for em vasos, pois estarão literalmente ao alcance das mãos, a qualquer momento.
As mudas podem ser compradas em feiras, floriculturas ou supermercados. O importante é que recebam luz do sol adequada, para que as folhas não murchem. Nunca encharque a terra, mas regue as plantas regularmente. Para vasos pequenos um copo de água por dia é o suficiente. As ervas são muito fáceis de cuidar. Não necessitam de muita atenção e o mais importante… elas são totalmente orgânicas!
Para tê-las sempre exuberantes use-as a vontade, quanto mais você usa, mais elas brotam. Se não der conta do crescimento, pode-as.
Você pode usá-las de várias formas; podem decorar lavabos, aromatizar as roupas no armário, energizar um banho...
Dentro dos armários e das gavetas a erva seca afasta as traças.
Ervas na água - Algumas ervas enraízam mais rapidamente que outras, como é o caso do manjericão. Em 4, 5 dias já começam a lançar raízes, já hortelã demora um pouco mais, enquanto o tomilho, o orégano, o alecrim e a sálvia demoram ainda mais.
Alecrim, salvia, tomilho, orégano, hortelã, manjericão, lavanda se dão bem na água e podem ser deixadas assim por vários dias, até que enraízem. Enquanto isto você poderá ir usando as folhinhas até que decida replantar.
vapt vupt
Em vasinhos mimosos para decorar qualquer cantinho
Forrados com retalhos via
E que tal combiná-las com plantas ornamentais comuns para criar efeitos maravilhosos?
"Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas, por um triz não sou uma bruxa."
Martha Medeiros
Estou visitando o site pela primeira vez e gostei bastante !
ResponderExcluirJá adicionei o site nos favoritos para estar acompanhando sempre as novidades !
Parabéns e Sucesso !
www.okamix.com.br
Amei o post!
ResponderExcluirTo louca pra colocar umas ervinhas aqui na cozinha do meu Ap, será que duram? E minha lavanda que não floresce nunca rs? As fotos estão lindas! beijo Yvone
ResponderExcluirEstou começando a minha horta,primeiro estou fazendo em vasinhos,depois vou para o chão.
ResponderExcluirLindo teu post.
Beijos
Nossaaaaa!!! que coisa mais linda esse post, Yvone!
ResponderExcluiracho que estamos com saudade da primavera, eu também fiz um post sobre plantas hoje.
adoro temperinhos, aqui em casa temos de tudo e não me canso de olhar para os vasinhos da cozinha e do quintal!
aqueles penduradinhos na janela são demais! vou copiar!!
beijo
Ju
Yvone, eu tive manjericão uma vez e deu praga, morreu. No começo desse ano, comprei outra muda dos alunos da Educação Profissional da APAE e ela cresceu muito, fiz vários molhos deliciosos com ela e agora a podei bem pequena porque começou a quebrar.
ResponderExcluirConcordo com você que ervas deixam a comida mais gostosa, um banho energizante, boas energias para a casa, tudo de bom.
Amei as imagens. Acabei de tirar fotos com alho para um próximo post e agora vi essa sua com pilão, alho e ervas e achei bem legal.
Beijos
Carol leva a foto para o seu post...nem precisa citar. É tão gostoso ter ervas por perto nénão?
ResponderExcluirbjus
Sou louca para ter vasos de ervas! Só falta a coragem de plantar, de tanto medo que eu tenho de matar as plantinhas...
ResponderExcluirBeijos
Ah, que lindinho! :)
ResponderExcluirEu amoooo flores e plantinhas.
Já tentei cultivar temperinhos assim, mas me falta um janelão na cozinha... alguma ideia?
Beijos :)
Adoro seu astral. Acho que vc transparece o amor pela vida em tudo que faz e nos mostra. Meus parabéns,vc deve ser uma pessoa de alma colorida. Bjos e continue assim. Doris E. Lassen - dorisrosar@hotmail.com
ResponderExcluirQue lindo amiga!!!Acho esses arranjinhos com ervas super charmosinhos e delicados...E esse raminhos secos...deve deixar o ambiente super perfumado né?
ResponderExcluirbjsss
Vânia Pinho
www.casadebonecadecor.blogspot.com
Que imagens lindas, Adoro o verde! Amiga, acho que estou com problemas, depois que mudei meu blog para www.chiqueter.com.br algumas meninas estão tendo problemas para acessar, vc também está com esse problema?
ResponderExcluirBeijos.
QUE LINDO ESTE POST..;AMEI AS DICAS ..BJOS
ResponderExcluirQue aula mais gostosa Yvone. Todo ano eu planto cebolinha, e esse ano plantei manjericão (super cheiroso e gostoso) também. Mas infelizmente mesmo na beirada da janela eles morrem no inverno. Mas não desisto, no próximo ano planto novamente :)
ResponderExcluirUm lindo final de semana pra você.
eu decido que só tentarei ter meu canto de plantas com a casa pronta e a vida organizada. AMO, mas sou ruim para cuidar...
ResponderExcluirBeijocas! =^ᴥ^=
Bia
Yvone, que saudades! Adoro ervas aromáticas!!!! Acho que elas dão um sabor especial a qualquer prato e o cheirinho é delicioso! Infelizmente, por ser relapsa e desligada, já matei muitas plantinhas em casa, coitadinhas!!!! Amei as fotos! Bjs!
ResponderExcluirQ. bela idéia. Eu tenho num vaso no quintal um pé de alecrim, ótimo p/ temperar carnes. As cebolinhas estão pequenininhas por causa da seca.
ResponderExcluirAmo vasinhos com temperos, mas acho que não tenho muito jeito para eles, os meus sempre morrem, mas não desisto, uma hora eu acerto a mão. Lembro que minha mãe tinha braçadas de manjericão, cebolinha e hortelã pimenta na sacada da sua área. Eu achava lindo, um dia eu ainda consigo as minhas braçadas de ervas rsrs. Ótimo post!Bjs!!
ResponderExcluirOi amiga,
ResponderExcluirEstou fazendo o primeiro sorteio do blog e vim convidar você para participar, será um prazer recebe-la.
Beijos.
Que delícia, amo ervas, entram em todos os meus pratos, vou pensar na idéia de cultivá-las em vasinhos na varanda, bjs.
ResponderExcluirQue post ótimo, ter verde dentro de casa é tudo de bom. Encontrei um site sobre morar perto do verde muito interessante: www.cemara.com.br/quero-minha-casa-no-campo/ acesse.
ResponderExcluirOii!
ResponderExcluirUm verdinho em casa faz a diferença! É vida!!
Adorei as dicas!
Beijoss
Vou fazer uma horta de temperos, vai ser a primeirinha dessa minha vida iniciante no mundo das coisas fofas e delicadas.
ResponderExcluirApesar de gostar de cozinhar, nunca fui adepta do plante e cuide, mas agora...nossa: mal posso esperar.
Tenho vários vasinhos aqui em casa. Amei o post e a forma simples e intimista que escreves.
ResponderExcluirAté o próximo.
Vim lhe fazer uma visita. Seu blog é maravilhoso, Parabéns! E também lhe convidar para conhecer meu blog.
ResponderExcluirQue Deus lhe abençoe Sempre!
Vera
Yvone, que bom conhecer tantas coisas bacanas,. Ja copiei algumas ideias ( boas ideias sao pra gente copiar ne?)
ResponderExcluirEntao gostaria de te mostrar uma ideia bem simples para jardim que adotei e que deu um bom resultado. Talvez voce possa aproveitar. Venha ver e depois me fala ta? bjinhosss!....
This is a most creative and smart design blog. I am so happy I found it! The entry about organization and improvising is the Best! I hope to learn a lot by following you. Thanks!
ResponderExcluir~~ Valerie (so far away, in North America)