A Chita é a cara do Brasil

Cada vez mais a tendência de estampas e objetos naturais deixa evidente que o nosso país está cheio de novidades para oferecer por aí. A chita, o tecido que consegue traduzir nossa alma - É a cara do Brasil. Ela tem temperamento nacional, é alegre, colorida, expansiva, sensual, maliciosa, abusada, expõe-se, mas não perde a ingenuidade... Suas cores, sua vida, sua leveza, está no ponto mais alto de sua existência.




Índia com Chita

Vejo Flores na Janela


Essa tela acabou de sair do forno


Caixa de Sapato forrada com chita da amiga do Flickr
Para fazer comprinhas

Para saber um poquinho mais

Passarela 2009 da Cantão -RJ

Na Passarela do Samba de 2009
A Estácio de Sá, do Grupo de Acesso A, já tem enredo para o carnaval 2009. "Que chita bacana"de autoria do carnavalesco Cid Carvalho, contará a história da chita, deste tecido tão popular em nosso país. O artista mostrará na Sapucaí as transformações que a chita passou em terras tupiniquins, desde a sua vinda da Índia. Imaginem o que virá?!

Um Ovo


Hoje peço licencinha para falar sobre tudo que podemos fazer com apenas um ovo. Até para fritar um ovo é preciso gostar e ter paciência. Se você pegar a frigideira resmungando e a manteiga se lamentando, quando quebrar o ovo vai ser com mão de pugilista pronto a desferir um golpe fatal no adversário. Já aconteceu de comigo eu juro. 
Chegar em casa depois de um dia extenuante e não ter a mínima vontade de cozinhar é só abrir a geladeira como se por acaso fossemos encontrar lá uma refeição prontinha, gostosa só para colocar no micro... É ele meu salvador. 
Mããs... Tudo será diferente se calmamente você escolher a frigideira, dosar a quantidade de manteiga/azeite/óleo conforme sua preferência, deixando o vasilhame por perto (para o caso de ser novamente necessário) ah, quebre os ovos em um prato fundo com cuidado há sempre a possibilidade de haver um ovo estragado e, depois, coloque-os na frigideira lentamente para que se espalhem por igual.
O fogo médio os deixará no ponto ideal para serem salgados com bem dosadas pitadas de sal. Quando estiverem prontos deixo-os escorregar da frigideira para o prato. E ao usar o bom humor e a paciência, será duplamente recompensado ao comer um prato saboroso sem estar preocupado com à hora de lavar a frigideira.


Quando garota assim que passei a trabalhar fora de casa e chegava fora dos horários das refeições, para não comer comida fria comia ovo quase todo dia. Ou fritava dois ovos bem moles e misturava com arroz. Ah que delicia! Os médicos americanos ainda não haviam descoberto todos os malefícios da gema de ovo e eu podia desfrutar a vontade! Alguns anos depois eu me dediquei às omeletes, mas, confesso que o momento de virá-las sempre era trágico freqüentemente se despedaçavam. Nesse caso mudava o cardápio para ovos mexidos.

Ovos Mexidos
4 ovos, 
2 colheres de sopa de leite, 
½ colher de manteiga, sal a gosto. 
Em uma frigideira derreta a manteiga e acrescente os ovos e o leite. Tempere com o sal e deixe fritar em fogo baixo, mexendo sempre e lentamente até que comece a endurecer. Retire do fogo e sirva acompanhado de torradas ou fatias de pão.

Lembro também da gemada que minha avó portuguesa fazia acrescentando uma pequena dose de vinho do porto que era uma delicia. Dizia que era fortificante ah e tinha também o ovo quente que a mamãe fazia a gente engolir quase todo dia de manha que era para dar sustança. É incrível como um simples ovo pode se transformar em tanta coisa.
Ai vão minhas dicas sobre o ovo nosso de cada dia.
Ovo Quente
Lave o ovo com cuidado para não quebrar. Coloque numa panela cubra com água. 
Coloque a metade de um limão dentro da panela para evitar que seu fundo escureça e que os ovos estourem. 
Leve a panela ao fogo e deixe ferver. Se você gosta da clara dura com a gema bem molinha conte 4 minutos depois que a água ferver e desligue o fogo.Escorra a água imediatamente e coloque o ovo no suporte. 
Quebre uma tampinha no topo do ovo. Tempere com sal e pimenta-do-reino, e misture bem com uma colher de café.
Omeletes
O modo de preparação mais comum é fritar os ovos numa frigideira com manteiga ou óleo. Existem várias receitas de omeletes. 
As omeletes podem ser simples ou podemos adicionar outros ingredientes ao gosto da pessoa, como por exemplo, queijo, presunto, cebola em rodelas finas, salsa, bacon, dentre outros.

Pegar os ovos parti-los para uma tigela. Mexê-los até ficar tudo homogeneizado. Despejar o conteúdo numa frigideira, fritar por cerca de 3 minutos em fogo médio e dobrar ao meio com cuidado para não desmanchar.

Segure a frigideira com uma das mãos e incline-a para que a omelete caia sobre o prato com a ajuda de uma espátula.


O perfeito ovo pochê

Ovos perfeitos frescos
40 ml de vinagre branco
Modo de fazer:Aqueça 2 panelas com 2 litros de água sem sal. Numa acrescente o vinagre e leve para ferver. Quebre cada ovo (que devem estar na temperatura ambiente) numa xícara ou numa vasilha pequena para verificar sua frescura. Despeje os ovos um a um, na panela com vinagre bem no ponto em que a água estiver fervendo mais. Diminua o fogo em seguida e deixe cozinhando por três minutos.Teste levantando um ovo com a escumadeira e toque delicadamente com o dedo para verificar se a clara está bem coagulada e a gema bem macia. “Lave” cada ovo em seguida usando a escumadeira e mergulhando cada um na outra panela só com a água quente (por tanto com o fogo desligado). Apare cada ovo retirando as irregularidades das claras para que fiquem com a forma bonita. Coloque os ovos sobre o papel absorvente para que escorram. Dá muito trabalho e nem sempre é fácil acertar.



Segredo que aprendi vendo um chefe de cozinha no curso de hotelaria numa passagem pelas cozinhas, facílimo de fazer:

Unte com manteiga uma forminha de pirex coloque o ovo e cozinhe em banho-maria. Quando estiver no ponto retire o ovo da forminha. Este também fica perfeito e não dá nenhum trabalho – EU GARANTO.


Ovo frito no micro
Pode. Mããsss fure a gema senão... meia hora limpando o forno! Faça experiência com o tempo de cozimento. Pois cada forno tem uma característica. Se cozinhar demais, fica parecendo remendo de pneu.Mas se cozinhar pouco pode não matar as bactérias que costumam ter nos ovos.
Alias, há uma controvérsias ovos de boa procedência cozidos devagar e no tempo certo tem 100% de chance de serem esterilizados.
Num refratário coloque para aquecer no microondas margarina ou azeite. Programar o microondas para derreter a margarina ou aquecer o azeite. Dependendo do aparelho, o tempo para derreter a margarina varia de 30 a 50 segundos enquanto que para aquecer o azeite varia de 4 a 6 segundos.
Retirar o refratário do microondas e quebre o ovo na gordura que se formou.Tampar o refratário e levá-lo novamente ao microondas por no máximo 2 minutos - ATENÇÃO, NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O OVO SUBMERSO NO ÓLEO DENTRO DO MICRO-ONDA PODE DANIFICA-LO POR CAUSA DA SUJEIRA QUE FARÁ. TAMBÉM JÁ FIZ E DEU SUPER CERTO!



Última notícia sobre o ovo:

O ovo já foi considerado um dos maiores vilões das artérias. Acreditava-se que o colesterol da gema fosse prejudicial Até que os cientistas mudaram de idéia. Um ovo por dia não faz mal, passaram a afirmar. Quem, durante décadas reprimiu o prazer supremo de furar a gema de um ovo frito sobre um punhado de arroz e não foi indenizado, aproveite agora.

Sobre o ovo - Nos últimos anos descobriu-se que o aumento do colesterol no sangue depende de características individuais. Entre as pessoas saudáveis o consumo de um ovo por dia não faz mal; Fonte: Ana Paula Lins, Anita Sachs (nutricionistas), Durval Ribas Filho presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Mário Maranhão ex-presidente da Federação Mundial de Cardiologia.
Vai um ovinho ai!

Bom Apetit!

Selinhos e Memes sempre uma alegria


Notaram que estou tentando pagar meus débitos, certo? São tantos mimos que não dá prá postar assim que recebidos. A sorte (espero eu), é que quem me presenteia sabe que não é desfeita e que sempre dou pulos de alegria ao recebê-los e que os guardo a 100 chaves.
Só posso desejar que o blog continue tão lindo, rico e iluminado quanto os mimos recebidos.
Bem, como sempre meu coração dói ao ter de indicar. Ai eu me perco e acabo levando um tempão. Não para escolher, mas para tentar ser justa. Sim, eu levo a sério os selinhos. Há quem ache bobagem, perda de tempo. Há os que repassam somente para receber link... blá, blá, blá... nô pienso nisso! Eu levo a sério e acho uma delícia, pois só assim posso visitar meus amigos, bater na porta e deixar um carinho.
Todos os que me visitam, mesmo que seja pela primeira vez, são merecedores.
Ah, não se esqueçam que com esses selos vão uma montanha de beijos.
O meme dos Sete Pecados recebi da Recebi da Michelle do blog Arquitetando ela é de Aracajú e do signo de escorpião, e também da Amabile Mulher Elástica.


Diz o seguinte
Gula: comer além do necessário e a toda hora;Avareza: cobiça de bens materiais e dinheiro;Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;Ira: junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor, que são incontroláveis;Soberba: falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente;Luxúria: apego aos prazeres carnais;Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.
Euzinha:
Gula – não costumo comer além do necessário e não ligo para doces, parece mentira, mas juro que esse pecado eu não tenho.
Avareza – Confesso que já perdi muito do meu tempo com esse pecado, acho que é coisa de quem já passou muita perrengue (cobiça de bens materiais e dinheiro). Felizmente os anos passam e a gente muda, muda sim viu!! Absolvo-me deste pecado - Amém.Inveja – Se já tive foi no bom sentido, não sou invejosa e nunca fui.
Ira – Muito embora hoje me ache uma pessoa bem mais controlada, já perdi a paciência e a cabeça na hora da raiva. Em 99% das vezes me arrependi quase instantaneamente, mas nem sempre consegui evitar a impulsividade.
Soberba – Por causa do meu jeito despachado de falar o que penso já fui mal interpretada muitas vezes, mas não me considero uma pessoa soberba. Luxúria – Ah, quem nunca sentiu o prazer dos prazeres da carne que atire o primeiro monitor de sei lá quantas polegadas!
Preguiça – Essa também tá difícir sou péssima para levantar pela manha. Tenhouma preguiça indisfarçável.
Este abaixo recebi da Puka Rosana de Santa Maria lá no Rio Grande do Sul Puka para os íntimos ta!
Esse selinho tem as mesmas regras do meme dos Sete Pecados já citadas acima que encaminho para os mesmos blogs.
Regras: Publicar respostas, passar para 8 blogs e avisar os escolhidos.


Aqui uma foto dos Sete Pecados Capitais da Letícia Roese tirada em museu que achei um espetáculo. Visitem a galeria.

Vão para os blogs

Esse abaixo recebi da Pri Arteiros Cães e Arte (já falei do trabalho dela aqui sobre “amor e trabalho” para cuidar dos amiguinhos abandonados”) e também da querida da Bia fá decorando um AP. Virtual, que de virtual parece que só tem o nome – Os posts são sempre muito legais e bem REAIS!


Esse é o Troféu do Amigo!! Esses blogs são extremamente charmosos. Esses blogueiros têm o objetivo de achar e serem amigos. Eles não estão interessados em se auto promover.Nossa esperança é que quando os laços desse troféu são cortados ainda mais amizades sejam propagadas. Entregue esse troféu para oito blogueiros que devem escolher oito outros blogueiros e incluir esse texto junto com seu troféu.

Foto dos amiguinhos abaixo são Jean& Vic outra galeria imperdível.
Blogs
Diário da Pri que mudou para Olhos Verdes http://priguti.blogspot.com/

Recebi esse carinho abaixo da Lena Presentinhos


Este Selo consiste numa campanha, a de espalhar Amor!!!Este selo representa os blogs que amam algo e/ ou alguém verdadeiramente do seu jeito. Acreditamos que se todos espalhassem um pouquinho desse amor, o mundo seria bem melhor... Seja amor ao parceiro, à família, ao desconhecido, à profissão, aos animais, à natureza, aos amigos, às artes de modo em geral e ao mundo em que vivemos.
Dizem que quando encontramos uma joaninha, temos sorte! Que esta "joaninha" nos presenteie com muita sorteeee!
Para espalhar esse amor temos algumas regrinhas:-
Linkar a pessoa que te deu o Selo e deixar um comentário no blog dessa pessoa.
- Escolher 5 blogs amigos para ajudar nesta empreitada deixando um comentário no blog dele avisando que foi escolhido para espalhar amor.

Essa foto é do fotagrafo Rafa Busch
5 amigos pra me ajudar nessa empreitada

Agradeço de coração todos os mimos recebidos.
Beijos no coração para todos que me visitam amigos ou anômimos.

O Efeito de Simples Detalhes

A gente se transforma o tempo todo. Essa é a vida, cheia de humores, cores, e formas. E tudo fica melhor quando conseguimos essa renovação também nos ambientes que nos cercam.
Não se trata de derrubar paredes, trocar os móveis, mexer nas cortinas todo mês – assim como na vida da gente, mudanças estruturais só acontecem de vez em quando. São transformações mais sutis, mais delicadas, que podem tomar conta do nosso dia-a-dia.
Basta se concentrar naquilo que nos dá prazer e investir em uma ambientação que encha os olhos de beleza e doces sensações. Uma casa simples com peças charmosas pode resgatar emoções e criar um recanto que tem tudo a ver com o seu jeito de ser.

-Um vaso mais simples decorado apenas com um singelo botão faz muita diferença no ambiente. Uma casa florida é uma casa alegre.
-Nas almofadas, outra chance de aumentar a alegria; em tons degrades, trazem o arco-íris para dentro da sua casa.
-Porta retratos com fotos de acontecimentos felizes, elementos mágicos capazes de estimular a nossa memória e nos carregar de volta a momentos importantes. Troque essas imagens e faça desfilar suas melhores lembranças.

 Coleções – Os colecionadores geralmente começam tímidos, juntando uma peça aqui outra ali. De repente há dezenas delas guardadas em casa. Em vez de escondê-las no fundo de um baú, que tal exibi-las em um espaço especial da sua casa? Coloque-as agrupadas em um único local. Isso ajuda a completar a decoração da casa, além de dar uma atmosfera personalizada aos ambientes.


Dentro do Armário – Muitas peças podem dar toque especial se forem bem aplicadas.
-Pequenas taças que se perderam do conjunto com o passar dos anos se transformam em vasos com mini-flores dentro, numa refeição com os amigos viram marcadores de lugar dos convidados, copos avulsos podem virar porta-vela, travessas antigas ganham vida com arranjos de frutas ou legumes para a mesa de jantar.

.


Tire também do armário toalhas de banquete lisas ou bordadas, pode se transformar em charmosas cortinas.



-Colchas e mantas de algodão podem cobrir a mesas, estofados dando um toque de originalidade, toalhinhas rendadas e caminhos de mesa ganham vida nova enfeitando braços e encostos de poltronas e sofás.




-Se há peças pedindo reciclagem invista na sua renovação, mudando seu papel na casa – um balde vira floreira,
- uma colcha antiga rende belas almofadas,
- o banco do jardim, pintado de branco, vai para dentro de casa,
- um carrinho de chá antigo pode se transformar em um pequeno bar,
- cds gastos pelo uso funcionam muito bem como porta copos,
- cestos de vime usados como cachepôs para esconder vasos de plásticos.



Essa sacola ai embaixo faz parte das belezuras que a amiga do flickr Hellen Barbosa de Belô faz.
Já pensou a sacola pendurada na porta da cozinha com um singelo buque de flores (pode ate ser galhos secos) Ficaria show heim! “enfeite utilitário”Ah, ela aceita encomendas.
Mudar é sempre bom. Melhor ainda é aprender a olhar atentamente em volta e transformar a sua casa no melhor lugar para estar.
yvone


Visualizações

Categorias