Mofo Socorro!!

Recebi essa semana um pedido de ajuda da amiga flickeira Vera Chita -
Ah, não deixem de visitar a galeria dela que é show de bola! Vocês vão amar.
Ela esta tendo problemas no closet por conta de umidade e o cheiro de mofo impregnado nas roupas guardadas nos armários. Achei que a resposta à Verinha bem poderia render um post, já que problemas com cheiro de mofo e umidade é mais comum do que parece.
Dias de sol e vento são perfeitos para eliminar cheiro de umidade ou mofo da casa, dos armários e até das suas roupas de frio.
É horrível quando chega o inverno descobrir na ultima hora que casacos, mantas, edredons estão com aquele cheirinho de pano guardado com cheiro de mofo.
Hoje existem no mercado ótimos produtos como desumidificadores de ambientes e armários. Dura um tempão e são excelentes também para quem tem problemas com maresia. Ajudam muito e possuem cheiros suaves.

Nada de usar produtos que grudam o cheiro nas suas roupas, procure no corredor de produtos de limpeza nos supermercados.

- Para evitar que o mofo apareça é preciso sempre arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos que causam o mofo. Por isso, abra as janelas, as portas dos armários, às gavetas e procure deixar esse ambiente todos os dias muito arejados.
- Em geral uma medida preventiva ajuda muito a eliminar esses odores desagradáveis; realizar semestralmente uma senhora higienização em todos os ambientes que o mofo é uma constante.
- Escolha um dia de sol retire t u d i n h o de dentro dos armários, gavetas e faça uma higienização completa por dentro de tudo e nas roupas.

Passo a Passo
- Retirado as roupas e objetos tire bem o pó de todo o interior do armário, das gavetas do guarda roupas;
-Coloque um litro de vinagre branco fervido dentro de um recipiente (pode ser uma assadeira) e deixe nos armários por no minimo três horas com as portas fechadas.
- Passe em seguida um pano úmido ou esponja embebido no vinagre branco (puro);
Para finalizar passe uma ou duas vezes um pano apenas umedecido em água para retirar o excesso e espere secar bem.
- Para as partes que estiverem muito emboloradas você pode ainda usar água sanitária (uma parte de água sanitária para uma parte de água); 
- Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar e repita esta operação quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade
- Não tenha pressa de guardar tudo, termine no outro dia se puder. Quanto mais arejado melhor.
- Existe no mercado um produto que todos conhecem agora em spray, que ajuda a eliminar o mofo LYSOFORM SPRAY; pulverize durante 5 a 7 segundos pelo menos uma vez por semana. Nessa fase não é necessário retirar as roupas O produto não tem cheiro e elimina germes e fungos que provocam o mau cheiro nos armários. Ah, é excelente para uso em sapatos e bolsas também. Isso que é uma propaganda grátis e das boas heim! O produto é bom mesmo.

Receitas caseiras – Testadas e aprovadas

- coloque um recipiente com pedaços de carvão ou giz no fundo dos armários; no começo troque-os toda semana; 
- cravo da índia ou sementes de pimenta do reino entre as roupas ou nos cantos das gavetas e prateleiras para espantar traças. É das antigas e é dá boa! 
- Faça saquinhos de pano ou utilize saquinhos que vem jóias,bijuterias ou de embalagens de calçados. 
- Você também pode comprar 1 metro de TNT para fazer os saquinhos; corte e faça pequenas trouxinhas e coloque os cravos e grãos de pimenta;



- minha mãe usava saquinhos de sílica gel - Espalhe pelo interior das gavetas e do (feito com tecido permeável);
- descobri anos mais tarde em conversa com uma das minhas tias, que pendurar uma meia fina velha com serragem de cedro dessas que encontramos em qualquer marcenaria, evita o cheiro é ótimo para espantar as traças.

01-11-2011
Hoje resolvi passar por aqui novamente para dividir com todos mais algumas dicas sobre como eliminar mofo e traças dos armários depois deste post.

Sobre o uso do vinagre
Outra dica caseira que aprendi com uma amiga organizadora de armários é depois de tudo ecologicamente limpinho passar uma solução feita com parte de vinagre para uma parte de água e um pouco de suco de limão. Além de ajudar a eliminar o mofo que estiver no armário e deixa um cheirinho agradável.
Lembre-se; só depois de bem seco feche as portas.

Mofo em guarda roupa embutido
Para quem esta pensando em executar um trabalho de marcenaria agora a dica é mandar instalar placas de isopor nas paredes ou deixar uma distancia razoável entre a parede e a madeira.
Existem guarda-roupas que são verdadeiras “buchas” absorvedoras de umidade, principalmente os feito em madeira prensada. O ideal aqui é passar verniz por dentro do armário para plastificar a madeira.
Se o armário não for de embutir melhor ainda; Abra e retire todas as roupas e partes que saiam facilmente, compre verniz anti-mofo passe no fundo e em todas as partes internas incluindo gavetas.
Outra dica é evitar que a mobília fique encostada na parede – deixe no mínimo cinco cm. Para a circulação do ar.

Eliminem o mofo tratem a madeira ou compensado para prevenir e não remediar.

Fevereiro de 2018-02-19
Mais dicas de como tratar o mofo

Preparada a partir do calcário carbonato de cálcio, a cal virgem é um produto barato encontrado em lojas de materiais de construção. Por ser uma substância higroscópica (que absorve a umidade do ar), é usada para secar ambientes.
Espalhe pelos armários alguns frascos de boca larga com cal virgem até a metade. Destampe os frascos ou cubra a boca com um pano amarrado, dentro dos armários. A cal é hidrófila e absorverá toda a umidade, mas é necessário trocá-la a cada dois ou três meses.

Através da Bioarquitetura e Bioconstrução o uso do cal foi resgatado como uma forma ecológica e sustentável de não agressão ao meio-ambiente.
Pintar com cal não é nenhuma novidade. Sim, aquele pó branco vendido em casas de material de construção é utilizado para produzir uma tinta artesanal que protege e colore casas desde o Brasil colônia. “a caiação chega a ser 60% mais barata que outros tipos de pintura. Mas não é só isso. Ela oferece ainda um resultado tipo “patinado” e deixa a parede “respirar”, protegendo de umidade e da proliferação de fungos. A pintura com cal resiste às agressões alcalinas, aos raios UV e aos demais poluentes.

Com o tempo, o vapor do chuveiro cria manchas escuras de mofo no teto do box. Mas se você usar cal para pintura no lugar de tinta convencional, a mancha levará muito mais tempo para aparecer – talvez nem apareça! Use conforme as indicações do fabricante.

Aproveito para agradecer a todos que tem me visitado, comentando ou não, pelo carinho e a confiança que tenho recebido com relação às minhas dicas e pitacos.O São Google me disse que este post é muiiiiiiiiiiiiiiiito visitado, que o conteúdo é bom e que ele é sempre compartilhado por outras pessoas e outros blogs, sinal de que as dicas estão no caminho certo nénão?
Abraços apertado e obrigada pelo carinho.
Yvone

E você descobriu alguma dica que deu resultado?

37 comentários:

  1. Dicas excelentes, tive esse problema na minha casa quando me mudei, hoje, depois de um trabalho de impermeabilização minucioso, tá tudo resolvido. Mas tomo cuidados para não ter surpresas.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Yvone, que belo regresso!!

    Eu ando muito atarefada com o roupeiro do L., justamente por esse motivo: o mofo...

    Estou a usar um desumidificador eléctrico, que está a tirar litros (sim, litros) de água do roupeiro.

    Por isso, esse é o melhor conselho que dou.

    Beijos e fico feliz por estares de volta!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, meu quarda roupas é antigo madeira e tem umidade e luto conta o mofo tbm, vou fazer obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Td maravilhoso por aqui...estou la no Casa e jardim...segui seus passos...fiz muito amigos por lá.
    Bjus mil!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Yvone!
    Muito obrigada pela visita e volte sempre! A casa é sua.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Yvone!
    Que post ótimo! Também já senti uns cheirinhos esquisitos em algumas peças de roupa aqui em casa, por isso anotei todas as dicas para pôr em prática. Aos poucos vou me tornando uma diva-do-lar de respeito... ehehehehehe...

    Sobre o que comentou no Bicha, no post que convida aos comentários, penso que um blog ter uma quantidade razoável de visitas diárias e um número de comentários muitas vezes menor é realmente curioso. Entender as razões foi o que me motivou a escrever o post de ontem, mas não cheguei a pensar que fosse desprezo. Até porque eu mesma, antes de ser blogueira, visitei muitos blogs e não comentava pelos motivos que descrevi no meu post. Mas também é verdade que as ideias que passavam pela minha cabeça acabaram sendo alimentadas pela postura de muitas blogueiras em não dar a mínima e eu me sentir falando com uma parede. Justamente por isso quis e quero que o Bicha seja um espaço bem diferente com relação a isso. Mas, sabendo que blogs mais interativos não são maioria web afora, imaginei que a imensa maioria das bichas visitantes não comentavam justamente pelos receios tão comuns alimentados pelas blogueiras que não interagem, e eu quis mostrar que eu tenho uma proposta diferente para o Bicha.

    Sobre a Margaret, acompanhei o caso dela. Disse a ela, e repito, que acho que ela foi radical na postura dela. Mas respeito e continuo respeitando, tanto que não entrei na campanha que fizeram pela volta dela. Não gosto de forçar a barra de ninguém, gosto que as pessoas tenham o seu tempo, e isso não significa que eu não queira que ela volte. Sinto falta de visitar o blog dela, mas será melhor que ela volte quando quiser e se sentir plena nessa vontade. E, é fato, causas como a que postei na blogagem coletiva mobilizam muito menos, mas já me dei por realizada com as poucas que aderiram. Quer dizer que me contento com pouco? Não. Quer dizer que entendo que as coisas são como são, e que o processo de conscientização das pessoas é lento mesmo, mas isso não me desanima. Enquanto eu puder fazer a minha parte, sigo fazendo. :)

    Não imagina como fiquei feliz que só “pinto no lixo” de saber que você aprendeu a gostar de mim através do blog. Eu acredito sim que a gente possa construir afetos através da web. Sabia que conheci meu esposo neste mundo virtual? Espero um dia poder conhecê-la pessoalmente (e já até conheci a Anna, do Dicas da Ana) para a gente fortalecer essa amizade que surge de mansinho por essas águas internéticas... ehehehehe

    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amiga, que bom um post inteirinho para suas fiéis leitoras se deliciarem! Ainda mais cheio de dicas preciosas! Aqui em Brasília não tenho problema com umidade, na verdade aqui o problema é a falta dela... Bjokas flor.

    ResponderExcluir
  8. Oi querida amiga,vc e suas super dicas, adorei e vou usa-las com certeza.
    bjssssssss

    ResponderExcluir
  9. Olá Ivone!!! obrigado pela sua visita, pelas palvras e elogios! gostei muito de seu blog e o enfoque, voltarei com mais calma.
    Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Ô Yvone...
    Passei aqui pra agradecer seu comentário em meu texto lá no Bicha Fêmea e encontro a solução de parte dos meus problemas!!!

    'Brigada pelas dicas! Aqui em Curitiba o que mais existe é umidade. E dá-lhe mofo... Vou tentar todas as dicas, e depois conto quais deram mais resultado...

    Bjo procê!

    ResponderExcluir
  11. Amiga, que post que caiu redondinho para um dos meus problemas caseiros.
    Imagine toda aquela minha tralha, mais os roupeiros que mandei montar, mais os da casa: tudo mofando! ( uns por dentro e outros por fora)
    Passei um pano com vinagre, passei o tal do spray que vende no mercado, mas tudo volta. O que faz da higienização, aqui na Paraíba, ser algo constante.
    Saudades de Brasília, viu??
    No Sul até tem umidade, no inverno, mas é uma época tão fria, que vc liga uma estufa ou acende uma lareira e acaba com ela. Isso afasta todo o possível mofo das pilchas da gauchada, mas aqui em João Pessoa, como vou acender estufa??
    Aff!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  12. Yvone,
    Gostaria de saber como faço para seguir seu blog!
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  13. Que bom que você voltou!
    Menina nem te conto como eu sofro com umidade e mofo aqui no litoral, e como tem aranhas!!

    Uma alternativa que encontrei foi eliminar gavetas e portas de armários, coloquei cortinas, e penduro tudo que posso e não posso em cabides, as peças miúdas ficam em caixas abertas nas prateleiras.
    Ah...e giz muito giz.
    Aliviou um pouco, vou tentar os cravos e pimentas que você falou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, vão me servir muito, apenas minha parte do armário chera mofo, acredita???obrigada...beijoss

    ResponderExcluir
  15. Ah Santinha, como é bom tê-la de volta ao nosso mundo, que feliz estou por vc ter resolvido seus problemas. Adorei sua visita , e elogios, volto a tarde aqui d enovo pra ler tudinho das suas dicas , agora vou alomoçar com maridinho , bjs

    ResponderExcluir
  16. Amiga,
    Qtas dicas ótimas... Tenho sorte a minha casa não tem esse nenhum mofo porque bate sol em todos os cantos, mas já morei antes em uma casa que tinha esse tipo de problema. Desagradável....
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Querida, es´tas suas dicas sao para guardar para toda a vida!! muito obrigada, foi bem esclarecedor ... sempre tenproblemas com mofo, principalmente em bolsas que estao guardadas a perder de vista, uma vez um sapato meu mofou por esta guardado por mais de 1 ano sem nem ve-lo ... coitado ....

    bem, bjs e saudades dos seus posts ..

    ResponderExcluir
  18. Oi Santinha
    Vou começar a te chamar pelo apelido..acho que gostas mais...
    Que bom vc estar voltando!!!
    Quando for ao mercado vou ver este spray... não conhecia!

    bjus
    ana maria
    jeito de casa

    ResponderExcluir
  19. pelo meu closet, e tenho seguido estas mesmas orientaçãos suas, mas amiga, nao é facil, melhor será fazer o que estou me propondo diminiuir o volume de roupas e calçados, ja comecei, nao preciso disto tudo...
    QUE TENHA DIAS ALEGRES E SAUDAVEIS
    Suelly

    ResponderExcluir
  20. Passei para deixar um beijo e dizer que aguardo sua visita à minha loja: www.elo.com.br/bacanaexik Beijos

    ResponderExcluir
  21. o mofo e a úmidade sao terríveis. Quando dao pra acontecer sao piores que muitas pragas. Ia dar as mesmas dicas caseiras que vc deu rs. Peça a ela pra verificar se nao tem vazamento de água na parede aonde está este armário. As vezes, o único jeito de acabar com isso, é desmontar o armário e aplicar uma manta própria pra evitar umidade e mofo

    bjks

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ivone!
    Adorei o post, pois cá em casa têm umidade e mofo, por falta de ventilação - apartamento pequeno = poucas janelas... Vou ler e reler suas dicas.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Yvone, as coisas melhoraram por aí? Resolveu aquele problema com a telefônica? òtimas dicas, sempre tem um cantinho da casa, algum móvel que pega o mal desejado mofo. E é uma mão de obra limpar, tirar o cheiro. Passei para lhe desejar um ótimo final de semana, beijos

    ResponderExcluir
  24. Santinha, ontem comecei a ler teu post varias vezes e não deu pra concluir, hehheh, agora consegui. Eu faço em minha casa várias dicas que vc deu, sacudir a roupa, colocar ao sol e vento, deixar portas abertas armarios sempre que não estou em casa ou a noite . Tb usamos aqui em minha loja a folha de louro, aquela que se coloca na feijoada , pra afastar traças. Colocamos nas caixas de chapéus que é nossa mercadoria mais vendida. Gostei dessa dos cravos, vou tentar fazer . Muito obrigada por informações tão úteis , bjs e bom fim de semana. Ah, postei em meu blog varios selinhos lindos , se vc gostar e quiser trazer para o seu , fique a vontade.

    ResponderExcluir
  25. Hum, amei as dicas!!! Mas vc acredita que li em um site de organização que roupas de frio, tipo lã era para ser guardada dentro de um saco plastico transparente?
    Vendo isso arrumei meu closet todo e guardei as benditas roupas em um sacão...rs. Só que lendo seu post senti uma tremenda segurança, rs! Lá vou eu tirar tudo de novo... Mas com prazer, afinal nossa casinha e nossas roupinhas merecem!
    Estou adicionando seu blog no meu e serei mais de suas seguidoras.
    Bjão

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. s.o.s mofo & bolor
    desde 1.983.
    tratamento altamente espacializado.
    eliminamos o mau odor e manchas.
    atendemos são paulo capital.
    prestamos o serviço.
    orçamento sem compromisso.
    guarda roupa, aramarios, gabinetes e móveis em geral
    mauricio.saraceni@hotmail.com
    11-2574-7794 / 7323-5833

    ResponderExcluir
  28. Olá passei por aqui e achei seu blog muito interessante parabéns.

    ResponderExcluir
  29. mofo no guarda roupa. www.mofoguardaroupa.com.br
    Nós eliminamos, tratamento inédito.
    11-2574-7794/7323-5833.

    ResponderExcluir
  30. Encontrei teu blog por acaso, procurando no google sugestões para remover mofo! Amei as dicas e estou te seguindo!!! Se desejar, me faz uma visitinha e se gostar me segue tbm, será um prazer recebê-la no meu cantinho! Um beijão da Josy

    ResponderExcluir
  31. Olá gostaria de saber se há alguma contra indicação para o uso do lisoform em estofados?? Pois tenho crianças pequenas em casa. Ah eu adorei o post.

    ResponderExcluir
  32. Opa! Que achado! Já vou seguir teu blog, mto bom! Obrigada por todas dicas maravilhosas.

    Abraços da Fran,
    http://nomundodafrancine.com

    ResponderExcluir
  33. Opa! Que achado! Já vou seguir teu blog, mto bom! Obrigada por todas dicas maravilhosas.

    Abraços da Fran,
    http://nomundodafrancine.com

    ResponderExcluir
  34. Gente, adorei o as dicas, estou tentando acabar com o cheiro de mofo atras do guarda roupa embutido. Meu apartamento é alto e é bem arejado, não entendo como esse cheiro de mofo foi aparecer. mas enfim, adorei as dicas. ivone_torres@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Gente, adorei o as dicas, estou tentando acabar com o cheiro de mofo atras do guarda roupa embutido. Meu apartamento é alto e é bem arejado, não entendo como esse cheiro de mofo foi aparecer. mas enfim, adorei as dicas. ivone_torres@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. Gente, adorei o as dicas, estou tentando acabar com o cheiro de mofo atras do guarda roupa embutido. Meu apartamento é alto e é bem arejado, não entendo como esse cheiro de mofo foi aparecer. mas enfim, adorei as dicas. ivone_torres@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias