Filtro de Barro

Quem nunca viu um filtro desse tipo no Brasil?
Pois é, descobri recentemente o que minhas avós desde sempre já sabiam; que o filtro de barro resolve é ecológico e a água fica na temperatura ideal e sempre fresca e é barato.
De clique em clique atrás do meu Tio João, descobri que o filtro de barro brasileiro encabeça a lista de filtros de água eficientes neste site americano chamado Meta Efficient, como Guia das Coisas Altamente Eficientes.
O autor do artigo diz que esse filtro remove 95% de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo, e 99% de criptosporidíases, giárdia e sedimentos(são parasitas e a transmissão se dá quando o humano ingere água contaminada (inclusive de piscina ou comida feita com elas).
Para quem anda preocupado em consumir produtos que não prejudiquem o meio ambiente, os filtros de barro são uma alternativa ecologicamente correta de obter água potável, sem as garrafas plásticas da água mineral, muitas vezes descartadas sem reciclagem.
As moringas são ideais para deixar ao lado da cama se você é o tipo de pessoa que acorda no meio da noite pra beber água.
Inspire-se - Moringas pintadas da Bangalô Brasil


Rosa Mundo
O filtro acima é o brasileiro São João da Stéfani
O meu acabei comprando numa loja do bairro é de 6 litros e paguei R$ 71,00

Atualizando algumas informações - 14-10-2011

O filtro continua bom e foi uma excelente aquisição para a minha casa:
Dúvidas que surgiram:
Como faço para tirar o gosto de barro do filtro?
 

Todos os utensílios cerâmicos utilizados para armazenarem água possuem um gosto característico: o gosto de barro. Este gosto tende a desaparecer com a troca sucessiva de água. Contudo ao adquirir o produto deve-se trocar a água apenas uma vez ao dia, por um período mínimo de 10 a 30 dias para sair o gosto totalmente.
Como deve ser feita a higiene dos filtros cerâmicos? E dos acrílicos?
Como consta no manual de instruções o filtro de argila só pode ser lavado com água e uma esponja macia e nunca se deve utilizar nenhum outro tipo de produto (açúcar, sal sabão, detergente, etc...) – Tenho seguido essa orientação e nunca tive problemas

Sobre mofo que aparece no filtro pro fora?



O filtro cerâmico tem uma grande porosidade e os sais minerais presentes na água ultrapassam a parede formando essa "poeirinha" com aspecto esbranquiçado que se não for limpa vai ficando esverdeado. Não se deve utilizar nenhum produto abrasivos, químicos e/ou alimentícios tais como: sabões, detergentes, água sanitária, cloro, sal, bicarbonato, álcool, açúcar, limão, dentre outros, pois danificam o produto, lembrando que é um procedimento incorreto que consta no manual de instruções. A limpeza deve ser realizada apenas com água e uma esponja utilizada somente para a limpeza do filtro, para que a argila não seja impregnada com nenhum tipo de substância. A eflorescência deve ser limpa com um pano ou papel toalha limpo (pode ser feito diariamente) sem a utilização de nenhum produto. Isso é completamente normal e ocorre também em telhas e tijolos.
Escolha um lugar arejado e afastado do sol para colocar o seu filtro, isto evitará a formação de manchas na parede de argila, provocadas por microorganismos presentes no ar.
Proceda a higiene conforme a instrução acima. Informações fornecidas pelo fabricante, que tiram as dúvidas que apareceram em alguns comentários abaixo.

Como e quando devo lavar as velas?
A vela deverá ser lavada sempre que houver redução do fluxo de água filtrada. Para lavar a vela e o filtro use somente água, as mãos ou uma escova de cerdas macia. NÃO devem ser usados sal, açúcar, sabão ou qualquer produto químico.
Onde encontrar?
No site da ceramica Stefani tem os endereços.

Olha ele ai todo metido na casa nova

Essa compra vale à pena!

Meu Arroz e Meu Fogão

Talvez alguns leitores se lembrem do meu caso com arroz.
Já postei aqui sobre a Papa de Arroz e aqui minhas dicas e segredinhos para um arroz soltinho.
Esses dias pela décima vez comendo o arroz da mamãe, perguntei para ela: “Mãe esse arroz tá tão gostoso e diferente” – “Usei Meu Arroz você ainda não experimentou? É super prático e o arroz fica soltinho, completou.
Confesso que esqueci completamente até que ontem avistei a caixinha na prateleira do supermercado e comprei para testar.
Estava com vontade de comer arroz purinho e resolvi experimentar o temperinho.
Para encurtar; não é preciso picar alho, nem cebola, ou usar qualquer outro ingrediente e a propaganda diz: 100% gostoso, branquinho, soltinho ou o seu dinheiro de volta. Aviso; isso não é jabá não.

Usei o Tradicional, para experimentar - Há três versões de sabores: a Tradicional (com alho, cebola e sal), Extra Alho (com alho e sal) e Extra Cebola (com cebola e sal).
É prático e rápido e excelente para quem tem pouco tempo para cozinhar - Basta refogar o arroz no óleo, jogar o pozinho do sachê e acrescentar água fervente.
Dica: Depois de pronto, para ajudar a secar um pouquinho o arroz é só colocar uma folha de papel absorvente entre a panela e a tampa e aguardar alguns minutinhos- Eu juro que dá certo
O Prato foi um presente, historia para outro post, e a Saladinha para ajudar a refrescar.
Ficou uma delícia viu!
Bom, já que fui para cozinha ter (todo esse trabalho), vou mostrar o final feliz sobre meu post, indignado com as Casas Bahia.
Depois da reforminha aqui de casa, queria comprar um novo fogão, exausta e louca para terminar de arrumar a casa... Resolvi deixar a história do fogão para outro momento.
Apresento meu Fogão Novo
Esse fogão ai tem nada mais nada menos que 40 aninhos de vida.

O mais incrível é o estado dele; nenhum defeito, nem mesmo arranhado - Estava escondidinho num canto na casa de uma tia do marido a caminho da doação...Quase surtei quando vi aquele fogão azulzinho, novinho, com abas, forno bom e estufa, ali esperando por mim...
E então, é ou não uma Brastemp!?

Casa mais fresca no verão

Pequenas mudanças na decoração ajudam para que a casa fique mais fresquinha nesses dias de calor intenso do verão. O verão é uma delícia não há dúvida. Porém, em muitas cidades o calor chega perto do insuportável, mas você e sua família não precisam "assar" dentro de casa! É possível sim deixar os ambientes mais fresquinhos sem apelar para reformas.
Um bom truque é esvaziar um pouco a casa; recolha as toalhinhas, guarde alguns tapetes, objetos escuros e espalhados, tecidos pesados e bichos de pelúcia.
Libere os ambientes
Cubra estofados com tecidos leves
Ajuste as cortinas
Se o forro da sua cortina é escuro retire-o. Se ele for claro mantenha-o fechado no período em que o sol estiver batendo na janela. Assim a luz será refletida e o calor não invadirá a parte interna dos cômodos com tanta intensidade.
Persianas de fibras naturais são perfeitas nesses casos.
Guarde cobertores e edredons
Só de olhar para eles já dá calor! Guarde em sacos de cores claras use de preferência de TNT (tecido não tecido) que impedem a peça de "assar".
Na maior parte do Brasil, é difícil não passar pela situação de ter cobertores e casacos sobrando durante 6 meses do ano ocupando um espaço enorme no guarda-roupa.

SPACE BAG DICA:
Os space bags também são ótimos, você a enche até o limite com casacos, travesseiros, roupas de cama e de banho e outros itens espaçosos, veda com um fecho no estilo “zip lock” e depois usa um aspirador de pó comum (e a válvula embutida na sacola) para remover o ar do seu interior efetivamente comprimindo os itens armazenados lá dentro
.
IMPORTANTE: Se você for manter os tecidos dentro da sacola por muito tempo é recomendável descomprimir a cada 6 meses,lavar, se possível com amaciante. Para que voltem à forma original para preservar as fibras.

Veja na Amazon.com na Ebay

Areje os ambientes

- Deixe portas e janelas abertas
É durante a noite que a casa se resfria. Mantenha as portas internas da casa bem abertas. Deixe abertos os basculantes do alto das janelas o importante é que se forme uma corrente de ar nos ambientes. Para quem mora em sobrados lembre-se de deixar abertas as janelas da parte de cima da casa, pois o ar quente sairá por elas.
- Mantenha os vidros sempre abertos
- Durante o dia quando a casa estiver vazia ou à noite feche apenas as venezianas nunca o vidro.
Regule o chuveiro
Idéia da Nana Coisas das Orlas
Não se esqueça de mudar a chave do chuveiro para a opção verão. Além de economizar energia você vai ter banhos frescos. Nos dias mais quentes tome uma ducha fria.
Apague as luzes
Lâmpadas incandescentes aquecem a casa. Mantenha-as apagadas.

Ligue o ventilador

Margarida Linda é da Bubbe Design

Mas lembre-se: se a temperatura do ar estiver acima de 36ºC ele não refrescará o ambiente - apenas espalhará o calor
.
Abra espaço para plantas dentro de casa
Essa é da Sala da Lá
Idéia da Mara
Suculentas é com a Bruxinha Leila vai lá ver

Usem o quintal, as varandas...
Plantas ajudam a deixar o ambiente mais fresco

Elas enfeitam e ajudam a arejar a casa. Procure manter a terra dos vasos sempre úmida.
Qual é a sua dica para deixar a casa mais fresquinha no verão?

São Google Rogai Por Nós

imagem Flickr
Bom meninas, depois desse último post com as duas horrorosas, tive que apelar para o São Google para me dar inspiração e disposição para encarar a vida de blogueira...Calor do cão, carnaval...Vou ter que pegar no tranco.

Quando vi essas fitinhas, do São Google percebi que definitivamente a cultura cibernética atingiu proporções inimagináveis e haja criatividade viu!

Nada de Nosso Senhor do Bonfim, São Longuinho, Santo Expedito!

Para quem voa na internet e se vê perdido com tanta informação o milagre vêm mesmo com o mais famoso buscador.

A idéia das fitinhas – para lá de criativa - é da Pink Wainer, artista plástica descoladíssima que atualmente em parceria com Xico Sá e Zuca Pinheiro idealizaram a (loja conceito) Loja do Bispo.

Com uma vitrine dessas imaginem o que há lá dentro

A loja que começou pequena hoje já ocupa 800 m2 nos jardins em São Paulo é recheada de achados imperdíveis e escolhidas a dedo.

Antes que cliquem e se percam em suas “orações” gostaria de dividir o vídeo engraçadíssimo que encontrei no blog da Loja.



Nem sempre consigo postar idéias possíveis, mas ainda assim tento encontrar coisas bacanas.

Confesso que muitas vezes eu quero presentear algumas pessoas legais, dessas que já tem de tudo e ai vira um martírio encontrar um presente realmente descolado e bem humorado.

Pelo que vi por lá, além de peças bacanas e exclusivas, e nem sempre possíveis, têm camisetas estilizadas de malha boa, com frases divertidas por razoáveis R$ 58,00. Gostei da bolsa carteiro, da eco bag, adesivos para lap top e os imãs de geladeira (não vi os preços), mas são imperdíveis.

Bom final de semana a todos e com votos de que São Google cuide de nós!

Ah, li por ai que a oração é tão poderosa que promete trazer a pessoa amada em até três dias.

Terça feira gorda...Será?

Você é feia?
As amigas te perdoam.
É burra? Amigas perdoam.
Chata? Também perdoam.
Agora tente ser bonita, inteligente e simpática:
Não tem perdão!

É carnaval

Custei a compreender que a fantasia é um troço que o cara tira no carnaval, E usa nos outros dias por toda a vida.
(Aldir Blanc e João Bosco)

Como faz uma casa com garrafas pet

Até hoje não tinha visto uma aplicação tão bacana e parecem bem sucedidas, como essas casas das fotos (construídas na Bolívia), totalmente construída com garrafas Pet, terra, areia e um pouco de cimento.

Realmente, a criatividade é uma excelente saída para resolver impasses ambientais como os causados por produtos como o pet.

Sempre que uma nova utilidade é encontrada para o pet, o meio ambiente agradece e eu gosto de divulgar, afinal o mundo produz em torno de sete milhões de toneladas ao ano só desse plástico cuja expectativa é de 400 anos para se degradar em aterros sanitários.


Para quem quiser saber mais – Encontrei aqui
Essas borboletas foram feitas com garrafas-pet (azul e dourada) e com potes de sorvetes (vermelho amarelo e branco). Só recortadas, sem pinturas. Idéia da Leca


Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias